Boa tarde , num VW Polo TDI 1999, tenho o nivel de liquido arrefecimento baixo, mas o liquido esta com uma cor acastanhada e nao faço ideia o liquido que esta la dentro. devo acrescentar liquido refrigerante apenas ou tera algum mal?
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acrescentar liquido refrigerante??
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Originalmente Colocado por mmtreis Ver PostBoa tarde , num VW Polo TDI 1999, tenho o nivel de liquido arrefecimento baixo, mas o liquido esta com uma cor acastanhada e nao faço ideia o liquido que esta la dentro. devo acrescentar liquido refrigerante apenas ou tera algum mal?
Mas deves assim que possível, mandar substituir o liquido e fazer uma limpeza ao circuito.
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Originalmente Colocado por mmtreis Ver PostBoa tarde , num VW Polo TDI 1999, tenho o nivel de liquido arrefecimento baixo, mas o liquido esta com uma cor acastanhada e nao faço ideia o liquido que esta la dentro. devo acrescentar liquido refrigerante apenas ou tera algum mal?
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Deves tentar saber a origem do liquido acastanhado:
- se é ferrugem (andou só com agua),
- se é óleo que passou para o circuito (junta da cabeça queimada) normalmente parece borra de café,
- ou se foi junção de liquido anticongelantes que não são compatíveis um com o outro, ou mesmo com o circuito (não podes usar orgânicos em circuitos com componentes de latão).
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Originalmente Colocado por DragonH Ver PostDeves tentar saber a origem do liquido acastanhado:
- se é ferrugem (andou só com agua),
- se é óleo que passou para o circuito (junta da cabeça queimada) normalmente parece borra de café,
- ou se foi junção de liquido anticongelantes que não são compatíveis um com o outro, ou mesmo com o circuito (não podes usar orgânicos em circuitos com componentes de latão).
Quanto à questão, está tudo dito: troca de anticongelante e limpa o circuito. Depois logo vês como fica.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostSó um pequeno reparo, não tem obrigatoriamente que ter a cabeça queimada, pode estar só ressequida ou degradada com a idade e "a deixar passar".
Quanto à questão, está tudo dito: troca de anticongelante e limpa o circuito. Depois logo vês como fica.
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Originalmente Colocado por DragonH Ver PostJunta queimada é o termo comum usado pelos mecanicos para todas essas situações que possam gerar a passagem na junta da cabeça, acho que não era preciso a correcção que realizaste.
Agora, não percebo a "indignação" da correcção...ninguém sabe tudo e sermos corrigidos faz parte do processo natural de aprendizagem.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostJunta queimada é uma junta que levou escaldão. É um termo muito usado, mas às vezes não é preciso uma situação de aquecimento para que a junta perda a sua capacidade. Ora, como pode não ter sido o caso (não se sabe, ainda), não me parece correcto estares a dizer isso.
Agora, não percebo a "indignação" da correcção...ninguém sabe tudo e sermos corrigidos faz parte do processo natural de aprendizagem.
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Originalmente Colocado por DragonH Ver PostNão estou indignado, não percebo é a correcção a junta ficar ressequida ou degradada não vai dar ao mesmo de estar queimada... alias não é preciso o motor apanhar um escaldam para queimar a junta pode ocorrer à temperatura de funcionamento, mas adiante eu percebi o que querias dizer mas no fundo é tudo englobado no termos "junta queimada".
Vai, nunca disse o contrário, mas são situações diferentes. Continuo sem entender o celeuma, quando até comecei o post com toda a delicadeza...."só um pequeno reparo", nem sequer te disse "errado", ou "estás enganado", ou "vou corrigir-te", mas já vi que ganhei "as mesmas".
Como é que a junta pode queimar à temperatura ambiente? (não vale dizer "se for um mercedes").
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostA indignação está entre aspas.
Vai, nunca disse o contrário, mas são situações diferentes. Continuo sem entender o celeuma, quando até comecei o post com toda a delicadeza...."só um pequeno reparo", nem sequer te disse "errado", ou "estás enganado", ou "vou corrigir-te", mas já vi que ganhei "as mesmas".
Como é que a junta pode queimar à temperatura ambiente? (não vale dizer "se for um mercedes").
E sim uma junta pode queimar à temperatura de funcionamento do motor (o que é bastante diferente do termo "temperatura ambiente", mas não te preocupes que não vou festejar "batalhas" por um simples erro que cometeste na escrita...).
Mas como disse, adiante que nada estamos a contribuir para o tópico.Editado pela última vez por DragonH; 17 September 2013, 22:41.
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Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver PostNada como uma limpeza ao circuito e uma muda do liquido de refrigeração...
Isso fica novo e é barato
Não vale a pena usar o G12 da VW pode ser mandar dinheiro para o lixo caso haja algum problema, apenas deve tentar arranjar um anticongelante a 50% de preferência orgânico e de cor rosa apenas para manter a originalidade. Até no Roady está lá o Iada que para isso serve bem, mesmo que seja definitivo.
O pior mesmo vai ser limpar o circuito, aconselho a compara de um produto especifico e passar agua umas 3 ou 4 vezes.Editado pela última vez por DragonH; 17 September 2013, 22:39.
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Originalmente Colocado por DragonH Ver PostFica lá com os louros da batalha que achas que ganhaste, como disse não estou indignado não percebes é o desnecessário que foi a correcção que fizeste, é o mesmo de eu dizer que tenho uma jante empenada e tu fazeres a correcção para ovalizada, torcida, desalinhada ou outro tremo qualquer é tudo o mesmo.
E sim uma junta pode queimar à temperatura de funcionamento do motor (o que é bastante diferente do termo "temperatura ambiente", mas não te preocupes que não vou festejar "batalhas" por um simples erro que cometeste na escrita...).
Mas como disse adiante que nada estamos a contribuir para o tópico.
Eu não ganhei, nem ando a querer ganhar batalhas com ninguém, muito menos festejá-las (não sei onde nem como chegas a essa conclusão) mas tu só perdes pontos com o que demonstraste aqui. Se releres os meus posts e releres os teus, verás que estamos a milhas, a nivel de participação num fórum.
P.S. a gaffe que eu cometi da temperatura ambiente é isso mesmo, uma gaffe, mas a tua frase "não te preocupes que não vou festejar "batalhas" por um simples erro que cometeste na escrita é uma pérola. E é pérola porque eu não cometi nenhum erro na escrita...se tivesse escrito hambiente ou Roudy, isto sim era um erro de de escrita, ou não fazer pontuação, p.e. Mas não vou dissertar, até porque o mais certo é vires dizer que estou a festejar mais uma batalha.
Ai senhores...
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostEu fiz-te uma pergunta HONESTA e é assim que me retribuis??? Porreiro. Aliás como a tua atitude quando cometeste uma pequena incorrecção. Não vou perder tempo com quem, além de não saber aceitar uma correcção, só sabe ter uma atitude digna de um adolescente.
Eu não ganhei, nem ando a querer ganhar batalhas com ninguém, muito menos festejá-las (não sei onde nem como chegas a essa conclusão) mas tu só perdes pontos com o que demonstraste aqui. Se releres os meus posts e releres os teus, verás que estamos a milhas, a nivel de participação num fórum.
P.S. a gaffe que eu cometi da temperatura ambiente é isso mesmo, uma gaffe, mas a tua frase "não te preocupes que não vou festejar "batalhas" por um simples erro que cometeste na escrita é uma pérola. E é pérola porque eu não cometi nenhum erro na escrita...se tivesse escrito hambiente ou Roudy, isto sim era um erro de de escrita, ou não fazer pontuação, p.e. Mas não vou dissertar, até porque o mais certo é vires dizer que estou a festejar mais uma batalha.
Ai senhores...
Cumprimentos
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostDragonH, mas explica-me, sff, como é que uma junta se queima à temperatura de funcionamento? Gostava de saber, não estou a ver mesmo.
Uma das situações comuns é devida ao facto de muitas vezes os motores em esforço elevado e com o termostato estragado podem queimar a junta pelo choque térmico que apanham.
Mas não só, isto porque o valor de temperatura que temos no ponteiro não é muitas vezes o real dos materiais do motor, mas sim o da agua apenas, o do óleo do motor também é fundamental e pouco carros o têm, o meu GTI 16v mk2 têm manómetro do oleo e posso andar a esgalhar que a temperatura não passa dos valores normais mas olhando para o do óleo é ver aquilo galopar (mal chega aos 120º abrando logo).
O meu conhado numa A4 2001 que nunca aqueceu (no ponteiro) à 2 anos teve de mudar a junta por esta estar queimada (mesmo queimada não estava velha), é o que dá fazer norte a sul do pais sempre a fundo na autoestrada.
Para queimar a junta não tem que necessariamente haver aumento da temperatura do ponteiro para a zona vermelha do ponteiro, é claro que em muito contribui o estado da junta se for velha, podre ou ressequida acabam por queimar com facilidade quando é exigido um pouco mais.Editado pela última vez por DragonH; 18 September 2013, 17:02.
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Originalmente Colocado por DragonH Ver PostNão é muito raro de acontecer como se possa pensar, no inicio quando ouvi também estranhei.
Uma das situações comuns é devida ao facto de muitas vezes os motores em esforço elevado e com o termostato estragado podem queimar a junta pelo choque térmico que apanham.
Mas não só, isto porque o valor de temperatura que temos no ponteiro não é muitas vezes o real dos materiais do motor, mas sim o da agua apenas, o do óleo do motor também é fundamental e pouco carros o têm, o meu GTI 16v mk2 têm manómetro do oleo e posso andar a esgalhar que a temperatura não passa dos valores normais mas olhando para o do óleo é ver aquilo galopar (mal chega aos 120º abrando logo).
O meu conhado numa A4 2001 que nunca aqueceu (no ponteiro) à 2 anos teve de mudar a junta por esta estar queimada (mesmo queimada não estava velha), é o que dá fazer norte a sul do pais sempre a fundo na autoestrada.
Para queimar a junta não tem que necessariamente haver aumento da temperatura do ponteiro para a zona vermelha do ponteiro, é claro que em muito contribui o estado da junta se for velha, podre ou ressequida acabam por queimar com facilidade quando é exigido um pouco mais.
A temperatura do óleo costuma estar acima da da água, e demora mais tempo a chegar à temperatura de funcionamento. A água (anticongelante) aquece bem mais depressa.
Os 2 ponteiros deviam existir em todos os carros, mas agora parece que virou moda virem até sem o da temperatura (como o meu), o que eu acho um contra-senso e inadmissivel.
Obrigado pela explicação.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostOk, este ponto é fulcral, não há aumento da leitura da temperatura, mas na realidade, existe aumento no motor. Ou seja, há um escaldão, sem ser notado pelo condutor.
A temperatura do óleo costuma estar acima da da água, e demora mais tempo a chegar à temperatura de funcionamento. A água (anticongelante) aquece bem mais depressa.
Os 2 ponteiros deviam existir em todos os carros, mas agora parece que virou moda virem até sem o da temperatura (como o meu), o que eu acho um contra-senso e inadmissivel.
Obrigado pela explicação.
Quanto ao ponto a negrito, no meu Gti a temperatura do óleo chega mais depressa aos 90º graus (valor base de funcionamento) que os 90º da agua.
É incompreensível os carros modernos não virem com nanometro da temperatura, nem se sabe quando está à temperatura ideal de funcionalismo nem mesmo se o termostato está a cumprir a função e andamos sempre com o carro a frio. O ultimo que andei assim foi num S80.Editado pela última vez por DragonH; 18 September 2013, 18:04.
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Originalmente Colocado por DragonH Ver PostDe nada.
Quanto ao ponto a negrito, no meu Gti a temperatura do óleo chega mais depressa aos 90º graus (valor base de funcionamento) que os 90º da agua.
É uma situação incompensável os carros modernos não virem com nanometro da temperatura, nem se sabe quando está à temperatura ideal de funcionalismo nem mesmo se o termostato está a cumprir a função e andamos sempre com o carro a frio. O ultimo que andei assim foi num S80.
Os 2 carros cá de casa não têm o manómetro da temperatura, parece que temos que confiar num aviso (sonoro e/ou luz no quadrante) em caso de aquecimento. Pelo que vou ouvindo, por norma, já se vai tarde...Na Astra ainda tenho um menu escondido no CB, onde posso controlar a temperatura, mas é raro ir com esse menu aberto). Enfim, tretas.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostA sério? Mas tens a certeza que o termóstato e o sensor da temperatura estão bons? Não seria de esperar o contrário, em que o óleo é mais dificil de aquecer que o anticongelante? O único carro que conduzo com temperatura do óleo é o 520d (modelo novo) e aí o óleo demora mais tempo a aquecer (confirmado pelo mecânico que é o normal).
Os 2 carros cá de casa não têm o manómetro da temperatura, parece que temos que confiar num aviso (sonoro e/ou luz no quadrante) em caso de aquecimento. Pelo que vou ouvindo, por norma, já se vai tarde...Na Astra ainda tenho um menu escondido no CB, onde posso controlar a temperatura, mas é raro ir com esse menu aberto). Enfim, tretas.
Mas tenho ideia (e sempre ouvir) que o normal era o óleo aquecer mais depressa que a agua porque está em contacto mais directo com o núcleo do motor que a agua.
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