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Alfa Romeo 33 1.5 1991- Barulho Estranho

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    Alfa Romeo 33 1.5 1991- Barulho Estranho

    Bom dia pessoal. Hoje todo contente de manha decidi pela primeira vez ao fim de 2 anos que o carro estava parado, pôs o meu alfa romeo a trabalhar. Ontem foi ao e-clerc comprar uma bateria nova, e lá tentei por o carro a pegar. Custou um pouco a pegar, mas lá pegar, não saluçou nem nada, para minha surpreza, mal ligo começo a ouvir um barulho ou das valvulas ou da cambota do lado do condutor. Eu fiz um pequeno video para quem me possa dar uma certeza mais clara, cheira-me a valvulas, mas não tenho a certeza. De lembrar para quem não sabe, o motor do carro foi aberto e retificado a cerca de 7 anos atrás pelo o meu pai e pelo mecanico cá da casa, foi todo limpo e levou quase tudo novo, incluindo bronzes das bielas novos, a cerca de 2 anos foi para equilibrar os carburadores, para o sr. carlos vaz das horas rotativas, ao qual deixo aqui o meu apreço por ele, levou óleo 5w40, total classic á dois anos atrás incluindo filtro de oleo... Deixo aqui o video, ouve-se bem, peço e desculpa pela qualidade de imagem... Agradeço imenso a vossa ajuda! Obrigado e um bom dia!


    #2
    Isso esta no ponto? Verificava essa correi de distribuçao.... ah e tem óleo no cárter?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por maven Ver Post
      Isso esta no ponto? Verificava essa correi de distribuçao.... ah e tem óleo no cárter?
      com 2 anos parado pode estar a pedir para ser mudado!

      P.S.- as saudades que tenho de andar num carro desses.........mesmo dessa embraiagem manhosa tipo 8 ou 80

      Comentário


        #4
        Pode até não ser a razão, mas...

        Eu metia era o oleo que indica no interior do capôt, e cumpria a graduação que está no autocolante original dourado/preto ou no prata/dourado.

        Digo isso porque quando comprei o 145 equipado com motor 1.4 boxer o carro andou uns dias bem após o ter ido buscar ao stand.
        Mas de repente de um dia para o outro começou a fazer exactamente esse matraquear.

        Levei-o a uma oficina aqui no montijo que era especializada em Alfas.
        E o mecanico disse logo, trocaram o oleo por outro qualquer e é essa a origem do problema.

        Voltou a meter o selénia com a graduação indicada e o certo é que o motor ainda fez durante um pouco a batida até desaparecer.

        Ele falou que mexeram nas graduações do oleo e provocou um mau funcionamento das touches ou lá o que era.
        Simplesmente as touches estavam a receber a martelada do activador sem qualquer amortecimento, devido ao oleo ser mais grosso ou espesso, não activava as camaras que permitem amortecer a pancada dos activadores.

        Antes do 145 tive um 33 1.5 TI nunca tive esse problema, acredito que por ter usado o oleo recomendado.

        É como as velas quase toda a gente quando comprou ou possuiu um boxer da Alfa pôs a hipotese de usar ou usou mesmo outro tipo de velas em vez das GL.
        O certo é que as unicas que funcionam bem lá são as indicadas, as GL, eu tive essa experiência, usei bosh 4 polos, NGK, funcionam mas o motor parece que não se comporta como antes ou como deve.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
          Pode até não ser a razão, mas...

          Eu metia era o oleo que indica no interior do capôt, e cumpria a graduação que está no autocolante original dourado/preto ou no prata/dourado.

          Digo isso porque quando comprei o 145 equipado com motor 1.4 boxer o carro andou uns dias bem após o ter ido buscar ao stand.
          Mas de repente de um dia para o outro começou a fazer exactamente esse matraquear.

          Levei-o a uma oficina aqui no montijo que era especializada em Alfas.
          E o mecanico disse logo, trocaram o oleo por outro qualquer e é essa a origem do problema.

          Voltou a meter o selénia com a graduação indicada e o certo é que o motor ainda fez durante um pouco a batida até desaparecer.

          Ele falou que mexeram nas graduações do oleo e provocou um mau funcionamento das touches ou lá o que era.
          Simplesmente as touches estavam a receber a martelada do activador sem qualquer amortecimento, devido ao oleo ser mais grosso ou espesso, não activava as camaras que permitem amortecer a pancada dos activadores.

          Antes do 145 tive um 33 1.5 TI nunca tive esse problema, acredito que por ter usado o oleo recomendado.

          É como as velas quase toda a gente quando comprou ou possuiu um boxer da Alfa pôs a hipotese de usar ou usou mesmo outro tipo de velas em vez das GL.
          O certo é que as unicas que funcionam bem lá são as indicadas, as GL, eu tive essa experiência, usei bosh 4 polos, NGK, funcionam mas o motor parece que não se comporta como antes ou como deve.

          O meu tinha GL ainda novas, mas como eu não sabia troquei por umas Champion e não noto diferenças... Também uso óleo 5W50 Mobil e noto diferenças para melhor no motor.

          Acho o Boxer 8v pouco esquisito no que à manutenção diz respeito, sendo apenas imperativo ter sempre o óleo ao nível. O 16v é que já acho mais sensível.

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            #6
            Originalmente Colocado por zarizard Ver Post
            Bom dia pessoal. Hoje todo contente de manha decidi pela primeira vez ao fim de 2 anos que o carro estava parado, pôs o meu alfa romeo a trabalhar. Ontem foi ao e-clerc comprar uma bateria nova, e lá tentei por o carro a pegar. Custou um pouco a pegar, mas lá pegar, não saluçou nem nada, para minha surpreza, mal ligo começo a ouvir um barulho ou das valvulas ou da cambota do lado do condutor. Eu fiz um pequeno video para quem me possa dar uma certeza mais clara, cheira-me a valvulas, mas não tenho a certeza. De lembrar para quem não sabe, o motor do carro foi aberto e retificado a cerca de 7 anos atrás pelo o meu pai e pelo mecanico cá da casa, foi todo limpo e levou quase tudo novo, incluindo bronzes das bielas novos, a cerca de 2 anos foi para equilibrar os carburadores, para o sr. carlos vaz das horas rotativas, ao qual deixo aqui o meu apreço por ele, levou óleo 5w40, total classic á dois anos atrás incluindo filtro de oleo... Deixo aqui o video, ouve-se bem, peço e desculpa pela qualidade de imagem... Agradeço imenso a vossa ajuda! Obrigado e um bom dia!
            Antes de mais, não voltes a ligar esse motor a não ser para mostrar ao mecânico.

            Isso é uma batida fortissima que nem parecia de válvula, mas como é a única coisa que pode dar azo a bater não vejo que mais possa ser.

            Sendo esse 33 de 1991, já usa válvulas por actuação hidráulica e o que suspeito é que uma delas ferrou e bem, a julgar pelo matraquear.

            Eu não mudava óleo sem abrir essa cabeça direita.
            Não lhe fazia nada a não ser chamar o reboque. Com essa batida, além de estares a estragar cada vez mais a touche, estás a arredondar o excêntrico e isso é a última coisa que queres.

            Como hipótese mais remota - e drástica - a válvula até pode ter ferrado em aberto e esse barulho seria o êmbolo a bater na mesma.
            Esperemos que não.

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              #7
              Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
              O meu tinha GL ainda novas, mas como eu não sabia troquei por umas Champion e não noto diferenças... Também uso óleo 5W50 Mobil e noto diferenças para melhor no motor.

              Acho o Boxer 8v pouco esquisito no que à manutenção diz respeito, sendo apenas imperativo ter sempre o óleo ao nível. O 16v é que já acho mais sensível.
              A diferença das Golden Lodge é mais notória nos carburados.
              E quanto ao óleo, também acho que não costumam ser esquisitos, no entanto, os que têm touche podem ser mais esquisitos precisamente porque as cabeças estão dimensionadas para um tipo de viscosidade e fluidez por modo a que a pressão nas touche seja suficiente para a sua actuação.
              Mas não sei, nunca tive nenhum.

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