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    Instação GPL

    Boas pessoal.
    hoje quando estava a ver carros, num dos stands que passei, o senhor entre conversas sugeriu que em vez de um carro a gasoleo, deveria de pensar numa hipotese GPL, nomeadamente na conversao de um 206 gti para gpl...
    O que acham? Eu de motores a gasolina n entendo nada, portanto gostaria de saber ate quantos km um motor aguenta, se tras algum problema ou beneficio mudar pa gpl, etc.

    Agradeço por todas as respostas.

    cumps

    #2
    Eu prefiro 1000x um motor "a gasolina" a um diesel por n razões, no entanto por muita discussão que se tenha têm sempre uma desvantagem óbvia: Consumos e preço do combustível.
    No entanto, se tens fácil acesso a postos de GPL então força nisso. Falando do 206 ficas com um carro com 110cv e a gastar em € aos 100 km o mesmo que um 1.4 HDI de 70 póneis

    Comentário


      #3
      O que me meteu com um pouco de receio é o facto de ser senso-comum que um motor a gasolina dura muito menos que um motor a diesel. Estou correcto? Pelo menos um carro a gasolina com 100k km desvaloriza tanto como um a diesel com 250k km... Ou estou errado?

      Comentário


        #4
        Estás a falar de um GTi 1.6 certo?
        Conheço um carro desses, com um sistema de GPL há mais de 10 anos. Já passou os 300mil km e está ainda muito bom. Isto com um sistema GPL já bastante antigo, sem lubrificante de válvulas. Os de hoje em dia são melhores e podes instalar o lubrificante para ficares ainda mais descansado quanto à longevidade dos orgãos do motor

        Comentário


          #5
          Força nisso.
          O desgaste dos motores a GPL é menor que somente a gasolina. E dependendo do ano de fabrico pode nem ser necessário um lobrificante de válvulas.

          Comentário


            #6
            Mas a desvalorizacão é muito relativa, é bom para quem compra :-) compra bons carros a baixo preço. É mau para quem compra novo com intenção de vender passado pouco tempo.
            Quando os carros já têm uns anitos, a desvalorização tem que se diga. Pois os carros estão num valor residual.
            No fundo o que dizes são um conjunto de argumentos para fazer as pessoas gastarem mais dinheiro num carro, dinheiro que às vezes nem têm, que dura mais km, desvaloriza menos, gasta menos, etc... cada um fica no que se lhe parece, desde que ache que seja o melhor. Não vale a pena "impingir" um carro a GPL a um pai um filho um amigo, se esse não tiver abertura de espírito. Vejo as conversas com o meu irmão que insiste em trocar o corola 1,3 a gasolina impecável, por um diesel que não conhece, pois a gasolina está cara.
            Um usado a gasolina, vale que vale, como é barato vende-se com alguma facilidade dentro do preço de tabela, um usado a diesel, regra geral há tantos iguais que é necessário baixar ao preço de tabela para o vender com relativa facilidade.
            Vendi à pouco um 206 hdi, 1.4 diesel com jantes especiais, Bluetooth, etc muito bem conservado, de 2004 por 4 mil euros, quando só recebia propostas de 2 mil, e um Yaris 1.0 de 2000 a gasolina, por 4500 .

            Em relação ao GPL, se tens bombas por perto, nos teus percursos habituais, a preços decentes, tipo jumbo a 0,62 até outras 0,70, e tens abertura de espírito para ter um carro a GPL, lê muito sobre o tema para perceberes que é algo bastante evoluído e deveras interessante, aposta num a gasolina e converte à tua maneira a GPL.
            Um carro a gasolina+GPL gasta mais mas o combustível é cerca metade do preço da gasolina e nalguns sítios do país a metade do preço do diesel. GPL 0,59 - diesel 1,31
            As revisões são mais baratas, os carros poluem menos, têm uma condução mais enérgica. No fundo tem uma coisa que eu gosto, modo desportivo :-)
            No meu 1.6 para esgalhar, ando a gasolina, para o passeio ando a GPL.
            Editado pela última vez por callinas; 02 September 2013, 08:55.

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              #7
              Originalmente Colocado por JCCar Ver Post
              O que me meteu com um pouco de receio é o facto de ser senso-comum que um motor a gasolina dura muito menos que um motor a diesel. Estou correcto? Pelo menos um carro a gasolina com 100k km desvaloriza tanto como um a diesel com 250k km... Ou estou errado?
              Não! Hoje em dia um motor a gasolina dura mais que um a gasóleo equivalente.

              Comentário


                #8
                O meu Kia Shuma de 2003 está com 280 000Km, consome GPL desde os 30 000 e até hoje nunca teve problemas, só leva o que se gasta.

                Quanto às válvulas, estão identificados os motores que têm válvulas macias e só esses é que precisam de levar lubrificante de válvulas. Esta lubrificação é automática e a instalação do sistema é bastante barato, não conheço os preços actuais mas deve rondar os 100€.

                Abasteci ontem GPL a 0.687€.

                Comentário


                  #9
                  Sim o gti era o 1.6 , isto porque euendava a ver um 1.6hdi! No entanto um gti édo ano de 2001 enquanto que o hdi de 206. O gti nem cb ou radio cd tem... O equipamento não é tudo, mas tambem importa. Nao quero sentir que cada vez que entro no carro, que me sinta a entrar num carro velho...

                  Comentário


                    #10
                    Eu se pudesse convertia o meu clio 1.2 para GPL e cada vez estou mais interessado neste assunto...
                    Há tantos relatos de carros a GPL que já passaram a barreira dos 300.000...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JCCar Ver Post
                      Sim o gti era o 1.6 , isto porque euendava a ver um 1.6hdi! No entanto um gti édo ano de 2001 enquanto que o hdi de 206. O gti nem cb ou radio cd tem... O equipamento não é tudo, mas tambem importa. Nao quero sentir que cada vez que entro no carro, que me sinta a entrar num carro velho...
                      De facto os 206 antes da multiplexagem não tinham CB nem Rádio CD. Quanto ao rádio digo-te já que não perdes muito. Pela minha experiência, os radio CD Clarion dos 206 deixam de ler CDs passado algum tempo. Isto passou-se tanto no 206cc que tive como no 206HDi que o meu irmão tem.
                      O CB é porreiro mas não é fulcral. Não é um CB muito evoluído. Diz-te os consumos, mas estes podes calculá-los tu manualmente de forma bem mais precisa que o CB
                      O 1.6HDi é algo difícil de encontrar creio. De resto tens o 1.4 que é bastante modesto. E tens o 2.0HDi que mesmo com 90 cavalos torna o 206 muito despachado.
                      Eu acho a ideia do 206GTi 1.6 a GPL uma excelente ideia e uma que hoje em dia me passa pela cabeça

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                        De facto os 206 antes da multiplexagem não tinham CB nem Rádio CD. Quanto ao rádio digo-te já que não perdes muito. Pela minha experiência, os radio CD Clarion dos 206 deixam de ler CDs passado algum tempo. Isto passou-se tanto no 206cc que tive como no 206HDi que o meu irmão tem.
                        O CB é porreiro mas não é fulcral. Não é um CB muito evoluído. Diz-te os consumos, mas estes podes calculá-los tu manualmente de forma bem mais precisa que o CB
                        O 1.6HDi é algo difícil de encontrar creio. De resto tens o 1.4 que é bastante modesto. E tens o 2.0HDi que mesmo com 90 cavalos torna o 206 muito despachado.
                        Eu acho a ideia do 206GTi 1.6 a GPL uma excelente ideia e uma que hoje em dia me passa pela cabeça
                        Onde posso ler mais sobre gpl? Tenho muitas duvidas... Que imposto pagasse? O carro puxa o msm? Ainda é proibido meter o carro em garagens? Etc etc etc
                        flando de motores, algum outro motor da mesma gama, que seja bom para meter gpl? Sei la um golf a3 leon etc...

                        Comentário


                          #13
                          Podes sempre procurar um multilplexado de 2003-2004, mas os preços dos carros (cada vez mais sobrevalorizados) mais conversao quase que fica ao preço do 1.6 HDI se nao te mais caro.

                          Se nao te importares de perder o CB, o volante e pouco mais, vai para um que nao seja multiplexado, com 3-3500€ ja arranjas um em bom estado.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JCCar Ver Post
                            Onde posso ler mais sobre gpl? Tenho muitas duvidas... Que imposto pagasse? O carro puxa o msm? Ainda é proibido meter o carro em garagens? Etc etc etc
                            flando de motores, algum outro motor da mesma gama, que seja bom para meter gpl? Sei la um golf a3 leon etc...
                            pesquisa no google por forum autogás. Já deve lá ter andado alguém com as mesmas questões que tu portanto antes de abrires um tópico vai ler, tem muita informação sobre o assunto.

                            O imposto que pagas é exactamente o mesmo que a gasolina (sei que mais caro não é, até devia ser mais barato pois emite muito menos co2)

                            sei que os a3 a gasolina turbinados costumam ser adaptados para gpl com relativa frequência. Perda de potência era nos kits de gpl antigos, mas tudo depende do teu motor. Nada que uma boa pesquisa não resolva. Boa sorte

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                              Podes sempre procurar um multilplexado de 2003-2004, mas os preços dos carros (cada vez mais sobrevalorizados) mais conversao quase que fica ao preço do 1.6 HDI se nao te mais caro.

                              Se nao te importares de perder o CB, o volante e pouco mais, vai para um que nao seja multiplexado, com 3-3500€ ja arranjas um em bom estado.
                              Pois e o q tenho andado a ver, por 5000€ meto um gti de 00/01 a GPL, e um HDi de 05 nunca menos que 6000€, mas sao 4,5 anos de diferença, nao compensa o dinheiro extra?

                              vou agora ver esse forum, autogas.pt

                              mais opinioes pessoal! Hehe sintome bem entregue aqui no forum

                              Comentário


                                #16
                                Exacto, forum autogas.
                                Certamente até haverão DBs de pessoal com carros desses já convertidos.
                                A maioria dos carros são adaptáveis e reagem bem a GPL.
                                No 206 tens a vantagem de ser um motor francamente bom, feito para resistir a muitos maus tratos e que brilhou uns anos antes no 106GTi e aparece no 206GTi com menos 10 cavalos mas com a mesma fiabilidade
                                Dentro do segmento não creio que haja melhor carro para converter a GPL do que o 206 1.6GTi

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                  Exacto, forum autogas.
                                  Certamente até haverão DBs de pessoal com carros desses já convertidos.
                                  A maioria dos carros são adaptáveis e reagem bem a GPL.
                                  No 206 tens a vantagem de ser um motor francamente bom, feito para resistir a muitos maus tratos e que brilhou uns anos antes no 106GTi e aparece no 206GTi com menos 10 cavalos mas com a mesma fiabilidade
                                  Dentro do segmento não creio que haja melhor carro para converter a GPL do que o 206 1.6GTi
                                  Dito assim ate da vontade de ainda hj ir buscar o carroe metelo ja na oficina!!
                                  Eu nunca guiei um gti, que me podes dizer dele? Em comparaçao com um 1.6HDi e um 1.5dci 110cv ambos (isto se conheceres os 2 motores)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JCCar Ver Post
                                    O que me meteu com um pouco de receio é o facto de ser senso-comum que um motor a gasolina dura muito menos que um motor a diesel. Estou correcto? Pelo menos um carro a gasolina com 100k km desvaloriza tanto como um a diesel com 250k km... Ou estou errado?
                                    Absolutamente errado. Em Portugal há poucos carros a gasolina com muitos km porque a gasolina é cara e logo quem faz muitos km compra um diesel. Mas lá fora não faltam exemplos de motores a gasolina com kilometragens de respeito e inclusivamente o carro recordista mundial de km é a gasolina (> 5 milhões Km).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu recomendaria GPL, preço quase metade do preço da gasolina, só aumenta para ai 20% de consumo, mas compensa...

                                      Comentário


                                        #20
                                        O preço do GPL varia mais com as estações do ano do que com o preço dos combustíveis. A gasolina e gasóleo sobe e desce à semana e o GPL mantém o preço durante meses.

                                        O carro deve ter em condições a compressão dos cilindros, o sistema eléctrico e o sistema de refrigeração.

                                        Depois de 1500Km do GPL ser montado o carro tem de ser afinado novamente, o motivo é simples, as câmaras vão estar limpas dos resíduos de carvão e as folgas a existirem não podem ser excessivas.

                                        O sistema eléctrico tem de estar bom, os cabos, as velas e bobine ou bobines têm de estar em condições, pois a faísca para GPL é muito mais potente e os componentes têm de estar em condições de suportar o esforço.

                                        O sistema de refrigeração também está sujeito a mais esforço, pois vai aumentar o percurso. O vaporizador vai ter de ser aquecido pela água do motor para evitar que congele.

                                        Os carros transformados a partir de agora já podem estacionar em parques subterrâneos e já não precisam de usar o dístico antigo, passam a usar um selo semelhante ao da inspecção.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Que carros aconselham para instalar GPL até 7000€?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tenho pensado fazer instalação de GPL no meu corsa b porque está a dar muito no meu bolso...mas o carro já tem 18 anos e está a ganhar podres será que aínda compensa? (faço cerca de 15mil kms por ano)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                              E
                                              Dentro do segmento não creio que haja melhor carro para converter a GPL do que o 206 1.6GTi
                                              Punto HGT (com kit Abarth)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pois é pessoal! Amanhã ou depois de amanhã vou voltar a caça! Vou ver tanto gti's como hdi's. Uma pergunta simples: que perguntas fazer e medidas a tomar quando estiver a ver carros no stand? Saber se tem inspeçao? Selo pago? Pedir por check-ups na marca? (quanto custa?) livro de revisoes? Podem me dizer mais coisas a ter em conta? Gracias!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JCCar Ver Post
                                                  Dito assim ate da vontade de ainda hj ir buscar o carroe metelo ja na oficina!!
                                                  Eu nunca guiei um gti, que me podes dizer dele? Em comparaçao com um 1.6HDi e um 1.5dci 110cv ambos (isto se conheceres os 2 motores)
                                                  As diferenças básicas a nível de andamento é que nos Diesel sentes mais força em baixas rotações (geralmente o binário máximo num motor diesel é atingido antes das 2000rpm) Já um carro a gasolina precisa de maior rotação. Daí os consumos serem mais elevados também. As prestações são ligeiramente melhores no 1.6 a gasolina. O motor a gasolina é bem mais suave na entrega de potência (já que não tem turbo), isto faz com que seja mais agradável de usar. Podes também usá-lo à vontade em altas rotações (acima das 5000rpm) e aí torna-se bem mais divertido do que qualquer um desses diesel.
                                                  O GTi acrescenta em relação aos outros modelos os estofos com uma parte em pele e alcantara, e as jantes exclusivas. Travões de disco às 4 rodas também. E será superior a qualquer Peugeot 1.6HDi ou Renault 1.5DCi no departamento da dinâmica de condução.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JCCar Ver Post
                                                    Pois é pessoal! Amanhã ou depois de amanhã vou voltar a caça! Vou ver tanto gti's como hdi's. Uma pergunta simples: que perguntas fazer e medidas a tomar quando estiver a ver carros no stand? Saber se tem inspeçao? Selo pago? Pedir por check-ups na marca? (quanto custa?) livro de revisoes? Podem me dizer mais coisas a ter em conta? Gracias!
                                                    Ver os aspectos que referiste sim. Um checkup deve ser coisa para uns 100€. Se tiver livro completo então excelente.
                                                    Acrescento:
                                                    - Verificar o funcionamento de todos os componentes eléctricos do carro (vidros, fecho centralizado, espelhos laterais, levar um CD para testar o leitor, AC, etc)
                                                    - Ver se o carro tem pneu suplente (e se a jante é igual às outras 4) e macaco
                                                    - Conduzir mais do que um carro do mesmo modelo para ir tendo noção de como eles devem funcionar
                                                    - Testar barulhos na direcção fazendo uns circulos ou curvas fechadas para ambos os lados, e ruídos ao passar em buracos e lombas. Verificar se o carro não foge para um dos lados (se puderes ir para um sítio onde dê para andar acima de 100kmh é o melhor pois por vezes só a velocidades mais elevadas é que consegues perceber se a direcção está excelente.
                                                    - Verificar se existe muita folga da manete de velocidades.
                                                    - Verificar se o motor apresenta sinais de óleo babado ou se aparenta ter sido lavado recentemente (isto pode indicar que se baba pois pouca gente limpa o motor normalmente)
                                                    - Verificar a cor do liquido de refrigeração. O ideal é ter uma cor viva e límpida tipo verde ou vermelho são os mais comuns. Se estiver transparente é mau porque pode ter só água. Se estiver castanho é mau pois deve ter ferrugem no sistema. Se parecer lama ou tiver algo pastoso o mais provável é ter a junta da cabeça queimada.

                                                    Não me estou a lembrar de mais nada...

                                                    Outra coisa, hás-de reparar quando fores ver os HDi, que estes devem vibrar e fazer bem mais barulho do que o GTi. Essa é uma das vantagens de um carro a gasolina. O seu funcionamento é muito mais suave, o que torna o uso mais agradável. Por alguma razão não existem Rolls Royce Phantom a diesel

                                                    EDIT: Tentar saber com um agente dos seguros que conheças, se o carro em que estás interessado já teve acidentes participados. Isto não exclui obviamente a hipótese de acidentes mas diminui-a.
                                                    Para perceber junto do carro se já teve acidentes verificar o perfeito alinhamento dos painéis do carro. Podes usar um dedo ao longo das folgas para perceber isto melhor. No compartimento do motor notar também nos reforços a existência de soldaduras ou marteladas ou algo que não pareça simétrico em relação ao outro lado.
                                                    Editado pela última vez por tiagoadcosta; 03 September 2013, 20:10.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                                      Ver os aspectos que referiste sim. Um checkup deve ser coisa para uns 100€. Se tiver livro completo então excelente.
                                                      Acrescento:
                                                      - Verificar o funcionamento de todos os componentes eléctricos do carro (vidros, fecho centralizado, espelhos laterais, levar um CD para testar o leitor, AC, etc)
                                                      - Ver se o carro tem pneu suplente (e se a jante é igual às outras 4) e macaco
                                                      - Conduzir mais do que um carro do mesmo modelo para ir tendo noção de como eles devem funcionar
                                                      - Testar barulhos na direcção fazendo uns circulos ou curvas fechadas para ambos os lados, e ruídos ao passar em buracos e lombas. Verificar se o carro não foge para um dos lados (se puderes ir para um sítio onde dê para andar acima de 100kmh é o melhor pois por vezes só a velocidades mais elevadas é que consegues perceber se a direcção está excelente.
                                                      - Verificar se existe muita folga da manete de velocidades.
                                                      - Verificar se o motor apresenta sinais de óleo babado ou se aparenta ter sido lavado recentemente (isto pode indicar que se baba pois pouca gente limpa o motor normalmente)
                                                      - Verificar a cor do liquido de refrigeração. O ideal é ter uma cor viva e límpida tipo verde ou vermelho são os mais comuns. Se estiver transparente é mau porque pode ter só água. Se estiver castanho é mau pois deve ter ferrugem no sistema. Se parecer lama ou tiver algo pastoso o mais provável é ter a junta da cabeça queimada.

                                                      Não me estou a lembrar de mais nada...

                                                      Outra coisa, hás-de reparar quando fores ver os HDi, que estes devem vibrar e fazer bem mais barulho do que o GTi. Essa é uma das vantagens de um carro a gasolina. O seu funcionamento é muito mais suave, o que torna o uso mais agradável. Por alguma razão não existem Rolls Royce Phantom a diesel

                                                      EDIT: Tentar saber com um agente dos seguros que conheças, se o carro em que estás interessado já teve acidentes participados. Isto não exclui obviamente a hipótese de acidentes mas diminui-a.
                                                      Para perceber junto do carro se já teve acidentes verificar o perfeito alinhamento dos painéis do carro. Podes usar um dedo ao longo das folgas para perceber isto melhor. No compartimento do motor notar também nos reforços a existência de soldaduras ou marteladas ou algo que não pareça simétrico em relação ao outro lado.
                                                      Não conheço ninguem... Tendo em conta que vou ver carros a um stand, e o facto de me darem pelo menos 1 ano de garantia, tenho que me preocupar à mesma com esses factores de oleo babado, Liquido de refrigeração, etc? Um checkup na marca não me dá logo essas indicações todas? Desculpa estas perguntas "noob" mas o facto é que sou mesmo um noob e aqui por casa poucos me podem ajudar na compra de usados.

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                                                        #28
                                                        Com ou sem garantia é sempre melhor comprar um carro sem problemas do que um carro com. Até porque isto indica normalmente a forma como o carro foi tratado.

                                                        Repara que um sistema de refrigeração "doente" pode facilmente fazer com que dês cabo do motor e dessa forma gastes muito dinheiro a repará-lo.
                                                        E as garantias do stands de usados são sempre manhosas.

                                                        Aproveito para dizer que, pessoalmente, das 3x que comprei carros usados, consegui sempre melhor negócio com particulares. Na minha opinião é preferível poupar dinheiro comprando a um particular e se necessário usar algum do restante dinheiro numa boa revisão.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                                          Com ou sem garantia é sempre melhor comprar um carro sem problemas do que um carro com. Até porque isto indica normalmente a forma como o carro foi tratado.

                                                          Repara que um sistema de refrigeração "doente" pode facilmente fazer com que dês cabo do motor e dessa forma gastes muito dinheiro a repará-lo.
                                                          E as garantias do stands de usados são sempre manhosas.
                                                          Empre
                                                          Aproveito para dizer que, pessoalmente, das 3x que comprei carros usados, consegui sempre melhor negócio com particulares. Na minha opinião é preferível poupar dinheiro comprando a um particular e se necessário usar algum do restante dinheiro numa boa revisão.
                                                          Tenho muito medo de particulares... Sei que é tudo a mesma coisa, mas particulares tenho sempre a sensação que estam a vender o carro porque tem algum problema

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JCCar Ver Post
                                                            Tenho muito medo de particulares... Sei que é tudo a mesma coisa, mas particulares tenho sempre a sensação que estam a vender o carro porque tem algum problema
                                                            Repara que os carros dos stands antes foram de particulares
                                                            O stand não os comprou novos e esperou que ficasse velhos
                                                            Besides, muitas vezes os stands vão buscar carros importados, que provavelmente já tiveram os km adulterados, ou foram carros de aluguer... ou de empresas...
                                                            Para mim, um carro particular será em princípio de maior confiança. Principalmente se for de dono único.

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