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Parafuso do Bujão de Carter Maltratado

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    Parafuso do Bujão de Carter Maltratado

    Fui mudar o óleo do meu VW Golf V TDI 1.9 à Roady

    O mecânico diz-me: "mas o que é que aconteceu ao Parafuso do Bujão de Carter? Está muito maltrarado"

    Levou parafuso novo.

    Todas as mudanças de óleo foram feitas na marca, excepto exactamente esta última. Como é possível o parafuso estar assim tão maltratado? E aquela fissura que parace feita à medida. Fotos do dito parafuso:


    Editado pela última vez por Paramonte; 23 September 2013, 09:44.

    #2
    De facto demonstra muita falta de profissionalismo.

    Para quem cobra dezenas de euros por desperdícios e sprays quando só borrifa uma zona qualquer e depois não coloca um parafuso novo quando o que lá está se encontra nesse estado...................

    Comentário


      #3
      que marcas peculiares, parece que foi furado (juntamente com o carter) com uma broca fina

      com que objectivo? será que o famoso consumo de oleo destes motores sai por aí

      [conspiracao on]é um furo feito propositadamente para que , pelo menos, se tenha de ir á oficina com mais frequencia e no limite provoque uma avaria por falta lubrificação, era de verificar se a luz do óleo funciona[conspiracao off]

      speccy

      Comentário


        #4
        a rosca do carter , teve estar perra para entrar esse parafuso, aquele parafuso só entra no carter " encavalitado "

        Comentário


          #5
          Não me parece broca devido ao raio da curvatura.

          Parece mais um corte de reborbadora ( ...deira para os esquisitos)

          O parafuso terá sido colocado num torno ( daí a espalmadela lateral) e cortado com reborbadora.

          Case closed.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
            Não me parece broca devido ao raio da curvatura.

            Parece mais um corte de reborbadora ( ...deira para os esquisitos)

            O parafuso terá sido colocado num torno ( daí a espalmadela lateral) e cortado com reborbadora.

            Case closed.
            Também ia para aí, mas fica a questão: Para quê?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
              Também ia para aí, mas fica a questão: Para quê?
              Não sei. A mente humana é complexa... Existem n motivos para isso que vão desdo "just for fun" até à perversidade.

              Não me parece um situação acidental.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                Não me parece broca devido ao raio da curvatura.

                Parece mais um corte de rebarbadora ( ...deira para os esquisitos)

                O parafuso terá sido colocado num torno ( daí a espalmadela lateral) e cortado com rebarbadora.

                Case closed.
                esquisito aqui, LOL

                speccy

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                  Não me parece broca devido ao raio da curvatura.

                  Parece mais um corte de reborbadora ( ...deira para os esquisitos)

                  O parafuso terá sido colocado num torno ( daí a espalmadela lateral) e cortado com reborbadora.

                  Case closed.
                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                  Também ia para aí, mas fica a questão: Para quê?
                  Para lhe cortar e retirar a anilha que se calhar não a conseguiam tirar de outra forma...?

                  Só não sei como é que conseguiram apertar esse bujão outra vez.
                  Editado pela última vez por Braz; 23 September 2013, 11:43.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                    Para lhe cortar e retirar a anilha que se calhar não a conseguiam tirar de outra forma...?

                    Só não sei como é que conseguiram apertar esse bujão outra vez.
                    Bem observado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por speccy Ver Post
                      esquisito aqui, LOL

                      speccy
                      Rebarbadeiras
                      Reborbadeira
                      Reborbadora
                      Reberbadeira
                      Rebarbadeira



                      Já lhe vi chamarem de tudo um pouco.

                      Comentário


                        #12
                        Caros amigos (perspicazes amigos!)

                        Pois, temos então duas teorias para o caso do parafuso:


                        Teoria 1: Maldade com intenção de criar um problema no carro, para depois a oficina capitalizar na reparação.

                        Teoria 2: Na tentativa de remover a anilha, o parafuso é levado ao torno daí os estragos.

                        Teoria 1: arrepiante

                        Teoria 2: Falta de profissionalismo atroz

                        Estão abertas as votações

                        Comentário


                          #13
                          Teoria 2 do Braz (remoção de anilha) parece-me a mais lógica pois bate certo com a minha interpretação dos factos visíveis.

                          Comentário


                            #14
                            Os tempos estão dificeis. Mas por acaso foi algo que sempre desconfiei. Um gajo deixa o carro na oficina, eles arranjam uma coisa, passados 15 dias outra está avariada...

                            Se calhar devia confiar mais mas ...

                            Anyway, chamem-me puto, mas "parafuso do bujão" faz me rir :P


                            www.altarotacao.com
                            Editado pela última vez por CesarNeves; 24 September 2013, 21:09.

                            Comentário


                              #15
                              de facto tem o bujão bastante maltratado.

                              Comentário


                                #16
                                Antes o Bujão que o "Bujon"

                                Esse corte tem uma grande probabilidade de ter sido feito como diz o Pastis e pela razão indicada pelo Braz.

                                Aonde foi feito, não se consegue saber, pode ter sido na concessão da marca como na outra oficina. Parece-me que foi mais uma tentativa de desenrascar para a viatura não ficar imobilizada 1 dia ou dias para arranjar um parafuso... Sim porque ninguém gosta de ficar com o carro imobilizado por causa de um parafuso...

                                Comentário


                                  #17
                                  O carro foi sempre assistido numa oficina oficial.

                                  Ficar imobilizado por causa de um parafuso? Em último caso podiam recorrer a qualquer fornecedor de peças que certamente encontravam o parafuso adequado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isso foi para fazer um "macho" para a rosca do cárter. Na próxima muda confirma o estado da rosca.
                                    Cárter alumínio, parafuso de aço, demasiado aperto.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Realmente está com o bujão mal tratado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por mectec Ver Post
                                        Isso foi para fazer um "macho" para a rosca do cárter. Na próxima muda confirma o estado da rosca.
                                        Cárter alumínio, parafuso de aço, demasiado aperto.
                                        Deixa ver se percebi, esse parafuso é um ferramenta para alargar o carter para caber um parafuso maior?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Aquilo foi porque a anilha devia estar demasiado espalmada e muito esmagada contra o parafuso, o artista não foi de modas e à laia de sucateiro apertou o parafuso no torno e fez um corte com o serrote, só que esta péssima técnica provoca quase invariavelmente um lenho no parafuso, acontece algo semelhante aos artistas que cortam os aneis dos rolamentos das rodas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por mectec Ver Post
                                            Isso foi para fazer um "macho" para a rosca do cárter. Na próxima muda confirma o estado da rosca.
                                            Cárter alumínio, parafuso de aço, demasiado aperto.
                                            Estou com alguma dificulade em entender isto. Podias dar uma ajuda?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Para mim é simples de entender, o bujão de origem tem uma anilha fixa que depois de usada não se consegue substituir (não sai, só cortando) para por uma de cobre.
                                              Na marca leva sempre um bujão novo como indica o fabricante.
                                              O que me parece a mim é que o carro foi a algum mecânico que como é óbvio não tinha um bujão novo à mão e fez esse trabalho, não acredito que na marca fossem se dar a esse trabalho para aproveitar o parafuso quando lá os têm para colocar novos como procedimento e sem canseira.

                                              Já agora o artista (mecânico) poderia ter cortado isso com um alicate de corte, é preciso força mas é possível de fazer sem estrago, agora rebarbadora ou serrote...
                                              Editado pela última vez por DragonH; 23 September 2013, 21:27.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Faz todo o sentido, ou seja o mecânico pretendeu tirar uma anilha que na verdade estava soldada ao parafuso (anilha fixa) não sabendo que era fixa? certo?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  3eae84c697c88d18bb61caac7c99fd15-th.JPG

                                                  É uma técnica para rectificar uma rosca, é exactamente fazer um corte ao parafuso,tal e qual como está. No momento do aperto aparta os fios de rosca que estão danificados, facilitando o aperto. É uma sucateirada . Mas já o vi fazer mais do que uma vez.
                                                  A teoria para retirar a anilha também é plausível.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Estou a refer mentalmente os locais onde mudei o óleo nas ultimas 2 ou 3 vezes

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                                      Para mim é simples de entender, o bujão de origem tem uma anilha fixa que depois de usada não se consegue substituir (não sai, só cortando) para por uma de cobre.
                                                      Na marca leva sempre um bujão novo como indica o fabricante.
                                                      O que me parece a mim é que o carro foi a algum mecânico que como é óbvio não tinha um bujão novo à mão e fez esse trabalho, não acredito que na marca fossem se dar a esse trabalho para aproveitar o parafuso quando lá os têm para colocar novos como procedimento e sem canseira.

                                                      Já agora o artista (mecânico) poderia ter cortado isso com um alicate de corte, é preciso força mas é possível de fazer sem estrago, agora rebarbadora ou serrote...
                                                      Simples: cobram o bujao e nao to mudem fazendo tal trabalho. Como é algo que ninguem vai ver ate à proxima muda, e a possibilidade de serem eles novamente a ver o bujao e o cliente nunca sabera do caso, é muita... isso é algo para custar 0.50-1€, em 2 ou 3 por dia é fazer as contas.

                                                      E quem fala de bujao fala de outras coisas.

                                                      Ha muita marca que faz com cada sucatice e anda cobrar peças que nao foram mudas. Ainda ha tempos soube de um mecanico de uma marca francessa, que era lhe pedido para nao mudar filtros de ar, simplesmente sacudir e voltar a meter no carro, mas cobravam um filtro novo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Para o bujão aparecer assim, basta alguem ter apertado o parafuso com demasiada força (tão frequente!!) ou ter tentado desapertar para o lado errado (idem!!!)
                                                        Este aspecto é resultado do gajo seguinte que levou com a fava e teve que o tirar. Até foi um trabalho bem feito! Normalmente é preciso um carter novo ou pelo menos refazer a rosca. Um toque de profissionalismo na coisa, bujão novo, e já está.

                                                        Ser o zé da esquina ou a Rolls tanto faz, só não acontece a quem não faz o serviço, a diferença está no que cada um faz depois de perceber a bosta que fez.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                          Simples: cobram o bujao e nao to mudem fazendo tal trabalho. Como é algo que ninguem vai ver ate à proxima muda, e a possibilidade de serem eles novamente a ver o bujao e o cliente nunca sabera do caso, é muita... isso é algo para custar 0.50-1€, em 2 ou 3 por dia é fazer as contas.

                                                          E quem fala de bujao fala de outras coisas.

                                                          Ha muita marca que faz com cada sucatice e anda cobrar peças que nao foram mudas. Ainda ha tempos soube de um mecanico de uma marca francessa, que era lhe pedido para nao mudar filtros de ar, simplesmente sacudir e voltar a meter no carro, mas cobravam um filtro novo.
                                                          Não acredito nessa teoria, se fosse um peça mais cara e que não fosse fácil de detectar ainda poderia ser, nota-se que o maçarico era a primeira vez que fazia tal coisa, nitidamente foi apanhado de surpresa por isso fez esse trabalho. Eu tenho um VW e a primeira vez que foi mudar o óleo fora é que fiquei a saber o porque de na marca mudaram o bujão, o mecânico onde foi conhecia bem tal situação e com um alicate de corte cortou a mesma, mas ainda suou bastante...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                                            Não acredito nessa teoria, se fosse um peça mais cara e que não fosse fácil de detectar ainda poderia ser, nota-se que o maçarico era a primeira vez que fazia tal coisa, nitidamente foi apanhado de surpresa por isso fez esse trabalho. Eu tenho um VW e a primeira vez que foi mudar o óleo fora é que fiquei a saber o porque de na marca mudaram o bujão, o mecânico onde foi conhecia bem tal situação e com um alicate de corte cortou a mesma, mas ainda suou bastante...
                                                            Filtros de ar e habitaculo facturados e não mudados são aos pontapés.

                                                            Na area de Lisboa, em carros vindos de concessionários oficiais, já apanhei VW/Audi/Seat/Skoda, Renault, Ford, BMW...e de certeza que me vão aparecer mais.
                                                            Menos grave são filtros da concorrência facturados como de origem. Não é correcto, mas em caso de "emergência, ao menos o serviço é feito.

                                                            Se a malta não vê as coisas mais obvias, vai ver um bujão, que até costuma estar tapado pelo resguardo do motor?! é obvio que não

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