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Sonda Lambda causadora de mistura muito rica?

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    Sonda Lambda causadora de mistura muito rica?

    Boas pessoal!
    A pergunta é simples (ou não )!

    Poderá a sonda lambda ser responsável por uma mistura muito rica mesmo a partir do momento em que se liga o carro (motor frio)?

    #2
    Não leves a mal, mas bastava 10 segundos no Google para obteres a resposta: sim.

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      #3
      Claro, a questão vai mais no sentido de: mesmo no arranque do motor, isto é, mesmo nos primeiros 10 segundo de funcionamento?

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        #4
        Mas num carro de injeção, os primeiros momentos de funcionamento são com uma mistura rica para o veiculo aquecer mais rápido e sendo assim não é á partida um problema.

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          #5
          Ainda mais rica fica. Logo, é um problema.

          Carvão até ao infinito!



          Quando troquei a minha, o consumo baixou entre 0.5 e 1 l/100 kms.

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            #6
            Aproveitando o tópico, como saber se a sonda lamba está a falhar? Pode causar engasgos em marcha lenta? Pode aumentar o consumo de combustível (tenho notado o consumo instantaneo um pouco mais alto)?

            Comentário


              #7
              Sim, ambas as coisas. Mas isso também pode ser causado, por exemplo, por uma bobina/ cabo de vela menos bom.

              Comentário


                #8
                Ainda por cima no meu carro (Stilo), as bobines costumam dar bastante raia. Troquei uma em Fevereiro porque deixou entrar humidade e apodreceu. Agora tenho notado alguns engasgos em marcha lenta sem pé no acelerador ou ao levantar o pé e o consumo instantaneo mais alto, fazendo com a média geral também suba! Quando foi da outra bobine o carro engasgava-se fortemente em 2ª e em aceleração. Desta vez só por 2 vezes notei isso e nunca tão forte como da outra vez. Mais info acerca do meu possível problema nas 2 últimas páginas do tópico das perguntas idiotas Obrigado. (estou no IE, não consigo fazer parágrafos!)

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                  #9
                  Mesmo sem ir ler esse tópico, a outra bobina pode estar a começar a queixar-se, é possível.

                  Também pode haver uma fuga de ar algures, o que faz com que a mistura enriqueça e pode explicar os soluços também.

                  Comentário


                    #10
                    Os sintomas parecem os mesmos, só não me lembro do consumo mais elevado, pois o carro andou menos de 1 semana desde que notei os engasgos e a troca da bobine. Vou deixar andar mais um pouco, não posso fazer muito sem o carro avisar que tem uma falha e não me apetece trocar as bobines e não ser daí o problema, por exemplo. Obrigado

                    Comentário


                      #11
                      Se duvidas da sonda lambda, desliga-lhe a ficha e vê como o motor se comporta, se melhora substancialmente ou não.

                      Hoje tirei a ficha da minha e o motor ficou muitíssimo melhor! Claro que ainda não sei nada sobre consumos ou emissões, mas nem acendeu a luzinha de avaria...

                      Amanhã já se confirmará tudo em estrada... tem mais umas centenas de km pela frente!

                      Claro que já encomendei (Finalmente!!!!!!!) a nova sonda lambda (original e nova, 45€ no ebay...)

                      Comentário


                        #12
                        Ó CL, mas isso é relativo. O motor da minha funciona bem com a sonda desligada e a sonda tem meses!

                        De que marca é?

                        Comentário


                          #13
                          Como disse antes, ontem desliguei a minha mas só andei lá nas voltinhas na cidade. Hoje quando vim para baixo, acendeu logo ao fim de 2-3 minutos... mas veio assim o caminho todo. Só depois do almoço (curiosamente na rua paralela à Auto Pleno , finalmente fiquei a saber onde fica aquilo!!!) é que a voltei a ligar mas fica tudo na mesma... ou pior!

                          Entretanto já recebi feedback do ebay que a minha sonda já foi enviada hoje... (este gajo é extremamente eficaz e tem lá muito material novo e a preços bons para vários carros... não apenas Rover!). 2ª ou 3ª feira irei lá ver se o Cabrio azul ainda lá mora ou não...

                          Comentário


                            #14
                            Ter a sonda lambda ligada ou não, não alterava o trabalhar do motor. Pelo menos naqueles primeiros minutos de funcionamento.
                            Em todo o caso descobri o problema da mistura muito rica.
                            Sensor map, ou melhor, o tubo que liga o colector de admissão ao sensor map. Estava gretado.

                            Comentário


                              #15
                              Daquilo que eu entendo, a sonda lambda não funciona a frio por isso não podia influenciar até o motor aquecer.

                              Ainda bem que já descobriste. Aproveita e troca outros tubos que devem estar da mesma maneira.

                              Cumprimentos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por NelioSilva Ver Post
                                Os sintomas parecem os mesmos, só não me lembro do consumo mais elevado, pois o carro andou menos de 1 semana desde que notei os engasgos e a troca da bobine. Vou deixar andar mais um pouco, não posso fazer muito sem o carro avisar que tem uma falha e não me apetece trocar as bobines e não ser daí o problema, por exemplo. Obrigado
                                Conheço de perto um Stilo 1.4 que precisou duma bobina há 2 anos. Este ano levou mais duas. Só falta mais uma !

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                                  #17
                                  Já me faz lembrar os injectores do Audi A4... foi um, depois dois e na vez seguinte foi o último resistente! Mas um desses injectores deve dar para comprar as 4 bobines...

                                  Pá... vi outro dia bobines OEM, novas e "baratas" no ebay. Diz a esse teu amigo para procurar por lá!

                                  Comentário

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