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Qual poderá ser "melhor"

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    Qual poderá ser "melhor"

    Se tivessem como prioridade, muito espaço para passageiros e bagagem, darem prioridade à ecónomia (médias em torno dos 5,5l/100 kms), equipamento simples (sem mariquices da moda) ,assim como ter alguma garantia que o carro em termos de suspensão fosse mais robusto que qualquer carro normal (por causa do estado de algumas estradas), qual escolheriam?, em qualquer dos carros, não é para quem tenha peneiras, é para quem não liga ao luxo ou acabamentos de qualidade. Motores entre os 90cv e os 107cv.

    1 - Citroen Berlingo Multispace 1.6 HDI 92cv/Peugeot Partner Tepee 1.6 HDI 92cv
    2 - Dacia Lodgy 1.5 DCi 90/107cv
    3 - Fiat Dobló Multijet 105cv/Opel Combo 1.6 CDTI 105cv
    4 - Renault Kangoo 1.5 CDi 90cv
    5 - Vw Caddy Kombi 1.6 TDI 102cv

    #2
    Berlingo.

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      #3
      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
      Berlingo.
      Tive oportunidade de conduzir uma quando sairam nesta geração (que vai na 2ª série) e acho que só não gostei da posição de condução muito (muito) elevada e a facilidade com que os plásticos/revestimentos iriam dar origem ruidos com o passar do tento. O restante, pareceu-me bom, incluindo os 110cv.

      Comentário


        #4
        A relação preço/qualidade da Dacia deve ser imbatível......

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          #5
          Uma das gémeas PSA ou a Caddy.
          Penso é que a Caddy será relativamente mais cara.
          Nas PSA conheço quem as monte, literalmente(na fábrica claro)

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            #6
            por acaso aqui há uns meses fiz uns 10 ou 12kms numa partner a conduzir e além de ter as mudanças em cima - mas isso deve ser normal nesses comerciais - ia no alto. boa visão para a estrada, mas para quem anda no meu carro, que tem posição já alta, ali parecia que ia no 1º andar. de resto tem força e tem é que se ter cuidado na via rápida, aquela ia vazia...

            ia para a partner/berlingo ou dobló/combo. uma fiorino cargo ou qubo está fora das cogitações? tem é menos cavalagem, mas o motor 1.3 é fiável se não for constantemente utilizado em autoestrada. há também na dobló o 2.0 de 135cv se for para utilizar em estiradas longas, são 22800€. as combo idem. há também a citroen nemo, mais básica e mais barata.

            edit: fui agora ver e tem motor 1.3hdi que nem sabia da sua existência. 75cv por 14600 ou 18600. a berlingo sendo assim por mais 1000€ traz o motor 1.6 de 115cv, isto em relação à versão mais cara do nemo. compensa bem mais, capacidade de carga maior, mais desenvoltura no motor, gastos praticamente iguais e motor com excelentes provas dadas.
            Editado pela última vez por caditonuno; 06 September 2013, 15:20.

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              #7
              Honestamente e, desses apresentados só conduzi alguns (Berlingo, Partner, Dobló, Kangoo e Caddy) e nas versões comerciais mas, creio que grande parte das suas características podem ser extrapoladas para a variante de passageiros.
              Para começar, acho que deves excluir a Caddy pois é mais cara e, não se destaca em praticamente nada quando comparada com as PSA ou a Fiat.
              Das restantes recomendo a Berlingo ou Partner mas, se conseguires chegar à versão de 112 cv é melhor dado que essa vem com caixa de 6v e, a diferença de consumos é irrisória.
              Já agora, essas médias de 5,5L são capazes de ser demasiado optimistas se a carrinha andar muito em zonas urbanas, seja qual for o modelo apresentado.

              Comentário


                #8
                Tenho uma pessoa familiar que adquiriu no passado mês de agosto uma Peugeot Partner Tepee 1.6hdi 92cv e está muito satisfeito com a carrinha em termos de prestações cerca de 6,5lts/100 (ainda está na rodagem) em circuito urbano, no conforto acha muito confortavel (podera vinha de uma astra g) e o que realmente o levou a adquirir foi a capacidade de arrumação/espaço que aquilo tem. Penso ainda que este modelo PSA seja produzido em Mangualde (dos poucos carros Made In Portugal )

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mokadimoka Ver Post
                  Tenho uma pessoa familiar que adquiriu no passado mês de agosto uma Peugeot Partner Tepee 1.6hdi 92cv e está muito satisfeito com a carrinha em termos de prestações cerca de 6,5lts/100 (ainda está na rodagem) em circuito urbano, no conforto acha muito confortavel (podera vinha de uma astra g) e o que realmente o levou a adquirir foi a capacidade de arrumação/espaço que aquilo tem. Penso ainda que este modelo PSA seja produzido em Mangualde (dos poucos carros Made In Portugal )
                  É sim, e do que sei têm muitas encomendas.

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                    #10
                    A melhor escolha respondendo aos requisitos do autor do tópico é a 1ª, Citröen Berlingo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pedro18teixeira Ver Post
                      Honestamente e, desses apresentados só conduzi alguns (Berlingo, Partner, Dobló, Kangoo e Caddy) e nas versões comerciais mas, creio que grande parte das suas características podem ser extrapoladas para a variante de passageiros.
                      Para começar, acho que deves excluir a Caddy pois é mais cara e, não se destaca em praticamente nada quando comparada com as PSA ou a Fiat.
                      Das restantes recomendo a Berlingo ou Partner mas, se conseguires chegar à versão de 112 cv é melhor dado que essa vem com caixa de 6v e, a diferença de consumos é irrisória.
                      Já agora, essas médias de 5,5L são capazes de ser demasiado optimistas se a carrinha andar muito em zonas urbanas, seja qual for o modelo apresentado.
                      Sei que os 5,5 são optimistas, mas faço poucos kms com trânsito e rolo descontraidamente normalmente. A Berlingo/Partner de 90cv ainda não conduzi, mas tendo um andamento similar ao meu Punto de 70cv, é quanto basta.

                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                      por acaso aqui há uns meses fiz uns 10 ou 12kms numa partner a conduzir e além de ter as mudanças em cima - mas isso deve ser normal nesses comerciais - ia no alto. boa visão para a estrada, mas para quem anda no meu carro, que tem posição já alta, ali parecia que ia no 1º andar. de resto tem força e tem é que se ter cuidado na via rápida, aquela ia vazia...

                      ia para a partner/berlingo ou dobló/combo. uma fiorino cargo ou qubo está fora das cogitações? tem é menos cavalagem, mas o motor 1.3 é fiável se não for constantemente utilizado em autoestrada. há também na dobló o 2.0 de 135cv se for para utilizar em estiradas longas, são 22800€. as combo idem. há também a citroen nemo, mais básica e mais barata.

                      edit: fui agora ver e tem motor 1.3hdi que nem sabia da sua existência. 75cv por 14600 ou 18600. a berlingo sendo assim por mais 1000€ traz o motor 1.6 de 115cv, isto em relação à versão mais cara do nemo. compensa bem mais, capacidade de carga maior, mais desenvoltura no motor, gastos praticamente iguais e motor com excelentes provas dadas.
                      Fiorino cargo/qubo, além das "gémeas" da Citroen e Peugeot estão fora de questão tanto pelo espaço interior, como pela capacidade da bagageira. O motor também é "fraco", substâncialmente mais lento do que eu tenho agora e isso não obrigado. Andei com a Peugeot, gostei, mas basicamente fiquei com ideia que servia sobretudo para as voltinhas e nas calmas.
                      Quanto ao 1.3 Multijet, tenho um de 70cv com 211000 e nada contra. O 1.3 na versão de passageiros, suponho que só a Opel tem, a Fiat acho que optou por usar só o 1.6 de 105cv.
                      Editado pela última vez por lmml; 06 September 2013, 17:34.

                      Comentário


                        #12
                        Não entendo o motivo de se ponderar a Combo.

                        1) Para quê ter a cópia se o original (Fiat Doblo) até é mais barato? (Fiat Doblo)

                        2) A Combo devia ser proibida de vender em Portugal, ou já se esqueceram todos o que a GM/Opel fez à Azambuja? Quantos portugueses perderam o seu emprego? Quantos milhões a Opel levou em subsídios e benefícios fiscais que nunca devolveu?

                        3) Sobra, assim, a Fiat, a Dacia e os PSA.

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                          #13
                          Eu nessas condições iria para o Dacia Lodgy 1.5 DCi 90/107cv.

                          deve ser o mais barato e o mais económico.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pedro18teixeira Ver Post
                            Honestamente e, desses apresentados só conduzi alguns (Berlingo, Partner, Dobló, Kangoo e Caddy) e nas versões comerciais mas, creio que grande parte das suas características podem ser extrapoladas para a variante de passageiros.
                            Para começar, acho que deves excluir a Caddy pois é mais cara e, não se destaca em praticamente nada quando comparada com as PSA ou a Fiat.
                            Das restantes recomendo a Berlingo ou Partner mas, se conseguires chegar à versão de 112 cv é melhor dado que essa vem com caixa de 6v e, a diferença de consumos é irrisória.
                            Já agora, essas médias de 5,5L são capazes de ser demasiado optimistas se a carrinha andar muito em zonas urbanas, seja qual for o modelo apresentado.
                            mesmo em AE, a aerodinâmica não é das melhores..o meu xsara picasso em AE e a 120 não consegue fazer menos de 6

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                              #15
                              Berlingo, dos carros que já vi levar mais porrada e sempre reto...

                              Comentário


                                #16
                                Havia aqui um user que tinha um DB sobre a Dobló, se não estou em erro...

                                Pela estética, PSA ou Dobló...

                                Comentário


                                  #17
                                  Entre a Lodgy e a Doblo

                                  Comentário


                                    #18
                                    Peugeot ou Citröen!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Há cá em casa uma Partner 1.6 hdi 92cv de 11/2011 comercial. Tem média de 6 litros neste momento (40000km). Tenho a dizer que o motor e o conforto são espetaculares. Relativamente ao amortecimento, aquilo absorve tudo, ou quase... é máquina mesmo!!!

                                      ps: As outras não conheço...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TU154 Ver Post
                                        Não entendo o motivo de se ponderar a Combo.


                                        2) A Combo devia ser proibida de vender em Portugal, ou já se esqueceram todos o que a GM/Opel fez à Azambuja? Quantos portugueses perderam o seu emprego? Quantos milhões a Opel levou em subsídios e benefícios fiscais que nunca devolveu?

                                        Por este andar também ninguém comprava Renault, por causa do encerramento da fábrica de Setubal e da reconverção da fábrica em Cacia, nem Fords por a Galaxy ser agora construída na Bélgica. Idem para a Grundig em Braga

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                          Por este andar também ninguém comprava Renault, por causa do encerramento da fábrica de Setubal e da reconverção da fábrica em Cacia, nem Fords por a Galaxy ser agora construída na Bélgica. Idem para a Grundig em Braga
                                          Sem esquecer o muito que a fábrica da Azambuja deu a ganhar à Azambuja. Já agora quantos milhões a mais recebeu a Auto Europa em relação à GM?
                                          Se o Governo Nacional apoiasse a Azambuja tal como apoia a Auto Europa,- os trabalhadores fazem birra, lá vem o Estado enfiar dinheiro dos contribuintes na VW- talvez a Opel não tivesse ido embora.

                                          Tupolev já te esqueceste que a Renault também deslocou para outra fábrica, a produção do R 19 Chamade que chegou a ser produzido em CACIA.Não te vejo indignado pela VW, que ponderou produzir o Polo cá, ter mandado a sua produção para outro lado.

                                          Ideias como estas de não comprar só porque saiu de Portugal, sem compreender as verdadeiras razões para tal, demonstra que certas opiniões são tomadas por pessoas, cujas fronteiras do conhecimento esbarram nas fronteiras terrestres do país onde vivem

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                                            #22
                                            Dessas ia para a PSA, mas so conduzi as versoes comerciais da antiga Doblo, PSA e Caddy.

                                            A Caddy ate gosto do motor, mexe bem a carrinha, as PSA acho bem construidos, resistentes e o motor muito agradavel apesar de nao ser o mais rapido (1.9 TDI 105cv na Caddy era engraçado de andar) nem o mais pouado (aqui concordo que a Logdy deve levar vantagem). Mas no geral, as PSA sao equilibradas, baixa manutençao e robustas, o que acho extremamente importante nestes veiculos.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pikota Ver Post
                                              Eu nessas condições iria para o Dacia Lodgy 1.5 DCi 90/107cv.

                                              deve ser o mais barato e o mais económico.
                                              Não sei se será mais barato, conseguem-se muito bons descontos nas outras enquanto na Dacia o preço é muito pouco negociavel

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por U89 Ver Post
                                                Não sei se será mais barato, conseguem-se muito bons descontos nas outras enquanto na Dacia o preço é muito pouco negociavel
                                                E bem provavel que seja a que tenha menos margem de manobra em relacao ao preço. Ja em termos de espaço é provavel que ganhe a todas as outras. Os motores dCI ate nem sao mauzitos e sao economicos qb

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                                  Por este andar também ninguém comprava Renault, por causa do encerramento da fábrica de Setubal e da reconverção da fábrica em Cacia, nem Fords por a Galaxy ser agora construída na Bélgica. Idem para a Grundig em Braga
                                                  A VW produzia Galaxy's para a Ford. A Ford não fechou nenhuma fábrica em Portugal!

                                                  Se a Renault fez igual, então o povo também lhe devia dar o correctivo!

                                                  Somos um povo que tem muito pouco de patriotismo e orgulho nacional. Todos nos fazem o que querem e nós não reagimos!

                                                  A questão não é: se a outra fez e ninguém levou a mal, qual o motivo de levarmos a mal a Opel?
                                                  A questão é: se a Renault nos fez tão mal quanto a Opel, então devíamos reagir energicamente e "castigar" a marca!

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                    E bem provavel que seja a que tenha menos margem de manobra em relacao ao preço. Ja em termos de espaço é provavel que ganhe a todas as outras. Os motores dCI ate nem sao mauzitos e sao economicos qb
                                                    Onde trabalho houve vários DCi, mas sem fazerem "muitos kms", eram kangoo´s de AOV e não houve problemas. As Kangoo (geração anterior à actual) em curva tinha medo de puxar por elas, pois para a largura eram estreitas e havia quem já tivesse ficado em 2 rodas.

                                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                    Dessas ia para a PSA, mas so conduzi as versoes comerciais da antiga Doblo, PSA e Caddy.

                                                    A Caddy ate gosto do motor, mexe bem a carrinha, as PSA acho bem construidos, resistentes e o motor muito agradavel apesar de nao ser o mais rapido (1.9 TDI 105cv na Caddy era engraçado de andar) nem o mais pouado (aqui concordo que a Logdy deve levar vantagem). Mas no geral, as PSA sao equilibradas, baixa manutençao e robustas, o que acho extremamente importante nestes veiculos.
                                                    Resistência, e baixa manutenção, são coisa que me agrada especialmente, visto ter um carro que gosta de ir ao médico...!Lodgy, ainda não experimentei nenhum, porque só há a versão de 107cv e eu gostava mais da de 90cv, tanto por ser mais barata, como o motor ser mais elástico a baixa rotação, como para andar às voltinhas ser mais económica. Em estrada já a mais potente é melhor, principalmente AE.
                                                    Editado pela última vez por lmml; 08 September 2013, 11:52.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                                      ...
                                                      Se o Governo Nacional apoiasse a Azambuja tal como apoia a Auto Europa,- os trabalhadores fazem birra, lá vem o Estado enfiar dinheiro dos contribuintes na VW- talvez a Opel não tivesse ido embora.
                                                      ...

                                                      Fazem birra? LOL Mas tu sabes do que falas? Se fizéssemos birra, não tínhamos estado mais de 3 anos sem aumentos. Ou és daqueles que pensas que estamos todos na rua a fumar e a ler os jornais da bola e que só trabalhamos quando nos apetece? Sabias que em média cada trabalhador da Opel ganhava mais 800 a 1000 euros que um da VW? Dinheiro dos contribuintes, pois claro, nem somos o maior exportador nacional, nem representamos quase 1% do PIB. O que matou a Opel na Azambuja foi o facto de não ter uma área de prensas.


                                                      Por mim era a Kangoo ou a Dacia pelo preço e pelo que oferece ao que custa.
                                                      Editado pela última vez por now; 08 September 2013, 17:10.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A escolha é fácil.

                                                        Se pretendes apenas e só 5 lugares, Berlingo.

                                                        Se pretendes ter 7 lugares disponíveis, Lodgy. Atenção que a Lodgy só está disponível com o 1.5 dCi de 90 cv na versão de 5 lugares.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Escolhe a Citroen ou peugeot.
                                                          é bom produto.

                                                          São produzidas em portugal temos que defender o que é nosso.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                            A escolha é fácil.

                                                            Se pretendes apenas e só 5 lugares, Berlingo.

                                                            Se pretendes ter 7 lugares disponíveis, Lodgy. Atenção que a Lodgy só está disponível com o 1.5 dCi de 90 cv na versão de 5 lugares.
                                                            O Dacia Lodgy, que já vi em pormenor num stand e adorei, é mais parecida com um carro que os outros exemplos, como a Berlingo/Partner, mas não sei se seja tão robusta a nível de suspensão, transmissão e direcção. Estive no site da Dacia e a versão de 90cv também pode ter 7 lugares e não só 5. Eu gosto da Berlingo/Partner, mas também já estive num stand da Renault e puder ver o Kangoo e fiquei com a ideia que a posição de condução era melhor que na Berlingo/Partner. Pelo que tem sido aqui escrito, ao contrário do que esperava, a Kangoo parece estar atrás da Berlingo/Partner e não pensei que isso fosse ocorrer.

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