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Dilema - Reparar ou vender

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    Dilema - Reparar ou vender

    Boa noite,

    Temos na família um Audi A3 8L 1.6 do ano 2000. Foi comprado novo pelo meu pai, e manteve-se sempre cá. Conta agora com 220 mil km.

    Há uns meses atrás o carro começou a ter um consumo de óleo muito alto, logo começámos a pensar que o carro poderia ter algum tipo de problema a nível de segmentos (mal algo comum nestes motores).

    Fomos a uma oficina e foi efectuado um teste de compressão, teste este que acusou um cilindro com uma compressão mais ou menos 50% abaixo do que deveria, pelo que se confirmou um problema de segmentos (ou até pior).

    Para além disto, o carro estará em breve a precisar de uma embraiagem nova (ainda tem a de origem), casquilhos novos, e suspeita-se que há um problema na caixa de velocidades (a terceira mudança entra defeituosa mente). E precisa de algum trabalho de estofador (tecto descolou, um dos bancos esta a rasgar) e tem o AC avariado. E precisa de mais algumas coisas baratas (escovas, termostato, amortecedores da mala entre outras coisas).

    Agora para o meu pai põem-se duas hipóteses na mesa: gastar um bom dinheiro e arranjar o carro todo (3000 maybe?) ou vender o carro tal e qual como está, e com o pouco dinheiro que darão por ele juntamente com o possível dinheiro que se gastaria na reparação comprar um automóvel novo (usado). A trocar de carro seria para um carro no mínimo de segmento C e o meu pai tem uma tara por alemães, pelo que o dinheiro não deverá ser suficiente para comprar algum usado como deve ser (relativamente novo com poucos Km) embora haja sempre excepções.

    O que fariam nesta situação?
    Editado pela última vez por Duarteman; 17 September 2013, 23:29.

    #2
    Nessa situação trocava. São reparações a mais numa viatura com um valor residual e que não se destaca em nada.

    Comentário


      #3
      Todas as reparações valem a pena se a utilização do carro for rentabilizada. Eu veria o preco de um motor recondicionado e faria um orcamento global de reparação antes de decidir.

      Comentário


        #4
        O mais preocupante aí será o problema na caixa de velocidades e no AC... esses 2 pontos precisavam de um orçamento concreto (mesmo que pago...). O resto é chapa 3 e alguns euros bons. Mas no estado em que o carro se encontra... só vendido a peso... quem é que vai dar algum de jeito por isso?

        Não é um dilema... é um trilema...

        Muito seriamente, assusta-me mais o que referi do que reparar esse motor e as várias outras "pintelhices"... Mas há uma altura em que temos de atirar a toalha ao chão e desistir... Não sei... E comprar o quê? Por quanto? Que problemas poderá trazer já de imediato ou a curto prazo?

        Comentário


          #5
          em 2012 tive a mesma questão:

          mantinha o Golf IV de 2001 com 140.000 (salvo erro) que tinha e a precisar de torre de injecção, a beber muito oleo, consumos altissimos, fechadura do condutor e mala avariadas, toques no 2 lados na cava da roda traseira, um farolim com apoios partidos... ja lhe tinha metido 1 sonda lambda e a egr no espaço de 6 meses...

          ja tinha andado a sondar o mercado e o máximo que davam em stand em troca seria 1500 e o minimo foram 800,quer dizer houve stand's que me disseram que nem o aceitavam...

          vindo do nada recebo um telefonema de um stand aqui da zona que tinha la o carro ideal para mim... torci o nariz e contrariado fui obrigado pela maria ver o carro...

          comprei o carro nesse dia... "ofereceu-me" 3800€ pelo Golf que vendeu menos de 3 semanas depois (marcou-o ja arranjado pelo menos cosmeticamente por 5500€) e trouxe uma Astra H 1.7 CDTI 125 cv de 2008 com 64.000 km, metendo 10.000€ do meu bolso.

          tudo isto para te dizer que muitas vezes depende do negocio que te aparece... eu ja me tinha conformado que iria gastar €€€ no Golf e iria manter esse carro mais uns anos... mas pareceu-me ser um bom negócio a familia tinha acabado de crescer o Golf ja começava a desiludir pesei tudo isto e avancei...

          não me arrependo de ter comprado a Astra estou muito contente com ela... mas se voltasse atrás não a comprava, pois menos de 18 meses depois fiquei desempregado contra todas as espectativas...

          no teu lugar iria ponderar com muita mais calma pois o A3 parece-me mais maltratado que o meu Golf no entanto sondaria o mercado para ver o que aparece e te oferecem... ver não custa e por vezes existe um "bom" negócio a espreita...
          Editado pela última vez por pikuinhas08; 18 September 2013, 00:07.

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            #6
            Um pouco Off Topic:

            Para além dos problemas mecânicos, que serão como disse o CL, o custo mais pesado, parece-me que o carro "envelheceu mal"...para a dita "qualidade de construção germânica".


            On Topic:
            Das duas opções que colocas tudo se resume a uma questão:

            - Euros para gastar.

            Se há € para entregar esse e colocar o resto para um outro carro, é esta a melhor opção, sem dúvida.

            Se não há e apenas se consegue reunir o suficiente para uma reparação, tem que ser esta a opção e engolir em seco.

            Comentário


              #7
              Eu honestamente reparava a viatura!

              ver site
              Editado pela última vez por CesarNeves; 20 September 2013, 11:12.

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                #8
                Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                Um pouco Off Topic:
                Para além dos problemas mecânicos, que serão como disse o CL, o custo mais pesado, parece-me que o carro "envelheceu mal"...para a dita "qualidade de construção germânica".
                O carro não envelheceu mal. Qualquer carro usado praticamente todos os dias a caminho dos 15 anos fica assim ou pior, a não ser que o dono viva para o carro. Não lances chamas a este tópico por favor, há threads mais apropriadas para falares da qualidade de construção dos automóveis.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Duarteman Ver Post
                  O carro não envelheceu mal. Qualquer carro usado praticamente todos os dias a caminho dos 15 anos fica assim ou pior, a não ser que o dono viva para o carro. Não lances chamas a este tópico por favor, há threads mais apropriadas para falares da qualidade de construção dos automóveis.

                  Não leves a mal o que ele disse... acho que estamos todas a falar numa boa sem tentar depreciar um carro que até nem é nada mau! Embraiagem com 200 mil km tomaram muitos mudar apenas por essa altura e, se calhar, vais comprar um chasso alemão já a precisar dele porque andou muito mais em cidade do que esse A3...

                  Casquilhos ou sinoblocos... achas que há algum carro nem que seja japonês ou marciano que nunca vá precisar deles? Eles que façam o troço da Lameirinha duas vezes por mês, como eu faço, e depois vamos ver as contas de oficina com as borrachas e amortecedores, que nem falaste neles... mas todos os carros vão, um dia!, precisar de amortecedores novos se os donos quiserem manter os carros impecáveis!

                  O resto é mesmo pintelhices... só tenho medo dos mil euros, ou mais..., para a reparação da caixa e de outros quase mil euros para o compressor do AC e limpeza do negrume que possa existir no sistema de AC... de resto... mais mil euros e reconstrói-se esse motor como mandam as regras e tudo vai começar de novo. Inclusive vais ter que começar por lhe fazer a rodagem! À MANEIRA , mesmo!


                  Outra opção? Ver aí nos sites do costume sobre Golfs e Astras de 2008-2010 com menos de 110 mil km reais... vai vendo os preços.

                  Comentário


                    #10
                    o meu golf IV precisou de uma com menos de 50.000 km... e já andava a pedi-la desde os 20.000

                    Comentário


                      #11
                      uma embraiagem? eu nem sei como é que a minha, a caminho dos 235 mil, ainda não deu o berro, num carro utilizado TODOS OS DIAS e PRATICAMENTE TODOS OS SIAS NO MÍNIMO 40KMS em circuito de trânsito e de há cerca de ano e meio quase todos os dias pela minha mulher, que não tira o pé da embraiagem nos semáforos e pára arranca... tenho tido uma sorte...

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                        #12
                        sim a embraiagem...

                        não valia nada... ao abrir os pratos cairam.. estava limpinha... até a cabeça dos parafusos estavam gastos...

                        meti-lhe uma da SACHS e foi até o vender!!!

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                          #13
                          Sinceramente, arranjava se nao tivesse um bom orçamento.

                          Esse carro, vale pouco mais de 1000€ e se te pegarem no carro. Com 2000 ou 3000€ nao arranjas nada muito melhor.

                          Comentário


                            #14
                            Olha eu não faço ideia o que fazia, mas tentaria um orçamento para tudo mesmo, discriminado, e depois logo via. Até podia dar-se o caso, de ir arranjando só o que fosse essencial e deixar ir. Não sei, também não conheço esse carro e se vale a pena o esforço financeiro para mais uns anos...

                            Comentário


                              #15
                              Vale sempre a pena arranjar, se gostam do carro, e não têm dinheiro para comprar melhor.

                              Além de que um usado pode sempre trazer problemas próprios, e depois não só gastas o dinheiro da compra como corres o risco de teres mais encargos.

                              Comentário


                                #16
                                Eu arranjava...isso vale não vale assim tanto..se te derem no maximo 1500€ (sem ofensa) mais o valor do arranjo que poupavas, ias buscar um outro carro carregado de km's e nem sabendo como estava...
                                por mim arranja-se. Esse carro não tem tantos KM's quanto isso sequer.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Duarteman Ver Post
                                  O carro não envelheceu mal. Qualquer carro usado praticamente todos os dias a caminho dos 15 anos fica assim ou pior, a não ser que o dono viva para o carro. Não lances chamas a este tópico por favor, há threads mais apropriadas para falares da qualidade de construção dos automóveis.
                                  Não foi, é ou será minha intenção "lançar chamas", antes pelo contrário, quis dizer que tens um conjunto de situações para resolver e não apenas uma, sendo que um problema mecânico acontece a qualquer carro e em qualquer marca, o desgaste de determinadas peças, idem.

                                  No entanto parece-me apenas, comparativamente com o exemplo que tenho em casa, de um carro que rola TODOS os dias, a caminho dos 11 anos e tendo já passado os 200 mil, apresento-te mil e uma coisas que demonstram a "indiferença" que tenho por ele - ao contrário de "... fica assim ou pior, a não ser que o dono viva para o carro." - mas nada que se compare às tuas queixas.

                                  E como o meu não é da mesma nacionalidade, fiz o comentário em off topic, mas peço desde já desculpa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boas. Venho "desenterrar" este tópico só para dizer que o bicho vai continuar por cá e está neste momento no mecânico a trocar segmentos. Mais tarde darei feedback sobre os resultados.

                                    Comentário


                                      #19
                                      se arranjares , já sabes o que tens, se venderes e comprares outro, o outro pode também dar problemas, e começas tudo outra vez.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boa sorte.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boa reparação

                                          Comentário

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