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O que poderá ser este barulho?

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    O que poderá ser este barulho?

    O meu carro (Mazda 2) anda com um barulho estranho, e gostava de ter aqui algumas luzes sobre o que poderá ser....


    Esta situação ocorre por vezes, mas está a ficar cada vez mais frequente.
    Surge um ruido ao ligar o carro, uma especie de "grilar" mecanico, como se fosse por exemplo metal a raspar....epois ao andar quando por exemplo meto uma nova mudança, aquele instante em começo a acelerar com a nova mudança (dado que deixo de acelerar para meter a nova mudança) às vezes lá faz o mesmo barulho. Consigo apanhar este barulho penso que em todas a passagens de mudanças.


    Já andei a procurar um bocado e vejo vários relatos de barulhos que dize ser dos tensor da correia, outros que pode ser embraiagem, já vi falar em bomba de agua, problemas na lubrificação com a saida do escape......
    O facto de não ter nenhuma oficina de confiança, deixa-me com receio de entrar numa daquelas aventuras de ser comido e aldar em reparação dispendiosas sem necessidade...


    Alguma sugestão do que será?

    #2
    Um grilar em aceleração/desaceleração pode ser muita coisa, mas o mais vulgar (e felizmente barato) é a correia dos acessórios (também conhecida por correia do alternador) que está a ficar velha e "patina" nas polies.

    Comentário


      #3
      Tambem apontava para correia alternador ou gasta ou com folga.Tambem poderá ser correia distribuição(se tiver,porque certos modelos de marcas têm corrente).Se disseres quantos KMs tem.

      A do alternador já é barata.

      PS:No meu fiesta MK3 1.1 94 aquilo na ford era 30e

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        Um grilar em aceleração/desaceleração pode ser muita coisa, mas o mais vulgar (e felizmente barato) é a correia dos acessórios (também conhecida por correia do alternador) que está a ficar velha e "patina" nas polies.
        A questão é que só dá para ouvir na aceleração e se for "brusca".
        Se fizer uma aceleração suave quase não faz barulho.
        Em baixas velocidades tipo ao passar da 1ª para a 2ª se levantar o pé da embraiagem "à bruta" naquele solavanco da entrada da mudança faz barulho, se for levantando o pé da embraiagem levezinho já faz menos.

        Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
        Tambem apontava para correia alternador ou gasta ou com folga.Tambem poderá ser correia distribuição(se tiver,porque certos modelos de marcas têm corrente).Se disseres quantos KMs tem.
        A do alternador já é barata.
        PS:No meu fiesta MK3 1.1 94 aquilo na ford era 30e
        Pensava que o Mazda 2 tinha correia de distribuição, mas na ultima revisão é que me disseram que é corrente de distribuição (mais barato fica XD)

        Um bocado por irresponsabilidade, já ando com isto assim há prai 2 anos (quando ia à revisão nunca conseguia reproduzir o barulho e os mecânicos n conseguiam ver o que pudesse ser) mas ultimamente tem ficado mais constante, pelo que vou ter de ver finalmente.

        É chato porque é complicado gravar o barulho, e tambem descrever lol
        É um chiar... um grilar... :S

        Comentário


          #5
          Olha que a corrente não fica mais barato.Pode ate ficar,porque nao tens mudar aos 90.000 ou 120.000.Mas ao mudar ou arrebentar vai ser um tombo.Principalmente em mão de obra.È como eles tivessem que abrir um motor.Enquanto a correia fica logo á vista(alguns) é só dar folga ao rolamentos.E voila.E um gajo que saiba por as correias no ponto

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por antsar Ver Post
            A questão é que só dá para ouvir na aceleração e se for "brusca".
            Se fizer uma aceleração suave quase não faz barulho.
            Em baixas velocidades tipo ao passar da 1ª para a 2ª se levantar o pé da embraiagem "à bruta" naquele solavanco da entrada da mudança faz barulho, se for levantando o pé da embraiagem levezinho já faz menos.


            Pensava que o Mazda 2 tinha correia de distribuição, mas na ultima revisão é que me disseram que é corrente de distribuição (mais barato fica XD)

            Um bocado por irresponsabilidade, já ando com isto assim há prai 2 anos (quando ia à revisão nunca conseguia reproduzir o barulho e os mecânicos n conseguiam ver o que pudesse ser) mas ultimamente tem ficado mais constante, pelo que vou ter de ver finalmente.

            É chato porque é complicado gravar o barulho, e tambem descrever lol
            É um chiar... um grilar... :S
            Mais uma razão para pensar que é a correia do alternador. Aceleras bruscamente e a correia, em vez de acompanhar o andamento do motor, patina e, ao patinar, chia.

            Comentário


              #7
              antsar,

              Curioso. Tenho um problema dessa natureza e arrisco dizer que é o mesmo. Não é ao ligar o carro, é com ele em andamento e cada vez que carrego na acelerador. O barulho difere (em termos auditivos) consoante a força com que se carrega no acelerador e acontece aleatoriamente em todas as velocidades.

              Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
              Olha que a corrente não fica mais barato.Pode ate ficar,porque nao tens mudar aos 90.000 ou 120.000.Mas ao mudar ou arrebentar vai ser um tombo.Principalmente em mão de obra.È como eles tivessem que abrir um motor.Enquanto a correia fica logo á vista(alguns) é só dar folga ao rolamentos.E voila.E um gajo que saiba por as correias no ponto
              O mecânico falou-me disso. Sabes dizer se é problema grave e se é temporário ou definitivo?

              Comentário


                #8
                A ser o problema na correia do alternador, não havia a hipótese de fazer o barulho com o carro ligado no relantim?

                Ou aí a correia está a girar a uma velocidade mais baixa e "encaixada", e só quando lhe é exigido uma aceleração é que fica a "patinar"?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por antsar Ver Post
                  A ser o problema na correia do alternador, não havia a hipótese de fazer o barulho com o carro ligado no relantim?

                  Ou aí a correia está a girar a uma velocidade mais baixa e "encaixada", e só quando lhe é exigido uma aceleração é que fica a "patinar"?
                  É o último caso. Se deixas a coisa andar, chega a uma certa altura e chia sempre, porque vai piorando.

                  Comentário


                    #10
                    Alguem consegue arranjar um video no youtube que possa ter este barulho da correia do alternador?

                    Comentário


                      #11
                      Ve lá se é igual

                      Comentário


                        #12
                        Boas ,
                        Vou dar o meu parecer sobre a situação.
                        Correia de acessórios não me parece. Quando tu ligas o carro dizes que ouves o barulho e depois para ao relanti? Quando engatas as mudanças e aceleras dizes que se ouve e depois para certo?
                        Se fosse a correia de acessórios, a meu ver, ao relanti tinha que fazer mais barulho, porque quando tu aceleras ela fica mais tensa, logo agarra melhor! Estou a falar com um conhecimento de causa do que se passou com um carro em casa. Pode ser a correia como pode não ser, eu pessoalmente não me parece que seja, senão como já referi, quando ligas o carro esse barulho tinha que permanecer. O que não sucede...

                        O que me leva a desconfiar que o problema poderá estar ou no volante do motor, na embraiagem ou até na caixa de velocidades... O meu Twingo fazia o mesmo barulho a ligar, e a meter as mudanças... tive mais tarde que trocar o disco de embraiagem e o voltante do motor...
                        Poderá ser as anilhas sincronizadoras da caixa que ao meter as mudanças fazem barulho...

                        Mas correia de acessórios? Não sei porquê mas não me parece

                        Comentário


                          #13
                          O barulho n é igual ao do video.
                          É um barulho mais agudo do tipo um "guincho"

                          Quando tu ligas o carro dizes que ouves o barulho e depois para ao relanti?

                          Certo, ao ligar faz o tal ruido durante prai 1 segundo e depois no relantim não se ouve nada.

                          Quando engatas as mudanças e aceleras dizes que se ouve e depois para certo?
                          Certo, o ruido nunca é continuado, é tipicamente um "guincho" que dura prai 1 segundo.
                          Ontem reparei que em andamento a baixa velocidade (em velocidades maiores com o barulho já é dificil perceber) com o pé fora do acelerador, se meter a embraiagem até baixo de forma rápida por vezes tb faz o barulho.

                          Já me aconteceu estar a deixar o carro ir abaixo, e ao dar alguma aceleração ao carro naquele momento em que começa a tremar e quase a ir abaixo mandar alguns "guinchos" seguidos.... :S

                          Do que tenho visto de correias, existe sempre referencia a barulho continuo, pelo que me deixa desconfiado que possa ser algo mais chato e caro....

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por antsar Ver Post
                            O barulho n é igual ao do video.
                            É um barulho mais agudo do tipo um "guincho"

                            [/COLOR]
                            Certo, ao ligar faz o tal ruido durante prai 1 segundo e depois no relantim não se ouve nada.


                            Certo, o ruido nunca é continuado, é tipicamente um "guincho" que dura prai 1 segundo.
                            Ontem reparei que em andamento a baixa velocidade (em velocidades maiores com o barulho já é dificil perceber) com o pé fora do acelerador, se meter a embraiagem até baixo de forma rápida por vezes tb faz o barulho.

                            Já me aconteceu estar a deixar o carro ir abaixo, e ao dar alguma aceleração ao carro naquele momento em que começa a tremar e quase a ir abaixo mandar alguns "guinchos" seguidos.... :S

                            Do que tenho visto de correias, existe sempre referencia a barulho continuo, pelo que me deixa desconfiado que possa ser algo mais chato e caro....
                            Quase de certeza que nada tem a ver com a correia.
                            Eu vou apostar em algum problema na caixa de velocidades ou no conjunto do volante de motor+embraiagem...
                            As mudanças entram bem? a tua caixa tem alguma manha?
                            Editado pela última vez por EDGAARLIVE; 17 September 2013, 15:12.

                            Comentário


                              #15
                              Será este o barulho...?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                                Quase de certeza que nada tem a ver com a correia.
                                Eu vou apostar em algum problema na caixa de velocidades ou no conjunto do volante de motor+embraiagem...
                                As mudanças entram bem? a tua caixa tem alguma manha?
                                Já tenho este ruido há prai 2 anos (sim... puro desleixo.... ) e se reparei dificuldades a meter mudanças foi prai unas 10 ou 20 vezes (que deve ter sido mais azelhice).
                                Suspeitei desde inicio que fosse caixa, e andei nos primeiros tempos atendo e nunca vi diferenças na caixa.

                                Já estou a ver que qualquer uma dessas brincadeiras vai-se mandar para uma pipa de massa.... possa...

                                Originalmente Colocado por AfonsoAlbufeira Ver Post
                                Será este o barulho...?
                                Não é bem isso. É um barulho igualmente agudo, mas é tipo 1/2 ou 1 segundo de duração.

                                Comentário


                                  #17
                                  Quando o carro está quente continua a fazer ruído? No meu diziam que era da correia do alternador e era uma fuga no coletor, tinham partido dois pernos e tinha fugas. Mas quando aquecia aquilo parava porque o coletor dilatava e fechava a fuga...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MrC4 Ver Post
                                    Quando o carro está quente continua a fazer ruído? No meu diziam que era da correia do alternador e era uma fuga no coletor, tinham partido dois pernos e tinha fugas. Mas quando aquecia aquilo parava porque o coletor dilatava e fechava a fuga...
                                    Posso fazer Lisboa-Porto que depois de 300km desligo e volto a ligar e lá faz o barulho (mantendo o factor de ser aleatório)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por antsar Ver Post
                                      Posso fazer Lisboa-Porto que depois de 300km desligo e volto a ligar e lá faz o barulho (mantendo o factor de ser aleatório)
                                      Olha quando tens o carro em ponto morto, ao relanti, e colocas o pé na embraiagem e tiras novamente esse barulho dá-se?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                                        Olha quando tens o carro em ponto morto, ao relanti, e colocas o pé na embraiagem e tiras novamente esse barulho dá-se?
                                        de cabeça diria que não....

                                        mas posso testar logo com o carro a frio e com o carro a quente, tento várias vezes (mais lento, mais rápido) e logo partilho o resultado.

                                        caso não se verifique o barulho, ajuda a eliminar alguma suspeita?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boas pessoal automovel,
                                          No meu caso eu tenho um Opel Vectra C de 2004 com 206000 kms, e eu oiço um barulho na correia do alternador quando está ao relantin, deixando de fazer quando eu acelero, será que me podem ajudar??
                                          Já à coisa de 2 meses meti volante do motor e kit de embraiagem
                                          Espero que me ajudem
                                          cumprimentos

                                          Comentário


                                            #22
                                            Muda a correia.

                                            Comentário


                                              #23
                                              para quanto custa esse arranjo??

                                              Comentário


                                                #24
                                                Desculpem escavar o tópico, mas comprei recentemente um Mazda 2 1.3 2008 que faz o mesmo barulho, e apesar de toda busca que fiz não consegui encontrar maiores informações sobre o assunto.

                                                Antsar, conseguiste descobrir o que fazia o barulho em seu carro?


                                                Originalmente Colocado por antsar Ver Post
                                                O meu carro (Mazda 2) anda com um barulho estranho, e gostava de ter aqui algumas luzes sobre o que poderá ser....


                                                Esta situação ocorre por vezes, mas está a ficar cada vez mais frequente.
                                                Surge um ruido ao ligar o carro, uma especie de "grilar" mecanico, como se fosse por exemplo metal a raspar....epois ao andar quando por exemplo meto uma nova mudança, aquele instante em começo a acelerar com a nova mudança (dado que deixo de acelerar para meter a nova mudança) às vezes lá faz o mesmo barulho. Consigo apanhar este barulho penso que em todas a passagens de mudanças.


                                                Já andei a procurar um bocado e vejo vários relatos de barulhos que dize ser dos tensor da correia, outros que pode ser embraiagem, já vi falar em bomba de agua, problemas na lubrificação com a saida do escape......
                                                O facto de não ter nenhuma oficina de confiança, deixa-me com receio de entrar numa daquelas aventuras de ser comido e aldar em reparação dispendiosas sem necessidade...


                                                Alguma sugestão do que será?

                                                Comentário

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