Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Será que vou receber uma multa pelo correio?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Código da Estrada] Será que vou receber uma multa pelo correio?

    Olá a todos.

    Estou com uma dúvida que se calhar alguns de vocês me podem esclarecer ou, ainda que também tenham dúvidas, podem partilhar a vossa opinião.

    Na semana passada aconteceu-me o que passo a descrever:

    Circulava numa estrada nacional, durante a noite e estava a passar numa zona em que o limite de velocidade é de 70km/h. Estrada com 2 faixas, completamente livre (sem viaturas à minha frente, nem ao lado, nem aparentemente atrás) e encontrava-me num local em que uns 300 ou 400m depois entrava numa via de acesso a uma ex-scut onde o limite de velocidade já não é de 70km/h mas sim de 120km/h, apesar da "qualidade" e estrutura das estradas ser muito semelhante.

    Dito isto e apesar de não estar com pressa para chegar a casa, acelerei "um pouco" mais do que devia e quando dei por isso tinha a chegar à minha traseira (vinha bem lançado) um carro da brigada de transito. Não trazia as luzes ligadas pelo que ao ser de noite só o consegui identificar quando se encostou a mim.

    O que eles fizeram foi estar uns 3 ou 4 segundos atrás de mim, bem colados, tanto que tive o instinto de jogar o pé ao travão para abrandar um pouco mas não o pude fazer pelo perigo que daí poderia advir. Depois desses 3 ou 4 segundos atrás de mim deram inicio à ultrapassagem. Neste momento eu estava já convencido (e conformado) de que me iam passar e em seguida me iam mandar parar para me multar. Mas o que fizeram foi ultrapassar-me muito lentamente, fizeram questão de ir lado a lado comigo durante mais uns 3 ou 4 segundos, até o momento em que eu virei ligeiramente a cara e olhei para um deles. Olhos nos olhos e seguiram à sua vida, até porque parecia que iam com muita pressa, rapidamente os perdi de vista.

    A velocidade a que eu ia é algo que não faço ideia, com tudo isto nem me lembrei de olhar para o velocímetro mas assim por alto digamos que ia entre os 100km/h e os 130km/h. Não acredito que fosse a mais de 130km/h (e espero bem que não) e também tenho quase a certeza que a menos de 100km/h não ia. Eles vinham pelo menos a 150km/h pela velocidade a que se aproximaram de mim.




    Relatada a experiência, aqui ficam as minhas dúvidas:

    1 - Poderei em breve receber uma multa pelo correio? (se a resposta for afirmativa, posso, mas acham na vossa opinião que vou mesmo?)

    2 - Numa situação como esta, para me multarem não teriam que me mandar encostar?

    3 - Será que os 3 ou 4 segundos que estiveram colados à minha traseira poderão ter servido para ligar a "câmara" e o radar de velocidade para registar imagem da infracção?

    4 - Ou será que esta atitude deles configura uma atitude de intimidação, ou seja, decidindo não me multar (até porque iam com muita pressa), poderão ter decidido apenas fazer-me ver que vou em transgressão e, por isso, circularam a meu lado até que eu olhei e percebi que estavam com cara de poucos amigos?

    5 - Se for autuado, qual poderá ser o valor da multa? Num local onde se pode circular até 70km/h é infracção grave a partir dos 100km/h e muito grave a partir dos 130km/h, certo? Ou isto já foi actualizado para "de 20 em 20" em vez "de 30 em 30"?

    6 - Há alguma hipótese de cassação de carta?


    Tenho carta há 15 anos e nunca fui multado bem como nunca me vi envolvido em nenhum acidente. E ando relativamente muito, uma média de 2000km por mês, ainda que isso não tenha valor para o que estamos aqui a discutir.

    Muito obrigado pela paciência e agradeço qualquer tipo de esclarecimento ou opinião. Mesmo que não consigam responder a tudo, qualquer coisinha já se agradece.

    Saudações.

    Z m T

    #2
    Nessa situação se te quisessem brindar era logo ali.

    Comentário


      #3
      Foi para te assustar.

      Radar (fotográfico) não tinham quase de certeza, o máximo que podiam ter era a câmara de video e nesse caso autuavam-te logo ali.

      Comentário


        #4
        Os Agentes do DT-GNR não têm radares nos olhos, descansa.

        Faz-me lembrar uma vez que fiz Torres Vedras - Caldas da Rainha, pela A8, a 140/160 km/h, sempre na esteira de um Megane da DT-GNR.

        Comentário


          #5
          Tambem creio que foi para te assustar. É comum eles fazerem essa "pressão" para passar a mensagem.

          Normalmente quando eles "fotografam" no carro, mandam encostar na hora, e se assim fosse, ao tirares logo o pé do acelerador, esses 4 ou 5 segundos, ainda perdias alguma velocidade e atenuava a coisa..

          Já me fizeram isso uma vez, em que ia dentro do limite mas a BT ia com pressa mas sem sirenes nem luzes, e toca de ficarem colados.
          Se tocares no pedal do travão, ele acende a luz mas não trava, o que dá para avisar quem vem atrás.. Então foi o que fiz. Foram os restantes 4 quilometros a quase 2 carros de distancia, até poderem ultrapassar

          Comentário


            #6
            Obrigado pessoal.

            Eu também fiquei com a ideia de que sería para assustar um pouco, porque até ficava mal eles passarem por mim sem uma mínima repreensão, nem que fosse apenas com o olhar, hehehe.

            Pelas vossas respostas julgo que posso então concluir que é altamente improvável eu vir a receber o que quer que seja, ainda que não seja impossível.

            Já agora, se não se importam... E se fosse autuado? Qual seria o valor? Podia ficar sem a carta ou isso é só para reincidentes?

            Obrigado mais uma vez.

            ZmT

            Comentário


              #7
              Sem stress, relaxa, houve uma música soft e goza a vida com um sorriso nos lábios.

              Comentário


                #8
                Em princípio, foi para assustar.

                Comentário


                  #9
                  Também acho que foi mais para assustar.em caso de multa paravam-te logo ali

                  Comentário


                    #10
                    Até podiam estar à procura de um suspeito não? Depois de conferirem que não era aquele carro seguiram... Ou então sou eu que ando a ver muitos filmes

                    Comentário


                      #11
                      Obrigado pessoal.

                      Fico bem mais descansado Estava convencido que havia boas probabilidades de ser multado e agora já penso que muito dificilmente...

                      Sim tbone. Ou isso ou até podem ter optado por olhar para mim para ver se não estaria com aspecto de quem tivesse bebido uns copos ou assim

                      Eu estava com receio que os 4 segundos que estiveram atrás de mim tivessem servido para recolher imagem e registar velocidade instantânea e que depois o fazer questão de ocorrer um contacto olhos nos olhos fosse para evitar que eu depois me pudesse defender dizendo que não me lembrava de ir a mais velocidade nesse dia.

                      Acho que eles iam mesmo com muita pressa para outra ocorrência e não tiveram tempo para "tratar de mim". Fizeram bem ... se fosse multado também não me podia queixar muito porque de certa forma fiz por merecer mas por outro lado também só me estico um bocadinho quando entendo que o estou a fazer em segurança, especialmente sem comprometer a segurança dos outros utilizadores da via pública.

                      Se me lembrar depois passo cá daqui a uns tempos a confirmar que não recebi multa, caso não haja surpresa que me faça cá passar antes

                      Saudações!

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X