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Segmentos ou turbo?

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    Segmentos ou turbo?

    Preciso de umas opiniões.

    Recentemente um familiar recém encartado comprou um carro com a minha ajuda (Golf 3 1.9TDI).

    E em boa verdade vos confesso, maldita a hora em que dei o meu palpite.

    O motor consome óleo que é uma coisa louca e obviamente o rapaz está desiludido com o carro.

    Já resolvemos umas quantas fugas de óleo (tubo do respiro, junto ao filtro de óleo e outra fuga junto ao turbo).

    O certo é que o consumo de óleo continua, em cada 500 km lá tem que meter 1 litro de óleo.

    A questão é, não faz fumo visível, o motor parece ter força, pega bem a quente, o turbo não assobia.

    Ou seja, quase que colocaria de parte problemas nos segmentos e compressão do motor, será?

    O turbo já foi desmontado e o veio está justinho sem qualquer folga, há outra forma de o turbo deixar passar o óleo?

    O escape está um pouco húmido, nota-se que vai lá ter óleo.

    Será que com um teste de compressão ao motor se pode despistar alguma coisa?

    É que o motor pode ter compressão mas o óleo escapar-se pelos vedantes das válvulas.

    #2
    1 litro em cada 500 km e não faz fumo?

    De certeza que a humidade no escape é óleo?

    Falo porque pensava ter consumo de óleo (1 litro/2000km) e era apenas uma fuga que passou desapercebida.

    Comentário


      #3
      Vais por partes.

      Se a admissão e intercooler estão sujos há passagem no veio do turbo para a admissão.

      Se os segmentos estiverem lixados, isso vê-se facilmente com um teste de compressão, mas o carro deveria estar a deitar muito fumo azul.

      Se for pelas valvulas (de escape) de facto o carro não faz fumo mas o escape deveria estar todo gorduroso (quase a pingar oleo)


      Qual é que é o oleo la colocado?

      Comentário


        #4
        No meu caso, só apontei para os segmentos porque os vedantes tinham sido trocados à coisa de 2 anos, e passado esse tempo começou de novo a consumir óleo. O escape gorduroso denunciou o problema... Fumo não se via quase nada, apenas de noite quando puxava um pouco mais e com luz de outro carro por trás, porque senão nem se via.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por EyesOnly Ver Post
          No meu caso, só apontei para os segmentos porque os vedantes tinham sido trocados à coisa de 2 anos, e passado esse tempo começou de novo a consumir óleo. O escape gorduroso denunciou o problema... Fumo não se via quase nada, apenas de noite quando puxava um pouco mais e com luz de outro carro por trás, porque senão nem se via.
          Não faz fumo mesmo. Nem preto, nem branco muito menos azul.

          A questão é que se trata ou do turbo ou de segmentos. Será que se passar com distinção no teste de compressão se pode passar à reparação do turbo e isso irá resolver a situação?

          A admissão tem bastante óleo de facto, os tubos não estão apenas húmidos estão mesmo a pingar óleo (se os virar para baixo).

          O escape também está húmido. Eu estou mais inclinado para problema no turbo (ainda que como referi antes, o veio não tenha folga nenhuma, nem faça assobio algum). Há alguma zona do turbo sem ser a turbina/veio que explique a passagem de óleo?

          Falaram-me de uma zona do turbo em que é feito o retorno do óleo para o cárter, e se essa zona estiver com passagem que o óleo em vez de retornar ao cárter vai para o escape. Faz sentido?

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            #6
            Que óleo usas? 5w40? 10w40?

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              #7
              Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
              Que óleo usas? 5w40? 10w40?
              Penso ser o 10W40. Eu sei que essa questão do óleo até faz sentido, mais ainda nestes motores TDI da velha guarda que gostam de o beber, mas penso que tal quantidade só se justifica com um problema no motor ou turbo.

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                #8
                Bem, com um 10w40 não devia beber tanto. Até se pode usar nesse um motor um bom 15w40 mas não ia resolver nada pois a quantidade que bebe é muito elevada.

                De certeza que não há fugas pelo cárter, retentores da cambota e coisas do género?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                  Bem, com um 10w40 não devia beber tanto. Até se pode usar nesse um motor um bom 15w40 mas não ia resolver nada pois a quantidade que bebe é muito elevada.

                  De certeza que não há fugas pelo cárter, retentores da cambota e coisas do género?
                  Pelos vistos vai ser hoje visto o retentor da cambota, mas pela quantidade que perde pelos vistos já foi dito também que será pouco provável pois sujaria o chão todo.

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                    #10
                    A fuga pode acontecer mais com o motor a trabalhar em rotações mais elevadas e aí não há quem consiga ver .

                    Convém verificar muito bem isso tudo primeiro porque senão entra-se em despesas grandes sem necessidade.

                    O facto de haver alguma humidade nos tubos de admissão e na própria admissão pode ser normal porque há sempre alguma. Isto falando sem ver!

                    Depois dá novidades.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                      A fuga pode acontecer mais com o motor a trabalhar em rotações mais elevadas e aí não há quem consiga ver .

                      Convém verificar muito bem isso tudo primeiro porque senão entra-se em despesas grandes sem necessidade.

                      O facto de haver alguma humidade nos tubos de admissão e na própria admissão pode ser normal porque há sempre alguma. Isto falando sem ver!

                      Depois dá novidades.
                      Óleo na admissão sim há sempre algum, bem como nos próprios tubos do intercooler. No escape é que já não acho normal.

                      É realmente estranho o que está a acontecer, principalmente atendendo à ausência de fumo, bons consumos (segundo o dono faz médias de 5.5-6 l/100km) e bom andamento. Ainda ontem a experimentar pude constatar que o motor tem força.

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