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Problema Opel Corsa 1.3 cdti

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    Problema Opel Corsa 1.3 cdti

    Caros amigos, estou com um problema com o meu corsinha...
    Tenho um opel corsa c 1.3 cdti van de 12/2003 e ja há algum tempo pra cá o carro de vez em quando faz-me uns soluçoes a baixas rotações.
    Passo a explicar o caso, a medida que troco de mudança (de 3 pra 4 por ex.) ao começar a acelerar o carro dá um ou dois soluços e se for a baixas rotações (até 2500 +/-) a uma velocidade constante o carro durante uma fração de 2/3 segundos também faz o mesmo, e neste momento esta a fazer com muita frequência. Alguem me pode ajudar a identificar o problema? ja me disseram que pode ser a valvula egr o o coletor de admissao sujo, se alguem ja teve um problema identico agrdecia que me ajudassem...

    obrigado

    #2
    Essa hipótese é uma das possiveis. Se nunca foram limpos (EGR e admissão) não perdes nada em fazê-lo (quer dizer alguns euritos perdes, ou então tempo se souberes como fazê-lo). Eu começava por aí, isto claro que se não tiveres nenhum erro registado.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
      Essa hipótese é uma das possiveis. Se nunca foram limpos (EGR e admissão) não perdes nada em fazê-lo (quer dizer alguns euritos perdes, ou então tempo se souberes como fazê-lo). Eu começava por aí, isto claro que se não tiveres nenhum erro registado.
      Caro Ecoflex obrigado desde já agradeço a sua resposta. A luz de averia nao acende mas os soluços estão lá, na minha mão nunca foi limpa, o carro tem 155 mil kilometros 80 mil dos quais na minha mão, quando o comprei notei que se eu andar em ponto morto o carro da umas aceleradelas sozinho mas nunca liguei pk é uma coisa mínima, agora nao sei até que ponto pode tar relacionado.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Gamaopel Ver Post
        Caro Ecoflex obrigado desde já agradeço a sua resposta. A luz de averia nao acende mas os soluços estão lá, na minha mão nunca foi limpa, o carro tem 155 mil kilometros 80 mil dos quais na minha mão, quando o comprei notei que se eu andar em ponto morto o carro da umas aceleradelas sozinho mas nunca liguei pk é uma coisa mínima, agora nao sei até que ponto pode tar relacionado.
        O que é que são aceleradelas? ir às 1500 rpms? 3000 rpms? Em que condições?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
          O que é que são aceleradelas? ir às 1500 rpms? 3000 rpms? Em que condições?
          Sim acelera até as 1500 rpms e volta ao ralenti e faz isso uma duas ou três vezes seguidas. Isto so acontece quando vou a andar com o carro em ponto morto, como por exemplo da descida de minha casa até à estrada nacional (200metros)

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            #6
            o mjet lá de casa já limpou a EGR e admissão a semana passada e tb tem esses soluços. Eu só tenho esse sintoma na fase de aquecimento do carro...logo de manhã. durante o dia, e quando está quente ele não faz.

            Comentário


              #7
              EGR.

              Limpa a dita cuja e a admissão pois deve estar tudo praticamente entupido.

              De qualquer forma o mais certo é teres de trocar a EGR por uma nova pois essa já está a morrer.

              Comentário


                #8
                Desliga a ficha da Egr e ficas logo com uma ideia

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                  #9
                  Originalmente Colocado por onlyme Ver Post
                  Desliga a ficha da Egr e ficas logo com uma ideia
                  como se desliga essa ficha Egr? é de fácil acesso ou é mais complexo?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por tiagomaia Ver Post
                    o mjet lá de casa já limpou a EGR e admissão a semana passada e tb tem esses soluços. Eu só tenho esse sintoma na fase de aquecimento do carro...logo de manhã. durante o dia, e quando está quente ele não faz.
                    Tiago esse sintoma pode ser do sensor de temperatura da refrigeração do motor, que dá sinais errados para a centralina.
                    Já aconteceu comigo essa situação.

                    Comentário


                      #11
                      Sabes o preco?

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                        #12
                        Originalmente Colocado por Gamaopel Ver Post
                        Sim acelera até as 1500 rpms e volta ao ralenti e faz isso uma duas ou três vezes seguidas. Isto so acontece quando vou a andar com o carro em ponto morto, como por exemplo da descida de minha casa até à estrada nacional (200metros)
                        Se é como dizes, isso também me acontecia com o corsa B 1.0, e parece-me normal. Aliás, fazia desde novo, e ainda fiz 9 anos e mais de 100 mil Kms com ele. Acho que não te deves preocupar com isso. Faz o que te disseram, e vê se melhora. Se for mesmo EGR, e não conseguires resolver com uma limpeza, ou metes uma nova ou eliminas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por tiagomaia Ver Post
                          Sabes o preco?

                          Essa pergunta é para mim? se for o preço anda entre os 20 a 25 aurélios. Procura nos sites de peças tipo MISTER AUTO por sensor de temperatura do líquido de refrigeração.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                            Se é como dizes, isso também me acontecia com o corsa B 1.0, e parece-me normal. Aliás, fazia desde novo, e ainda fiz 9 anos e mais de 100 mil Kms com ele. Acho que não te deves preocupar com isso. Faz o que te disseram, e vê se melhora. Se for mesmo EGR, e não conseguires resolver com uma limpeza, ou metes uma nova ou eliminas.
                            Vou mandar limpar a válvula egr e haver se resolve o problema, contudo o melhor será limpar o coletor de admissão também pra ficar um trabalho bem feito, espero k resolva o problema pk se tem de levar uma válvula egr nova isso dever rondar os 200€ pelo que me informaram

                            Comentário


                              #15
                              Boas. Se vais mandar fazer esse trabalho no carro depois informa aqui a malta do custo e se melhorou alguma coisa na resposta do motor.
                              Já agora deixa que te diga que esses carros costumam acender uma luz de avaria quando a EGR não está a funcionar corretamente. Se ligares o carro ao programa de diagnostico consegues inclusive ver os valores de abertura e fecho da EGR em %
                              Para evitar muitos problemas com a EGR e colector de admissão sujos é ter atenção á qualidade do óleo do motor, á qualidade do gasoleo que se usa e a forma como se calca o acelerador.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                                Boas. Se vais mandar fazer esse trabalho no carro depois informa aqui a malta do custo e se melhorou alguma coisa na resposta do motor.
                                Já agora deixa que te diga que esses carros costumam acender uma luz de avaria quando a EGR não está a funcionar corretamente. Se ligares o carro ao programa de diagnostico consegues inclusive ver os valores de abertura e fecho da EGR em %
                                Para evitar muitos problemas com a EGR e colector de admissão sujos é ter atenção á qualidade do óleo do motor, á qualidade do gasoleo que se usa e a forma como se calca o acelerador.
                                Caro VascoC ja mandei limpar a EGR, e pra ficar um trabalho bem feito mandei também limpar todo o coletor de admissão como tinha postado anteriormente. Ainda só andei hoje com o carro, mas nota-se muita diferença, o carro puxa muito melhor e os ditos sintomas pra já ainda não apareceram mas volto a afirmar que ainda só hoje o testei mas a primeira impressão é de satisfação. paguei 100€, foram 3 horas e meia de trabalho, anticongelante e umas abraçadeiras e ainda me lavaram o carro. não sei se foi muito pois foi a primeira vez que fez este trabalho mas se ficar resolvido melhor. Perguntei quanto ficava uma EGR nova e disseram-me que de origem (pierburg) k ficava a 170€ + IVA, e eu a mesma valvula EGR de origem (pierburg) consigo por 120€ com IVA, enfim é muita diferença...

                                Comentário


                                  #17
                                  Companheiro Gamaopel

                                  O meu Astra 1.3 cdti sofre dos mesmos sintomas que descreveste no teu.

                                  O motor falha (parece que a alimentação é cortada por instantes) especialmente a frio.

                                  Este problema tem vindo a agrava-se (o carro tem 130.000 kms e só o tenho à 10.000kms).

                                  Estou a pensar mandar limpar toda a admissão e EGR.

                                  Vai dando feedback.

                                  Um abraço

                                  ny12xx

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                                    Companheiro Gamaopel

                                    O meu Astra 1.3 cdti sofre dos mesmos sintomas que descreveste no teu.

                                    O motor falha (parece que a alimentação é cortada por instantes) especialmente a frio.

                                    Este problema tem vindo a agrava-se (o carro tem 130.000 kms e só o tenho à 10.000kms).

                                    Estou a pensar mandar limpar toda a admissão e EGR.

                                    Vai dando feedback.

                                    Um abraço

                                    ny12xx
                                    Caro ny2xx hoje ja testei melhor o carro, em auto estrada inclusive, e o carro ficou sem nenhum dos sintomas k apresentava antes de a EGR e a admissão serem limpas, digo-lhe honestamente que ficou um trabalho bem feito. O meu carro nos últimos dias também vinha a agravar o problema e ja tava a ser desagradável conduzi-lo . De qualquer forma a limpeza convém fazer-la pk possivelmente ta cheio de carvão e já ficará a saber se o problema vem mesmo dai, no meu caso resolveu e fiquei sem essa dor de cabeça
                                    cumprimentos

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Gamaopel Ver Post
                                      Caro VascoC ja mandei limpar a EGR, e pra ficar um trabalho bem feito mandei também limpar todo o coletor de admissão como tinha postado anteriormente. Ainda só andei hoje com o carro, mas nota-se muita diferença, o carro puxa muito melhor e os ditos sintomas pra já ainda não apareceram mas volto a afirmar que ainda só hoje o testei mas a primeira impressão é de satisfação. paguei 100€, foram 3 horas e meia de trabalho, anticongelante e umas abraçadeiras e ainda me lavaram o carro. não sei se foi muito pois foi a primeira vez que fez este trabalho mas se ficar resolvido melhor. Perguntei quanto ficava uma EGR nova e disseram-me que de origem (pierburg) k ficava a 170€ + IVA, e eu a mesma valvula EGR de origem (pierburg) consigo por 120€ com IVA, enfim é muita diferença...

                                      Já agora, e porque também tenho um 1.3, onde fizeste a operação de limpeza?
                                      É que nunca me falaram nesses valores, sempre mais alto, e quando falava na EGR diziam sempre que não valia a pena limpar, que o melhor era logo mudar para uma nova (que também era um valor mais alto que esse).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Gamaopel Ver Post
                                        Caro ny2xx hoje ja testei melhor o carro, em auto estrada inclusive, e o carro ficou sem nenhum dos sintomas k apresentava antes de a EGR e a admissão serem limpas, digo-lhe honestamente que ficou um trabalho bem feito. O meu carro nos últimos dias também vinha a agravar o problema e ja tava a ser desagradável conduzi-lo . De qualquer forma a limpeza convém fazer-la pk possivelmente ta cheio de carvão e já ficará a saber se o problema vem mesmo dai, no meu caso resolveu e fiquei sem essa dor de cabeça
                                        cumprimentos
                                        Companheiro

                                        Na passada quinta-feira, acendeu no painel a informação de "anomalia". Fiz o teste dos pedais e deu o 0400:

                                        P0400 Exhaust Gas Recirculation Valve Malfunction B-051
                                        P0400 Exhaust Gas Recirculation Valve Stuck B-051
                                        Contactei a AutoMafra (Oficina autorizada da Opel em Mafra) e agendei a limpeza/substituição para o dia seguinte.

                                        Limparam a EGR e a admissão. O funcionamento do motor passou a ser "quase" perfeito.

                                        O custo desta operação foi de 100,00 € (já com IVA).

                                        Segundo o mecânico me informou, a válvula estava completamente tapada e a entrada da admissão estava no mesmo estado.

                                        Ainda não posso garantir que o motor esteja com melhor rendimento, mas aparentemente está.

                                        Daqui a uns dias dou o feedback.

                                        Um abraço

                                        ny12xx

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
                                          Já agora, e porque também tenho um 1.3, onde fizeste a operação de limpeza?
                                          É que nunca me falaram nesses valores, sempre mais alto, e quando falava na EGR diziam sempre que não valia a pena limpar, que o melhor era logo mudar para uma nova (que também era um valor mais alto que esse).
                                          Caro Macavenco

                                          eu fiz a limpeza na zona Norte mais proprimente no Alto minho que é onde resido. já fiz quase 2000Km desde que me limparam a egr e a admissão e todos os sintomas que descrevi no primeiro post desaparecem, o carro ficou impecavel. Relativamente ao preço da Egr na oficina onde me efetuaram a limpeza pediam-me (perguntei por curiosidade) cerca de 170€ sem IVA (marca pierburg=origem) e eu tinha feito uma pesquisa na net e da mesma marca (origem) encontrei preços de 120€ com IVA incluido num site online ja com portes e outro de 131€ com IVA incluido numa casa de peças em Braga denominada SOARAUTO. Como vês se presquisares um bocado poupas uns valente trocos :-)
                                          Editado pela última vez por Gamaopel; 21 October 2013, 18:19.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                                            ...Limparam a EGR e a admissão. O funcionamento do motor passou a ser "quase" perfeito...

                                            ...Ainda não posso garantir que o motor esteja com melhor rendimento, mas aparentemente está...

                                            Daqui a uns dias dou o feedback....
                                            Companheiros

                                            Aqui está o feedback.

                                            O funcionamento do motor melhorou substancialmente.

                                            Aparentemente, ganhei uns cv/nm especialmente em baixas.

                                            Um abraço

                                            ny12xx

                                            Comentário


                                              #23
                                              Caros companheiros

                                              Passados 6000 km da limpeza da valvula EGR + admissão volto a ter uns soluços no carro, resumidamente imagine-mos o curso do acelerador, de 0 a 100%, se for por exemplo a uma velocidade constante (com o acelerador a 20%) e acelerar mais nesse instante de aceleração o carro faz un 2/3 soluços quer em frio quer em quente, ou então quando vou a sair de uma curva e acelero o carro no momento da aceleração faz mais 2/3 soluços e é nestes aspetos que se nota mais os soluços, terei mesmo de trocar a valvula EGR?

                                              Comentário


                                                #24
                                                A astra do meu sogro 1.3 cdti também faz os soluços que aqui decrevem e é o turbo. Mas como não há dinheiro para reparar vai andando assim. A egr é nova e a admissão também já foi limpa e só depois se viu que era o turbo. O vosso caso pode não ser, mas deixo o testemunho

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Manda limpar o colector de admissão e desactiva a EGR electrónicamente. Resolves o problema definitivamente e é menos um componente que não interessa para nada, e não te preocupes que não tens problemas na inspecção.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nuno42 Ver Post
                                                    A astra do meu sogro 1.3 cdti também faz os soluços que aqui decrevem e é o turbo. Mas como não há dinheiro para reparar vai andando assim. A egr é nova e a admissão também já foi limpa e só depois se viu que era o turbo. O vosso caso pode não ser, mas deixo o testemunho
                                                    Turbo ou electroválvula do turbo (bem mais vulgar neste motor)?

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                      Turbo ou electroválvula do turbo (bem mais vulgar neste motor)?
                                                      Ecoflex, só sei que é algo no turbo, não sei se é a electroválvula ou o próprio turbo. Quando a carrinha veio da oficina o meu sogro só me disse que era um problema no turbo..tirando isso dos soluços a carrinha tem sido uma verdadeira máquina, faz quase 90km diários desde 2007 durante todo o ano e não tem tido problemas de maior Só não gosto das jantes em ferro que ela tem, se o motor já não é muito potente aquele peso extra não ajuda

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                                                        #28
                                                        Olha outro aqui que anda aos soluços Isso e o carro deitar fumo branco quando ligo. Tou a ver que vou mandar desligar a EGR tb e limpar a admissão.

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                                                          #29
                                                          Não me parece que o meu caso tenha a ver com o turbo porque quando mandei limpar a admissão e a válvula egr o carro ficou bom mas agora passado um tempo ta a voltar ao mesmo, o que acho estranho, pelo que sei, é o carro fazer os soluços em quente uma vez que a válvula egr só funciona em frio (assim me disseram na oficina) mas como sou um pouco leigo não sei se faz sentido o que acabo de dizer. Hoje falei com um colega meu que tem o mesmo carro e ao que parece tem os mesmos problemas e também o aconselharam a anular a EGR.
                                                          Caso fosse a eletrovalvula do turbo normalmente não teria de acender a luz de manutenção?

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                                                            #30
                                                            Isso é a EGR de novo, garantido

                                                            O que se passa é que ela já esta a precisar de ser trocada (definitivamente)...

                                                            Ela ficou boa durante 6 meses, não será do turbo!

                                                            O meu 500 já tem uns "mini sintomas" (desconfio eu) com + de 70 mil Km´s, mas como so faz AE, vou deixando andar e está na garantia!


                                                            70-80 % das vezes, com esses sintomas é EGR entupida/avariada e admissão (quase) bloqueada!

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