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Fraude "MB"...

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    Sociedade Fraude "MB"...

    Ligaram-me esta manhã da agência bancária onde possuo conta, CGD, para me avisar que tinham detetado o uso do cartão MB num ponto suspeito de estar relacionado com tentativas de fraude, nomeadamente de clonagem dos cartões multibanco.
    A pessoa que contactou não soube identificar o sítio sob suspeita onde terei usado o MB, tendo ficado de contactar para informar o local exato...contudo suspeito que tenha sido no Castêlo da Maia, sendo que foi o único sítio onde fiz levantamentos ao ar livre no último mês.
    (De ressalvar que até ao momento a minha conta não registou movimentos estranhos...)

    Numa primeira fase fiquei algo reticente, pensei que o indivíduo ia pedir informações, e que ele é que estaria a tentar algum tipo de fraude pelo telefone...e disse-lhe mesmo isso... mas depois ouvi de fundo aqueles sons dos contadores das senhas de atendimento, típico destas agências, e fiquei mais convencido. E no final ele apenas me estava a pôr a par da situação, e que por segurança iam proceder à substituição do meu cartão, sendo que o atual ficará inoperacional com efeito imediato, e que o novo demorará até 10dias a chegar.

    Eu até nem tenho hábito de utilizar Caixas MB ao ar livre, por causa destas situações, nos últimos 2 meses tenho 4 operações em caixas destas.

    Não fazia ideia é que tinham postos destes sobre suspeita, nem tão pouco que andariam "tão perto"(pensamos sempre que só acontece aos outros).

    Já vi algumas reportagens sobre este tema, e que este tipo de fraude será difícil de perceber quando utilizamos uma caixa multibanco, mas que é sempre conveniente ter atenção, observar a ranhura onde se introduz o cartão, e em caso de dúvida e/ou suspeita que algo é diferente daquilo que é normal optar por ir a outra por segurança.
    O ideal será mesmo evitar caixas MB mais vulneráveis a este tipo de atividades, e sempre que possível optar pelas que se encontram em sítios fechados, teoricamente mais seguros e mais dissuasores para estes larápios.

    Fica o registo, para aviso, informação, e partilha de experiências e conhecimentos dos e para os utilizadores do fórum.

    #2
    Originalmente Colocado por HMorim Ver Post
    Ligaram-me esta manhã da agência bancária onde possuo conta, CGD, para me avisar que tinham detetado o uso do cartão MB num ponto suspeito de estar relacionado com tentativas de fraude, nomeadamente de clonagem dos cartões multibanco.
    A pessoa que contactou não soube identificar o sítio sob suspeita onde terei usado o MB, tendo ficado de contactar para informar o local exato...contudo suspeito que tenha sido no Castêlo da Maia, sendo que foi o único sítio onde fiz levantamentos ao ar livre no último mês.
    (De ressalvar que até ao momento a minha conta não registou movimentos estranhos...)

    Numa primeira fase fiquei algo reticente, pensei que o indivíduo ia pedir informações, e que ele é que estaria a tentar algum tipo de fraude pelo telefone...e disse-lhe mesmo isso... mas depois ouvi de fundo aqueles sons dos contadores das senhas de atendimento, típico destas agências, e fiquei mais convencido. E no final ele apenas me estava a pôr a par da situação, e que por segurança iam proceder à substituição do meu cartão, sendo que o atual ficará inoperacional com efeito imediato, e que o novo demorará até 10dias a chegar.

    Eu até nem tenho hábito de utilizar Caixas MB ao ar livre, por causa destas situações, nos últimos 2 meses tenho 4 operações em caixas destas.

    Não fazia ideia é que tinham postos destes sobre suspeita, nem tão pouco que andariam "tão perto"(pensamos sempre que só acontece aos outros).

    Já vi algumas reportagens sobre este tema, e que este tipo de fraude será difícil de perceber quando utilizamos uma caixa multibanco, mas que é sempre conveniente ter atenção, observar a ranhura onde se introduz o cartão, e em caso de dúvida e/ou suspeita que algo é diferente daquilo que é normal optar por ir a outra por segurança.
    O ideal será mesmo evitar caixas MB mais vulneráveis a este tipo de atividades, e sempre que possível optar pelas que se encontram em sítios fechados, teoricamente mais seguros e mais dissuasores para estes larápios.

    Fica o registo, para aviso, informação, e partilha de experiências e conhecimentos dos e para os utilizadores do fórum.
    Vai ao teu banco e expõe a situação. Uma vez ligaram-me para fazer um depósito a prazo e não era nada de isso.

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      #3
      Provavelmente a tentativa de burla foi mesmo o telefonema...


      Simular ruidos é muito simples!

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        #4
        Se ele não forneceu quaisquer dados pessoais, não há motivo para ficar preocupado...

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          #5
          Exato, não forneci dados nenhuns, nem tais me foram solicitados, para além de saber(o indivíduo que ligou) que eu tenho outro tipo de cartão que podia usar no período que ficarei sem o MB.
          Nem é essa questão que se coloca aqui, suspeitei, mas não passou disso...e nos tempos que correm devemos desconfiar destas coisas.

          Fui a uma agência agora no período de almoço, mas para pedir a entrega do cartão nesta mesma agência para agilizar a entrega no novo.
          Expliquei a situação, que foi lá verificada e comprovaram que havia sido emitido um novo cartão, esta manhã.

          Quando a isso não há problema.

          A questão das clonagens de cartão é que é a realidade, e para isso é que devemos estar atentos!

          Comentário


            #6
            Evitar fraudes com cartões - DECO PROTESTE

            http://sol.sapo.pt/inicio/Internacio...ntent_id=73403 ...rede desmantelada que operava em Portugal

            http://exameinformatica.sapo.pt/noti...pins-bancarios
            Editado pela última vez por HMorim; 04 September 2013, 13:48.

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