Bom dia!
Tenho um Opel Corsa 1.3 CDTI de 2004, com 217.000 Km.
O carro tem apresentado, desde há cerca de 2 anos, um problema que ainda não conseguiram diagnosticar, apesar de já ter ido para a Opel 2 vezes.
A situação é a seguinte:
Por vezes, o carro não pega, apesar do motor de arranque funcionar e da bateria ter carga. O estranho é que, quando isso acontece, no painel de instrumentos o conta-quilómetros não acende. Depois do carro ligar, demora uns 2 segundos até se desligar sozinho e só retirando os cabos da bateria, voltando a ligá-los durante uns minutos, o carro volta a pegar como se não se tivesse passado nada.
Porém, nem sempre pega e já cheguei a ter o carro parado durante dois dias, sempre a pôr e a tirar os cabos da bateria na expectativa de o conseguir ligar, mas sem sucesso.
Até voltar a pegar, o estranho é que depois de tirar e pôr, passados uns minutos, os cabos da bateria, por vezes, mesmo sem a chave na ingnição, as luzes do painel de instrumentos mantém-se acesas, por vezes só as do lado direito, outras vezes todas, incluindo as dos piscas. Tudo funciona no carro, desde rádio a vidros eléctricos, passando pelo fecho centralizado, pelos piscas, etc, apesar de, por exemplo, os piscas, estando a funcionar, não dão indicação no painel de instrumentos, onde aparecem sempre ligados. Só não faz o mais importante, que é trabalhar, pois apesar de dar sinal de arranque, parece que o gasóleo não passa e o carro não liga.
Só volta a pegar quando o conta-quilómetros se acende.
Tenho semanas em que isto me acontece uma ou duas vezes, mas o carro chega a estar 6 meses sem que nada disto aconteça. No entanto, aconteceu na segunda-feira e ainda não o consegui ligar desde então.
Na Opel, para além de tudo o que já substitui e da fortuna que já gastei dizem-me que o próximo passo é mudar a centralina. Mas também já me disseram que se fosse esse o problema, o carro não passava meses sem problema nenhum e que aquilo aparentava ser uma falha qualquer relacionada com a codificação da chave, que terá um chip algures no compartimento do motor e que ganhará humidade e corta o gasóleo, por isso é que o carro não pega.
O que acham que poderá ser? Já alguém teve um problema similar?
Desculpem o texto tão grande, mas não sei o que fazer. Já levei o carro a alguns mecânicos, inclusive electricistas, já o levei à marca (onde foi sempre assistido, com todas as revisões em dia), uns dizem que será uma coisa, outros que poderá ser outra, mas já lhe mudei tudo menos a centralina e os injectores e o carro continua a apresentar este problema, por vezes durante várias vezes numa ou duas semanas, outras vezes fica meses a funcionar perfeitamente, para depois voltar a aparecer, normalmente quando o tempo está mais húmido (ainda que também me tenha acontecido em pleno Verão).
Desde já o meu obrigado a todos!
Tenho um Opel Corsa 1.3 CDTI de 2004, com 217.000 Km.
O carro tem apresentado, desde há cerca de 2 anos, um problema que ainda não conseguiram diagnosticar, apesar de já ter ido para a Opel 2 vezes.
A situação é a seguinte:
Por vezes, o carro não pega, apesar do motor de arranque funcionar e da bateria ter carga. O estranho é que, quando isso acontece, no painel de instrumentos o conta-quilómetros não acende. Depois do carro ligar, demora uns 2 segundos até se desligar sozinho e só retirando os cabos da bateria, voltando a ligá-los durante uns minutos, o carro volta a pegar como se não se tivesse passado nada.
Porém, nem sempre pega e já cheguei a ter o carro parado durante dois dias, sempre a pôr e a tirar os cabos da bateria na expectativa de o conseguir ligar, mas sem sucesso.
Até voltar a pegar, o estranho é que depois de tirar e pôr, passados uns minutos, os cabos da bateria, por vezes, mesmo sem a chave na ingnição, as luzes do painel de instrumentos mantém-se acesas, por vezes só as do lado direito, outras vezes todas, incluindo as dos piscas. Tudo funciona no carro, desde rádio a vidros eléctricos, passando pelo fecho centralizado, pelos piscas, etc, apesar de, por exemplo, os piscas, estando a funcionar, não dão indicação no painel de instrumentos, onde aparecem sempre ligados. Só não faz o mais importante, que é trabalhar, pois apesar de dar sinal de arranque, parece que o gasóleo não passa e o carro não liga.
Só volta a pegar quando o conta-quilómetros se acende.
Tenho semanas em que isto me acontece uma ou duas vezes, mas o carro chega a estar 6 meses sem que nada disto aconteça. No entanto, aconteceu na segunda-feira e ainda não o consegui ligar desde então.
Na Opel, para além de tudo o que já substitui e da fortuna que já gastei dizem-me que o próximo passo é mudar a centralina. Mas também já me disseram que se fosse esse o problema, o carro não passava meses sem problema nenhum e que aquilo aparentava ser uma falha qualquer relacionada com a codificação da chave, que terá um chip algures no compartimento do motor e que ganhará humidade e corta o gasóleo, por isso é que o carro não pega.
O que acham que poderá ser? Já alguém teve um problema similar?
Desculpem o texto tão grande, mas não sei o que fazer. Já levei o carro a alguns mecânicos, inclusive electricistas, já o levei à marca (onde foi sempre assistido, com todas as revisões em dia), uns dizem que será uma coisa, outros que poderá ser outra, mas já lhe mudei tudo menos a centralina e os injectores e o carro continua a apresentar este problema, por vezes durante várias vezes numa ou duas semanas, outras vezes fica meses a funcionar perfeitamente, para depois voltar a aparecer, normalmente quando o tempo está mais húmido (ainda que também me tenha acontecido em pleno Verão).
Desde já o meu obrigado a todos!
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