O anticongelante não sei, sinceramente, mas o AC só deves fazê-lo quando sentires perda de eficácia. Sei que há campanhas a dizer que de X em X anos devemos carregar o AC, mas isso é puro marketing, uma vez que o sistema é fechado, com perdas minimas. Claro que depende de muita coisa, mas, sem fugas, podes ter ACs mais de uma década a funcionar sem problemas. Por norma o problema advém da idade dos tubos que começa a não vedar bem o sistema, e como tal as perdas aumentam e sentires menos frio. Pelo mesmo motivo, o carregamento não deverá durar tanto tempo como o inicial.
A manutenção do AC não se resume ao gás de refrigeração. Implica também mudar o lubrificante do sistema que é de extrema importância para o bom funcionamento do compressor!
Ora essa. O Anti-congelante deves mudar quando o depósito assim o solicitar.
Vai vendo regularmente e quando estiver a um nível perto do mínimo, acrescentas mais.
Eu espero não estar a induzir-te em erro. Acho que a minha resposta se adequa à pergunta.
Caso contrário, façam o favor de me corrigir.
A manutenção do AC não se resume ao gás de refrigeração. Implica também mudar o lubrificante do sistema que é de extrema importância para o bom funcionamento do compressor!
Aqui na familia temos 4 carros com AC o mais idoso tem 16 anos e quaSE 400K KM, nunca nenhum deles levou essa lubrificação, só levaram recargas. Como é que se processa a lubrificação?
O Citro foi recarregado numa máquina que faz a "regeneração" do gas e recarrega, tudo sem intervenção humana. Será que também lubrifica?
Os outros são recarregados de forma "tradicional", gas para dentro e toca a andar. Nunca ninguém me falou em lubrificação.
Ah! e o tal com 16 anos é o que faz mais frio. Se puser as mão em frente da saída, até congela. Meti lá um termómetro e mesmo nestes dias de grande calor alentejano consegue levar a temperatura a 4ºC.
Ora essa. O Anti-congelante deves mudar quando o depósito assim o solicitar.
Vai vendo regularmente e quando estiver a um nível perto do mínimo, acrescentas mais.
Eu espero não estar a induzir-te em erro. Acho que a minha resposta se adequa à pergunta.
Caso contrário, façam o favor de me corrigir.
Convém mudar o anticongelante de acordo com o plano de manutenção do fabricante.
Já agora, o mesmo para o óleo de travões que... costuma ficar esquecido.
O óleo do AC é carregado juntamente com o gás. O raciocínio é o mesmo que deixei na minha primeira intervenção, ou seja, só se mexe em caso de perda de eficácia do AC. Não tenho qualquer dúvida neste aspecto.
Anticongelante depende do que usares, pode ser todos os anos ou a cada 5-6 anos. Por norma uso um razoável (não o do fabricante) e vai à vida a cada 3 anos (cerca de 90 mil km).
Isto para andar sempre pelo lado seguro! Não gosto de surpresas... Não tenho tempo para elas!
Anticongelante depende do que usares, pode ser todos os anos ou a cada 5-6 anos. Por norma uso um razoável (não o do fabricante) e vai à vida a cada 3 anos (cerca de 90 mil km).
Isto para andar sempre pelo lado seguro! Não gosto de surpresas... Não tenho tempo para elas!
Eu vou sempre "de 3 em 3 anos" porque ao fim do 3º ano noto que a potência de arrefecimento não é a suficiente para mim! (Aliás... acho que nunca é suficiente para mim e troco o filtro de habitáculo todos os Agostos, que é para não me esquecer! Agosto é mês dos dois filtros de ar! )
Curioso que algumas pessoas que viajam atrás de mim (por vezes até ao lado) costumam pedir para regular o AC para mais quente, quando para mim está perfeito... É curiosa a sensibilidade térmica de cada um de nós...
Eu vou sempre "de 3 em 3 anos" porque ao fim do 3º ano noto que a potência de arrefecimento não é a suficiente para mim! (Aliás... acho que nunca é suficiente para mim e troco o filtro de habitáculo todos os Agostos, que é para não me esquecer! Agosto é mês dos dois filtros de ar! )
Curioso que algumas pessoas que viajam atrás de mim (por vezes até ao lado) costumam pedir para regular o AC para mais quente, quando para mim está perfeito... É curiosa a sensibilidade térmica de cada um de nós...
Ok, está explicado, que é por uma questão pessoal e particular.
Boas. O user Ecoflex parece estar correcto. O gás do ar condicionado é carregado juntamente com o lubrificante. Sem esse lubrificante o compressor gripava num instante.
Agora quanto á manutenção cada um faz como quer. Quem tem muito dinheiro para gastar manda rever o sistema quantas vezes quiser, que não não tem muito dinheiro deixa andar até aquilo deixar de fazer frio e depois manda recarregar.
Boas. O user Ecoflex parece estar correcto. O gás do ar condicionado é carregado juntamente com o lubrificante. Sem esse lubrificante o compressor gripava num instante.
Agora quanto á manutenção cada um faz como quer. Quem tem muito dinheiro para gastar manda rever o sistema quantas vezes quiser, que não não tem muito dinheiro deixa andar até aquilo deixar de fazer frio e depois manda recarregar.
Eu sei que estou correcto, a informação que deixei foi recolhida de um especialista na área, exactamente quando tive a mesma dúvida. Também me falou que mesmo explicando isto, há muita gente que de X em X anos carrega o AC, e claro que mal não faz (a não ser à carteira). P.e no toledo que tive durante 12 anos, sei que foi carregado aos 6 (notei perda de eficácia) e depois aos 11 quando tive um acidente e tiveram que desmontar um conjunto de peças e disseram-me que tiveram que carregar o AC. Na primeira vez, o dono da casa disse-me que teria de ser de 2 em 2 anos por causa do óleo, mas depois de me informar noutros locais, desisti dessa ideia.
O corsa C teve os 9 anos na minha mão sem carregar e sem necessitar, mas também era raro ligar o AC naquele carro, já que fazia principalmente viagens de 3/4 Kms de cada vez.
Esta Astra que tenho agora, já leva 4 anos e 212 mil Kms e o AC nunca foi carregado.
Agora quanto á manutenção cada um faz como quer. Quem tem muito dinheiro para gastar manda rever o sistema quantas vezes quiser, que não não tem muito dinheiro deixa andar até aquilo deixar de fazer frio e depois manda recarregar.
Não será bem assim... quem tem pouco dinheiro faz uma manutenção atempada para um dia não ter que gastar, o dinheiro que não tem, a mandar instalar um novo compressor... porque já lá não irá com um simples carregamento.
Não será bem assim... quem tem pouco dinheiro faz uma manutenção atempada para um dia não ter que gastar, o dinheiro que não tem, a mandar instalar um novo compressor... porque já lá não irá com um simples carregamento.
CL, o óleo é vitalicio, ou seja, é suposto durar a vida útil do carro. O que acontece é que por norma quem usa o AC regularmente, não deve ficar mais que 6 de anos sem o carregar e aí já troca o óleo. O melhor conselho que me deram foi de ligar o AC todas as semanas, mesmo no Inverno, exactamente para lubrificar o compressor, durante um bom bocado. Reconheço que sou desleixado com esta medida...
Isto é como tudo, se um tipo usa pouco, é capaz de estar mais propenso a problemas do que aquele que usa frequentemente.
Eu uso muito o AC mas é óbvio que durante o Inverno só o utilizo quando preciso de desembaciar o pára-brisas. Tirando isso... até me esqueço que ele existe, sei que o devia ligar de vez em quando... mas quem se lembra disso se está um frio de rachar lá fora?
Tens razão, o óleo permanece, o gás é que se escapa. E escapa-se tanto mais rápido quanto menos lubrificação houver nos retentores... E talvez haja diferenças de qualidade (para além da manutenção e uso regular do AC) entre os vários compressores utilizados nos muitos modelos de carros (embora a meia dúzia de fabricantes de compressores forneça todos os montadores de automóveis).
Na volta é um defeito nos meus carros! O próximo vai ser de outra marca!
Só espero que não me venha com o mesmo compressor...
Eu uso muito o AC mas é óbvio que durante o Inverno só o utilizo quando preciso de desembaciar o pára-brisas. Tirando isso... até me esqueço que ele existe, sei que o devia ligar de vez em quando... mas quem se lembra disso se está um frio de rachar lá fora?
Tens razão, o óleo permanece, o gás é que se escapa. E escapa-se tanto mais rápido quanto menos lubrificação houver nos retentores... E talvez haja diferenças de qualidade (para além da manutenção e uso regular do AC) entre os vários compressores utilizados nos muitos modelos de carros (embora a meia dúzia de fabricantes de compressores forneça todos os montadores de automóveis).
Na volta é um defeito nos meus carros! O próximo vai ser de outra marca!
Só espero que não me venha com o mesmo compressor...
X2
Em relação aos componentes, é mesmo com dizes, diferem de marcas para marcas e alguns conseguem aguentar melhor a passagem dos anos que outros. Lá está, a questão da sorte...
CL, percebo o teu raciocinio quanto á manutenção preventiva, mas penso que neste caso não se deve aplicar esse conceito.
Pelo pouco que eu percebo de ar condicionado o compressor nunca se poderá avariar por falta de carregamento do ar condicionado porque sem gás o compressor não funciona. Se assim fosse gripava num instante. É uma medida de segurança que os construtores instalaram para proteger o compressor. Tenho a ideia que existe um mecanismo que detecta a existencia de pressão no sistema. Não existindo pressão (gás) o compressor não arranca.
CL, percebo o teu raciocinio quanto á manutenção preventiva, mas penso que neste caso não se deve aplicar esse conceito.
Pelo pouco que eu percebo de ar condicionado o compressor nunca se poderá avariar por falta de carregamento do ar condicionado porque sem gás o compressor não funciona. Se assim fosse gripava num instante. É uma medida de segurança que os construtores instalaram para proteger o compressor. Tenho a ideia que existe um mecanismo que detecta a existencia de pressão no sistema. Não existindo pressão (gás) o compressor não arranca.
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