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(possível) Discordância com valor de peritagem

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    [Acidente] (possível) Discordância com valor de peritagem

    No final do mês de agosto deram um toque no carro do meu pai. Entretanto, chegou há dias, uma carta da seguradora do outro condutor a dizer que a reparação tinha sido orçamentada por eles num determinado valor. Apesar de o valor não me parecer, no geral, desadequado, duvido que seja o cobrado pela marca.
    Posto isto, valerá a pena irmos nós mesmos à marca pedir um orçamento para o arranjo e não aceitar o da seguradora? Imagino que o meu pai tenha o direito a exigir que o serviço seja feito no reparador oficial da marca (o carro ainda nem 6 meses tem) sem ter de pagar o (eventual) excedente. Há algum prazo legal para fazer esta "reclamação" (a carta chegou durante a passada semana, se não me engano)?

    #2
    Quem faz orcamentos sao oficinas. As seguradoras concordam ou nao...

    Comentário


      #3
      "...a reparação da viatura supra referida, foi orçamentada, pelos nossos Serviços Técnicos, em xxx.00€" (sic)

      Semântica à parte, mcabral, consegues ajudar-me a esclarecer as dúvidas que coloquei no primeiro post?

      Comentário


        #4
        O carro não fez nenhuma peritagem? Se sim, onde (marca ou outra oficina) e porquê (indicado pelo teu Pai ou "sugerido" pela seguradora)?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
          O carro não fez nenhuma peritagem? Se sim, onde (marca ou outra oficina) e porquê (indicado pelo teu Pai ou "sugerido" pela seguradora)?
          Para os serviços técnicos da seguradora terem orçamentado a reparação, assumo que tenha sido feita uma peritagem. Assumo, também, que tenha sido num sítio sugerido pela seguradora.

          Comentário


            #6
            E se foi o caso, verifica junto do sítio onde foi efectuada a peritagem, se o material que vão aplicar é original ou da concorrência.
            É que na reparação do meu iQ, quiseram-me montar um pára-choques da concorrência ao qual me opus, porque se pago um seguro sobre um valor dum carro "original", ou me baixavam o seguro por meter material "aldrabado" ou montavam original.
            Vê bem se não foi o caso!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Nikofreitas Ver Post
              E se foi o caso, verifica junto do sítio onde foi efectuada a peritagem, se o material que vão aplicar é original ou da concorrência.
              É que na reparação do meu iQ, quiseram-me montar um pára-choques da concorrência ao qual me opus, porque se pago um seguro sobre um valor dum carro "original", ou me baixavam o seguro por meter material "aldrabado" ou montavam original.
              Vê bem se não foi o caso!
              Obrigado pelo feedback, Nikofreitas. Terei, depois, de confirmar isso com o meu pai.

              Aqui a dúvida de fundo é mesmo se uma pessoa tem o direito de exigir a reparação na marca ou se é a seguradora a definir onde o carro deve ser reparado.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                Obrigado pelo feedback, Nikofreitas. Terei, depois, de confirmar isso com o meu pai.

                Aqui a dúvida de fundo é mesmo se uma pessoa tem o direito de exigir a reparação na marca ou se é a seguradora a definir onde o carro deve ser reparado.
                Tu é que defines aonde será efectuada a reparação (eles arranjam sempre problemas para que seja aonde eles querem...)!
                Atenção que se fores reparar uma viatura que está dentro do periodo de garantia fora de uma oficina autorizada pela marca, vais perder a garantia.

                Comentário


                  #9
                  O carro é reparado onde tu bem entenderes, com essa idade.
                  Eles bem te podem tentar convencer a levar o carro a outra oficina da "rede" deles, mas tu fazes finca pé e metes o carro na marca.
                  O meu iQ, tentaram mandar-me para um Manel GT qualquer e eu disse que ou o carro ia para o Bosch Car Service (do qual conheço o dono e onde os meus carros e de familiares vão ser reparados) ou então ia directamente para a Toyota.
                  Tentaram-me convecer de que no tal Manel GT era mais rápido e tal e eu só disse ao telefone "Minha senhora, isto está a ser gravado não está?" "Está sim senhor!" "Então oiça bem o que vou dizer. OU o carro vai para o Bosch Car Service OU para a Toyota e nem vale a pena perder tempo e principalmente fazer-ME perder tempo com conversas que não levam a lado nenhum! Além de que, se demora mais numa destas duas oficinas, active já aí a viatura de substituição, se faz favor, muito obrigado"
                  E pronto, lá foi o carro para onde eu queria porque eu é que pago o seguro!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                    Tu é que defines aonde será efectuada a reparação (eles arranjam sempre problemas para que seja aonde eles querem...)!
                    Atenção que se fores reparar uma viatura que está dentro do periodo de garantia fora de uma oficina autorizada pela marca, vais perder a garantia.
                    Exacto. Daí ser importante perceber onde foi feita a peritagem. o RedHeart não deverá poder ir fazer a peritagem ao Manuel GT e depois dizer que quer o carro arranjado na marca (digo eu...).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
                      Exacto. Daí ser importante perceber onde foi feita a peritagem. o RedHeart não deverá poder ir fazer a peritagem ao Manuel GT e depois dizer que quer o carro arranjado na marca (digo eu...).
                      Nada contra. Ainda não sei onde foi feita a peritagem, mas tenho quase a certeza de que foi em sítio indicado pela seguradora que não na marca. Daí eu perguntar se é possível contestar a peritagem (só soube do toque este fim-de-semana, já depois da peritagem estar feita e sem oportunidade de saber mais pormenores).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                        Nada contra. Ainda não sei onde foi feita a peritagem, mas tenho quase a certeza de que foi em sítio indicado pela seguradora que não na marca. Daí eu perguntar se é possível contestar a peritagem (só soube do toque este fim-de-semana, já depois da peritagem estar feita e sem oportunidade de saber mais pormenores).
                        ok ok. Acho que podes contestar o conteúdo da peritagem (ex.: o caso indicado acima pelo Nikofreitas relativamente ao para-choques). No entanto, acho que deve ser dífici teres sucesso ao indicares que afinal gostavas que a peritagem fosse realizada noutra oficina.

                        Comentário


                          #13
                          O lesado é que escolhe onde é feita a peritagem e/ou reparação.

                          Em caso de o lesado não indicar nenhum local, a seguradora sugere onde poderá ser efectuada, sempre com a concordância do lesado.

                          Se não estás de acordo com os valores, de certeza que o perito avaliador deixou na oficina onde a peritagem foi efectuada, um orçamento descriminado da peritagem à qual o lesado tem o direito de ter o acesso, pelo que, poderás questionar a oficina se esse orçamento lá se encontra.

                          Quanto ao facto de se pensar que na marca se está melhor servido de que numa outra oficina, desenganem-se, pois nalgumas vezes a peritagem/orçamentação é efectuada na oficina da marca, mas depois vai para uma outra oficina independente.

                          Quanto à garantia, seja na marca ou não, esta existirá sempre.

                          Comentário


                            #14
                            Metal, há algum prazo dentro para questionar essa peritagem? A carta da seguradora diz que aquele é o orçamento para o arranjo mas que o processo ainda está em fase de instrução (ainda não decidiram se pagam ou não).

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                              O lesado é que escolhe onde é feita a peritagem e/ou reparação.

                              Em caso de o lesado não indicar nenhum local, a seguradora sugere onde poderá ser efectuada, sempre com a concordância do lesado.

                              Se não estás de acordo com os valores, de certeza que o perito avaliador deixou na oficina onde a peritagem foi efectuada, um orçamento descriminado da peritagem à qual o lesado tem o direito de ter o acesso, pelo que, poderás questionar a oficina se esse orçamento lá se encontra.

                              Quanto ao facto de se pensar que na marca se está melhor servido de que numa outra oficina, desenganem-se, pois nalgumas vezes a peritagem/orçamentação é efectuada na oficina da marca, mas depois vai para uma outra oficina independente.

                              Quanto à garantia, seja na marca ou não, esta existirá sempre.
                              Concordo com o teu post na generalidade mas:

                              1. Sendo na marca ou não, existe sempre garantia sobre a reparação feita. Agora podes é perder a garantia na marca no que respeita a outros items. A título de exemplo, imagina que decorrente do acidente o carro tem de levar um radiador. O radiador há-de ter garantia na oficina onde reparaste o carro. Não obstante, a marca pode-se (tentar) escapar à garantia de motor (relativamente a um tema que nada tenha a ver com o radiador) por ter sido realizada uma operação noutra oficina que não no representante oficial. Julgo (não tenho a certeza) que isso está escrito nas condições de garantia;

                              2. No que respeita ao sítio onde é realizada a operação, tens toda a razão. Existem bastantes casos de colocares o carro no representante e o carro ser arranjado noutro local (por vezes não a reparação inteira mas uma parte da reparação, como por exemplo pintura). No entanto, mesmo nesses casos, quem responde por eventuais problemas futuros é a marca e não o sítio onde o carro foi arranjado, o que por vezes faz alguma diferença...

                              Comentário


                                #16
                                Não te sei dizer o prazo, assim de cabeça, porque isso é com a gestão.

                                A peritagem ficou condicional, é isso que a carta quer dizer, ou seja, ainda não há uma definição de responsabilidade.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
                                  Concordo com o teu post na generalidade mas:

                                  1. Sendo na marca ou não, existe sempre garantia sobre a reparação feita. Agora podes é perder a garantia na marca no que respeita a outros items. A título de exemplo, imagina que decorrente do acidente o carro tem de levar um radiador. O radiador há-de ter garantia na oficina onde reparaste o carro. Não obstante, a marca pode-se (tentar) escapar à garantia de motor (relativamente a um tema que nada tenha a ver com o radiador) por ter sido realizada uma operação noutra oficina que não no representante oficial. Julgo (não tenho a certeza) que isso está escrito nas condições de garantia;

                                  2. No que respeita ao sítio onde é realizada a operação, tens toda a razão. Existem bastantes casos de colocares o carro no representante e o carro ser arranjado noutro local (por vezes não a reparação inteira mas uma parte da reparação, como por exemplo pintura). No entanto, mesmo nesses casos, quem responde por eventuais problemas futuros é a marca e não o sítio onde o carro foi arranjado, o que por vezes faz alguma diferença...
                                  Quanto ao 1º ponto, existe uma directiva da UE em que caso a reparação/manutenção seja efectuada numa oficina certificada, a garantia mantêm-se.
                                  As marcas é que tentam esquivar-se, não respeitando esta directiva, e quem tem o trabalho somos nós consumidores.

                                  No segundo ponto, deixando tu a viatura na marca, e esta a colocar noutro local, é sempre a oficina onde a viatura ficou para reparar que arca com as consequências.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                    "...a reparação da viatura supra referida, foi orçamentada, pelos nossos Serviços Técnicos, em xxx.00€" (sic)

                                    Semântica à parte, mcabral, consegues ajudar-me a esclarecer as dúvidas que coloquei no primeiro post?
                                    Não é uma questão de semântica, é mesmo uma questão de orçamentos...

                                    Nunca vi uma seguradora emitir um orçamento, até porque nenhuma seguradora faz reparações. Daí a minha observação...

                                    Se eles emitiram o orçamento, são eles que vão reparar, certo?

                                    Por outro lado, se não tens culpa no acidente, poderias ter solicitado a peritagem numa oficina da tua confiança, onde a reparação seria orçamentada. A seguradora iria aceitar ou negociar com a oficina o valor da reparação apenas, ou caso não concordasse, negociar contigo um valor de indemnização ou oficina alternativa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Qual é que é o problema com o valor da reparação?

                                      O valor, para ti, não tem grande interesse, porque nunca vais ver o dinheiro. Para alem disso, pode ou não haver acordos entre oficinas e seguradora, em que a oficina tem que dar desconto e dar uma serie de condições extra que alteram o valor da reparação.

                                      Portanto, o que aconselho que faças, isto para não despediçares tempo a ninguem, é pedir cópia do relatório de peritagem à oficina. é o teu direito, ninguem fica ofendido por o pedires, ninguem leva a mal, ninguem assume que tens 2ªs intenções.
                                      Com isso, ficas a saber com detalhe todo trabalho que vai ser efectuado no carro. Peças substituidas, origem das peças (da marca ou concorrencia), o que é reparado e como é que é reparado (danos leves, medios, grandes, tipos de pintura, etc etc)

                                      Isso sim tem real interesse para ti enquanto proprietário do carro.


                                      Só te interessa o valor da reparação se não quiseres reparar o carro e ficar com o dinheiro, que tb é um direito teu. No entanto a seguradora não é estupida, portanto se não concordas com o valor, mudas de oficina, fazes nova peritagem etc etc e no fim queres é o dinheiro....levas o da 1ª peritagem.

                                      Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                      Quem faz orcamentos sao oficinas. As seguradoras concordam ou nao...
                                      As peritagens são feitas, na sua totalidade, pelo perito. A oficina pode ajudar a mostrar os problemas mais escondidos, desmontar o que fôr necessário (c autorização do dono), etc, mas os preços, peças a reparar ou substituir, valores de pintura etc é tudo definido pelo perito.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                        Qual é que é o problema com o valor da reparação?

                                        O valor, para ti, não tem grande interesse, porque nunca vais ver o dinheiro.

                                        (...)

                                        O valor não me interessa para absolutamente nada. A única coisa que me interessa é que pelo valor mencionado e dados os elementos à minha disposição na altura em que iniciei este tópico me parecia que o serviço estava suborçamentado ou não seria feito o serviço "correcto". Daí me interessar saber se ainda era possível pedir uma "segunda opinião".


                                        Ponto da situação tendo em vista o que entretanto já apurei
                                        - Nos últimos dias de Agosto deram um toque no carro do meu pai - nada de grave, aparentemente apenas chapa (e plástico) amassada e riscada.
                                        - O outro condutor deu-se como culpado.
                                        - Sendo uma pessoa conhecida (de vista), e sendo os danos aparentemente pequenos, dirigiram-se imediatamente a um mecânico lá da região para fazer um orçamento para a possibilidade de o outro condutor pagar logo o arranjo em dinheiro sem ser preciso envolver seguro.
                                        - O mecânico fez um orçamento num determinado valor (endireitar um painel, "esfregar" o parachoques e pintar toda aquela zona) e o outro sujeito ficou de decidir.
                                        - O moço mandou meter para o seguro recusando-se, a partir daí, a assumir-se como culpado.
                                        - O mecânico passou o seu orçamento à seguradora do outro condutor.
                                        - O meu pai teve oportunidade (eu só soube disso hoje) de passar pela marca - mora a mais de 80km do representante - e pediu um orçamento. Deram-lhe um valor de mais do dobro do mecânico lá do sítio (endireitar o painel, pintar e substituir o parachoques).
                                        - O meu pai mostrou este orçamento ao seu mediador de seguros (empresa diferente da do outro condutor) e este disse-lhe que, como o acidente tinha ocorrido numa Estrada Municipal, o mais certo era a seguradora não assumir o conserto por completo fazendo um 50/50, daí que o tenha aconselhado a manter o serviço do mecânico pois este acabaria por representar menos prejuízo.

                                        2 ou 3 semanas depois
                                        - Eu soube do acidente quando vi a mossa no carro do meu pai, já ele estava a arrancar do sítio onde nos tínhamos encontrado (só me disse "foi fulano tal que deu aí um toque", não deu para mais explicações pois ambos já estávamos a andar e com tempo contado para compromissos).

                                        2 dias depois (ontem)
                                        - Li a carta da seguradora a apresentar o valor orçamentado e a dizer que ainda estavam em averiguações para determinar a culpa.
                                        - Não achando o valor absurdo, para aquilo que tinha visto de relance no carro, pareceu-me ainda assim "mais barato do que o esperado".
                                        - Abri este tópico a perguntar se ainda era possível fazer alguma coisa, nomeadamente pedir que o carro fosse tratado na marca (pelo valor pareceu-me logo que o orçamento não teria sido aí feito).

                                        1 dia depois (hoje)
                                        - Tomei conhecimento dos pontos anteriores.


                                        O meu pai não está muito preocupado com o assunto. Eu sinto que o estão a comer por lorpa (logo a partir da altura em que ele consentiu ir ao mecânico lá da zona e confiou no outro condutor por ser "conhecido") e quero saber tenho bases para o poder pressionar a exigir a melhor intervenção possível.


                                        Já agora, o que está a esta cor faz alguma sentido? Para as seguradoras os pressupostos da responsabilidade variam conforme a estrada por onde se circula (ok, excluindo as vias privadas)???

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pondo as coisas nesses termos, o que eu faria é iniciar o processo na seguradora como a esmagadora maioria faz. Cada um apresenta a sua declaração, a seguradora faz a peritagem (escolhes tu a oficina) e a partir dai a responsabilidade do trabalho passa para o lado deles.
                                          Se apresentares um orçamento e depois o valor real é diferente, por qualquer motivo, o problema é teu. A seguradora vai pegar no orçamento mais barato e tentar negociar o mais possivel, nem que para isso tenha que entrar em contacto directo com o reparador.

                                          Diz à seguradora que o orçamento não interessa e pede uma peritagem.

                                          Cuidado com o "esfregar o parachoques" ou qualquer outro termo "tecnico" do genero, porque se começam a dar betume à bruta no parachoques e dás um encosto ao estacionar, aquilo estala tudo. Se está em mau estado, é para trocar.

                                          O orçamento da marca ser mais do dobro da oficina do amigo é perfeitamente normal, e é preciso cuidado porque é frequente dizerem que faltava isto e aquilo...

                                          Em relação ao que está a castanho, não faz sentido nenhum!

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                            Já agora, o que está a esta cor faz alguma sentido? Para as seguradoras os pressupostos da responsabilidade variam conforme a estrada por onde se circula (ok, excluindo as vias privadas)???
                                            Se o mediador disse isso, é porque está correcto.

                                            Se fosse eu, e mediante a posição do outro interveniente, entregava a participação do acidente na ''tua'' seguradora, para que esta iniciasse um processo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Obrigado pelas vossas respostas.
                                              Desculpem ser chato mas preciso de confirmar isto:
                                              - Ainda é possível, i.e., vale de de alguma coisa o meu pai iniciar um processo na sua própria seguradora, tendo em conta que o acidente já de deu há praticamente um mês e que já está um em decurso na seguradora do outro indivíduo?







                                              Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post

                                              (...)

                                              Cuidado com o "esfregar o parachoques" ou qualquer outro termo "tecnico" do genero, porque se começam a dar betume à bruta no parachoques e dás um encosto ao estacionar, aquilo estala tudo. Se está em mau estado, é para trocar.

                                              O orçamento da marca ser mais do dobro da oficina do amigo é perfeitamente normal, e é preciso cuidado porque é frequente dizerem que faltava isto e aquilo...

                                              Em relação ao que está a castanho, não faz sentido nenhum!
                                              Daí eu estar especialmente interessado em saber se há outra maneira de resolver a situação. Apesar de conhecer o mecânico e poder atestar a sua competência, tenho a perfeita noção de que aquilo foi um orçamento para deixar o carro esteticamente arranjado da maneira mais barata possível.

                                              No sentido de quererem trocar peças sem ser as estritamente necessárias?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                                No sentido de quererem trocar peças sem ser as estritamente necessárias?
                                                Basicamente porque a mao-de-obra é mais cara, peças sao de origem e possivelmente vao fazer a reparaçao ''by the book''. O que pode acontecer em oficinas de fora é colocarem peças da concorrencia com qualidade equiparavel, mao-de-obra mais barata e tecnicas mais ''sucateiras''.

                                                No caso das peças, se tiveres o orçamento descriminado, vê no preço de algumas peças se nao tem um ''e'' por exemplo à frente do preço, a ter, é peças da concorrencia.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                  Basicamente porque a mao-de-obra é mais cara, peças sao de origem e possivelmente vao fazer a reparaçao ''by the book''. O que pode acontecer em oficinas de fora é colocarem peças da concorrencia com qualidade equiparavel, mao-de-obra mais barata e tecnicas mais ''sucateiras''.

                                                  No caso das peças, se tiveres o orçamento descriminado, vê no preço de algumas peças se nao tem um ''e'' por exemplo à frente do preço, a ter, é peças da concorrencia.
                                                  As tecnicas de reparação dos concessionários também não são flor que se cheire. já vi muita coisa mesmo..

                                                  Redheart, era mais no sentido de não orçamentarem como deve de ser!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Estas coisas com seguros e peritos dão sempre pano para mangas . Eu dei um toque e tenho o carro na marca à 3 meses e meio, levou algumas 15 peritagens e a seguradora também me fez um orçamento de 5 mil € e até hoje ninguém sabe em que é que se basearam pois não existem relatórios em lado nenhum e falando com eles dizem que 'não me sabem dizer', que anedota... Acabaram por se agarrar a mais do dobro do seu 'orçamento'

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      como é que fizeram peritagens e não há relatórios?

                                                      A oficina fica SEMPRE com um relatório, e são obrigados a dar-te uma cópia. Se não teem ou não querem dar-te, tira de lá o carro.

                                                      Comentário

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