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mudar o oleo!! / onde ?

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    mudar o oleo!! / onde ?

    hoje tive o dia todo tentar mudar o oleo, ( eu tenho o filtro bosh e oleo shell ) recorrendo algumas oficinas a primeira que entrei pediram 15€ acho um preço obsceno para o trabalho que é, vou a outra pedem 12,50€ eu disse que sim , mas que não tinham tempo hoje que passasse quarta !! mas eu quero mudar hoje !! chatiei-me e disse epah ! vou fazer isto eu , eu não tenho muitas ferramentas, para poder aceder ao bujon tive que montar o carro encima do passeio, tinha um garrafão de agua que cortei para deixar escorrer o oleo, aqui tudo bem, tiro o bujom e o oleo cai, mas quando vou tirar o filtro não consigo tirar com a mão ( há uma ferramenta com uma corrente propria para o tirar ) tive que por outra vez o mesmo oleo , para amanha ter que ir a uma oficina e pagar 15€ que para mim acho um exagero, isso fase em 10 min. Já agora alguem conheçe alguma oficina num raio de 10kms do cacem, onde possa mudar ?
    obg.

    #2
    10min para mudar o óleo?

    És optimista.

    Comentário


      #3
      Sim em dez min tb mudo o óleo. Fica uma porcaria mas muda-se!

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        #4
        Se não consegues retirar o filtro à mão e não tens chave própria agarra numa chave de fendas e num martelo e espeta a chave de fendas no filtro.
        Desta maneira consegues fazer força na chave e o filtro deve sair sem grande esforço.
        Quando colocares o filtro novo aquilo tem um vedante de borracha por isso basta apertares à mão.
        Se ficares na duvida se ficou bem ou não nos primeiros dias espreita o filtro e vê se não vaza, se não vazar está bom.

        Comentário


          #5
          Mas vocês deixam escorrer o óleo?

          Comentário


            #6
            Quando eu mudo o óleo aos meus, vou de manhã tirar o bujão e depois de almoço é que coloco novo óleo.

            Se calhar estou a exagerar, mas se tenho tempo, porque não ser em condições?

            Comentário


              #7
              Nada melhor que com o carro ligeiramente quente, escorre muito melhor. Cuidado para não sei queimarem.
              Eu normalmente deito um pouco de oleo novo antes de apertar o bujão, quando começa a escorrer limpo, fecho e ponho a nivel.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                Quando eu mudo o óleo aos meus, vou de manhã tirar o bujão e depois de almoço é que coloco novo óleo.

                Se calhar estou a exagerar, mas se tenho tempo, porque não ser em condições?

                Same here!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                  Mas vocês deixam escorrer o óleo?
                  Lógico que sim.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por coelhoscp36 Ver Post
                    Se não consegues retirar o filtro à mão e não tens chave própria agarra numa chave de fendas e num martelo e espeta a chave de fendas no filtro.
                    Desta maneira consegues fazer força na chave e o filtro deve sair sem grande esforço.
                    Quando colocares o filtro novo aquilo tem um vedante de borracha por isso basta apertares à mão.
                    Se ficares na duvida se ficou bem ou não nos primeiros dias espreita o filtro e vê se não vaza, se não vazar está bom.
                    a ferramenta para apertar o filtro custa uns 6 euros...
                    compra, serve para esta vez e futuras!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JorgeVieira Ver Post
                      Lógico que sim.
                      Mas apenas 10 min??? o óleo ainda sai com um fluxo elevado...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                        Mas apenas 10 min??? o óleo ainda sai com um fluxo elevado...
                        Nunca cronometrei, mas o meu método é com o motor ligeiramente quente, coloco-o nas rampas, retiro o bujão e vou trocar o filtro de ar, filtro de óleo, e entretanto já escorreu todo o óleo do carter.

                        Comentário


                          #13
                          eu ainda faço pior...subo o carro do lado contrário para escorrer melhor o óleo

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Post
                            a ferramenta para apertar o filtro custa uns 6 euros...
                            compra, serve para esta vez e futuras!
                            Não há ferramentas para apertar filtros de óleo (pelo menos daqueles com camisa metálica), apertam-se à mão e o aquecimento do motor trata do resto. Essas chaves servem sim para desapertar....

                            No meu caso deixo escorrer muito bem e depois (visto que me sobra cerca de 3.5 litros) coloco um bocado do novo para ajudar a levar mais óleo velho para o bujão.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                              Não há ferramentas para apertar filtros de óleo (pelo menos daqueles com camisa metálica), apertam-se à mão e o aquecimento do motor trata do resto. Essas chaves servem sim para desapertar....

                              No meu caso deixo escorrer muito bem e depois (visto que me sobra cerca de 3.5 litros) coloco um bocado do novo para ajudar a levar mais óleo velho para o bujão.
                              podes vêr o que diz no meu filtro...

                              Comentário


                                #16
                                Engraçado que o que diz no filtro são daqueles com a porca em cima e esse nem tem! lol

                                Nos novos de plástico tb os aperto ao binário certo... O primeiro que tirei do meu carro teve de ser à porrada porque o animal que o meteu lá apertou com chave e estava a ver que tinha de tirar a bomba de óleo...

                                Podes ler aqui do Haynes e em caso de mais alg dúvida

                                "Tighten the filter by hand only - do not use any tools."
                                in Haynes Ford Fiesta 89-95
                                Editado pela última vez por Papi; 23 September 2013, 20:51.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JorgeVieira Ver Post
                                  Nunca cronometrei, mas o meu método é com o motor ligeiramente quente, coloco-o nas rampas, retiro o bujão e vou trocar o filtro de ar, filtro de óleo, e entretanto já escorreu todo o óleo do carter.
                                  O meu carro ao fim de 2h ainda pinga...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu costumo ligar o motor 5/10 segundos depois do óleo escorrer... ao rodar ainda deita fora mais algum que está por lá "encostado".

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                      Eu costumo ligar o motor 5/10 segundos depois do óleo escorrer... ao rodar ainda deita fora mais algum que está por lá "encostado".
                                      Isso é que é altamente desaconselhado

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                        Eu costumo ligar o motor 5/10 segundos depois do óleo escorrer... ao rodar ainda deita fora mais algum que está por lá "encostado".
                                        Fogo só tens mesmo o motor a rodar a seco! Para matar não há melhor!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                                          Isso é que é altamente desaconselhado

                                          Sim, vai gripar por trabalhar 10 segs...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                            Sim, vai gripar por trabalhar 10 segs...
                                            Da-lhe forte

                                            Comentário


                                              #23
                                              Em 10 segundos pode criar uma limalha, depois de criada e andar la dentro a roçar o motor nao deve durar muito... digo eu, nao percebo nada disto! ;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                                Em 10 segundos pode criar uma limalha, depois de criada e andar la dentro a roçar o motor nao deve durar muito... digo eu, nao percebo nada disto! ;)
                                                Pois...

                                                10 segs cria limalha... quando ligas o carro depois de uma noite inteira parado, o motor fica todo lubrificado em menos de 10 segs?
                                                Quando o óleo está a escorrer o motor não está seco.
                                                10 segs a trabalhar dá para algum óleo que esteja em alguns sítios desça, mas não me parece que provoque sequer algum desgaste no que quer que seja.
                                                Se assim fosse, quando se muda por exemplo uma bomba de óleo, ao meter o carro a trabalhar e até que a mesma começasse a bombear o óleo em condições, lá se ia o motor.
                                                Ou quando se muda o filtro, que o carro tem de trabalhar um pouco até o filtro encher.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu pessoalmente já comprei o raio da chaves de filtros e nunca tive que a usar... agarrem esse filtro como deve ser mas é e façam força que ele sai

                                                  Eu quando troco o oleo dos meus carros deixo-o pelo menos uma horita a escorrer em condições.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                                    Pois...

                                                    10 segs cria limalha... quando ligas o carro depois de uma noite inteira parado, o motor fica todo lubrificado em menos de 10 segs?
                                                    Quando o óleo está a escorrer o motor não está seco.
                                                    10 segs a trabalhar dá para algum óleo que esteja em alguns sítios desça, mas não me parece que provoque sequer algum desgaste no que quer que seja.
                                                    Se assim fosse, quando se muda por exemplo uma bomba de óleo, ao meter o carro a trabalhar e até que a mesma começasse a bombear o óleo em condições, lá se ia o motor.
                                                    Ou quando se muda o filtro, que o carro tem de trabalhar um pouco até o filtro encher.
                                                    É uma teoria válida, eu cá prefiro não servir de cobaia e esperar se for preciso um dia inteiro para escorrer o óleo todo

                                                    Em relação aos filtros, já comprei uma chave à tempos e nunca a usei. Quando não consigo tirar espeto uma chave ao filtro de um lado ao outro para o conseguir desapertar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                                      É uma teoria válida, eu cá prefiro não servir de cobaia e esperar se for preciso um dia inteiro para escorrer o óleo todo

                                                      Em relação aos filtros, já comprei uma chave à tempos e nunca a usei. Quando não consigo tirar espeto uma chave ao filtro de um lado ao outro para o conseguir desapertar.
                                                      Aqui há tempos apanhei uma A4 1.9 TDI em que a única coisa que aconteceu foi o filtro rasgar-se quando fiz isso . Nunca tinha apanhado um filtro tão apertado...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                        Aqui há tempos apanhei uma A4 1.9 TDI em que a única coisa que aconteceu foi o filtro rasgar-se quando fiz isso . Nunca tinha apanhado um filtro tão apertado...
                                                        Também já me aconteceu começar a rasgar. Tirei dali a chave e voltei a espetar noutra zona.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                                          Também já me aconteceu começar a rasgar. Tirei dali a chave e voltei a espetar noutra zona.
                                                          Também fiz isso, mas ali a solução foi arranjar uma chave de filtros emprestada.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                                            Pois...

                                                            10 segs cria limalha... quando ligas o carro depois de uma noite inteira parado, o motor fica todo lubrificado em menos de 10 segs?
                                                            Quando o óleo está a escorrer o motor não está seco.
                                                            10 segs a trabalhar dá para algum óleo que esteja em alguns sítios desça, mas não me parece que provoque sequer algum desgaste no que quer que seja.
                                                            Se assim fosse, quando se muda por exemplo uma bomba de óleo, ao meter o carro a trabalhar e até que a mesma começasse a bombear o óleo em condições, lá se ia o motor.
                                                            Ou quando se muda o filtro, que o carro tem de trabalhar um pouco até o filtro encher.
                                                            Claro que o motor fica lubrificado em menos de 10 segundos, as galerias de oleo estão cheias, e os filtros contam com uma válvula anti-retorno para o óleo não cair. A tua luz de pressão do óleo não apaga bem antes dos 10 segundos? vai já ao mecânico.

                                                            O problema maior não será limalhas mas mesmo aquecimento localizado, visto que a fricção e a falta de refrigeração por falta de óleo rapidamente causam isso.

                                                            Quando se muda o óleo e tem de se encher o filtro é uma operação que demora uns segundos (eu encho o meu com óleo novo ates de o colocar), ao esvaziares tudo tens de encher o filtro, bomba e galerias, o que demora bem mais que uns segundos. Quando se muda a bomba de óleo (coisa muito rara) se o mecânico for digno desse nome também a enche o melhor possível antes de a colocar.

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