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Alfa 156 TSpark [Mudança da distribuição]

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    Alfa 156 TSpark [Mudança da distribuição]

    Olá a todos,

    Vou efectuar a mudança da distribuição no Alfa 156 1.6 TSpark.
    Sei que estes carros mudam de 60K em 60K, ao contrário do que se previa inicialmente, e lembro que li por aqui à algum tempo, qualquer coisa relacionada com um dos tensores, que inicialmente era de plastico, e pareceu-me também ver alguem a dizer que existem tensores sem ser de plastico.

    O meu pedido consiste no esclarecimento desta dúvida: os tensores. Já que me pareceu que eixstem os ditos tensores "melhores", como e onde é que posso encontrá-los, e como é que tenho a certeza que estou a comprar os "melhores"...

    Obrigado desde já.

    #2
    Um dos tensores, epá, agora não sei qual é, inicialmente era em baquelite (Plástico), a partir de determinada altura penso que foram todos trocados para metálicos. Já não deve haver tensores antigos. És tu que vais fazer a mudança ou o teu mecânico?

    Comentário


      #3
      Obrigado pelo esclarecimento... também tinha ideia que os que se encontram por aí já são todos metálicos... mas não tinha a certeza daí a minha pergunta.
      Vou comprar o material e o mecânico faz a mudança.

      Comentário


        #4
        Sendo assim tens hipótese de verificar. Se for de baquelite, daqui a 60 000kms tens de trocar, se for metálico, deverá aguentar os 100 000.

        Comentário


          #5
          Atenção que é necessário usar as ferramentas para trancar o motor, para que fique o trabalho bem feito e o motor fique no ponto.Muito pessoal não liga nada a isso e depois o carro nunca mais é o mesmo..e é mais fácil falar mal do que fazer as coisas como deve ser.

          Comentário


            #6
            E aproveitar para mudar o variador de fase.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PauloSantosGT Ver Post
              Atenção que é necessário usar as ferramentas para trancar o motor, para que fique o trabalho bem feito e o motor fique no ponto.Muito pessoal não liga nada a isso e depois o carro nunca mais é o mesmo..e é mais fácil falar mal do que fazer as coisas como deve ser.
              Sim eu sei ;) é o Rui da AlfaRomeo Motorsport que vai fazer o serviço

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                E aproveitar para mudar o variador de fase.
                Muito dinheiro... não tenho coragem... ...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                  E aproveitar para mudar o variador de fase.
                  Muito dinheiro... não tenho coragem... ...

                  Comentário


                    #10
                    Se o variador de fase não faz ruídos estranhos, e o funcionamento do motor está regular, podes "arriscar" a não trocar..digo eu.

                    Comentário


                      #11
                      eu num dos meus Twin Spark que faz cerca de 5.000 ano vou testar o kit de reparação do variador de fase, são cerca de 10 euros, e dizem..dizem que dura pouco cerca de 10.000 km e depois volta ao normal..ora para mim são 2 anos,e 10 euros versus 200 por dois anos e depois voltar ao que está agora... tá feito.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PeterISEL Ver Post
                        Se o variador de fase não faz ruídos estranhos, e o funcionamento do motor está regular, podes "arriscar" a não trocar..digo eu.
                        Nunca soube como era o ruido do motor com o VF avariado... mas acho que está ok, o motor não está muito regular, mas devido à borboleta que vou mandar limpar/substituir na altura da mudança da correia.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por sergiom Ver Post
                          eu num dos meus Twin Spark que faz cerca de 5.000 ano vou testar o kit de reparação do variador de fase, são cerca de 10 euros, e dizem..dizem que dura pouco cerca de 10.000 km e depois volta ao normal..ora para mim são 2 anos,e 10 euros versus 200 por dois anos e depois voltar ao que está agora... tá feito.
                          Onde é que se pode encontrar esse kit, só por curiosidade...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por cmax Ver Post
                            Nunca soube como era o ruido do motor com o VF avariado... mas acho que está ok, o motor não está muito regular, mas devido à borboleta que vou mandar limpar/substituir na altura da mudança da correia.
                            Originalmente Colocado por cmax Ver Post
                            Onde é que se pode encontrar esse kit, só por curiosidade...
                            Se o variador de fase estiver a dar o berro, ao ligar o motor parece um
                            motor diesel (toc toc toc...) até que o óleo comece a ter mais pressão.

                            Nas oficinas da ALFA basta dizer que se quer meter o kit quando se muda
                            a correia, que eles deve ter, e fazem isso.

                            Se o variador pifar a meio da vida útil da correia, tens de pagar quase o
                            mesmo que se paga por mudar a correia, porque a mão-de-obra é igual
                            (têm de desmontar tudo como se fosse para trocar a correia).

                            Por isso é que se muda sempre o variador de fase quando se muda a
                            correia (para aproveitar a mão-de-obra).

                            Comentário


                              #15
                              Variator (variable valve timing) - Wikipedia, the free encyclopedia
                              (...) Variators are best replaced at the same time as the timing belt. (...)

                              Comentário


                                #16
                                Por acaso o meu, desde que o comprei faz o tal barulho diesel nos primeiros 2, 3 segundos. Já vai em 6 anos, e mais de 120 000kms, e o barulho mantem-se o mesmo. O único "cuidado" que tenho é mudar religiosamente o óleo de 10 000 em 10 000kms, e sempre selénia 20k. Por acaso, e mais importante que o V.F., preventivamente mandei trocar os bronzes, notava um barulhinho assim mais estranho, e parece que acertei na mouche. Já tinha umas marcas e mais uns kms e ia ter problemas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                  Por acaso o meu, desde que o comprei faz o tal barulho diesel nos primeiros 2, 3 segundos. Já vai em 6 anos, e mais de 120 000kms, e o barulho mantem-se o mesmo. O único "cuidado" que tenho é mudar religiosamente o óleo de 10 000 em 10 000kms, e sempre selénia 20k. Por acaso, e mais importante que o V.F., preventivamente mandei trocar os bronzes, notava um barulhinho assim mais estranho, e parece que acertei na mouche. Já tinha umas marcas e mais uns kms e ia ter problemas.
                                  Ou seja, tens o variador de fase nas couves.
                                  Portanto, nas rotações mais altas estás com as válvulas a funcionar com
                                  a configuração das baixas.

                                  Fun starts @ 3000!
                                  There has been quite a few issues with "diesel-noise" from the Twin Sparkengines. The "diesel-noise" will in the beginning last only a few seconds
                                  after turning your key to start the engine. But it will last longer and
                                  longer. The "diesel sound" does not have to be quite noticeable as it is the
                                  first few seconds after turning the key. An ok engine should not have any
                                  diesel sound at all, even at cold start!


                                  It's a typical failure of the so called "variator" that regulates the
                                  camshaft timing over the full rpm-range. If damaged it means loss of
                                  "top" power, even less power under 3000rpm and higher fuel consumption.
                                  (...)


                                  There should be no problem driving with this, you will not damage
                                  anything, but it should eventually be fixed.
                                  (...)
                                  Ou seja, pensas que está bom porque o carro anda.
                                  O problema é que o carro anda na mesma sem problema nenhum, mesmo
                                  que o variador de fase esteja nas couves. A diferença é que deixas de
                                  conseguir usar a configuração das válvulas para rotações elevadas. Gasta
                                  mais e anda menos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Epá, penso que não. Noto um ligeiro um bom Kick 3000rpm, depois constante até as 5000, e depois novamente outro kick a esta rotação. este não se nota tanto como as 3000. Mas gostava de testar um com o variador direito, a ver se noto diferenças. Ele faz o barulho durante apenas 2, 3s, depois acalma.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                      Epá, penso que não. Noto um ligeiro um bom Kick 3000rpm, depois constante até as 5000, e depois novamente outro kick a esta rotação. este não se nota tanto como as 3000. Mas gostava de testar um com o variador direito, a ver se noto diferenças. Ele faz o barulho durante apenas 2, 3s, depois acalma.
                                      Então o que tens é poço (perda de potência).
                                      Um TS em condições não faz nem poço nem kick.
                                      A aceleração deve ser sempre suave desde as 1000 às 7000, sem variações bruscas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                        Então o que tens é poço (perda de potência).
                                        Um TS em condições não faz nem poço nem kick.
                                        A aceleração deve ser sempre suave desde as 1000 às 7000, sem variações bruscas.
                                        Estás e meter-me em despesas! Vou experimentar trocar o variador na próxima muda da correia de distribuição... Se não notar diferença mando-te a conta.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                          Estás e meter-me em despesas! Vou experimentar trocar o variador na próxima muda da correia de distribuição... Se não notar diferença mando-te a conta.
                                          Se o problema é notar diferenças, então digo-te já que não vais notar.
                                          A menos que:
                                          - coloques o carro no banco de potência antes e depois,
                                          - meças o consumo durante uns meses antes e depois.

                                          Não consegui encontrar nada de antes e depois de um variador de fase avariado.
                                          Mas encontrei um gráfico que dá uma ideia:
                                          http://i53.photobucket.com/albums/g7...stsparkmod.jpg

                                          Basicamente, um poço é aquilo que se vê no gráfico por volta das 3500 e 4500 na linha
                                          verde preenchida (e não na pontilhada).
                                          Para quem conduz pode parecer um kick às 4250, mas na realidade é um poço às 3500.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Twin Spark engine!! -
                                            Alfa Romeo WebRing

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pois é Nuno... eu compreendo e aprovo tudo o que dizes... ... mas de facto o dinheiro é pouco, já tenho o kit de distribuição e a junta, mas tenho medo de esperar mais um ou dois meses até poder comprar o variador de fase, a correia foi mudada aos 162 000Kms à 5 anos atrás, neste momento tenho 224 000Kms, já passaram 2000Kms...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por cmax Ver Post
                                                Pois é Nuno... eu compreendo e aprovo tudo o que dizes... ... mas de facto o dinheiro é pouco, já tenho o kit de distribuição e a junta, mas tenho medo de esperar mais um ou dois meses até poder comprar o variador de fase, a correia foi mudada aos 162 000Kms à 5 anos atrás, neste momento tenho 224 000Kms, já passaram 2000Kms...
                                                Pois...
                                                Além de que é 3 anos ou 60.000Km...
                                                Portanto já passaram 2 anos e 2.000Km...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu acho que esse carro não é o mais adequado se andas assim tão apertado pois a manutenção ainda pesa bastante na carteira (suspensão, distribuição, velas, etc).

                                                  Não mudar o variador de fase é um erro, é quase como mudares só a correia e manteres os rolamentos porque naquela altura estavam bons. O variador agora pode ainda estar relativamente bom mas daqui a 1 ano não está e depois andas assim com o carro, a andar menos e a gastar mais. Se é que já não estará avariado agora só que tu nem reparaste........................

                                                  Arriscaste bem com essa distribuição. Tiveste sorte!

                                                  Cumprimentos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                    Eu acho que esse carro não é o mais adequado se andas assim tão apertado pois a manutenção ainda pesa bastante na carteira (suspensão, distribuição, velas, etc).

                                                    Não mudar o variador de fase é um erro, é quase como mudares só a correia e manteres os rolamentos porque naquela altura estavam bons. O variador agora pode ainda estar relativamente bom mas daqui a 1 ano não está e depois andas assim com o carro, a andar menos e a gastar mais. Se é que já não estará avariado agora só que tu nem reparaste........................

                                                    Arriscaste bem com essa distribuição. Tiveste sorte!

                                                    Cumprimentos.
                                                    Agradeço a tua opinião e respeito, mas não sabes algumas coisas, provavelmente não leste outros posts meus... é normal eu comprei o carro à quase 2 anos já com pouco mais de 214000 Kms, por isso não foi questão de arriscar, foi uma boa compra na altura, o que ele me custou era igual a ter comprado por exemplo um clio de 92, ou um polo de 89, enfim... não me vou estar a repetir, é o que tenho agora, e tenho-o porque tinha que ter, sou alfista quase desde que tenho carta de condução, por isso agora é tentar ver o que é melhor... provavelmente vou mesmo esperar mais 1 ou 2 meses e meter a bomba de agua e o VF.
                                                    Velas, sonda lambda, termostato etc já levou tudo quando o comprei, os custos de manutenção dele não me preocupam, até porque é 2º carro, nem chega a fazer 500 Kms por mes, mas o que é certo é que me apanhou numa altura complicada, tenho o lancia para o dia a dia e à 2 meses atras levou embraiagem, à um mes 2 pneus porque 1 rebentou, e amanha lá vão mais 2 porque começaram as chuvas e está mesmo a precisar... a escola começou e quem tem filhos sabes os custos envolvidos... ... mas pronto... é mesmo porque não quero fazer asneira que venho ao forum e falo com os mais entendidos... se calhar o melhor é mesmo tentar nao andar mt com ele e esperar mais um ou dois meses... depois do que li acho que é o mais sensato.

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