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Megane a fugir nas curvas

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    Megane a fugir nas curvas

    Boa noite, não percebo grande coisa de carros e muito menos quando estes têm problemas...

    Tenho uma Megane 1,5tdi de 2008, na versão de bagageira longa.

    Passo a explicar a situação:

    Quando faço uma viagem longa ou curta nas curvas para a esquerda o carro parece fugir/deslizar sendo dificil de controlar... para a direita está praticamente normal. Os pneus parecem estar em bom estado de conservação, mas não sei quando foram trocados.. comprei o carro à 6 meses já lhe fiz cerca de 10.000km e sempre senti uma pouca insegurança mas agora está pior.

    Numa curva apertada com uma pequena lomba acerca de 30km por hora mas num piso molhado e gasto cheguei a ir com a traseira aos railes de proteção, foi um toque muito leve mas perdi por completo o controlo do carro. Para quem conhece foi na passagem de nível para o Algarve Shopping um sítio onde é costume acontecerem estas situações.

    Alguém já passou por uma situação semelhante, ou percebe qual a razão pela qual isto poderá estar a acontecer?

    #2
    Marca dos pneus?

    Comentário


      #3
      Nunca me aconteceu tal coisa, mas no teu lugar iria rapidamente fazer um teste aos amortecedores, porque não fazer uma inspecção? São 26€ e ficas com um diagnóstico básico geral! Se não der em nada recomendo uma visita a marca!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por philipptg Ver Post
        Tenho uma Megane 1,5tdi de 2008, na versão de bagageira longa.
        Acho que o problema reside em teres um carro que não existe.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
          Acho que o problema reside em teres um carro que não existe.
          dci já existe...

          a marca dos pneus é continental sport 3 se não me engano

          Comentário


            #6
            Numa primeira fase para despiste de qualquer outra situação, o melhor é colocares o carro numa oficina, relatares essa tua insegurança e pedires para te fazerem um checkup a tudo o que está relacionado (amortecedores, pneus, direcção, etc). Depois disto, logo se vê.

            Atenção que o local que referes no Algarve Shopping, com piso molhado e a 30 Kms/h não devem ser poucos os que perdem aderência...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por philipptg Ver Post
              dci já existe...

              a marca dos pneus é continental sport 3 se não me engano
              Podes colocar uma foto dos pneus ou fazer a medição do piso para despistar o óbvio?

              Comentário


                #8
                Alinhamento dos 3 ângulos do eixo traseiro, folgas nas borrachas da suspensão do eixo traseiro, para além do que já foi dito... não é normal fugir apenas para um dos lados...


                (alguma grande porradona que isso já terá sofrido e o chassis foi mal endireitado? Ou nem sequer foi endireitado...)


                PS: Esses carros são muito certinhos a curvar... do melhor que há... portanto algo vai mesmo muito mal por aí! ;)
                Editado pela última vez por CL; 08 October 2013, 22:58.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                  Podes colocar uma foto dos pneus ou fazer a medição do piso para despistar o óbvio?

                  Qual é o óbvio? Pneus carecas? Mas se fosse isso o carro perdia a tração dos dois lados por igual ou não?

                  WP_000133.jpg

                  Comentário


                    #10
                    Tens a direcção alinhada?

                    Verifica a zona das suspensões!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por philipptg Ver Post
                      Qual é o óbvio? Pneus carecas? Mas se fosse isso o carro perdia a tração dos dois lados por igual ou não?

                      [ATTACH]118055[/ATTACH]

                      Esses pneus já devem ser trocados, estão nos limites e bastante comidos.

                      Deves começar por ai.

                      Comentário


                        #12
                        Mesmo considerando o desgaste dos pneus, estes não são certamente os responsáveis por este desequilibrio dinâmico.
                        Eu aponto para algo semelhante ao que o CL referiu e tentaria ver isso o quanto antes.

                        Acho que deves ir a uma casa de alinhamento que eles verificam todos os parâmetros da suspensão e conseguem ver onde está a causa do problema.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                          Esses pneus já devem ser trocados, estão nos limites e bastante comidos.

                          Deves começar por ai.
                          Acabado de chegar do mecanico, o conselho dele foi muda pneus e alinha a direção e se continuar temos de ver isso melhor..

                          ASSIM SENDO, vou trocar de pneus..

                          Agora resta-me saber para quais pneus mudo? 205/50 R17 89V

                          Desde Fevereiro fiz cerca de 15.000 e não 10.000 como tinha dito antes, ando muito por estradas nacionais e secundarias com pisos gastos e em más condições.. vem aí o inverno... Qual a vossa opinião para a escolha de uns pneus para estas condições?

                          Comentário


                            #14
                            O melhor é consultar este tópico.

                            http://forum.autohoje.com/boxes/3843...-dos-pneus.htm

                            Comentário


                              #15
                              Troca de pneus.

                              Alinhamento da direção e rodas.

                              Verificar amortecedores.

                              Comentário


                                #16
                                Liguei para a Feu vert e eles dizem que têm os Continental Sport 5 por 125€ e os goodyear efficient grip por 115€.. Alguém me pode dizer alguma coisa sobre estes pneus?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por philipptg Ver Post
                                  Liguei para a Feu vert e eles dizem que têm os Continental Sport 5 por 125€ e os goodyear efficient grip por 115€.. Alguém me pode dizer alguma coisa sobre estes pneus?
                                  O melhor é colocares essa questão no tópico que o SilverArrow indicou.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                    Esses pneus já devem ser trocados, estão nos limites e bastante comidos.

                                    Deves começar por ai.
                                    Já conduzi com pneus bem mais gastos, e não tinha o comportamento que o user evidência.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mas o pneus não estão bons?
                                      Ia jurar que vi algum rasto...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por philipptg Ver Post
                                        Acabado de chegar do mecanico, o conselho dele foi muda pneus e alinha a direção e se continuar temos de ver isso melhor..

                                        ASSIM SENDO, vou trocar de pneus..

                                        Agora resta-me saber para quais pneus mudo? 205/50 R17 89V

                                        Desde Fevereiro fiz cerca de 15.000 e não 10.000 como tinha dito antes, ando muito por estradas nacionais e secundarias com pisos gastos e em más condições.. vem aí o inverno... Qual a vossa opinião para a escolha de uns pneus para estas condições?
                                        Então e se o problema não for daí, ele chega-se à frente com o dinheiro que gastaste desnecessariamente em pneus? Esses pneus ainda me parecem ter rasto, eu tentava um tipo de diagnóstico como indicaram acima..

                                        Já agora, como é que anda a pressão desses pneus?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                          Alinhamento dos 3 ângulos do eixo traseiro, folgas nas borrachas da suspensão do eixo traseiro, para além do que já foi dito... não é normal fugir apenas para um dos lados...


                                          (alguma grande porradona que isso já terá sofrido e o chassis foi mal endireitado? Ou nem sequer foi endireitado...)


                                          PS: Esses carros são muito certinhos a curvar... do melhor que há... portanto algo vai mesmo muito mal por aí! ;)
                                          pelos sintomas descritos ou há realmente algo de errado com a suspensão, ou então a parte a vermelho.....se for esta última, livre-se do carro!

                                          Comentário


                                            #22
                                            O meu velho tem uma dessas Meganes e no caso dele era a barra estabilizadora que já não tinha sinoblocos assim como até o metal já tinha gasto, teve de ser nova

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                              pelos sintomas descritos ou há realmente algo de errado com a suspensão, ou então a parte a vermelho.....se for esta última, livre-se do carro!
                                              O carro foi comprado num stand oficial renault. Penso que eles normalmente se livram desses carros batidos, ou estou enganado??

                                              Vou levar o carro para trocar de pneus, mas vou pedir para eles verem todas essas questões eles lá conseguem ver essas coisas?

                                              Originalmente Colocado por Militaogtc Ver Post
                                              O meu velho tem uma dessas Meganes e no caso dele era a barra estabilizadora que já não tinha sinoblocos assim como até o metal já tinha gasto, teve de ser nova
                                              isso é coisa para custar quanto?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Os pneus podem não estar gastos, mas podem estar vidrados, é complicado, mas duas regras básicas na compra de um usado é a substituição de pneus e bateria, mesmo que o vendedor jure a pés juntos que estão "novos"

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  se não me engano foi por volta dos 300€, mas isto também acontece pq as "estradas" onde anda são de areia e com buracos, lama etc. Não acredito que seja o caso dessa, de qualquer forma pode e aí sim, ter levado um toque, atropelado algum animal ou assim
                                                  Editado pela última vez por Militaogtc; 09 October 2013, 13:06.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Como já referido, também veria o real estado dos amortecedores.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já agora, falando dos pneus, sim eles têm rasto, mas nota-se que estão a chegar ao limitador, logo ao limite legal para andar na estrada, assim como parecem secos/gretados, parecem ter uma certa idade. Acho que está na altura de mudar.

                                                      Agora também é muito provável que o comportamento da carrinha não tenha a ver diretamente com o estado dos pneus, mas isso não invalida que estes não devam ser mudados.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                        Os pneus podem não estar gastos, mas podem estar vidrados, é complicado, mas duas regras básicas na compra de um usado é a substituição de pneus e bateria, mesmo que o vendedor jure a pés juntos que estão "novos"

                                                        O vendedor fez essas garantias, e como tinha continental sport 2 atrás e sport 3 à frente até que acreditei:-) Bateria é a mesma também...

                                                        Mas quando comprei o carro ele tinha apenas 57.000km, daí eu pensar que não seria necessário trocar os pneus..

                                                        Obrigado pelo concelho

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                          Como já referido, também veria o real estado dos amortecedores.
                                                          Amanha vou trocar os pneus e alinhar a direção mas também vou explicar toda a situação e pedir para ver o estado dos amortecedores, suspensão e despitar um potencial acidente anterior... será suficiente ou aconselham mais algum cuidado extra?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por philipptg Ver Post
                                                            O vendedor fez essas garantias, e como tinha continental sport 2 atrás e sport 3 à frente até que acreditei:-) Bateria é a mesma também...

                                                            Mas quando comprei o carro ele tinha apenas 57.000km, daí eu pensar que não seria necessário trocar os pneus..

                                                            Obrigado pelo concelho
                                                            Não percebi o que querias dizer com isto.

                                                            Pela imagem dos pneus, também concordo que possa haver ainda algum (pouco rasto), mas o estado (gretado e/ou vidrado) não me inspiraram confiança. Eu também trocaria os pneus, mas tomava atenção a tudo o resto já falado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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