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A/C e Anti-congelante

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    A/C e Anti-congelante

    Boas,

    De quanto em quanto tempo (anos e/ou km) se deve mudar o anti-congelante e ligar o aC à máquina?

    #2
    O anticongelante não sei, sinceramente, mas o AC só deves fazê-lo quando sentires perda de eficácia. Sei que há campanhas a dizer que de X em X anos devemos carregar o AC, mas isso é puro marketing, uma vez que o sistema é fechado, com perdas minimas. Claro que depende de muita coisa, mas, sem fugas, podes ter ACs mais de uma década a funcionar sem problemas. Por norma o problema advém da idade dos tubos que começa a não vedar bem o sistema, e como tal as perdas aumentam e sentires menos frio. Pelo mesmo motivo, o carregamento não deverá durar tanto tempo como o inicial.

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      #3
      A manutenção do AC não se resume ao gás de refrigeração. Implica também mudar o lubrificante do sistema que é de extrema importância para o bom funcionamento do compressor!

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        #4
        RiCkYLiNk

        RiCkYLiNk



        RiCkYLiNk, a minha questão é essa, de quanto em quanto tempo/km?

        Comentário


          #5
          Ora essa. O Anti-congelante deves mudar quando o depósito assim o solicitar.
          Vai vendo regularmente e quando estiver a um nível perto do mínimo, acrescentas mais.

          Eu espero não estar a induzir-te em erro. Acho que a minha resposta se adequa à pergunta.
          Caso contrário, façam o favor de me corrigir.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por RiCkYLiNk Ver Post
            A manutenção do AC não se resume ao gás de refrigeração. Implica também mudar o lubrificante do sistema que é de extrema importância para o bom funcionamento do compressor!
            Aqui na familia temos 4 carros com AC o mais idoso tem 16 anos e quaSE 400K KM, nunca nenhum deles levou essa lubrificação, só levaram recargas. Como é que se processa a lubrificação?
            O Citro foi recarregado numa máquina que faz a "regeneração" do gas e recarrega, tudo sem intervenção humana. Será que também lubrifica?
            Os outros são recarregados de forma "tradicional", gas para dentro e toca a andar. Nunca ninguém me falou em lubrificação.
            Ah! e o tal com 16 anos é o que faz mais frio. Se puser as mão em frente da saída, até congela. Meti lá um termómetro e mesmo nestes dias de grande calor alentejano consegue levar a temperatura a 4ºC.

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              #7
              Originalmente Colocado por BrunoM62 Ver Post
              Ora essa. O Anti-congelante deves mudar quando o depósito assim o solicitar.
              Vai vendo regularmente e quando estiver a um nível perto do mínimo, acrescentas mais.

              Eu espero não estar a induzir-te em erro. Acho que a minha resposta se adequa à pergunta.
              Caso contrário, façam o favor de me corrigir.
              Convém mudar o anticongelante de acordo com o plano de manutenção do fabricante.
              Já agora, o mesmo para o óleo de travões que... costuma ficar esquecido.

              Comentário


                #8
                O óleo do AC é carregado juntamente com o gás. O raciocínio é o mesmo que deixei na minha primeira intervenção, ou seja, só se mexe em caso de perda de eficácia do AC. Não tenho qualquer dúvida neste aspecto.

                Comentário


                  #9
                  3 em 3 anos para o AC.

                  Anticongelante depende do que usares, pode ser todos os anos ou a cada 5-6 anos. Por norma uso um razoável (não o do fabricante) e vai à vida a cada 3 anos (cerca de 90 mil km).

                  Isto para andar sempre pelo lado seguro! Não gosto de surpresas... Não tenho tempo para elas!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por CL Ver Post
                    3 em 3 anos para o AC.

                    Anticongelante depende do que usares, pode ser todos os anos ou a cada 5-6 anos. Por norma uso um razoável (não o do fabricante) e vai à vida a cada 3 anos (cerca de 90 mil km).

                    Isto para andar sempre pelo lado seguro! Não gosto de surpresas... Não tenho tempo para elas!
                    Olha que estás enganado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                      Olha que estás enganado.
                      OK! Deixa-me reformular o que escrevi!

                      Eu vou sempre "de 3 em 3 anos" porque ao fim do 3º ano noto que a potência de arrefecimento não é a suficiente para mim! (Aliás... acho que nunca é suficiente para mim e troco o filtro de habitáculo todos os Agostos, que é para não me esquecer! Agosto é mês dos dois filtros de ar! )


                      Curioso que algumas pessoas que viajam atrás de mim (por vezes até ao lado) costumam pedir para regular o AC para mais quente, quando para mim está perfeito... É curiosa a sensibilidade térmica de cada um de nós...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                        OK! Deixa-me reformular o que escrevi!

                        Eu vou sempre "de 3 em 3 anos" porque ao fim do 3º ano noto que a potência de arrefecimento não é a suficiente para mim! (Aliás... acho que nunca é suficiente para mim e troco o filtro de habitáculo todos os Agostos, que é para não me esquecer! Agosto é mês dos dois filtros de ar! )


                        Curioso que algumas pessoas que viajam atrás de mim (por vezes até ao lado) costumam pedir para regular o AC para mais quente, quando para mim está perfeito... É curiosa a sensibilidade térmica de cada um de nós...
                        Ok, está explicado, que é por uma questão pessoal e particular.

                        Comentário


                          #13
                          Boas. O user Ecoflex parece estar correcto. O gás do ar condicionado é carregado juntamente com o lubrificante. Sem esse lubrificante o compressor gripava num instante.
                          Agora quanto á manutenção cada um faz como quer. Quem tem muito dinheiro para gastar manda rever o sistema quantas vezes quiser, que não não tem muito dinheiro deixa andar até aquilo deixar de fazer frio e depois manda recarregar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                            Boas. O user Ecoflex parece estar correcto. O gás do ar condicionado é carregado juntamente com o lubrificante. Sem esse lubrificante o compressor gripava num instante.
                            Agora quanto á manutenção cada um faz como quer. Quem tem muito dinheiro para gastar manda rever o sistema quantas vezes quiser, que não não tem muito dinheiro deixa andar até aquilo deixar de fazer frio e depois manda recarregar.
                            Eu sei que estou correcto, a informação que deixei foi recolhida de um especialista na área, exactamente quando tive a mesma dúvida. Também me falou que mesmo explicando isto, há muita gente que de X em X anos carrega o AC, e claro que mal não faz (a não ser à carteira). P.e no toledo que tive durante 12 anos, sei que foi carregado aos 6 (notei perda de eficácia) e depois aos 11 quando tive um acidente e tiveram que desmontar um conjunto de peças e disseram-me que tiveram que carregar o AC. Na primeira vez, o dono da casa disse-me que teria de ser de 2 em 2 anos por causa do óleo, mas depois de me informar noutros locais, desisti dessa ideia.

                            O corsa C teve os 9 anos na minha mão sem carregar e sem necessitar, mas também era raro ligar o AC naquele carro, já que fazia principalmente viagens de 3/4 Kms de cada vez.

                            Esta Astra que tenho agora, já leva 4 anos e 212 mil Kms e o AC nunca foi carregado.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                              Agora quanto á manutenção cada um faz como quer. Quem tem muito dinheiro para gastar manda rever o sistema quantas vezes quiser, que não não tem muito dinheiro deixa andar até aquilo deixar de fazer frio e depois manda recarregar.
                              Não será bem assim... quem tem pouco dinheiro faz uma manutenção atempada para um dia não ter que gastar, o dinheiro que não tem, a mandar instalar um novo compressor... porque já lá não irá com um simples carregamento.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                Não será bem assim... quem tem pouco dinheiro faz uma manutenção atempada para um dia não ter que gastar, o dinheiro que não tem, a mandar instalar um novo compressor... porque já lá não irá com um simples carregamento.
                                CL, o óleo é vitalicio, ou seja, é suposto durar a vida útil do carro. O que acontece é que por norma quem usa o AC regularmente, não deve ficar mais que 6 de anos sem o carregar e aí já troca o óleo. O melhor conselho que me deram foi de ligar o AC todas as semanas, mesmo no Inverno, exactamente para lubrificar o compressor, durante um bom bocado. Reconheço que sou desleixado com esta medida...

                                Isto é como tudo, se um tipo usa pouco, é capaz de estar mais propenso a problemas do que aquele que usa frequentemente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu uso muito o AC mas é óbvio que durante o Inverno só o utilizo quando preciso de desembaciar o pára-brisas. Tirando isso... até me esqueço que ele existe, sei que o devia ligar de vez em quando... mas quem se lembra disso se está um frio de rachar lá fora?

                                  Tens razão, o óleo permanece, o gás é que se escapa. E escapa-se tanto mais rápido quanto menos lubrificação houver nos retentores... E talvez haja diferenças de qualidade (para além da manutenção e uso regular do AC) entre os vários compressores utilizados nos muitos modelos de carros (embora a meia dúzia de fabricantes de compressores forneça todos os montadores de automóveis).

                                  Na volta é um defeito nos meus carros! O próximo vai ser de outra marca!

                                  Só espero que não me venha com o mesmo compressor...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                    Eu uso muito o AC mas é óbvio que durante o Inverno só o utilizo quando preciso de desembaciar o pára-brisas. Tirando isso... até me esqueço que ele existe, sei que o devia ligar de vez em quando... mas quem se lembra disso se está um frio de rachar lá fora?

                                    Tens razão, o óleo permanece, o gás é que se escapa. E escapa-se tanto mais rápido quanto menos lubrificação houver nos retentores... E talvez haja diferenças de qualidade (para além da manutenção e uso regular do AC) entre os vários compressores utilizados nos muitos modelos de carros (embora a meia dúzia de fabricantes de compressores forneça todos os montadores de automóveis).

                                    Na volta é um defeito nos meus carros! O próximo vai ser de outra marca!

                                    Só espero que não me venha com o mesmo compressor...
                                    X2

                                    Em relação aos componentes, é mesmo com dizes, diferem de marcas para marcas e alguns conseguem aguentar melhor a passagem dos anos que outros. Lá está, a questão da sorte...

                                    Comentário


                                      #19
                                      CL, percebo o teu raciocinio quanto á manutenção preventiva, mas penso que neste caso não se deve aplicar esse conceito.
                                      Pelo pouco que eu percebo de ar condicionado o compressor nunca se poderá avariar por falta de carregamento do ar condicionado porque sem gás o compressor não funciona. Se assim fosse gripava num instante. É uma medida de segurança que os construtores instalaram para proteger o compressor. Tenho a ideia que existe um mecanismo que detecta a existencia de pressão no sistema. Não existindo pressão (gás) o compressor não arranca.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                                        CL, percebo o teu raciocinio quanto á manutenção preventiva, mas penso que neste caso não se deve aplicar esse conceito.
                                        Pelo pouco que eu percebo de ar condicionado o compressor nunca se poderá avariar por falta de carregamento do ar condicionado porque sem gás o compressor não funciona. Se assim fosse gripava num instante. É uma medida de segurança que os construtores instalaram para proteger o compressor. Tenho a ideia que existe um mecanismo que detecta a existencia de pressão no sistema. Não existindo pressão (gás) o compressor não arranca.
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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                                          Tenho a ideia que existe um mecanismo que detecta a existencia de pressão no sistema. Não existindo pressão (gás) o compressor não arranca.
                                          Sim, existe um pressostato em todos os circuitos. Eu é que nem o deixo actuar!

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