Bem, vou aproveitar este espaço para deixar aqui um estudo que poderá ser útil para quem queira comprar um FIAT Panda com a intenção de usar Gasolina e GPL.
A FIAT comercializa em Portugal a gama Panda, com três motores e três opções de combustível, Diesel, Gasolina e GPL. Em Itália existem ainda Metano e GNC.
Olhando para o custo de utilização, o combustível GPL leva grande vantagem em relação aos outros... vejamos os preços médios em Portugal hoje:
Diesel: €1,430
Gasolina: €1,622
GPL: €0,754
Se abastecermos €5 ficamos com:
Diesel: 3,50L
Gasolina: 3,08L
GPL: 6,63L
Dá que pensar não é?
Vamos usar a versão Lounge, que é a única versão comum aos três motores e combustíveis.
Eis os preços:
Diesel: €15500 (1.3)
Gasolina: €13000 (0.9)
GPL: €13500 (1.2)
Existe também a opção de se escolher o motor 1.2 só com motor a gasolina pelo preço de €12000, mas que eu pessoalmente acho que é uma versão que cumpre mas que em nada se destaca das demais, nem em performance, nem em custo de utilização, nem em consumo. Por isso não a contabilizei, pois como verão mais adiante o comparativo será entre o 0.9 e o 1.2, ambos a GPL.
Vamos ver agora os consumos dos três motores em análise:
Diesel: 3,9L x €1,430 = €5,58 por cada 100km
Gasolina: 4,2L x €1,622 = €6,81 por cada 100km
GPL: 6,6L x €0,754 = €4,98 por cada 100km
Por exclusão de partes, o motor diesel por ser o mais caro e não conseguir abater esse maior custo inicial nos consumos está fora da corrida.
Vamos então agora começar o comparativo propriamente dito.
Qual o melhor motor a gasolina que equipa o Panda para utilizar GPL?
Muitos devem-se perguntar que a FIAT só comercializa um motor a GPL, o que é verdade, mas existe sempre a hipótese de converter o outro motor não comercializado de raíz a GPL.
Foi o que eu fiz, pelo motor em si, mas também por não haver hipótese de escolha GPL no Panda 4X4.
Vou tentar debater as diferenças entre os seguintes motores, ambos a GPL:
1.2 8v atmosférico
1242cc
69cv às 5500rpm
102Nm às 3000rpm
164km/h
14,2s
5,2L
118g CO2
0.9 8v TwinAir Turbo
875cc
85cv às 5500rpm
145Nm às 1900rpm
177km/h
11,2s
4,2L
99g CO2
Estes valores que escrevi, são os oficiais para utilização a gasolina.
A GPL a FIAT anuncia 6,6L de consumo combinado.
Eu como tenho o Panda 4X4 que além de ser maior, mais pesado, mais alto e ter tracção integral permanente, com este motor TwinAir tem estes valores oficiais:
0.9 8v TwinAir Turbo, montado no 4X4
875cc
85cv às 5500rpm
145Nm às 1900rpm
166km/h
12,1s
4,9L
114g CO2
A GPL, o meu 4X4 consegue consumos reais de 6,7L... volto a frizar... REAIS, não consumos oficiais, muito próximo dos valores oficiais do Panda GPL by FIAT, o que será fácil de prever uma descida nesta média, se este motor e sistema for montado num Longe em vez do 4X4.
Agora vamos tentar perceber as diferenças das duas versões movidas a GPL.
Para deixar bem claro, a FIAT só oferece a garantia a 100% na versão equipada a GPL de fábrica, em GPL montado depois, avarias que tenham como consequência o uso do GPL, ou simplesmente em peças que foram tocadas/adulteradas com a conversão perdem a garantia de fábrica.
Continuando...
o Panda 1.2 8v 69cv GPL Bi-Fuel Lounge, custa €13500
já o Panda 0.9 8v TwinAir 85cv S&S Lounge, custa €13000, a este valor vamos adicionar o valor médio das conversões GPL para este motor (recebi orçamentos entre €1500 e €1800), ou seja €1650 (foi até o valor que paguei pela conversão).
transformamos assim o nosso TwinAir em Panda 0.9 8v TwinAir 85cv S&S GPL Bi-Fuel Lounge que custou €14650.
É um valor mais caro €1150, e corre o risco de nos primeiros dois anos de vida de não ter garantido todos os problemas... será que compensa?
Vejamos...
O motor TwinAir tem mais 16cv e 43Nm, e como é turbo tem sempre mais binário em qualquer faixa de regime do que o atmosférico. Nunca sentimos aquela sensação de arrasto, pois o binário máximo é atingido antes das 2000rpm, 1100rpm antes do atmosférico.
Juntamente a isto, temos acesso ao Start&Stop que desliga o carro nos semáforos e que funciona igualmente a GPL, poupando assim gasolina e GPL, coisa que o 1.2 não tem nem sequer como opção.
Como se ainda não bastasse, o TwinAir tem um modo de funcionamento ECO, que altera por completo o funcionamento do motor contribuindo para baixar os consumos e as emissões. Este modo restringe o motor a 77,5cv às 5500rpm e a 100Nm às 2000rpm. É um valor mesmo assim melhor que o atmosférico, até mesmo o binário apesar de um pouco menor, aparece 1000 rpm antes do 1.2.
Temos então, um motor mais performante, mais económico e com um maior prazer de condução. Por "apenas" mais €1150, que poderão ser abatidos ao longo da sua utilização devido aos menores consumos.
E como fica a integração do GPL/Gasolina dentro do habitáculo?
Começamos pela bagageira. Ambos ficam com menos bagageira que o Panda convencional, que traz 225L.
Como o depósito, em ambos os GPL, é um pouco mais alto que a roda de emergência, perde aproximadamente 40L, ficando com uma bagageira do tamanho da do FIAT 500, 185L mas muito fáceis de rentabilizar pela forma da bagageira.
A FIAT ocupou o espaço em volta da roda com esferovite apenas contendo neste espaço uma chave para parafusos e o adaptador do SmartFuel, tapado com a alcatifa. Já eu, aquando da minha conversão, ocupei esse mesmo espaço com uma cargo box feita em bricolage e com tampo rígido forrado com a alcatifa da bagageira. No espaço debaixo do tampo consigo meter, o kit de emergência com compressor, o triângulo e fica ainda com espaço para meter sacos e outras tralhas pequenas. Melhor solução que a que a marca usou.
Depois, o GPL byFIAT como não tem o Start&Stop, utiliza o botão deste para comutar entre os dois combustíveis.
Já o TwinAir, mantém o Start&Stop em funcionamento.
O GPL byFIAT para ficar com o nível de combustível do depósito GPL, perde o nível de temperatura da água do radiador, e fica no quadrante com a luz de reserva do GPL e do seu funcionamento.
O TwinAir, mantém o quadrante original e todas as suas funções.
Então e onde fica o comutador e o nível de combustível do depósito GPL?
Fácil, usa-se o espaço na consola central que não é utilizado!
A consola do GPL byFIAT
A consola do TwinAir com o comutador e nível de combustível
Consegue-se uma boa integração, e sem perder os componentes que o atmosférico não tem, o Start&Stop e o sempre útil nível da temperatura do motor.
Espero que este estudo ajude quem tenha intenção de avançar para uma possível compra deste modelo e que já tenha até tido esta ideia de comprar um TwinAir e converter depois.
Eu estou muito satisfeito, e depois de 2000km a GPL, a satisfação continua e a integração com os sistemas está perfeita.
Fiquem bem.
A FIAT comercializa em Portugal a gama Panda, com três motores e três opções de combustível, Diesel, Gasolina e GPL. Em Itália existem ainda Metano e GNC.
Olhando para o custo de utilização, o combustível GPL leva grande vantagem em relação aos outros... vejamos os preços médios em Portugal hoje:
Diesel: €1,430
Gasolina: €1,622
GPL: €0,754
Se abastecermos €5 ficamos com:
Diesel: 3,50L
Gasolina: 3,08L
GPL: 6,63L
Dá que pensar não é?
Vamos usar a versão Lounge, que é a única versão comum aos três motores e combustíveis.
Eis os preços:
Diesel: €15500 (1.3)
Gasolina: €13000 (0.9)
GPL: €13500 (1.2)
Existe também a opção de se escolher o motor 1.2 só com motor a gasolina pelo preço de €12000, mas que eu pessoalmente acho que é uma versão que cumpre mas que em nada se destaca das demais, nem em performance, nem em custo de utilização, nem em consumo. Por isso não a contabilizei, pois como verão mais adiante o comparativo será entre o 0.9 e o 1.2, ambos a GPL.
Vamos ver agora os consumos dos três motores em análise:
Diesel: 3,9L x €1,430 = €5,58 por cada 100km
Gasolina: 4,2L x €1,622 = €6,81 por cada 100km
GPL: 6,6L x €0,754 = €4,98 por cada 100km
Por exclusão de partes, o motor diesel por ser o mais caro e não conseguir abater esse maior custo inicial nos consumos está fora da corrida.
Vamos então agora começar o comparativo propriamente dito.
Qual o melhor motor a gasolina que equipa o Panda para utilizar GPL?
Muitos devem-se perguntar que a FIAT só comercializa um motor a GPL, o que é verdade, mas existe sempre a hipótese de converter o outro motor não comercializado de raíz a GPL.
Foi o que eu fiz, pelo motor em si, mas também por não haver hipótese de escolha GPL no Panda 4X4.
Vou tentar debater as diferenças entre os seguintes motores, ambos a GPL:
1.2 8v atmosférico
1242cc
69cv às 5500rpm
102Nm às 3000rpm
164km/h
14,2s
5,2L
118g CO2
0.9 8v TwinAir Turbo
875cc
85cv às 5500rpm
145Nm às 1900rpm
177km/h
11,2s
4,2L
99g CO2
Estes valores que escrevi, são os oficiais para utilização a gasolina.
A GPL a FIAT anuncia 6,6L de consumo combinado.
Eu como tenho o Panda 4X4 que além de ser maior, mais pesado, mais alto e ter tracção integral permanente, com este motor TwinAir tem estes valores oficiais:
0.9 8v TwinAir Turbo, montado no 4X4
875cc
85cv às 5500rpm
145Nm às 1900rpm
166km/h
12,1s
4,9L
114g CO2
A GPL, o meu 4X4 consegue consumos reais de 6,7L... volto a frizar... REAIS, não consumos oficiais, muito próximo dos valores oficiais do Panda GPL by FIAT, o que será fácil de prever uma descida nesta média, se este motor e sistema for montado num Longe em vez do 4X4.
Agora vamos tentar perceber as diferenças das duas versões movidas a GPL.
Para deixar bem claro, a FIAT só oferece a garantia a 100% na versão equipada a GPL de fábrica, em GPL montado depois, avarias que tenham como consequência o uso do GPL, ou simplesmente em peças que foram tocadas/adulteradas com a conversão perdem a garantia de fábrica.
Continuando...
o Panda 1.2 8v 69cv GPL Bi-Fuel Lounge, custa €13500
já o Panda 0.9 8v TwinAir 85cv S&S Lounge, custa €13000, a este valor vamos adicionar o valor médio das conversões GPL para este motor (recebi orçamentos entre €1500 e €1800), ou seja €1650 (foi até o valor que paguei pela conversão).
transformamos assim o nosso TwinAir em Panda 0.9 8v TwinAir 85cv S&S GPL Bi-Fuel Lounge que custou €14650.
É um valor mais caro €1150, e corre o risco de nos primeiros dois anos de vida de não ter garantido todos os problemas... será que compensa?
Vejamos...
O motor TwinAir tem mais 16cv e 43Nm, e como é turbo tem sempre mais binário em qualquer faixa de regime do que o atmosférico. Nunca sentimos aquela sensação de arrasto, pois o binário máximo é atingido antes das 2000rpm, 1100rpm antes do atmosférico.
Juntamente a isto, temos acesso ao Start&Stop que desliga o carro nos semáforos e que funciona igualmente a GPL, poupando assim gasolina e GPL, coisa que o 1.2 não tem nem sequer como opção.
Como se ainda não bastasse, o TwinAir tem um modo de funcionamento ECO, que altera por completo o funcionamento do motor contribuindo para baixar os consumos e as emissões. Este modo restringe o motor a 77,5cv às 5500rpm e a 100Nm às 2000rpm. É um valor mesmo assim melhor que o atmosférico, até mesmo o binário apesar de um pouco menor, aparece 1000 rpm antes do 1.2.
Temos então, um motor mais performante, mais económico e com um maior prazer de condução. Por "apenas" mais €1150, que poderão ser abatidos ao longo da sua utilização devido aos menores consumos.
E como fica a integração do GPL/Gasolina dentro do habitáculo?
Começamos pela bagageira. Ambos ficam com menos bagageira que o Panda convencional, que traz 225L.
Como o depósito, em ambos os GPL, é um pouco mais alto que a roda de emergência, perde aproximadamente 40L, ficando com uma bagageira do tamanho da do FIAT 500, 185L mas muito fáceis de rentabilizar pela forma da bagageira.
A FIAT ocupou o espaço em volta da roda com esferovite apenas contendo neste espaço uma chave para parafusos e o adaptador do SmartFuel, tapado com a alcatifa. Já eu, aquando da minha conversão, ocupei esse mesmo espaço com uma cargo box feita em bricolage e com tampo rígido forrado com a alcatifa da bagageira. No espaço debaixo do tampo consigo meter, o kit de emergência com compressor, o triângulo e fica ainda com espaço para meter sacos e outras tralhas pequenas. Melhor solução que a que a marca usou.
Depois, o GPL byFIAT como não tem o Start&Stop, utiliza o botão deste para comutar entre os dois combustíveis.
Já o TwinAir, mantém o Start&Stop em funcionamento.
O GPL byFIAT para ficar com o nível de combustível do depósito GPL, perde o nível de temperatura da água do radiador, e fica no quadrante com a luz de reserva do GPL e do seu funcionamento.
O TwinAir, mantém o quadrante original e todas as suas funções.
Então e onde fica o comutador e o nível de combustível do depósito GPL?
Fácil, usa-se o espaço na consola central que não é utilizado!
A consola do GPL byFIAT
A consola do TwinAir com o comutador e nível de combustível
Consegue-se uma boa integração, e sem perder os componentes que o atmosférico não tem, o Start&Stop e o sempre útil nível da temperatura do motor.
Espero que este estudo ajude quem tenha intenção de avançar para uma possível compra deste modelo e que já tenha até tido esta ideia de comprar um TwinAir e converter depois.
Eu estou muito satisfeito, e depois de 2000km a GPL, a satisfação continua e a integração com os sistemas está perfeita.
Fiquem bem.
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