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Reprogramação. Sim ou Não?

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    Reprogramação. Sim ou Não?

    Boas noites,

    Já há muito tempo que ouço falar em repros e ainda não percebi realmente do que se trata ao certo. Isto porque ouço falar em ships, alterações a nivel da centralina, tambem já me disseram que é possivel tirar o limitador de velocidade, há quem diga bem das repros quem diga mal, enfim.
    O caso mais próximo que conheço foi de um colega meu que comprou uma Audi A4 1.9 TDI em segunda mão e que ao fim de algum tempo uma avaria que não sei especificar mas que foi provocada pelo ship que esta trazia e que o proprietário desconhecia da sua existência. Preocupando-me com o meu carro e tendo em vista um melhor desempenho, melhores consumos sem afectar o motor, tenho algumas perguntas a fazer:

    Que tipos de reprogramações existem?

    Quais as mais "saudáveis" para o motor?

    Que tipo de repros afectam a esperança média de vida do motor?

    Quais os estabelecimentos credenciados para o efeito? Já ouvi falar em PKE, Turbotec, etc..

    As entendidades em causa dão garantia do serviço?

    Quais os valores que estes serviços envolvem?

    Agradeço aos entendidos que dêem a vossa opinião.

    Obrigado.

    Cumprimentos.

    #2
    Acho que se não houver um abuso e forem respeitadas as precauções normais nos motores turbinados, não há qualquer problema. Até costuma melhorar o consumo do carro se for utilizada com esse propósito (menor recurso à caixa).

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Montalto Ver Post
      Que tipos de reprogramações existem?

      Quais as mais "saudáveis" para o motor?

      Que tipo de repros afectam a esperança média de vida do motor?

      Quais os estabelecimentos credenciados para o efeito? Já ouvi falar em PKE, Turbotec, etc..

      As entendidades em causa dão garantia do serviço?

      Quais os valores que estes serviços envolvem?
      Reprogramaçao é so uma, é uma alteraçao à centralina do carro alterando valores de debito, pressao do turbo etc.

      A nivel de saudade, depende do que pretenderes, 20-30cv em principio (tambem depende de como é feita) nao tera problemas, mais que isso... tambem ira depende da saudade que o carro tenha, se uma embraiagem tiver ja em mau estado, é meio caminho para nao durar muito, o mesmo para o turbo, dai aconselhar a uma revisao grande aos componentes que podem ser mais afectados pela repro para saber se nao vais ter despesas em breve por material que se desgastou permaturamente.

      As casas mais famosas, sao essas, a AM Motorsport etc. Hoje em dia, quase em cada esquina fazem repros, mas o trabalho pode nao ser o melhor.

      Quanto aos consumos, no maximo ficam iguais, isto a andar normalmente com o carro, mas quando se pisa, a potencia a mais vai fazer mossa aos consumos claro, era bom meter potencia e diminuir o consumo, andavamos com 500cv e a gastar 1L aos 100 Mas as coisas nao funcionam assim.

      Comentário


        #4
        saudade, saudade...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SrChambino Ver Post
          Até costuma melhorar o consumo do carro se for utilizada com esse propósito (menor recurso à caixa).
          Mas este mito ainda perdura?

          Comentário


            #6
            1 questão pertinente...

            E a legalidade dessas repro???

            ah pois...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
              1 questão pertinente...

              E a legalidade dessas repro???

              ah pois...
              Isso não é uma questão pertinente, é uma questão sem sentido.
              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post

              As casas mais famosas, sao essas, a AM Motorsport etc. Hoje em dia, quase em cada esquina fazem repros, mas o trabalho pode nao ser o melhor.
              A AM Motorsport não é uma casa de reprogramações, é apenas um local onde sabem preparar ibizas tdi para fazer os 400M, nada mais do que isso.
              Editado pela última vez por Crysis; 06 October 2013, 23:51.

              Comentário


                #8
                porquê sem sentido?

                acho que tem todo o sentido?

                é legal fazê-las?

                é uma simples pergunta de sim ou não...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                  Isso não é uma questão pertinente, é uma questão sem sentido. A AM Motorsport não é uma casa de reprogramações, é apenas um local onde sabem preparar ibizas tdi para fazer os 400M, nada mais do que isso.
                  Não é bem assim, mas fica-se por aqui, já se sabe a volta que vai dar.

                  Reprogramação só há uma, que consiste na alteração de alguns dados como pressão do turbo, débitos de gasóleo(que quando em excesso provoca os fumos negro que se vêm em alguns carros) e etc, na centralina.
                  o que falas é da vulgar powerbox, essas são mais prejudiciais, porque geralmente apenas enganam os valores da centralina, e já vêm de fábrica, ao invés da repro que regra geral é feita única e exclusivamente para aquele carro e motor.
                  Cuidado com certas casas, pois há quem use o "copy file" para as reprogramações, usam o ficheiro de uns para os outros...
                  Tenta sempre uma que faça testes de banco ao carro.
                  Se é benéfico? Depende, geralmente 20 a 30cv não farão mal ao carro e já se nota bem na condução, não acho qualquer problema desde que seja bem feito.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                    Mas este mito ainda perdura?
                    Não é mito nenhum.
                    Tu podes mudar a programação para o que quiseres.
                    Se mudares de modo a gastar menos, gasta menos (e anda menos).

                    Ford Hybrid Vehicles to be Reprogrammed for Fuel Economy - The Green Optimistic
                    Ford hybrid vehicle technology is sound but, according to a press release yesterday, we can see that a reprogrammed hybrid control unit might bring things back under control and push those fuel economy numbers back closer to their original estimates.Thanks to modern automobile engine controllers, Ford will be able to simply reprogram their hybrid vehicles to improve their efficiency. Some of the improvements include:
                    Ou achas normal um 2.0 com apenas 120cv?
                    Mazda 3 Review | Autocar
                    Basicamente, está programado para gastar menos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                      Mas este mito ainda perdura?
                      Por vezes há apenas quem apenas aumente o binário do carro. Se passas a fazer coisas em 5a que fazias em 4a não me parece que o consumo aumente. Se puxares pois claro que as coisas mudam de figura...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
                        porquê sem sentido?

                        acho que tem todo o sentido?

                        é legal fazê-las?

                        é uma simples pergunta de sim ou não...
                        Por acaso também tenho curiosidade com isto.

                        Se no livrete vem uma potência, como é que estas repros são legais se não cumprem o que lá vem?
                        É o mesmo que eu levar um carro com as jantes de medida acima não averbadas no livrete...

                        Comentário


                          #13
                          20 ou 30cv a mais num carro com GP 1.3 90cv ou 1.4TDI 80cv deve ficar um mimo de conduzir!

                          Comentário


                            #14
                            Respostas inline:
                            Originalmente Colocado por Montalto Ver Post
                            (...)
                            Que tipos de reprogramações existem?
                            Triliões. Por isso é que se chama programação.
                            Programas para obter os resultados que quiseres (e forem possíveis).

                            Quais as mais "saudáveis" para o motor?
                            As que vêm de fábrica.

                            Que tipo de repros afectam a esperança média de vida do motor?
                            Todas as que aumentem a potência/binário/rotações.
                            Todas as que sejam feitas por amadores.
                            Todas as que não sejam feitas por um profissional com acesso às
                            informações da marca.

                            Quais os estabelecimentos credenciados para o efeito? Já ouvi falar em PKE, Turbotec, etc..
                            As oficinas da marca, ou que trabalhem em parceria com a marca.
                            Exemplos: AMG, Autodelta, etc.

                            As entendidades em causa dão garantia do serviço?
                            Apenas a marca dá garantia ao veículo, as outras apenas garantem o
                            serviço que fizerem. Se o motor partir, não é nada com elas.

                            Quais os valores que estes serviços envolvem?
                            Só depende do serviço.
                            Tens desde zero ao preço de um carro ou dois.

                            (...)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                              Por acaso também tenho curiosidade com isto.

                              Se no livrete vem uma potência, como é que estas repros são legais se não cumprem o que lá vem?
                              É o mesmo que eu levar um carro com as jantes de medida acima não averbadas no livrete...
                              Em princípio é ilegal.
                              Segundo a legislação não é possível alterar as características de um carro.

                              A diferença é que as jantes são visíveis para as autoridades, e a reprogramação
                              da centralina não é.

                              Excepto na IPO, onde se pode chumbar pelas emissões, e normalmente um
                              carro alterado para ter mais potência gasta mais, e gastando mais, polui mais,
                              podendo assim ser apanhado pelas emissões.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
                                porquê sem sentido?

                                acho que tem todo o sentido?

                                é legal fazê-las?

                                é uma simples pergunta de sim ou não...
                                É ilegal.

                                Agora como não há nenhuma entidade com capacidade para fazer a vistoria torna-se um pouco irrelevante.

                                As que fazes através dos kits da bmw por exemplo são homologadas e é emitido um novo DUA.

                                Comentário


                                  #17
                                  Pois eu tmb tenho muita curiosidade sobre este tema, mas repros exageradas bem nao faz, ora todos o tdi do aço que andavam na VdG e os hondas de 10000 rpms neste momento estao todos nas sucatas, ou estou enganado?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JCCar Ver Post
                                    Pois eu tmb tenho muita curiosidade sobre este tema, mas repros exageradas bem nao faz, ora todos o tdi do aço que andavam na VdG e os hondas de 10000 rpms neste momento estao todos nas sucatas, ou estou enganado?
                                    Sim estás enganado...
                                    Hondas de 10 000rpms e andar na VDG regra geral não têm repro pois são N/A, uma repro num N/A trás poucos benefícios ou quase nenhuns mesmo, pois não há pressão para aumentar no turbo, e Hondas turbo poucos vão para a VDG(pelo menos que filmem o sucedido)
                                    Um Honda para ir para a sucata tem muitas VDG's a fazer.
                                    Quanto aos TDI's do aço que andavam na VDG não vejo o porquê de andarem na sucata, repro exagerada o que te pode fazer é partir o turbo, e/ou por estar mal feita andar a fazer um fumo "á traineira" até partir um motor há muito que "escacar".
                                    O que não faltam praí são Hondas e TDI's e Saxo's e 106 GTI etc etc que já fizeram muitas VDG's e andam de boa saude, alguns provavelmente já levaram algumas coisas novas, mas são os mesmos, arrisco a dizer que é bem possível um de nós ao comprar um destes possa comprar um utilizador assíduo da VDG, também se pode esconder muita coisa.
                                    E como é claro tudo o que for em exagero raramente é bom, portanto claro que se uma repro for mal feita e exagerada faz mal, mas não é disso que se fala, não comecem com tretas.
                                    Muitas vezes há mais preconceito e inveja do que medo em fazer alterações, neste caso falo das reprogramações.
                                    Editado pela última vez por paulo14; 07 October 2013, 01:15.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                      Sim...
                                      Hondas de 10 000rpms e andar na VDG regra geral não têm repro pois são N/A, uma repro num N/A trás poucos benefícios ou quase nenhuns mesmo, pois não há pressão para aumentar no turbo, e Hondas turbo poucos vão para a VDG(pelo menos que filmem o sucedido)
                                      Um Honda para ir para a sucata tem muitas VDG's a fazer.
                                      Quanto aos TDI's do aço que andavam na VDG não vejo o porquê de andarem na sucata, repro exagerada o que te pode fazer é partir o turbo, e/ou por estar mal feita andar a fazer um fumo "á traineira" até partir um motor há muito que "escacar".
                                      Tens uma noção muito limitada do que se pode reprogramar numa centralina...
                                      Engine control unit - Wikipedia, the free encyclopedia

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                        Em princípio é ilegal.
                                        Segundo a legislação não é possível alterar as características de um carro.

                                        A diferença é que as jantes são visíveis para as autoridades, e a reprogramação
                                        da centralina não é.

                                        Excepto na IPO, onde se pode chumbar pelas emissões, e normalmente um
                                        carro alterado para ter mais potência gasta mais, e gastando mais, polui mais,
                                        podendo assim ser apanhado pelas emissões.
                                        Pois, como suspeitava.

                                        Mas o que me faz confusão nisto, nem é o facto de não haver meios para medir a real potência, mas sim de que forma é que estas empresas conseguem existir fazendo uma prática dita "ilegal"!
                                        Abrir uma casa de reprogramações, tudo bem, mas alegam que alteram os dados no DUA para laborarem legalmente? É que toda a gente que conheço que fez reprogramações nos seus carros, é chegar lá, ligar a ficha e mexer no mapa toma lá dá cá e mais nada. Como vem descriminado na factura uma reprogramação? Como apresentam as contas? Isto sim, faz-me confusão.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                          Tens uma noção muito limitada do que se pode reprogramar numa centralina...
                                          Engine control unit - Wikipedia, the free encyclopedia
                                          Tenho? Serei eu?
                                          Ou será que sei do que falo em vez de procurar no google?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Pois mas entao se uma repro leve de 30 cv nao faz mal, pq q os carros ja nao veem de origem com esses cv extras?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                              Não é mito nenhum.
                                              Tu podes mudar a programação para o que quiseres.
                                              Se mudares de modo a gastar menos, gasta menos (e anda menos).

                                              Ford Hybrid Vehicles to be Reprogrammed for Fuel Economy - The Green Optimistic


                                              Ou achas normal um 2.0 com apenas 120cv?
                                              Mazda 3 Review | Autocar
                                              Basicamente, está programado para gastar menos.
                                              Quando se fala em reprogramaçao e mais concretamente neste caso nao é, com o intuito de diminuir potencia. Ora, se vamos aumentar potencia, vamos gastar mais, logo quem diz que aumentou a potencia do carro e ficou a gastar menos e ainda diz que aproveita os cavalos extras... acho que nao esta a ser coerente.

                                              Certo que pode-se obviamente reprogramar o carro para limitar varios campos que influenciam a potencia final, mas estes caso ou ja vem de fabrica assim (o caso desse Mazda ou entao dos 2.0 TDI CR110) ou sao um minoria de pessoas que diminuem a potencia dos carros, regra geral é para aumentar a potencia.

                                              Originalmente Colocado por JCCar Ver Post
                                              Pois mas entao se uma repro leve de 30 cv nao faz mal, pq q os carros ja nao veem de origem com esses cv extras?
                                              Devido as metas de poluiçao e fiabilidade.

                                              Apesar disso, ha varias marcas que disponibilizam reprogramaçao para aumento da potencia do carro e com garantia. Lembro-me que a Saab (entre outras marcas, no fundo quase todas as marcas, mas esta fazia mais publicidade) tinha alguns kits de potencia para os seus motores.

                                              Olha, o caso da BMW com os Kit Performance, basicamente é uma repro, intercooler novo e pouco mais, e um 20d com 177 passa para perto dos 200cv.

                                              Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                                              Pois, como suspeitava.

                                              Mas o que me faz confusão nisto, nem é o facto de não haver meios para medir a real potência, mas sim de que forma é que estas empresas conseguem existir fazendo uma prática dita "ilegal"!
                                              Abrir uma casa de reprogramações, tudo bem, mas alegam que alteram os dados no DUA para laborarem legalmente? É que toda a gente que conheço que fez reprogramações nos seus carros, é chegar lá, ligar a ficha e mexer no mapa toma lá dá cá e mais nada. Como vem descriminado na factura uma reprogramação? Como apresentam as contas? Isto sim, faz-me confusão.
                                              Uma reprogramaçao pode ter varios intuitos, um deles é o aumento da potencia do carro, mas imagina que compro uma centralina e a reprogramo porque a mesma estava montada num carro sem CB (vamos supor), qual a ilegalidade disto? Continua a ser uma reprogramaçao de centralina.

                                              Tambem nao podes comprar um cd para vender pirataria, mas nao é por isso que se impede a venda de CD's ja que a venda de CD's nao tem so o intuito da venda de pirataria.
                                              Editado pela última vez por Drifter; 07 October 2013, 01:46.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                                Tenho? Serei eu?
                                                Ou será que sei do que falo em vez de procurar no google?
                                                A verdade é que todas as alterações feitas num Atmosférico são inúteis sem uma boa reprogramação...

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                  Uma reprogramaçao pode ter varios intuitos, um deles é o aumento da potencia do carro, mas imagina que compro uma centralina e a reprogramo porque a mesma estava montada num carro sem CB (vamos supor), qual a ilegalidade disto? Continua a ser uma reprogramaçao de centralina.

                                                  Tambem nao podes comprar um cd para vender pirataria, mas nao é por isso que se impede a venda de CD's ja que a venda de CD's nao tem so o intuito da venda de pirataria.
                                                  Epa, tá certo, eu sei disso... mas por curiosidade fui ver os sites dessas casas, e está lá explicito que o objectivo primordial é aumentar a potência dos automóveis! É dito explicitamente que se procura fazer uma gestão dos motores através da centralina fazendo aumentar a performance, inclusive uma delas até tem um configurador com "n" motores à escolha e com os níveis de potencia obtidos com a repro. Agora a minha questão é, se não é emitido novo DUA após esta intervenção, o carro passa a andar fora da "lei" como uma medida de pneus acima, jantes e qualquer outra coisa não averbada sujeita a multa.
                                                  Esse ex dos cd's não é bom, porque a pirataria é ilegal só pelo facto de a partilhares, enquanto mexer em centralinas não e não abro uma loja tipo fnac para vender cd's gravados...vai lá a inspecção e eu vou de vela logo; ou na feira para ir lá a fiscalização com a GNR varrer tudo! Agora o que alegam estes srs quando tem inspecções, apresentar-se nas finanças, etc?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SrChambino Ver Post
                                                    A verdade é que todas as alterações feitas num Atmosférico são inúteis sem uma boa reprogramação...
                                                    A verdade é que para ganhares potência num Atmosférico tens de fazer algumas alterações, até que seja preciso uma repro tem de se meter muita coisa e dá mais trabalho, e maior parte dos atmosféricos que vemos não tem repro apesar do material, ou seja num atmosférico a repro só por sí nada de melhor trará, ao contrário de um com turbo, apesar de se falar em diesel, também dá num carro a gasolina, basta ter turbo, com uma simples repro "vêem-se" cavalos, e alguns, que é o que queria explicar.
                                                    Editado pela última vez por paulo14; 07 October 2013, 02:10.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                                                      Epa, tá certo, eu sei disso... mas por curiosidade fui ver os sites dessas casas, e está lá explicito que o objectivo primordial é aumentar a potência dos automóveis! É dito explicitamente que se procura fazer uma gestão dos motores através da centralina fazendo aumentar a performance, inclusive uma delas até tem um configurador com "n" motores à escolha e com os níveis de potencia obtidos com a repro. Agora a minha questão é, se não é emitido novo DUA após esta intervenção, o carro passa a andar fora da "lei" como uma medida de pneus acima, jantes e qualquer outra coisa não averbada sujeita a multa.
                                                      Esse ex dos cd's não é bom, porque a pirataria é ilegal só pelo facto de a partilhares, enquanto mexer em centralinas não e não abro uma loja tipo fnac para vender cd's gravados...vai lá a inspecção e eu vou de vela logo; ou na feira para ir lá a fiscalização com a GNR varrer tudo! Agora o que alegam estes srs quando tem inspecções, apresentar-se nas finanças, etc?
                                                      estas a baralhar responsabilidades. A oficina faz tudo legal incluindo os aumentos de potência. A responsabilidade de averbar a alteração no dua é do proprietário.

                                                      Comentário

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