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Fiat punto é inseguro e dá problemas??

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    Fiat punto é inseguro e dá problemas??

    -------
    Editado pela última vez por dunno; 10 January 2015, 02:02.

    #2
    Ui...

    De um Clio para um Punto vais ganhar essencialmente espaço, muito espaço. Porque de resto e tirando a genica das mecânicas Italianas, o Clio é mais confortável e curva melhor. Travagem também vais notar melhorias, no entanto, Punto com pneus de bicicleta facilmente se bloqueiam.

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      #3
      De qualquer forma convém seres mais especifico. É que existem varia gerações de Puntos.

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        #4
        Se for o Punto 188, ou seja o ultimo antes do Grand Punto/Punto Evo/Punto, ganhas bastante em espaço e até genica dos motores. No caso de ser o Punto 188, eu tenho um 1.3 Multijet, 70cv e de motor nada a dizer contra, bela máquina, mas a nível de direcção/alinhamento e problemas eléctricos, bela *****...!!!, quanto à suspensão, os amortecedores de origem são caros e optei por montar sachs, que são um pouco mais duros, mas o carro melhora muito em comportamento. Travões, nada de queixas, acho que trava bastante bem. Pneus, no meu caso de fábrica veio com 185/60 R14 82H e acho que são uma medida bem equilibrada. O punto 188 é este: https://www.google.pt/search?hl=pt-P...10%3B909%3B617

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          #5
          -------
          Editado pela última vez por dunno; 10 January 2015, 02:02.

          Comentário


            #6
            arranjas puntos de 99 por 800€ e havia um já da 2ª geração quase a 900€, em lisboa. andava a semana passada no SV. dos primeiros puntos não compraria, só se fosse mesmo dos últimos, mas por poucos mais, 100 ou 200€, comprava já da 2ª geração. os primeiros - fase I - deram problemas elétricos e são um bocado frágeis. há muitas peças, mas passas muito tempo no mecânico. se comprares a particular já sabes, é espremer o preço. os stilos, por exemplo, conseguem-se, de 2003, por 2500€. pelo teu discurso, deves querer gastar o mínimo possível, depreendo. daí sugerir um punto MKII por cerca de 1000€ e se possível com o motor 1.2, quer seja de 60 ou 82cv. esquece os 55 e 65 e aposta nos 60(sx?) e nos 80.

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              #7
              Nao partilho da mesma opinião acerca da qualidade dos punto mk1... tive um sport 16v de 1997 até a duas semanas atrás..., dei-o a troca por um c70 de 07 e só me desfiz do punto porque nao tenho espaço para o manter e a chapa ja estava em mau estado o capot era da concorrencia e ja estava com ferrugem a vista de resto para os 280000kms que tinha nao estava nada mal.... sim é certo que ja tinha trocado uma serie de peças, no entanto aguentava-se bem mais uns aninhos se não houvesse azares pelo meio, em termos de problemas electricos, nao me lembro de nenhum..., pelo menos que me impedisse de circular....

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                #8
                Originalmente Colocado por dunno Ver Post
                realmente... que falha a minha é um clio de 1.1, de 1991... e é só problemas, o interior está a cair aos bocados hoje é uma lampada, amanhã é uma borrachinha, no distribuidor também lhe saiu o carvão. enfim, já para não falar no toque que tive aqui há tempos. Por isso também não queria gastar muito dinheiro, queria algo que desse para o uso diário e que não tenha que andar sempre com ele no mecânico (esse é o meu maior receio porque nos tempos que correm não tenho dinheiro para o andar aí a gastar à toa). Talvez um punto de 1996 para cima, há versões em que o interior é mesmo espaçoso, só compartimentos para guardar coisas e tanto de dentro como de fora é muito bonito em termos de consumos como é que andam? e qual me recomendam, o 55, 65, ou 75?

                Obrigado
                Bom, vamos por partes. O Clio é só problemas porque o interior cai aos bocados? Se cai aos bocados secalhar foste tu que não o trataste bem...

                É só problemas porque tens de trocar lâmpadas e borrachinhas? Porque o eléctrodo do distribuidor saltou? Eu acho que estás mal habituado...com problemas desses posso eu bem.

                De facto o Clio já tem o peso da idade em cima mas...trocá-lo por um Punto de 96? Não vais ganhar nada com essa troca, vais trocar um carro velho por um carro velho, vais trocar um carro que conheces por um que desconheces...

                Ajudava se dissesses qual o teu orçamento que assim o pessoal orientava-te melhor. Se é para trocar por um Punto de 96 digo-te já: está quieto.

                Se é realmente para andares numa viatura superior, aí já é diferente.

                Comentário


                  #9
                  Eu tenho um MkII de 2003 16v. E o único "stress" é que "come" cabos de velas de ~60.000km em ~60.000km...
                  De resto, zero problemas, alinhamentos 2 vezes por ano, amortecedores já meti, monroe. 155000km e a bombar.
                  Não tem problemas eléctricos, não tem problemas de direção. Vou ter que mudar na próxima revisão as relas do motor.

                  jbarbosa

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por dunno Ver Post
                    realmente... que falha a minha é um clio de 1.1, de 1991... e é só problemas, o interior está a cair aos bocados hoje é uma lampada, amanhã é uma borrachinha, no distribuidor também lhe saiu o carvão. enfim, já para não falar no toque que tive aqui há tempos. Por isso também não queria gastar muito dinheiro, queria algo que desse para o uso diário e que não tenha que andar sempre com ele no mecânico (esse é o meu maior receio porque nos tempos que correm não tenho dinheiro para o andar aí a gastar à toa). Talvez um punto de 1996 para cima, há versões em que o interior é mesmo espaçoso, só compartimentos para guardar coisas e tanto de dentro como de fora é muito bonito em termos de consumos como é que andam? e qual me recomendam, o 55, 65, ou 75?

                    Obrigado
                    Se é para comprar agora um Punto Mk1 de 1996, escolhe um 75, anda muito bem é em tudo superior a um Clio de 91, quem te disser o contrario mente descaradamente, ou nunca experimentou os dois modelos, e vai atrás de mitos urbanos, que a Marca X é mais confortável e curva melhor, a Marca Y tem mecânicas muito fiáveis, a Marca Z tem uma suspensão muito dura e é um tanque, enfim os mitos habituais, hoje todas as marcas generalistas têm veículos familiares confortáveis e desportivos com suspensão durinha. Neste caso em particular atendendo à idade do veiculo procurava um veiculo estimado e sem acidentes, em veículos desta idade é o mais importante, para depois não ter gastos inesperados provocados por má manutenção no passado.

                    Comentário


                      #11
                      ouvi dizer que os puntos com a função "city " são problemáticos ( essa função ) que avaria com frequência e a reparação não é nada barata, isso é verdade ou são boatos ??

                      Comentário


                        #12
                        no meu caso é boato

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                          ouvi dizer que os puntos com a função "city " são problemáticos ( essa função ) que avaria com frequência e a reparação não é nada barata, isso é verdade ou são boatos ??
                          É meia verdade. Na maioria dos casos a avaria na coluna da direcção é causada pelo condutor que sistematicamente interrompe o check-up que a centralina faz sempre que se liga o carro.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                            ouvi dizer que os puntos com a função "city " são problemáticos ( essa função ) que avaria com frequência e a reparação não é nada barata, isso é verdade ou são boatos ??
                            Função "city" é no mk2.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                              É meia verdade. Na maioria dos casos a avaria na coluna da direcção é causada pelo condutor que sistematicamente interrompe o check-up que a centralina faz sempre que se liga o carro.
                              Explica lá isso mais detalhadamente.
                              Interrompe como?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                Explica lá isso mais detalhadamente.
                                Interrompe como?

                                pois também não percebi....

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                  Explica lá isso mais detalhadamente.
                                  Interrompe como?
                                  Ao ligar o carro não se deve rodar totalmente a chave. Deve-se rodar a chave para a 1ª posição e aguardar o check-up que a centralina faz (até apagar a luz da direção assistida).

                                  Pelo menos foi essa a explicação que deram a um familiar meu que teve esse problema num 1.3 Mjet. A Fiat não repara a coluna de direcção mas há muitos "habilidosos" a fazer esse serviço. São uma relas que se estragam.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Conheço bem o punto mk1 e posso te dizer que chamar o carro de inseguro e que apenas dá problema é descabido.

                                    É certo que é um produto honesto mas é também muito equilibrado não sendo excepcional em nada também não é mau em nada.

                                    Estando todos os componentes em bom estado o comportamento é seguro, apesar de não ser uma referencia no segmento na altura. A direcção (não assistida) é o único ponto critico pelo facto de ser leve, ajuda muito em manobras mas requer habituação. O ponto mais fraco é mesmo o conforto, não é mau mas está longe de ser dos melhores.

                                    No que toca a fiabilidade o motor fire é uma mais valia, normalmente o bloco é de guerra os componentes à volta (bobines, cabos velas, sondas, etc) é que podem avariar ou dar chatices (mas são problemas conhecidos e transversais a varias marcas não apenas da fiat).

                                    A favor têm o facto de na concorrência as peças serem as mais baratas do mercado e existe praticamente de tudo o que é essencial, além disso as sucatas estão atolhadas de peças usadas deste modelo (pelo simples facto de se terem vendido milhares no nosso pais, foi durante anos um best seller e esteve no mercado mais de 6 anos em activo).

                                    Opta pelo 75 é melhor em tudo que o 55 ou 60. O 85 já é 16v o que torna um pouco mas complexa a mecânica e não têm a particularidade de quando parte a correia não estragar nada, para além disso o motor está muito puxado (ando mesmo muito para um 1.2) mas quando mal tratado pode ceder mais sedo, se é fiabilidade que procuras escolhe o 75.
                                    Editado pela última vez por DragonH; 02 October 2013, 16:15.

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                      Ao ligar o carro não se deve rodar totalmente a chave. Deve-se rodar a chave para a 1ª posição e aguardar o check-up que a centralina faz (até apagar a luz da direção assistida).

                                      Pelo menos foi essa a explicação que deram a um familiar meu que teve esse problema num 1.3 Mjet. A Fiat não repara a coluna de direcção mas há muitos "habilidosos" a fazer esse serviço. São uma relas que se estragam.
                                      Mais valia terem dito a verdade, que o material é de má qualidade...

                                      Ao meu pai a Fiat alegou que o carro partiu a correia de distribuição (com 34k km) devido às estradas acidentadas que percorria diariamente.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                        Ao ligar o carro não se deve rodar totalmente a chave. Deve-se rodar a chave para a 1ª posição e aguardar o check-up que a centralina faz (até apagar a luz da direção assistida).

                                        Pelo menos foi essa a explicação que deram a um familiar meu que teve esse problema num 1.3 Mjet. A Fiat não repara a coluna de direcção mas há muitos "habilidosos" a fazer esse serviço. São uma relas que se estragam.
                                        Isso todos os carros fazem.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                          Mais valia terem dito a verdade, que o material é de má qualidade...

                                          Ao meu pai a Fiat alegou que o carro partiu a correia de distribuição (com 34k km) devido às estradas acidentadas que percorria diariamente.
                                          Certo é que depois da reparação e do conselho do "habilidoso" nunca mais teve problemas ;)

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                            Isso todos os carros fazem.
                                            Mas nem todas as pessoas esperam. Muita gente dá logo à chave seja em que carro for

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                              Certo é que depois da reparação e do conselho do "habilidoso" nunca mais teve problemas ;)
                                              Isso assim não dá para analisar nada.

                                              Já fez mais km's que tinha feito desde novo até avariar? Já passaram mais anos do que desde novo até essa altura? O "habilidoso" pode ter resolvido o problema na placa...

                                              Para mim, é um sintoma de falta de qualidade.

                                              Comentário


                                                #24
                                                A questão na direcção dos MK2 passa por um reforço dos pontos de solda da placa (circuito integrado).

                                                Esta situação já foi mais do que debatida no fórum e a casa mãe deveria proceder à troca das placas (ou reforço, só que isso seria mais complicado e moroso).
                                                Como supostamente não o faz, a reparação pode ser feita por um habilidoso ou não.

                                                Há quem tenha tido problemas na direcção eléctrica e há quem em muito anos com carros desses nunca tenha tido.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                  Isso assim não dá para analisar nada.

                                                  Já fez mais km's que tinha feito desde novo até avariar? Já passaram mais anos do que desde novo até essa altura? O "habilidoso" pode ter resolvido o problema na placa...

                                                  Para mim, é um sintoma de falta de qualidade.
                                                  Claro que é um problema crónico, nem eu disse o contrário, porém pode ser evitado/atrasado com o respectivo cuidado. Mas há muitos carros que não deram raia na direcção assistida, por isso haverá sempre alguma incógnita e incertezas.

                                                  Na empresa onde trabalhava anteriormente, andava um Punto mkII JTD com 12 ou 13 anos e quase 350.000km em cima que nunca deu problema na direção assistida, num sofreu nenhuma intervenção no motor sequer, era só manutenção normal e gasóleo.
                                                  Era o único "charuto" que lá andava, todos os outros carros eram recentes, e ainda assim não faziam intenção de se desfazer dele porque nunca deu dores de cabeça.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                                    Claro que é um problema crónico, nem eu disse o contrário, porém pode ser evitado/atrasado com o respectivo cuidado. Mas há muitos carros que não deram raia na direcção assistida, por isso haverá sempre alguma incógnita e incertezas.

                                                    Na empresa onde trabalhava anteriormente, andava um Punto mkII JTD com 12 ou 13 anos e quase 350.000km em cima que nunca deu problema na direção assistida, num sofreu nenhuma intervenção no motor sequer, era só manutenção normal e gasóleo.
                                                    Era o único "charuto" que lá andava, todos os outros carros eram recentes, e ainda assim não faziam intenção de se desfazer dele porque nunca deu dores de cabeça.
                                                    Tenho esse bloco sem turbo numa Fiat Strada, e prefiro a fiabilidade do TD 70.

                                                    Aliás, tenho pena que o meu avô não tenha comprado com o TD 70, mas já não fabricavam...

                                                    Mas gosto bastante da carrinha principalmente por ser cómoda e versátil. Gostava bastante de ter uma 1.3 Mjet das novas

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                                                      #27
                                                      Comprar Punto, dá preferência aos de 97/98.

                                                      O cicrcuito eléctrico é diferente e mais fiável. Além de que o Punto trás nesta altura pequenas modificações benéficas e sofre um incremento de equipamento.

                                                      O 1.1 de 55 cv já se mexe consideravelmente bem, o 1.2 de 60 cv tem mais uns pózinhos mas pouco mais anda e gasta o mesmo que o 1.1.

                                                      O Punto 75 acabou em 1996, sendo substituido cá pelo 1.2 de 60 e 1.2 16v de 85 cv, e gasta mais que os manos 1.1 e 1.2. Também anda mais e permite o acesso à versão de equipamento ELX, a mais equipada do Punto.

                                                      Se privilegias equipamento, esquece a versão S e foca-te na SX, Cult, Stile e ELX. Na maior parte dos Puntos, a direcção assistida é quase sempre opção, sobretudo nas versões S e SX. E mesmo na versão ELX nem todos a trazem.

                                                      Ah! E não esperes mais espaços de arrumação que no Clio, nem sequer muito mais mala.

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                                                        #28
                                                        Pensava que só os S é que não traziam direcção assistida...

                                                        O SX que tive e o ELX que tenho têm DA.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                          Pensava que só os S é que não traziam direcção assistida...

                                                          O SX que tive e o ELX que tenho têm DA.
                                                          Os ELX tinham todos direcção assistida, comprei um em Janeiro de 1996 e vinha de serie, não era opcional, foi o melhor veiculo que tive no aspecto que gastei pouquíssimo em manutenção ao longo dos anos, fez muitíssimos Kms, com o banco rebatido deu para fazer metade da mudança de casa, deu para carregar matérias de construção, cimento, areia, tijolos, sofreu e nunca se queixou, sacana do veiculo que nunca gostei do motor por andar pouco de velocidade maxima(TD ELX), deixou saudades apesar de lhe chamar motor de betoneira, foi uma maquina de guerra, só foi embora pois tenho muitos veículos e muitos seguros, de resto era combustível e andar. De resto já tive posteriormente viaturas melhores em tudo, mas com gastos de manutenção maiores, mesmo em manutenção regular.

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                                                            #30
                                                            Em casa ouve um mk1 75 ELX Star de 96/12 e não tinha direcção assistida, apenas os ELX TD tinham de serie.

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