Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Inteligência espiritual

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Inteligência espiritual

    No início do século 20, o QI era a medida definitiva da inteligência humana. Só em meados da década de 90, a descoberta da inteligência emocional mostrou que não bastava a pessoa ser um gênio se não soubesse lidar com as emoções. Hoje, novas descobertas apontam para um terceiro quociente, o da inteligência espiritual. Ela nos ajudaria a lidar com questões essenciais e pode ser a chave para uma nova era também no mundo dos negócios
    18 DE SETEMBRO DE 2013 ÀS 14:49






    Entrevista a Suzana Naiditch. Fonte: Revista Exame
    No livro QS - Inteligência Espiritual, a fí¬sica e filósofa americana Dana Zohar aborda um tema tão novo quanto polêmico: a existência de um terceiro tipo de inteligência que aumenta os horizontes das pessoas, torna-as mais criativas e se manifesta em sua necessidade de encontrar um significado para a vida. Ela baseia seu trabalho sobre o "quociente espiritual" (QS) em pesquisas só há pouco divulgadas de cientistas de várias partes do mundo que descobriram o que está sendo chamado "Ponto de Deus" no cérebro, uma área que seria responsável pelas experiências espirituais das pessoas. O assunto foi abordado em reportagens de capa pelas revistas americanas Neewsweek e Fortune. Afirma Dana: "A inteligência espiritual coletiva é baixa na sociedade moderna. Vivemos numa cultura espiritualmente estúpida, mas podemos agir para elevar nosso quociente espiritual".

    Dana Zohar

    Dana vive na Inglaterra com o marido, o psiquiatra Ian Marshall, co-autor do livro, e com dois filhos adolescentes. Formada em fí¬sica pela Universidade de Harvard, com pós-graduação no Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), ela atualmente leciona na universidade inglesa de Oxford. É autora de outros oito livros, entre eles, O Ser Quântico e A Sociedade Quântica, já traduzidos para português. QS – Inteligência Espiritual já foi editado em 27 idiomas, incluindo o português (no Brasil, pela Record). Dana tem sido procurada por grandes companhias interessadas em desenvolver o quociente espiritual de seus funcionários e dar mais sentido ao seu trabalho. Dana Zohar concedeu esta entrevista à Revista exame em Porto Alegre, durante o 30º Congresso Mundial de Treinamento e Desenvolvimento da International Federation of Training and Development Organization (IFTDO), organização fundada na Suécia, em 1971, que representa 1 milhão de especialistas em treinamento em todo o mundo. Eis os principais trechos da entrevista:
    O que é inteligência espiritual?
    É uma terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos. Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal. O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações.
    De que modo essas pesquisas confirmam suas ideias sobre a terceira inteligência?
    Os cientistas descobriram que temos um "ponto de Deus" no cérebro, uma área nos lobos temporais que nos faz buscar um significado e valores para nossas vidas. É uma área ligada à experiência espiritual. Tudo que influencia a inteligência passa pelo cérebro e seus prolongamentos neurais. Um tipo de organização neural permite ao homem realizar um pensamento racional, lógico. Dá a ele seu QI, ou inteligência intelectual. Outro tipo permite realizar o pensamento associativo, afetado por hábitos, reconhecedor de padrões, emotivo. É o responsável pelo QE, ou inteligência emocional. Um terceiro tipo permite o pensamento criativo, capaz de insights, formulador e revogador de regras. É o pensamento com que se formulam e se transformam os tipos anteriores de pensamento. Esse tipo lhe dá o QS, ou inteligência espiritual.



    Qual a diferença entre QE e QS?
    É o poder transformador. A inteligência emocional me permite julgar em que situação eu me encontro e me comportar apropriadamente dentro dos limites da situação. A inteligência espiritual me permite perguntar se quero estar nessa situação particular. Implica trabalhar com os limites da situação. Daniel Goleman, o teórico do Quociente Emocional, fala das emoções. Inteligência espiritual fala da alma. O quociente espiritual tem a ver com o que algo significa para mim, e não apenas como as coisas afetam minha emoção e como eu reajo a isso. A espiritualidade sempre esteve presente na história da humanidade.
    Por que somente agora o mundo corporativo se preocupa com isso?
    O mundo dos negócios atravessa uma crise de sustentabilidade. Suas atitudes e práticas atuais, centradas apenas em dinheiro, estão devastando o meio ambiente, consumindo recursos finitos, criando desigualdade global, conduzindo a uma crise de liderança nas empresas e destruindo a saúde e o moral das pessoas que trabalham ou cujas vidas são afetadas por elas. Espiritualidade nos negócios significa simplesmente trabalhar com um sentido mais profundo de significado e propósito na comunidade e no mundo, tendo uma perspectiva mais ampla, inspirando seus funcionários. Nós não sabemos mais o que é realmente a vida. Não sabemos qual é o jogo que jogamos nem quais são as regras. Falta-nos um sentido profundo de objetivos e valores fundamentais. Essa crise de significado é a causa principal do estresse na vida moderna e também das doenças.
    A busca de sentido é a principal motivação do homem. Quando essa necessidade deixa de ser satisfeita, a vida nos parece vazia. No mundo moderno, a maioria das pessoas não está atendendo a essa necessidade.



    Como se pode detectar os sintomas dessa crise na vida corporativa?
    Desde o surgimento do capitalismo, há 200 anos, tudo que importa no mundo dos negócios é o lucro imediato. Isso criou uma cultura corporativa destituída de significado e de valores mais profundos. Nós apenas queremos mais dinheiro. Mas para quê? Para quem? Trabalhamos para consumir. É uma vida sem sentido. Isso afeta o moral, tanto dos dirigentes quanto dos empregados, sua produtividade e criatividade. E também afasta dos negócios preocupações mais amplas com o meio ambiente, a comunidade, o planeta e a sustentabilidade. O mundo corporativo é um monstro que se autodestrói porque lhe falta uma estrutura mais ampla de significado, valores e propósitos fundamentais. Há uma profunda relação entre a crise da sociedade moderna e o baixo desenvolvimento da nossa inteligência espiritual.
    Quais companhias a têm chamado para desenvolver trabalhos que busquem elevar o quociente espiritual de dirigentes e empregados?
    Não posso citar seus nomes, mas tenho atendido a bancos, financeiras, empresas de telecomunicações, de petróleo e montadoras de automóveis. Trabalhamos juntos para adquirir a compreensão de que as atitudes e práticas existentes são insustentáveis e como as empresas podem desenvolver tanto a sustentabilidade como os serviços cultivando as dez qualidades do quociente espiritual.
    A senhora poderia citar exemplos de companhias ou empresários que estejam buscando mais sentido em seu trabalho?
    Há muitos exemplos. Mats Lederhausen, o vice-presidente de estratégia global do McDonald s, é um deles. Sua função na empresa é ser a voz de protesto e consciência, sacudindo as pessoas, agitando o barco. Ele iniciou projetos como a distribuição gratuita de vacinas antipólio na África, a luta contra plantações geneticamente modificadas, o uso de gaiolas maiores para galinhas e um trabalho para restaurar ecossistemas danificados.
    Outro exemplo é a Amul, empresa da Índia que distribui para o Estado de Gujarat o leite de 10 000 cooperativas. A Amul compra todos os dias o leite de camponeses que possuem apenas uma vaca, permitindo que indivíduos pobres possam competir com grandes fazendeiros. O Banco de Desenvolvimento da Ásia se dedica à erradicação da pobreza com programas de micro-crédito para pessoas muito pobres.
    A British Petroleum adotou um novo slogan, "Além do Petróleo", e está colocando o grosso de seus fundos de pesquisa no desenvolvimento de tecnologias energéticas alternativas, menos agressivas ao meio ambiente. John Browne, o CEO da companhia, conseguiu aumentar o valor das ações enfatizando relações de longo prazo entre sua empresa e a sociedade.



    Como é o líder espiritualmente inteligente?
    É um líder inspirado pelo desejo de servir, uma pessoa responsável por trazer visão e valores mais altos aos demais e por lhes mostrar como usá-los. É uma pessoa que inspira as outras. Gente como o Dalai Lama, Nelson Mandela, Mahatma Gandhi. No mundo dos negócios, Richard Branson, da Virgin, é um líder espiritualmente inteligente. Ele está muito preocupado com o meio ambiente e a comunidade. É muito espontâneo, tem visão e valores, tem perspectivas amplas.
    Como se pode desenvolver a inteligência espiritual?
    Tomando consciência das dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes e trabalhando para desenvolvê-las. Procurando mais o porquê e as conexões entre as coisas, trazendo para a superfície as suposições que fazemos sobre o sentido delas, tornando-nos mais reflexivos, assumindo responsabilidades, sendo honestos conosco mesmos e mais corajosos. Tornado-nos conscientes de onde estamos, quais são nossas motivações mais profundas. Identificando e eliminando obstáculos. Examinando as numerosas possibilidades, comprometendo-nos com um caminho e permanecendo conscientes de que são muitos os caminhos.
    De que forma as pessoas espiritualmente inteligentes podem beneficiar as corporações?
    As pessoas com QS elevado querem sempre fazer mais do que se espera delas. Algo para além da empresa. Quem trabalha unicamente por dinheiro não faz o melhor que pode. Nas empresas em que se busca desenvolver espiritualmente os funcionários, a produtividade aumenta porque eles ficam mais motivados, mais criativos e menos estressados. As pessoas dão tudo de si quando se procura um objetivo mais elevado. Se as organizações derem espaço para as pessoas fazerem algo mais, se souberem desenvolver em cada indivíduo sua inteligência espiritual, terão mais resultados e mais rapidamente.



    A senhora diz que o capitalismo como se conhece hoje está com os dias contados, mas que um novo capitalismo está nascendo. Como ficam as empresas com essa nova perspectiva?
    Está surgindo um novo tipo de empresa. É uma empresa responsável. No novo capitalismo sobreviverão as companhias que têm visão de longo prazo, que se preocupam com o planeta, em desenvolver as pessoas que nelas trabalham. Que se preocupam, sim, com o lucro, mas que querem ganhar dinheiro para desenvolver as comunidades em que atuam, proteger o meio ambiente, propagar educação e saúde.
    Dana Zohar identificou dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes. Segundo ela, essas pessoas:
    1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo.
    2. São conduzidas por valores humanos. São idealistas e creem na vida.
    3. Têm capacidade de encarar desafios e utilizar a adversidade a seu favor.
    4. São holísticas - têm a visão do todo integrado e a percepção da unidade.
    5. Celebram a diversidade como fonte de beleza e aprendizado.
    6. Têm independência de pensamento e comportamento.
    7. Perguntam sempre "por quê?" e "para que". São agentes de transformações.
    8. Têm capacidade de colocar as coisas e os temas num contexto mais amplo.
    9. Têm espontaneidade de gestos e atitudes, e são equilibradas emocionalmente.
    10. São sensíveis, fraternas e compassivas.




    Inteligência espiritual: Todos temos um "Ponto de Deus" no cérebro | Brasil 24/7

    #2
    [QUOTE=mmiigguueell;1067551578]


    Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post

    1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo.

    2. São conduzidas por valores humanos. São idealistas e creem na vida.

    3. Têm capacidade de encarar desafios e utilizar a adversidade a seu favor.
    4. São holísticas - têm a visão do todo integrado e a percepção da unidade.
    5. Celebram a diversidade como fonte de beleza e aprendizado.
    6. Têm independência de pensamento e comportamento.
    7. Perguntam sempre "por quê?" e "para que". São agentes de transformações.
    8. Têm capacidade de colocar as coisas e os temas num contexto mais amplo.
    9. Têm espontaneidade de gestos e atitudes, e são equilibradas emocionalmente.
    10. São sensíveis, fraternas e compassivas.

    Só falta aí:

    11. votam no BE ou na CDU

    Comentário


      #3
      [QUOTE=Pastis;1067551584]
      Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post





      Só falta aí:

      11. votam no BE ou na CDU

      Parece-me a mim que andas obcecado com o BE e CDU.
      Será também mania da perseguição ?

      Já agora leste o artigo até ao fim ? É que não parece!

      Se leste, tenho muita pena....

      Comentário


        #4
        Não concordo com esta definição de inteligência espiritual.. em primeiro lugar, eles descobriram o óbvio. Basta procurar alguns casos concretos de pessoas que utilizam a religião e a espiritualidade como escape ou como motivação e rapidamente se percebe que no geral as pessoas religiosas tem mais força e consequentemente melhor capacidade de enfrentar os problemas. Mas generalizar e associar espiritualidade à inteligência é um bocado redutor. No sentido inverso também se poderia dizer que alguém com pouca espiritualidade ou crenças, pelo simples facto de não se rever em nenhuma delas, é menos capaz, o que não me parece ser de todo verdade.

        Comentário


          #5
          [QUOTE=mmiigguueell;1067551590]
          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post


          Parece-me a mim que andas obcecado com o BE e CDU.
          Será também mania da perseguição ?

          Já agora leste o artigo até ao fim ? É que não parece!

          Se leste, tenho muita pena....
          Não ando, foi simplesmente uma nota de humor matinal Simplesmente essas características são comuns à ideologias de Esquerda se é que lhe podemos assim chamar. Eu revejo-me até em vários pontos!

          Não li o artigo obviamente, apesar de estar aqui, tenho mais que fazer

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
            Não concordo com esta definição de inteligência espiritual.. em primeiro lugar, eles descobriram o óbvio. Basta procurar alguns casos concretos de pessoas que utilizam a religião e a espiritualidade como escape ou como motivação e rapidamente se percebe que no geral as pessoas religiosas tem mais força e consequentemente melhor capacidade de enfrentar os problemas. Mas generalizar e associar espiritualidade à inteligência é um bocado redutor. No sentido inverso também se poderia dizer que alguém com pouca espiritualidade ou crenças, pelo simples facto de não se rever em nenhuma delas, é menos capaz, o que não me parece ser de todo verdade.
            Claro que sim.

            Quando há um terramoto e catástrofe, em vez de enviarem dinheiro e ajudarem, ficam em casa a rezar pelas vítimas.
            É tipo os likes no Facebook para crianças com cancro, ajudam mais do que donativos.

            É mais uma Joana Solnado wanna-be. Next.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
              Não concordo com esta definição de inteligência espiritual.. em primeiro lugar, eles descobriram o óbvio. Basta procurar alguns casos concretos de pessoas que utilizam a religião e a espiritualidade como escape ou como motivação e rapidamente se percebe que no geral as pessoas religiosas tem mais força e consequentemente melhor capacidade de enfrentar os problemas. Mas generalizar e associar espiritualidade à inteligência é um bocado redutor. No sentido inverso também se poderia dizer que alguém com pouca espiritualidade ou crenças, pelo simples facto de não se rever em nenhuma delas, é menos capaz, o que não me parece ser de todo verdade.
              É claro que o texto pode ter varias interpretações.

              Eu interpreto no sentido em que se deve procurar evoluir como um todo e não somente virado para o individual.
              Procurar o bem comum, visto que a individualidade não nos tem trazido nada de bom, nem trará ao planeta e ao futuro da humanidade.

              Não quiz levar o texto para o sentido espiritual e religioso.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                Claro que sim.

                Quando há um terramoto e catástrofe, em vez de enviarem dinheiro e ajudarem, ficam em casa a rezar pelas vítimas.
                É tipo os likes no Facebook para crianças com cancro, ajudam mais do que donativos.

                É mais uma Joana Solnado wanna-be. Next.
                A generalização é uma atitude pouco inteligente. Eu não sou religioso praticante, mas conheço algumas pessoas que são, e que passaram por situações terríveis na vida e provavelmente se não fosse a religião não estariam vivas. Como é óbvio existem diversos tipos de religiosos: os que acreditam, os que tentam acreditar e os que apenas lá estão por estar. Podem dizer o que quiserem, mas mesmo naquelas "religiões" que só querem extrair dinheiro das pessoas tu consegues encontrar pessoas que mudaram completamente de vida, para melhor, depois de frequentarem as igrejas. Não estou a defender religião nenhuma, apenas acho que o poder mental das pessoas é o responsável por tudo e a religião é apenas um atalho para atingir determinadas coisas.

                Comentário


                  #9
                  [QUOTE=Pastis;1067551607]
                  Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post

                  Não ando, foi simplesmente uma nota de humor matinal Simplesmente essas características são comuns à ideologias de Esquerda se é que lhe podemos assim chamar. Eu revejo-me até em vários pontos!

                  Não li o artigo obviamente, apesar de estar aqui, tenho mais que fazer
                  Claro que foi logo obvio.

                  Dou como exemplo os quem nem votar vão, porque têm mais que fazer


                  Até digo mais, isso é falta de inteligencia espiritual LOLOL
                  Depois vão queixar-se que lhe estão a cortar os subsidios

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                    A generalização é uma atitude pouco inteligente. Eu não sou religioso praticante, mas conheço algumas pessoas que são, e que passaram por situações terríveis na vida e provavelmente se não fosse a religião não estariam vivas. Como é óbvio existem diversos tipos de religiosos: os que acreditam, os que tentam acreditar e os que apenas lá estão por estar. Podem dizer o que quiserem, mas mesmo naquelas "religiões" que só querem extrair dinheiro das pessoas tu consegues encontrar pessoas que mudaram completamente de vida, para melhor, depois de frequentarem as igrejas. Não estou a defender religião nenhuma, apenas acho que o poder mental das pessoas é o responsável por tudo e a religião é apenas um atalho para atingir determinadas coisas.
                    Pois eu sou da opinião que essas mesmas pessoas podem sair dessas tais situações, sem ser necessário acreditar em influências sobernaturais. Basta lógica, sangue-frio e boa capacidade de decisão.

                    Se acreditassem mais nelas próprias do que em fastaminhas, conseguiam o mesmo efeito.
                    A religião não faz bem a ninguém, convence-te disso. Falsas sensações de conforto não resolvem nada.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                      Pois eu sou da opinião que essas mesmas pessoas podem sair dessas tais situações, sem ser necessário acreditar em influências sobernaturais. Basta lógica, sangue-frio e boa capacidade de decisão.

                      Se acreditassem mais nelas próprias do que em fastaminhas, conseguiam o mesmo efeito.
                      A religião não faz bem a ninguém, convence-te disso. Falsas sensações de conforto não resolvem nada.
                      Lá porque não acreditamos neles não podemos dizer que não existem, pois as nossas crenças individuais não provam nada...

                      Mas conta lá qual é a tua relação com espiritualidade/paranormalidade? É que não é qualquer um que usa o termo "influências sobrenaturais"...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                        Lá porque não acreditamos neles não podemos dizer que não existem, pois as nossas crenças individuais não provam nada...

                        Mas conta lá qual é a tua relação com espiritualidade/paranormalidade? É que não é qualquer um que usa o termo "influências sobrenaturais"...
                        Esse ónus da prova é que é o problema de tudo.

                        Imagina que falamos de unicórnios, e usas essa mesma frase.
                        Isso quer dizer que nunca podemos dizer que não existem unicórnios, bigfoots, monstros de Loch Ness, etc.

                        Não é quem não viu que tem o ónus de provar que não existem, porque é impossível. Quem viu é quem tem de provar que existe, porque isso não só é possível, mas é a base de TUDO o que nós sabemos hoje!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                          Pois eu sou da opinião que essas mesmas pessoas podem sair dessas tais situações, sem ser necessário acreditar em influências sobernaturais. Basta lógica, sangue-frio e boa capacidade de decisão.

                          Se acreditassem mais nelas próprias do que em fastaminhas, conseguiam o mesmo efeito.
                          A religião não faz bem a ninguém, convence-te disso. Falsas sensações de conforto não resolvem nada.

                          A part a bold é uma mentira de todo tamanho, e digo-te isto sendo eu não religioso. É muito fácil dizer que se as pessoas acreditassem nelas próprias resolviam tudo, o problema é fazê-lo de forma organizada e consciente. Olha eu dou-te um caso concreto: eu tenho uma pessoa conhecida que perdeu 7 familiares num acidente (não há engano, foram mesmo 7, num caso até bastante mediático). Como achas que se recupera emocionalmente uma pessoa que perdeu tudo o que tinha na vida? É dizendo a ela que começe a pensar por ela própria e que deixe de mariquices e que tenha sangue-frio? Neste caso se não fosse a crença religiosa da pessoa em causa, ela certamente não estaria viva hoje em dia, ou se estivesse seria um autêntico "zombie". Se aquilo em que a pessoa acredita é verdade ou não, eu pessoalmente acho que não, no entanto o efeito regenerador que a religião teve naquela pessoa não pode ser ignorado. Se dizes que a religião não faz bem a ninguém é porque definitivamente não sabes do que estás a falar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                            Esse ónus da prova é que é o problema de tudo.

                            Imagina que falamos de unicórnios, e usas essa mesma frase.
                            Isso quer dizer que nunca podemos dizer que não existem unicórnios, bigfoots, monstros de Loch Ness, etc.

                            Não é quem não viu que tem o ónus de provar que não existem, porque é impossível. Quem viu é quem tem de provar que existe, porque isso não só é possível, mas é a base de TUDO o que nós sabemos hoje!
                            Se te aparecer um unicórnio há frente, se estiveres "formatado" para não acreditar em unicórnios , vais procurar meios de justificar aquilo que vês de forma a manteres o teu sistema de crenças, permitindo-se assim que continuas a dizer que unicórnios não existem.

                            Com a realidade espiritual da vida é a mesma coisa. As provas estão aí para quem as quiser analisar. A questão é que muito vêem as provas e ridicularizaram-nas, atacam quem as apresenta chamando-os disto ou daquilo.

                            Não basta quem vê apresentar provas, é preciso quem não viu estar disposto a rever e estudar as provas apresentadas. Mas muitos o que fazem é rejeitar à partida.

                            Já convidei vários para virem rever as provas comigo e sabes quantos aceitaram? Nenhum. Será que a culpa é minha de não apresentar provas?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                              Pois eu sou da opinião que essas mesmas pessoas podem sair dessas tais situações, sem ser necessário acreditar em influências sobernaturais. Basta lógica, sangue-frio e boa capacidade de decisão.

                              Se acreditassem mais nelas próprias do que em fastaminhas, conseguiam o mesmo efeito.
                              A religião não faz bem a ninguém, convence-te disso. Falsas sensações de conforto não resolvem nada.
                              Eu por princípio abordo a vida mais ou menos do modo que descreves. Tenho um espirito analítico formatado pela sociedade dos dias de hoje e pela educação e me foi dada. Mas o reconhecimento de que felizmente nunca tive que passar por situações-limite de dor e sofrimento físico ou psicológico aconselham-me a adoptar uma atitude de maior humildade perante estas coisas. Acho que é muita presunção afirmar taxativamente aquilo que afirmas, porque o ser humano só é verdadeiramente testado em situações de desespero. E se nessas situações puder ter uma muleta, falsa que seja, mas que lhe permita ultrapassar os obstáculos que se lhe deparam de forma mais eficaz, então essa muleta já serve para alguma coisa, e portanto já é um pouco menos falsa para o indivíduo em causa.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ilyushin;1067551797
                                (...)eu tenho uma pessoa conhecida que perdeu 7 familiares num acidente (não há engano, foram mesmo 7, num caso até bastante mediático). Como achas que se recupera emocionalmente uma pessoa que perdeu tudo o que tinha na vida? É dizendo a ela que começe a pensar por ela própria e que deixe de mariquices e que tenha sangue-frio? Neste caso se não fosse a crença religiosa da pessoa em causa, ela certamente não estaria viva hoje em dia, ou se estivesse seria um autêntico "zombie".
                                (...)
                                Se dizes que a religião [B
                                não faz bem a ninguém é porque definitivamente não sabes do que estás a falar[/B].
                                Desculpa, mas rejeito totalmente essa ideia de que a religião dá mais força às pessoas! Para cada pequeno caso, como o que ocorreu com o teu familiar, que foi buscar forças à crença religiosa (que, por coerência com o que diz, é RESPONSÁVEL pelas mortes, mas enfim), há MILHÕES que são indoctrinados desde miúdos a sentirem-se responsáveis pelo pecado humano, que tem de temer o julgamento final, que não podem comer certas comidas, que têm os seus órgãos genitais MUTILADOS SEM o seu consentimento...

                                desculpa lá, mas a força de alguns poucos não justifica as torturas infligidas aos outros milhões.

                                Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                                Se te aparecer um unicórnio há frente, se estiveres "formatado" para não acreditar em unicórnios , vais procurar meios de justificar aquilo que vês de forma a manteres o teu sistema de crenças, permitindo-se assim que continuas a dizer que unicórnios não existem.
                                TODOS os ateus são receptivos à mudança de ideias, desde que haja provas.

                                Aliás, com a proliferação de telemóveis com câmara que por aí anda, onde qualquer acontecimento tem logo um vídeo no youtube, acho que é mais um prego no caixão dos bigfoots, aliens e milagres religiosos.

                                Mas mostra-me um video com uma aparição, com centenas de uploads Youtube de vários telemóveis diferentes, e então aí já tenho provas para poder aceitar o novo conhecimento.

                                Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                Eu por princípio abordo a vida mais ou menos do modo que descreves. Tenho um espirito analítico formatado pela sociedade dos dias de hoje e pela educação e me foi dada. Mas o reconhecimento de que felizmente nunca tive que passar por situações-limite de dor e sofrimento físico ou psicológico aconselham-me a adoptar uma atitude de maior humildade perante estas coisas. Acho que é muita presunção afirmar taxativamente aquilo que afirmas, porque o ser humano só é verdadeiramente testado em situações de desespero. E se nessas situações puder ter uma muleta, falsa que seja, mas que lhe permita ultrapassar os obstáculos que se lhe deparam de forma mais eficaz, então essa muleta já serve para alguma coisa, e portanto já é um pouco menos falsa para o indivíduo em causa.
                                Basta todos os dias ficares feliz por saberes o que tens, que tens olhos e pernas que te permitem ler e correr, que tens pessoas que gostam de ti, e tudo isso é suficiente para teres uma boa auto-estima.

                                Não precisas de inventar fantasmas imaginários que estão a cuidar de ti. Não precisas de ser bom porque tens medo de parar ao inferno. Basta seres bom com quem te rodeia. Comportamento gera comportamento.

                                Acho que quem não acredita em céu nem inferno até vive melhor a vida, pois sabe que é isso que importa, é a única realidade que existe. Aceita melhor os azares da vida, porque são consequências da aleatoriedade do mundo, e como tal, superam melhor os remorsos e usam como mais uma lição para viverem o melhor que podem. Sem fantasminhas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                  TODOS os ateus são receptivos à mudança de ideias, desde que haja provas.

                                  Aliás, com a proliferação de telemóveis com câmara que por aí anda, onde qualquer acontecimento tem logo um vídeo no youtube, acho que é mais um prego no caixão dos bigfoots, aliens e milagres religiosos.

                                  Mas mostra-me um video com uma aparição, com centenas de uploads Youtube de vários telemóveis diferentes, e então aí já tenho provas para poder aceitar o novo conhecimento.
                                  Mostrar vídeos? Fotos? Para dizeres que é falso, que são mistificações de aldrabões? Não alinho isso.

                                  As provas que em tempos tentei mostrar não eram fotos, nem videos! Eu convidei as pessoas para verem os fenómenos com os seus próprios olhos, tirarem as suas próprias conclusões. Há algo melhor que isso?

                                  Mas é como digo, recusaram-se a ir ver... Queriam fotos e videos como tu

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                                    Mostrar vídeos? Fotos? Para dizeres que é falso, que são mistificações de aldrabões? Não alinho isso.

                                    As provas que em tempos tentei mostrar não eram fotos, nem videos! Eu convidei as pessoas para verem os fenómenos com os seus próprios olhos, tirarem as suas próprias conclusões. Há algo melhor que isso?

                                    Mas é como digo, recusaram-se a ir ver... Queriam fotos e videos como tu
                                    Vamos lá ser honestos, isto não é um tópico de futebol.

                                    A atitude de qualquer ateu ou anti-teísta é sempre de inversão do ónus da prova. Se houver provas, há novo conhecimento. Há, e alinho também nessa ideia, que se numa eventualidade for provado que há Deus, céu e inferno, vou ficar extremamente desiludido, porque não gostei de ser cobaia e não tenho vontade nenhuma de viver num paraíso para toda a eternidade, onde vou ser mais vigiado de perto.

                                    Agora, se queres confundir cepticismo, uma característica IMPORTANTE no processo científico, com recusa preconceituosa, isso é problema teu.

                                    Mas falas do quê, do jogo do copo?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Nao vejo onde está a polémica e nao vejo onde está a ligacao deste artigo com qualquer religiao organizada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                        Agora, se queres confundir cepticismo, uma característica IMPORTANTE no processo científico, com recusa preconceituosa, isso é problema teu.

                                        Mas falas do quê, do jogo do copo?
                                        Não confundi cepticismo nenhum... O que se verificou quando eu tentei demonstrar algo foi que existiu uma recusa pura e simples de se analisarem demonstrações. Tantas recusas levei que desisti de provar seja o que for seja a quem for. De certa forma, no início acreditava naquilo que tu dizes "TODOS os ateus são receptivos à mudança de ideias, desde que haja provas", agora sei que se diz isto mas isto não passa de um chavão que muitos dizem, sem tirar consequências nenhumas.

                                        Eu não ganho absolutamente nada em provar nada a ninguém, procurei as provas por mim, encontrei aquilo que me faz ter a certeza que a morte é apenas o início e o que o céu e o inferno na visão da Igreja Católica Apostólica Romana não existem.

                                        Isto não é um tópico de futebol, é um tópico sobre quociente espiritual no qual eu aproveitei para desabafar sobre a minha experiencia no momento em que se pretende demonstrar algo.

                                        Quanto ao jogo de copo, apesar de terem existido métodos semelhante com grande relevância numa certa altura, agora apenas com interesse histórico, isso, jogo do copo, é uma brincadeira de crianças atualmente...

                                        Mas vou-te sugerir uma coisa muito conhecida para começares a procura: como é que mais de 70.000 pessoas viram o "Sol" a Bailar em Fátima a 13 de Outubro de 1917?

                                        Eu não te vou dizer o que eu penso que tenha sido, por isso escusas de perguntar. Vou lançar a dúvida para tu procurares respostas. Se seguires o fio das informações, se fores perseverante na procura das respostas, pode ser que encontres as evidências que há algo mais do que aquilo que vemos. O verdadeiro cientista encontra as provas e as informações depois de muito trabalho árduo, o trabalho não aparece por milagre no laboratório.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                                          Não confundi cepticismo nenhum... O que se verificou quando eu tentei demonstrar algo foi que existiu uma recusa pura e simples de se analisarem demonstrações. Tantas recusas levei que desisti de provar seja o que for seja a quem for. De certa forma, no início acreditava naquilo que tu dizes "TODOS os ateus são receptivos à mudança de ideias, desde que haja provas", agora sei que se diz isto mas isto não passa de um chavão que muitos dizem, sem tirar consequências nenhumas.

                                          Eu não ganho absolutamente nada em provar nada a ninguém, procurei as provas por mim, encontrei aquilo que me faz ter a certeza que a morte é apenas o início e o que o céu e o inferno na visão da Igreja Católica Apostólica Romana não existem.

                                          Isto não é um tópico de futebol, é um tópico sobre quociente espiritual no qual eu aproveitei para desabafar sobre a minha experiencia no momento em que se pretende demonstrar algo.

                                          Quanto ao jogo de copo, apesar de terem existido métodos semelhante com grande relevância numa certa altura, agora apenas com interesse histórico, isso, jogo do copo, é uma brincadeira de crianças atualmente...

                                          Mas vou-te sugerir uma coisa muito conhecida para começares a procura: como é que mais de 70.000 pessoas viram o "Sol" a Bailar em Fátima a 13 de Outubro de 1917?

                                          Eu não te vou dizer o que eu penso que tenha sido, por isso escusas de perguntar. Vou lançar a dúvida para tu procurares respostas. Se seguires o fio das informações, se fores perseverante na procura das respostas, pode ser que encontres as evidências que há algo mais do que aquilo que vemos. O verdadeiro cientista encontra as provas e as informações depois de muito trabalho árduo, o trabalho não aparece por milagre no laboratório.
                                          Desculpa-me lá, mas não compro essa explicação de que, só porque um punhado de pessoas não queriam ver provas, então as provas não servem para nada, para todos os ateus. Não coloques tudo no mesmo saco. Tens de fazer melhor que isso.

                                          Olhar para o Sol é má ideia, a íris não aguenta tanta luz, e o que se vê/interpreta é a íris a reagir mal ao excesso de luz. Quando era miúdo, tentei ver um eclipse parcial do sol com um papel e uma fenda. Após alguns segundos a olhar para o sol, é assim que a íris reage -- com manchas pretas a andar à volta da parte afectada da íris.Quando fechas os olhos, consegues ver claramente a área da íris ainda a recompor-se.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Definição tirada do texto inicial: O que é inteligência espiritual? É uma terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos. Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal. O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações. - See more at: http://forum.autohoje.com/off-topic/....GoRUdLVr.dpuf


                                            Pergunta: porque raio é que se está a discutir religião? É assim tão compulsivo ler a palavra "espiritual" e vir metralhar as religiões? É que espiritual, pelo contexto apresentado, não está relacionado com nenhuma religião.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Posso ajudar?

                                              Centros Planetários – Trigueirinho

                                              O Ressurgimento de Fátima (Lis) de Trigueirinho

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                Definição tirada do texto inicial: O que é inteligência espiritual? É uma terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos. Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal. O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações. - See more at: http://forum.autohoje.com/off-topic/....GoRUdLVr.dpuf


                                                Pergunta: porque raio é que se está a discutir religião? É assim tão compulsivo ler a palavra "espiritual" e vir metralhar as religiões? É que espiritual, pelo contexto apresentado, não está relacionado com nenhuma religião.
                                                É mesmo isso. Este artigo nao tem nada a ver com religiao.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                  Definição tirada do texto inicial: O que é inteligência espiritual? É uma terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos. Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal. O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações. - See more at: http://forum.autohoje.com/off-topic/....GoRUdLVr.dpuf


                                                  Pergunta: porque raio é que se está a discutir religião? É assim tão compulsivo ler a palavra "espiritual" e vir metralhar as religiões? É que espiritual, pelo contexto apresentado, não está relacionado com nenhuma religião.
                                                  E porque é que queres quebrar a conversa?

                                                  Nunca viste um tópico a desviar do assunto principal, porque outro assunto saiu de lá?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                                    E porque é que queres quebrar a conversa?

                                                    Nunca viste um tópico a desviar do assunto principal, porque outro assunto saiu de lá?

                                                    Quebrar a conversa? Nem por isso. Estou mesmo a tentar perceber o porquê do rumo...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                      Definição tirada do texto inicial: O que é inteligência espiritual? É uma terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos. Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal. O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações. - See more at: http://forum.autohoje.com/off-topic/....GoRUdLVr.dpuf


                                                      Pergunta: porque raio é que se está a discutir religião? É assim tão compulsivo ler a palavra "espiritual" e vir metralhar as religiões? É que espiritual, pelo contexto apresentado, não está relacionado com nenhuma religião.
                                                      Na verdade não será uma terceira inteligência, mas sim uma sétima.

                                                      Esta página resume um pouco: Inteligências múltiplas

                                                      Já conheço este psicólogo de harvard há uns bons 15 anos, e esta alegada inteligência espiritual enquadro-a na inteligência existencialista. É facilmente associada a grandes filósofos, pensadores, líderes religiosos e afins.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                                        Desculpa-me lá, mas não compro essa explicação de que, só porque um punhado de pessoas não queriam ver provas, então as provas não servem para nada, para todos os ateus. Não coloques tudo no mesmo saco. Tens de fazer melhor que isso.
                                                        As provas servem para os ateus que estejam dispostos a analisa-las. Eu é que não tenho o mesmo animo para me esforçar para demonstrar seja o que for.

                                                        Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                                        Olhar para o Sol é má ideia, a íris não aguenta tanta luz, e o que se vê/interpreta é a íris a reagir mal ao excesso de luz. Quando era miúdo, tentei ver um eclipse parcial do sol com um papel e uma fenda. Após alguns segundos a olhar para o sol, é assim que a íris reage -- com manchas pretas a andar à volta da parte afectada da íris.Quando fechas os olhos, consegues ver claramente a área da íris ainda a recompor-se.
                                                        Estás a cometer o erro que eu falei previamente e eu nem te mostrei as provas, só te sugeri um caminho. E mesmo assim tu já estás a utilizar os teus conhecimentos para procurar uma "desculpa" para não seguires esse caminho.

                                                        Os outros ateus fizeram exatamente o mesmo que tu fizeste e, baseando-se em julgamentos similares, recusaram-se a ir ver com os seus próprios olhos...

                                                        Tens de fazer melhor que isso, se queres chegar às provas.
                                                        Editado pela última vez por zMax; 25 September 2013, 23:19.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não é a minha praia, como diria o Paulo Portas, mas eu respeito muito principalmente porque foram alguns textos dele que me fizeram pesquisar da "Grande Transformação", que as filosofias da Nova Era atribuem a grandes cataclismos, como cometas, terramotos, mas que na minha opinião será algo mais interno, inerente ao ser humano e à sua capacidade de respeitar o outro, de cuidar do mais fraco, enfim a grande transformação será no momento em que o homem praticar a caridade na verdadeira acepção da palavra.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                                                            Não é a minha praia, como diria o Paulo Portas, mas eu respeito muito principalmente porque foram alguns textos dele que me fizeram pesquisar da "Grande Transformação", que as filosofias da Nova Era atribuem a grandes cataclismos, como cometas, terramotos, mas que na minha opinião será algo mais interno, inerente ao ser humano e à sua capacidade de respeitar o outro, de cuidar do mais fraco, enfim a grande transformação será no momento em que o homem praticar a caridade na verdadeira acepção da palavra.
                                                            Alguém um dia disse que «A forma das coisas depende do lado porque é observada»...

                                                            Provavelmente não seremos todos capazes de «VER» da mesma forma, as mesmas «formas»....

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X