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Quem tem prioridade?

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    Quem tem prioridade?

    Boas!

    Quem é que na vossa opinião tem que dar prioridade na situação do link abaixo?

    http://tinyurl.com/nfjpdz7

    Apenas tem indicação de que a faixa da direita vai terminar e tem as setas no chão...mas não existe nenhuma sinalização de obrigatoriedade de que quem vem da direita ter que deixar passar o da esquerda. Em muitos casos eu vejo essa sinalização como esta p.e.:

    http://tinyurl.com/ofrjfpr

    #2
    Quem muda de faixa deve "perder a prioridade" (não sei se este é o termo correcto), mas quem vai na faixa de rodagem que não termina, deverá prevalecer em relação aos carros na faixa que "encolhe".

    Comentário


      #3
      Se uma via de circulação termina, e quem nela segue tem que tomar a via imediatamente á esquerda, ou á direita, evidentemente que é a esses (que mudam de via) que cabe o dever de ceder prioridade a quem circula na via onde vão entrar.

      Comentário


        #4
        Se a via de trânsito da direita é suprimida, quem circula nesta é que tem de ceder a prioridade, em virtude de ter de fazer uma mudança de via de trânsito.

        Quem circula na via da esquerda, mantêm o seu sentido de marcha.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por adms87 Ver Post
          Boas!

          Quem é que na vossa opinião tem que dar prioridade na situação do link abaixo?

          http://tinyurl.com/nfjpdz7

          Apenas tem indicação de que a faixa da direita vai terminar e tem as setas no chão...mas não existe nenhuma sinalização de obrigatoriedade de que quem vem da direita ter que deixar passar o da esquerda. Em muitos casos eu vejo essa sinalização como esta p.e.:

          http://tinyurl.com/ofrjfpr

          Á retaguarda , a poucos metros de passar por debaixo da ponte/viaduto,tem o sinal A4c, passagem estreita, logo , quem circula na via mais à direita , é informado do estreitamento de via/fila, do lado direito.
          Por conseguinte, sendo obrigados a tomar a outra fila mais à esquerda por desaparecimento da outra, devem ceder a passagem a quem já lá circula. No entanto, não se perdia nada com a colocação do sinal B1 .

          Comentário


            #6
            O sinal A4c não faz muito sentido, na minha opinião, por se tratar de uma via de sentido único de tráfego e não dois.

            O H32 que está à saída do túnel, é que podia ter o B1 anexado.

            Comentário


              #7
              Mas se repararem a linha a tracejado termina a meio, quase como se houvesse uma fusão entre as duas faixas e não propriamente supressão da faixa da direita.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                O sinal A4c não faz muito sentido, na minha opinião, por se tratar de uma via de sentido único de tráfego e não dois.

                O H32 que está à saída do túnel, é que podia ter o B1 anexado.

                Se fosse apenas esse pintelho na nossa sinalização a nível nacional , estávamos bem mas, na tugalandia , qualquer um sinaliza uma via .

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por adms87 Ver Post
                  Mas se repararem a linha a tracejado termina a meio, quase como se houvesse uma fusão entre as duas faixas e não propriamente supressão da faixa da direita.

                  Quem manda é a sinalização vertical.
                  Lê o artigo 7º do Código da Estrada.

                  Comentário


                    #10
                    Mas o H32 não manda nada. É um sinal de informação apenas

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por adms87 Ver Post
                      Mas o H32 não manda nada. É um sinal de informação apenas

                      Artigo 7.º
                      Hierarquia entre prescrições
                      1 - As prescrições resultantes dos sinais
                      prevalecem sobre as regras de trânsito.
                      2 - A hierarquia entre as prescrições resultantes
                      da sinalização é a seguinte:
                      1.º Prescrições resultantes de
                      sinalização temporária que modifique
                      o regime normal de utilização da via;
                      2.º Prescrições resultantes dos sinais
                      luminosos;
                      3.º Prescrições resultantes dos sinais
                      verticais;
                      4.º Prescrições resultantes das marcas
                      rodoviárias.
                      3 - As ordens dos agentes reguladores do
                      trânsito prevalecem sobre as prescrições
                      resultantes dos sinais e sobre as regras de
                      trânsito.



                      O 3º está acima do 4º, logo , qualquer sinal, seja ele de perigo, regulamentação( cedência de passagem, proibição, obrigação , prescrição específica), indicação, mensagem variável, turístico-cultural , estão sempre acima das marcas rodoviárias, sejam elas longitudinais, transversais, reguladoras de estacionamento e paragem,orientadoras de sentidos de trânsito ou diversas e guias.
                      Editado pela última vez por rucsantos; 08 October 2013, 00:06.

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado! Já agora, se não for pedir muito, qual o artigo em que fala na supressão de via?

                        Comentário


                          #13
                          Artigo 63º, nº1, marcas M16, M16a e M16b---Setas de desvio.
                          Regulamento de sinalização de Trânsito .


                          Artigo 63.º
                          Marcas orientadoras de sentidos de trânsito
                          1 - As marcas orientadoras de sentidos de trânsito são as seguintes:
                          M15, M15a, M15b, M15c, M15d, M15e e M15f - setas de selecção: utilizam-se para orientar os sentidos de trânsito na proximidade de cruzamentos ou entroncamentos e significam, quando apostas em vias de trânsito delimitadas por linhas contínuas, obrigatoriedade de seguir no sentido ou num dos sentidos por elas apontados; estas setas podem ser antecedidas de outras com igual configuração e com função de pré-aviso, as quais podem conter a indicação de via sem saída;

                          M16, M16a e M16b - setas de desvio: são de orientação oblíqua ao eixo da via e repetidas, indicando a conveniência de passar para a via de trânsito que elas apontam, ou mesmo a obrigatoriedade de o fazer em consequência de outra sinalização.
                          2 - A marca M16b deve ser utilizada conjuntamente com a marca M4.
                          3 - Em vias de sentido único podem ser utilizadas setas de configuração igual às de selecção, com a finalidade de confirmar o sentido de circulação.
                          Editado pela última vez por rucsantos; 08 October 2013, 00:09.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por adms87 Ver Post
                            Mas o H32 não manda nada. É um sinal de informação apenas

                            Pois, por vezes complica-se o que é fácil.
                            Como não existe sinalização vertical ou marcações no pavimento a indicar quem tem ou quem perde a prioridade, aplica-se a regra da prioridade.
                            tem prioridade quem circula pela direita, excepto nas AE, IC's, IP's e seus acessos em que tem prioridade quem circula na faixa mais à esquerda (o que me parece ser o caso).
                            Limpinho limpinho!!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por adms87 Ver Post
                              Boas!

                              Quem é que na vossa opinião tem que dar prioridade na situação do link abaixo?

                              http://tinyurl.com/nfjpdz7

                              Apenas tem indicação de que a faixa da direita vai terminar e tem as setas no chão...mas não existe nenhuma sinalização de obrigatoriedade de que quem vem da direita ter que deixar passar o da esquerda. Em muitos casos eu vejo essa sinalização como esta p.e.:

                              http://tinyurl.com/ofrjfpr
                              Isso á entrada da VCI?Quando tirei a carta "quem perde prioridade" é quem muda de faixa/via,é quase igual quando vais entrar na via acelaração da VCI,tens de ceder.

                              PS:Se não me engano,foi nessa entrada que vi um individuo,numa mota(pesada).A primeira vez que o vi,tava ele na via acelaração,quando dou por ele(passado 1 minuto) já tava ele na via mais esquerda,sempre a dar a gás
                              Editado pela última vez por andrepinto; 08 October 2013, 07:53.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por adms87 Ver Post
                                Boas!

                                Quem é que na vossa opinião tem que dar prioridade na situação do link abaixo?

                                http://tinyurl.com/nfjpdz7

                                Apenas tem indicação de que a faixa da direita vai terminar e tem as setas no chão...mas não existe nenhuma sinalização de obrigatoriedade de que quem vem da direita ter que deixar passar o da esquerda. Em muitos casos eu vejo essa sinalização como esta p.e.:

                                http://tinyurl.com/ofrjfpr
                                Com dúvidas destas, espero nunca me encontrar contigo na estrada...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                  Artigo 63º, nº1, marcas M16, M16a e M16b---Setas de desvio.
                                  Regulamento de sinalização de Trânsito .


                                  Artigo 63.º
                                  Marcas orientadoras de sentidos de trânsito
                                  1 - As marcas orientadoras de sentidos de trânsito são as seguintes:
                                  M15, M15a, M15b, M15c, M15d, M15e e M15f - setas de selecção: utilizam-se para orientar os sentidos de trânsito na proximidade de cruzamentos ou entroncamentos e significam, quando apostas em vias de trânsito delimitadas por linhas contínuas, obrigatoriedade de seguir no sentido ou num dos sentidos por elas apontados; estas setas podem ser antecedidas de outras com igual configuração e com função de pré-aviso, as quais podem conter a indicação de via sem saída;

                                  M16, M16a e M16b - setas de desvio: são de orientação oblíqua ao eixo da via e repetidas, indicando a conveniência de passar para a via de trânsito que elas apontam, ou mesmo a obrigatoriedade de o fazer em consequência de outra sinalização.
                                  2 - A marca M16b deve ser utilizada conjuntamente com a marca M4.
                                  3 - Em vias de sentido único podem ser utilizadas setas de configuração igual às de selecção, com a finalidade de confirmar o sentido de circulação.
                                  Não era isto que eu queria. Eu queria o artigo que fala que na supressão de vias, quem vem da via "suprimida" tem que dar prioridade, independentemente de vir da direita. Esse é apenas o regulamento das setas de desvio.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JorgeVieira Ver Post
                                    Com dúvidas destas, espero nunca me encontrar contigo na estrada...
                                    Não te preocupes, passo ali todos os dias e nunca tive nenhum acidente

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                      Pois, por vezes complica-se o que é fácil.
                                      Como não existe sinalização vertical ou marcações no pavimento a indicar quem tem ou quem perde a prioridade, aplica-se a regra da prioridade.
                                      tem prioridade quem circula pela direita, excepto nas AE, IC's, IP's e seus acessos em que tem prioridade quem circula na faixa mais à esquerda (o que me parece ser o caso).
                                      Limpinho limpinho!!
                                      Foste o único que até agora me convenceu

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                        tem prioridade quem circula pela direita, excepto nas AE, IC's, IP's e seus acessos em que tem prioridade quem circula na faixa mais à esquerda (o que me parece ser o caso).
                                        Limpinho limpinho!!
                                        Neste caso, quem vem da direita, a via onde circulava acabou. E perante isto, é obrigado a mudar de via. Como tal, é obrigado a ceder a prioridade. Não é preciso existirem sinais.

                                        A regra da direita aplica-se a cruzamentos e entroncamentos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                          Pois, por vezes complica-se o que é fácil.
                                          Como não existe sinalização vertical ou marcações no pavimento a indicar quem tem ou quem perde a prioridade, aplica-se a regra da prioridade.
                                          tem prioridade quem circula pela direita, excepto nas AE, IC's, IP's e seus acessos em que tem prioridade quem circula na faixa mais à esquerda (o que me parece ser o caso).
                                          Limpinho limpinho!!
                                          O Artigo 30º do C.E., prioridade à direita, só se aplica em entroncamentos ou cruzamentos, o que não é o caso.

                                          Aqui aplica-se a mudança de via de trânsito.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por adms87 Ver Post
                                            Mas o H32 não manda nada. É um sinal de informação apenas
                                            Não faz parte do R.S.T.?

                                            O H7 também é só de informação, mas se não o respeitares, conjuntamente com a sinalização horizontal, arriscas-te.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                              O Artigo 30º do C.E., prioridade à direita, só se aplica em entroncamentos ou cruzamentos, o que não é o caso.

                                              Aqui aplica-se a mudança de via de trânsito.
                                              Pois, eu assumiria que em qualquer bifurcação, devessemos dar prioridade a quem vem da direita. Mas se não é o caso, admito então que quem tem prioridade é o da esquerda e vê-se tantas situações semelhantes com o sinal de cedência de passagem que pensei que aqui fosse diferente

                                              Comentário


                                                #24
                                                Será por causa de dúvidas ( ou certezas) destas que as pessoas mudam de faixa de rodagem sem olharem pelos espelhos, e ainda acham que têm razão?
                                                Isso acontece mesmo muitas vezes!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                                  Pois, por vezes complica-se o que é fácil.
                                                  Como não existe sinalização vertical ou marcações no pavimento a indicar quem tem ou quem perde a prioridade, aplica-se a regra da prioridade.
                                                  tem prioridade quem circula pela direita, excepto nas AE, IC's, IP's e seus acessos em que tem prioridade quem circula na faixa mais à esquerda (o que me parece ser o caso).
                                                  Limpinho limpinho!!
                                                  Então e se a via a suprimir fosse a da esquerda, neste caso, os carros que lá transitam tinham prioridade sobre os da faixa à direita? É que não me parece...
                                                  Originalmente Colocado por adms87 Ver Post
                                                  Foste o único que até agora me convenceu

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                    Então e se a via a suprimir fosse a da esquerda, neste caso, os carros que lá transitam tinham prioridade sobre os da faixa à direita?
                                                    Nesse caso vinha da esquerda, logo não tinha prioridade. Entendeste mal a minha dúvida...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por adms87 Ver Post
                                                      Nesse caso vinha da esquerda, logo não tinha prioridade. Entendeste mal a minha dúvida...
                                                      Eu não entendi nada mal a tua dúvida (aliás fui o primeiro a responder-te e bem, já agora).

                                                      Parece é que não entendeste o que eu escrevi (como um "suponhamos" ao MigMondeo). Lê outra vez...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                        Eu não entendi nada mal a tua dúvida (aliás fui o primeiro a responder-te e bem, já agora).

                                                        Parece é que não entendeste o que eu escrevi (como um "suponhamos" ao MigMondeo). Lê outra vez...
                                                        Ups estou no telemóvel, peço desculpa...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          E por estas e por outras que anda tanta gente pelas faixas do lado esquerdo...mais um caso que se beneficia quem anda pela esquerda,na situaçao que se apresenta o que me irrita mais e os xicos-espertos que aproveitam para ultrapassar nestas zonas,precisamente quando alguem esta a tentar sair da faixa da direita e na maioria dos casos ainda ficam todos ofendidos ...
                                                          comigo e pisca para a esquerda e ver se nao vai ninguem ao lado,infelizmente nao se pode ser brando neste tipo de manobra ,pois ja me aconteceu ir a meio da faixa e ter xicos a ultrapassar... la esta beneficio de circular pela esquerda,muitos deles andam alguns km pela faixa do lado esquerdo para depois chegar a estas zonas e sentirem-se os donos da estrada

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MARCIOSKS Ver Post
                                                            E por estas e por outras que anda tanta gente pelas faixas do lado esquerdo...mais um caso que se beneficia quem anda pela esquerda,na situaçao que se apresenta o que me irrita mais e os xicos-espertos que aproveitam para ultrapassar nestas zonas,precisamente quando alguem esta a tentar sair da faixa da direita e na maioria dos casos ainda ficam todos ofendidos ...
                                                            comigo e pisca para a esquerda e ver se nao vai ninguem ao lado,infelizmente nao se pode ser brando neste tipo de manobra ,pois ja me aconteceu ir a meio da faixa e ter xicos a ultrapassar... la esta beneficio de circular pela esquerda,muitos deles andam alguns km pela faixa do lado esquerdo para depois chegar a estas zonas e sentirem-se os donos da estrada
                                                            Olha que às vezes é a esquerda que suprime

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