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Golf Variant TDI 90cv?

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    Golf Variant TDI 90cv?

    Boas a todos...

    Comprei recentemente um Golf 4 Variant TDI 90cv, para já estou satisfeito, excepto no consumo... quero dizer, já sabia que não é das mais poupadas, mas noto que gasta talvez um pouco a mais que aquilo que esperava.... na ordem dos 6,5 / 7 será normal?

    Em relação ao de 110cv faz muita a diferença?

    ... e aconselham uma repro ligeira ou não?

    bons cumprimentos e esclareçam :-)

    #2
    Esse consumos sao de cidade? Pe leve ou para o pesado? Se for em cidade, vendo o motor e o peso do conjunto, nao é de admirar.

    Quanto à repro, é sempre um risco, dependendo dos km podes vir a ter problemas de embraiagem ou mesmo turbo, nada como uma boa revisao antes de te meteres nisso, mas sim consegues tirar 110cv ou ate 120cv sem entrar em exageros.

    Ah, e nao te iludas com a conversa de mais potencia menor consumo, os consumos vai aumentar com repro.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por jorgespk Ver Post
      Boas a todos...

      Comprei recentemente um Golf 4 Variant TDI 90cv, para já estou satisfeito, excepto no consumo... quero dizer, já sabia que não é das mais poupadas, mas noto que gasta talvez um pouco a mais que aquilo que esperava.... na ordem dos 6,5 / 7 será normal?

      Em relação ao de 110cv faz muita a diferença?

      ... e aconselham uma repro ligeira ou não?

      bons cumprimentos e esclareçam :-)



      Como referido, tudo depende de onde foram feitos os consumos e a própria forma de conduzir.

      Se em ambiente urbano... não admira.

      E isto, mesmo quando se fala de ambiente urbano, varia muito.

      Por andar diariamente no centro de Lisboa ou Porto, é diferente de andar diariamente em Viana de Castelo.... e em todos os casos... se está em ambiente urbano.

      Depois há a questão de como se conduz e ainda, se tens o carro há pouco tempo, ainda o estás a conhecer e habituar-te ao mesmo.

      Sem esquecer claro, a questão da manutenção da viatura... como óleo adequado, filtros trocados, pressão pneus verificada regularmente... etc.



      Mas tudo isto e em conclusão, estará dentro da média.

      Comentário


        #4
        Ainda não falaram de doutra questão, a tua golf é de que ano, presumo que será uma Golf IV embora também possa ser uma III.
        A idade, os kms e a utilização podem também fazer com que um ou outro elemento já não esteja nas melhores condições.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
          Ainda não falaram de doutra questão, a tua golf é de que ano, presumo que será uma Golf IV embora também possa ser uma III.
          A idade, os kms e a utilização podem também fazer com que um ou outro elemento já não esteja nas melhores condições.



          Ele refere como sendo o Golf 4.

          Mas sim, o que referes é uma realidade para todo e qualquer carro.

          Por muito que se queira, pode sempre haver um ou outro elemento, que isoladamente pareça insignificante, mas no todo, ajude para influenciar.

          Comentário


            #6
            Esses consumos não são normais para um tdi de 90 cv, a não ser que tenhas uma condição tipo recing!!!!!
            A media normal para um tdi de 90cv é 4.7/48 em condução mista, em cidade 5.4/5.5. é claro que o tdi de 110cv faz medias mais baixas .....
            Pode tambem a ter o filtro de ar entupido??????
            Quando a reprogramação se tem mais de 200 mil quilometros não aconselho ........

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MFN Ver Post
              Esses consumos não são normais para um tdi de 90 cv, a não ser que tenhas uma condição tipo recing!!!!!
              A media normal para um tdi de 90cv é 4.7/48 em condução mista, em cidade 5.4/5.5. é claro que o tdi de 110cv faz medias mais baixas .....
              Pode tambem a ter o filtro de ar entupido??????
              Quando a reprogramação se tem mais de 200 mil quilometros não aconselho ........
              Ha cidades e cidades, em Lisboa, com muito para-arranca e subidas, nao fazes esse consumo, nem num motor moderno mais economico o fazes. 6.5-7L em cidade com geografia algo complicada, numa conduçao despreocupada, vendo o motor e a sua altura para alem de ser um motor possivelmente, ja bem rodado, nao é de todo anormal e ate digo que sao normais.

              E fazer repro com mais de 200.000km, irrelevante, depende sempre do trato que o carro teve e como a repro é feita e os valores retirados.

              Comentário


                #8
                Boas, antes de mais brigadão pois ajudaram já a ter uma maior consciencia da situação.
                Mas não dei os dados todos, bem, vou completar...
                É um Golf 4 Variant TDI 90cv de 2001, tem 150mil Km reais, a nivel de mecânica está bom, pois foi revisto pelo meu mecânico de confiança e ligado há maquina para ver se haveria alguma avaria ou algo do genero, e tudo OK... , correia é nova, turbo e injectores estão bons (...)
                Sim, as voltas foram feitas em meio urbano (margem-sul/lisboa), o meu pé não é pesado, não conduzo feito maluco embora quando me apanho numa auto-estrada ou variante... puxo um pouco por ele (noto que não tem grande poder de aceleração, vai subindo devagar) penso que para o 90cv é normal!
                Tenho ainda de lhe fazer a dita "rodagem" nas minhas mãos também isto porque dizem que faz bem ao próprio carro e pode desprende-lo um pouco também! Verdade?

                Obrigado a todos sem excepção.

                Cump.
                Editado pela última vez por jorgespk; 25 August 2013, 20:12.

                Comentário


                  #9
                  ... nos consumos presumo que esteja a rondar os 7l/100km +/-, pois não tenho computador de bordo e tb não fiz contas, apenas assim em modo de comparação com um clio que tive que fazia medias de 4.7/4.8, e este gasta mais um pouco.... pois vejo-lhe o ponteiro descer!!!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                    Esses consumos não são normais para um tdi de 90 cv, a não ser que tenhas uma condição tipo recing!!!!!
                    A media normal para um tdi de 90cv é 4.7/48 em condução mista, em cidade 5.4/5.5. é claro que o tdi de 110cv faz medias mais baixas .....
                    Pode tambem a ter o filtro de ar entupido??????
                    Quando a reprogramação se tem mais de 200 mil quilometros não aconselho ........


                    Que me digas que fazes isso em estrada aberta... ainda vá.

                    Agora em ambiente maioritariamente urbano, não será esse o valor.

                    Já agora, durante muitos anos, houve (e ainda há, sendo que tem agora outro motor), um Golf IV 2 lugares na família, com o dito 1.9 TDI de 90cv.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por jorgespk Ver Post
                      ... nos consumos presumo que esteja a rondar os 7l/100km +/-, pois não tenho computador de bordo e tb não fiz contas, apenas assim em modo de comparação com um clio que tive que fazia medias de 4.7/4.8, e este gasta mais um pouco.... pois vejo-lhe o ponteiro descer!!!


                      Então faz as contas com depósitos cheios, para teres mesmo a ideia.

                      Mas se tiveres nesse ambiente, um valor de 6,5... não me admira.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                        Que me digas que fazes isso em estrada aberta... ainda vá.

                        Agora em ambiente maioritariamente urbano, não será esse o valor.

                        Já agora, durante muitos anos, houve (e ainda há, sendo que tem agora outro motor), um Golf IV 2 lugares na família, com o dito 1.9 TDI de 90cv.
                        A uns anos atras andava com uma ibiza tdi de 90cv da empresa, e era essas medias que fazia, mas eu também tinha uma condução calma ....
                        Agora se andasse com o A/C ligado e puxar bem pela carrinha fazia media de 7.....
                        Tens carro para fazer 500 mil quilometros sem fazer reprogramação ......

                        Comentário


                          #13
                          Pessoal sempre estou mais satisfeito, depois de fazer as continhas, tenho feito em média 5.4l, (na 1ªcontabilização deu-me 5.8, na 2ª reduziu para 5.0) agora atestei o depósito e vou ver o resultado, mas parece-me que tá porreiro pelo menos estou bem mais contente. Claro que isto é feito desde Almada Lisboa num percurso de cerca de 75Km diários com algum transito por vezes para-arranca outras vezes no segue sempre em 2ª/3ª, nas horas de ponta... pelo meio alguma "largueza" também onde posso andar mais á vontade
                          ...

                          Comentário


                            #14
                            Isso já é mais normal

                            Comentário


                              #15
                              Para o motor que é, montado no carro em que está até nem é muito. Depende do estilo de condução, mas para não andares a empatar gastas sempre mais de 6.5. O 130 no Passat de cá de casa raramente baixa dos 7.5/8 em cidade!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 3BG Ver Post
                                Para o motor que é, montado no carro em que está até nem é muito. Depende do estilo de condução, mas para não andares a empatar gastas sempre mais de 6.5. O 130 no Passat de cá de casa raramente baixa dos 7.5/8 em cidade!
                                Em cidade.

                                Comentário


                                  #17
                                  Bem pessoal, como devem ter percebido, apesar de ter um Golf 1.9tdi 90cv, de o ter á pouco tempo sei muito pouco acerca destes carros e seus motores...
                                  É normal que me vão surgindo dúvidas, questões, etc... e de momento tenho mais... caso me possam esclarecer!...
                                  Tenho pesquisado um pouco na net e sobre o motor do meu (90cv) não há assim tanta informação (pelo menos que eu tenha visto! é certo que não perco muito tempo a pesquisar !
                                  Fico sem saber se realmente é um bom motor este em relação aos seus irmãos mais potentes (100, 110, 115, 130 e 150), destes presumo que o pior seja mesmo o de 150cv... tenho ouvido falar que o de 110cv é o mais equilibrado a par do 130cv, ( o meu mecanico sempre defendeu o de 110cv devido a determinados componentes que o 130cv tinha a mais que faziam a manutenção sempre mais carota) OK.
                                  O de 100cv tb pouca informação tenho encontrado, não sei se sairam bons ou não!?
                                  O de 115cv era identico ao de 130cv (na manutenção) e não tem melhores prestações que o 110cv...!
                                  O de 90cv o que tenho lido é que a par com o 110cv fazem catrafadas de Kms na "boa"...

                                  Ou seja, nada de concreto e tb sem grandes explicações, não sei se realmente é isto conforme escrevi, se apenas são casos, São estas para já as minhas dúvidas em relação ao carrito.

                                  A questão é se é verdade mesmo que os motores de 90cv na verdade têm cerca de 110cv (cavalos escondidos), o de 100 tem cerca de 110 a 116cv, o de 110 não terá muitos mais... ?????
                                  Ou isto é muito relativo, tanto podem ter a mais como a menos ou ter só e apenas os que dizem no livrete?????

                                  Se alguém poder ajudar nestas questoes... agradecido.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isso dos cavalos escondidos é comum à grande maioria dos modelos que existem. Portanto é possivel que sim, aliás sempre se ouviu isso dos tdis, que tenham mais alguns cavalos que o anunciado.

                                    Em relação à questão da fiabilidade vs potência, há alguma informação de que a partir dos 110 cv (ou seja 115cv para cima), houve um conjunto de componentes diferentes, pelo que os que "precisam de menos oficina" parecem ser os menos potentes. Mas isto também é preciso ter sorte.

                                    Acho que não precisas de te preocupar muito com isso, tens um bom carro com um motor muito aceitável, capaz de um andamento que não seja considerado arrastadeira, e com excelentes consumos, aliado a uma fiabilidade acima da média. Aproveita-o bem

                                    Comentário


                                      #19
                                      thanks

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                                        Esses consumos não são normais para um tdi de 90 cv, a não ser que tenhas uma condição tipo recing!!!!!
                                        A media normal para um tdi de 90cv é 4.7/48 em condução mista, em cidade 5.4/5.5. é claro que o tdi de 110cv faz medias mais baixas .....
                                        ...

                                        Comentário


                                          #21
                                          boas mais uma vez, e agradeço os comentarios...
                                          bem, surgiu-me mais uma dúvida, na questão dos aditivos... compensa usar aditivos no gasoleo ou não?
                                          tenho pensado meter um (por cerca de 5€ já se compra), mas estou com dúvidas se será ou não prejudicial ou se compensará?


                                          outra questão, esta provavel para quem tenha golfs, ou não!
                                          o deposito de combustivel destes no total levam 55litros, certo...? a duvida é se serão 55l mais a reserva (cerca de 5l acho eu) ou se nos 55 litros estão já incluidos os da reserva??? parto do principio que a reserva terá cerca de 5litros , não?
                                          Editado pela última vez por jorgespk; 10 September 2013, 22:42.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se o depósito leva 55 L, este é o valor total, reserva incluida. Se são de 5 ou mais litros, deve estar no livro do carro, mas grosso modo, deve dar para fazeres 100 Kms.

                                            Em relação aos aditivos, o meu conselho é este: não usar se não tens sintomas, e caso os tenhas, usar de acordo com as instruções do fabricante. Eu prefiro abastecer de vez em quando, com um depósito inteiro, de gasóleo premium.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                                              Esses consumos não são normais para um tdi de 90 cv, a não ser que tenhas uma condição tipo recing!!!!!
                                              A media normal para um tdi de 90cv é 4.7/48 em condução mista, em cidade 5.4/5.5. é claro que o tdi de 110cv faz medias mais baixas .....
                                              Pode tambem a ter o filtro de ar entupido??????
                                              Quando a reprogramação se tem mais de 200 mil quilometros não aconselho ........

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                Se o depósito leva 55 L, este é o valor total, reserva incluida. Se são de 5 ou mais litros, deve estar no livro do carro, mas grosso modo, deve dar para fazeres 100 Kms.

                                                Em relação aos aditivos, o meu conselho é este: não usar se não tens sintomas, e caso os tenhas, usar de acordo com as instruções do fabricante. Eu prefiro abastecer de vez em quando, com um depósito inteiro, de gasóleo premium.
                                                os teus conselhos são porreiros, tenho-os em conta
                                                obrigado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O tdi 110 até nasce gasoleo

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Sendo de 2001, é mesmo uma TDI 90?

                                                    Confortline ou Premier (pele, jantes 15 raidas)?

                                                    Esse motor não tem 110cv, terá algo próximo dos 100cv reais.

                                                    O de 100cv é o melhor motor entre os 3 (90VP/ 100PD/ 110VP).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu tenho um Mk4 VP 90, stock, de 99.

                                                      Médias depende do pé, mas mesmo a puxar a sério por ele é difícil me fazer um depósito acima dos 6L.

                                                      A média no andamento normal com algumas boas ultrapassagens e um ritmo q.b acelerado sempre no limite ou um pouco acima da legalidade faz cerca de 5,4L.

                                                      Últimos 6k KM´s a fazer 5.3l e não sou meigo...

                                                      Com calma com o pé faz 4,5L.

                                                      E sim, o VP110 faz muito mais facilmente médias mais baixas.


                                                      O VP90, o ALH ficou até 2002, por isso de é de 2001 não há problema.

                                                      De resto, tanto o VP 90 (ALH) como VP110 (ASV) são quase iguais.




                                                      Temos diferenças na cabeça, pois a taxa de compressão do 90Cv e superior a do 110Cv.


                                                      Os injectores esses também sao diferentes:


                                                      VP90: tem os bicos originais de 0,184mm de diâmetro;


                                                      VP110: tem os bicos originais de 0,205mm de diâmetro.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                        Em cidade.
                                                        No que está a bold referia-me mesmo a estrada nacional e AE

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          ... o de 100 cv é melhor que o de 90cv? fiabilidade, velocidade, consumos,...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por 3BG Ver Post
                                                            No que está a bold referia-me mesmo a estrada nacional e AE
                                                            Então é mesmo a velocidades bem acima do permitido. Tive a oportunidade de fazer milhares de Kms com um Leon tdi de 90cv e eu fazia essa média (6.5), mas falamos em viagens de AE a 140-160, nacionais sempre na brasa e 4ª ao redline para ultrapassagens (as nacionais que me refiro são mesmo verdadeiras AE). Mas foram outros tempos de juventude. Hoje não teria essa abordagem, pela consciência que já ganhei há muito, além de maturidade.

                                                            Mas, só para dizer que faz os 6.5 mas é preciso esgalhar bem. Este motor faz médias mistas sem grandes preocupações, de 5.5.

                                                            Originalmente Colocado por jorgespk Ver Post
                                                            ... o de 100 cv é melhor que o de 90cv? fiabilidade, velocidade, consumos,...
                                                            Jorge, isso agora também não interessa nada, não é?

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