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Regeneração dos motores diesel

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    Regeneração dos motores diesel

    Boas,

    Estou a ponderar a compra de 1 Civic i-dtec, contudo estou a ficar preocupado relativamente aos relatos e complicações que tenho lido acerca da necessidade da regeneração que estes motores actualmente fazem.

    Durante a semana faço pequenos percursos citadinos (cerca de 15 kms diários) e só no fim de semana é que andarei mais.

    Será que vou ter problemas com esta tecnologia?

    Cumprimentos

    #2
    Se ao fim-de-semana andas mais, presumo com alguma AE, nao vais ter problemas. So se o sistema FAP do Civic mostrar-se problematico, o que ainda é cedo para se saber.

    Basta uma vez por semana andar uns km em AE acima das 2000rpm, para o sistema regenerar.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
      Se ao fim-de-semana andas mais, presumo com alguma AE, nao vais ter problemas. So se o sistema FAP do Civic mostrar-se problematico, o que ainda é cedo para se saber.

      Basta uma vez por semana andar uns km em AE acima das 2000rpm, para o sistema regenerar.
      Foi exactamente isso que me disseram, só que fiquei com a pulga atrás da orelha.

      Comentário


        #4
        E vale a pena um carro a gasóleo para andar tão pouco?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
          E vale a pena um carro a gasóleo para andar tão pouco?

          Acho que ao preço que a honda está a lançar as versões dieseis, estas são imativeis.

          Por exemplo face ao 1.8 vtec, são mais baratas, consomem menos e desvalorizam muito menos.

          Acho que a Honda vai arrasar com esta aposta neste dieseis.

          Comentário


            #6
            Não sei como funciona na Honda... mas não é assim tão linear na Citroën por exemplo....

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Cfb Ver Post
              Foi exactamente isso que me disseram, só que fiquei com a pulga atrás da orelha.
              Isso nao é bem assim!
              O mais importante é nao interromper as regenerações, e isso é independente dos km que fazes.
              eu nunca tive problemas com o fap, mesmo quando fazia muitos percursos pequenos por dia.
              Ainda nao existem registos de problemas com o fap nos civic, por isso eu avançava com a compra.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                Isso nao é bem assim!
                O mais importante é nao interromper as regenerações, e isso é independente dos km que fazes.
                eu nunca tive problemas com o fap, mesmo quando fazia muitos percursos pequenos por dia.
                Ainda nao existem registos de problemas com o fap nos civic, por isso eu avançava com a compra.
                Boas,

                E apesar desses percursos pequenos tinhas a preocupação de fazer os tais percursos de 10 a 15 minutos a uma velocidade estabelisada acima das 2.000 rpm?

                Cumprimentos

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por XMRV6 Ver Post
                  Não sei como funciona na Honda... mas não é assim tão linear na Citroën por exemplo....
                  verdade. no meu c4 é mais ou menos de 500 em 500km (uma media, se andar mais em estrada demora mais tempo a encher, se for so cidade em 400km esta a regenerar) e de pouco me adianta assapar na AE. se o sistema ficar cheio a meio de uma pequena deslocação, desde que o motor ja esteja quente ele começa a regenerar, e ja tive de ir passear o cao uma ou duas vezes mesmo quando estava a chegar a casa. neste caso é claro que existe uma regeneração programada, agora se ha marcas que tem uma regeneração "activa" nunca ouvi falar.

                  faz-me confusão "toda" a gente vender essa ideia que se fizer 10km por dia e no fim-de-semana for a autoestrada o carro "limpa-se". acho que se estao a enganar a si proprios e aos outros. (se de facto existem carros com regeneraçoes inteligentes que detectam uma "boa hora" para regenerar retiro ja o que disse, mas a verdade é que nunca ouvi falar disso, apenas de carros que quando o filtro enche "ta na hora" de o limpar e isso pode acontecer a qualquer hora... a hora que ele enche)

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                    Se ao fim-de-semana andas mais, presumo com alguma AE, nao vais ter problemas. So se o sistema FAP do Civic mostrar-se problematico, o que ainda é cedo para se saber.

                    Basta uma vez por semana andar uns km em AE acima das 2000rpm, para o sistema regenerar.
                    Acho que isso é um bocado relativo..
                    É preciso que o sistema esteja a "precisar" de regeneração no momento em que está na AE.
                    A experiência (ainda curta) que tenho tido é mesmo essa.
                    Durante a semana faço só percurso em cidade e nacional. Ao fim de semana vou dar uma volta maior, mas o gajo só se "lembra" de regenerar a meio da semana, o que me causa algum constrangimento porque uma vez ou outra já tive que ir "passear" o carro para não interromper a regeneração.
                    Depende quando o filtro estiver a precisar de "limpeza".

                    Forte a braço a todos

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por solitario Ver Post
                      verdade. no meu c4 é mais ou menos de 500 em 500km (uma media, se andar mais em estrada demora mais tempo a encher, se for so cidade em 400km esta a regenerar) e de pouco me adianta assapar na AE. se o sistema ficar cheio a meio de uma pequena deslocação, desde que o motor ja esteja quente ele começa a regenerar, e ja tive de ir passear o cao uma ou duas vezes mesmo quando estava a chegar a casa. neste caso é claro que existe uma regeneração programada, agora se ha marcas que tem uma regeneração "activa" nunca ouvi falar.

                      faz-me confusão "toda" a gente vender essa ideia que se fizer 10km por dia e no fim-de-semana for a autoestrada o carro "limpa-se". acho que se estao a enganar a si proprios e aos outros. (se de facto existem carros com regeneraçoes inteligentes que detectam uma "boa hora" para regenerar retiro ja o que disse, mas a verdade é que nunca ouvi falar disso, apenas de carros que quando o filtro enche "ta na hora" de o limpar e isso pode acontecer a qualquer hora... a hora que ele enche)
                      Nao confundir as coisas, se tiveres um HDI que nao os actuais de 112/115, o sistema que esse motor usa é de aditivo, prejudica menos ao abortar e requer so o motor quente.

                      Ja um sistema de injecçao de gasoleo é diferente, e muitas vezes, mesmo com o motor quente, nao ha pressao no sistema para fazer a regeneraçao e ele nem a faz. 10km por dia, se for 5 para cada lado, o mais certo é o carro nem tentar fazer. Pode nao regenerar em AE, mas as probabilidades de isso acontecer por reunir todas as condiçoes, é maior que fazer uma regeneraçao fora da AE.

                      Ja morou ca um carro com regeneraçao atraves de injecçao de gasoleo, ao fim-de-semana era aos 100km em AE, nunca deu problema em 40.000km, o unico sinal de falta de regeneraçao foi quando fez 5000km so em cidade em percursos pequenos que mal aquecia o motor.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por solitario Ver Post
                        verdade. no meu c4 é mais ou menos de 500 em 500km (uma media, se andar mais em estrada demora mais tempo a encher, se for so cidade em 400km esta a regenerar) e de pouco me adianta assapar na AE. se o sistema ficar cheio a meio de uma pequena deslocação, desde que o motor ja esteja quente ele começa a regenerar, e ja tive de ir passear o cao uma ou duas vezes mesmo quando estava a chegar a casa. neste caso é claro que existe uma regeneração programada, agora se ha marcas que tem uma regeneração "activa" nunca ouvi falar.

                        faz-me confusão "toda" a gente vender essa ideia que se fizer 10km por dia e no fim-de-semana for a autoestrada o carro "limpa-se". acho que se estao a enganar a si proprios e aos outros. (se de facto existem carros com regeneraçoes inteligentes que detectam uma "boa hora" para regenerar retiro ja o que disse, mas a verdade é que nunca ouvi falar disso, apenas de carros que quando o filtro enche "ta na hora" de o limpar e isso pode acontecer a qualquer hora... a hora que ele enche)

                        Sim, até porque na Citroën se ele entrar em regeneração, mesmo que desligue o carro.. ela continua.. pelo menos nos actuais.

                        Comentário


                          #13
                          e como é que sabem se o carro está a regenerar? por acaso já acende alguma luz, ou surge algum aviso do tipo "CUIDADO! NÃO DESLIGAR O MOTOR, REGENERAÇÃO EM CURSO!" ??

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Cfb Ver Post
                            Boas,

                            E apesar desses percursos pequenos tinhas a preocupação de fazer os tais percursos de 10 a 15 minutos a uma velocidade estabelisada acima das 2.000 rpm?

                            Cumprimentos
                            Nao! Ele fazia as regenerações com o carro parado, normalmente em casa.
                            ao fim de semana fazia mais alguns km, mas nunca em autoestrada e raramente acima das 2000rpm.
                            Até agora, nada a dizer acerca do fap.
                            se interromper alguma regeneração, posso sempre ligar o vag com e forço a regeneração.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                              e como é que sabem se o carro está a regenerar? por acaso já acende alguma luz, ou surge algum aviso do tipo "CUIDADO! NÃO DESLIGAR O MOTOR, REGENERAÇÃO EM CURSO!" ??
                              Eu também nao sabia, até cheguei a pensar que o meu estava avariado, mas quando entra em funcionamento é perfeitamente perceptível.
                              a rotação do motor aumenta, o som do motor é diferente, ligam as ventoínhas do radiador na vel. Máxima.
                              nao aparece nenhum aviso.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                e como é que sabem se o carro está a regenerar? por acaso já acende alguma luz, ou surge algum aviso do tipo "CUIDADO! NÃO DESLIGAR O MOTOR, REGENERAÇÃO EM CURSO!" ??
                                Consumo instantaneo aumenta nunca indo a zero nem em descida. e start stop desactiva automaticamente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Quanto a luzes, tenho ideia que nos VAG acende uma luz de aviso a dizer que a FAP está cheia e vai fazer regeneração. Não devendo desligar o carro enquanto a luz não apaga. A APP Volkswagen Link é o que diz.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                    Quanto a luzes, tenho ideia que nos VAG acende uma luz de aviso a dizer que a FAP está cheia e vai fazer regeneração. Não devendo desligar o carro enquanto a luz não apaga. A APP Volkswagen Link é o que diz.
                                    Nao sabia dessa, mas por acaso é algo tao basico de se fazer e ao mesmo tempo tao util que nao percebo o porque de a maioria dos fabricante nao terem tal luz em carros com FAP.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por XMRV6 Ver Post
                                      Sim, até porque na Citroën se ele entrar em regeneração, mesmo que desligue o carro.. ela continua.. pelo menos nos actuais.
                                      Só continuará depois do carro voltar a ser ligado e atingir a temperatura necessária.
                                      Eu tenho um carro com filtro de partículas e faço cerca de 30 km diários 15+15 e tenho de mudar o óleo frequentemente porque fica contaminado com gasóleo, sei que um motor lubrificado com óleo contaminado não vai durar o mesmo que com um óleo em condições, e para mais o consumo em cidade é alto porque grande parte do tempo o carro anda a regenerar, e na pratica gasta o equivalente a um carro económico a gasolina 10€ aos 100km.
                                      Não sei como é no civic mas se queres um carro para durar sem te dar problemas evita os filtros de partículas, pois grande parte das pessoas está a tira-los deixado o carro ilegal, mas evitando mais despesas e problemas a curto prazo.
                                      Editado pela última vez por vitorpaulo; 12 October 2013, 22:11.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por XMRV6 Ver Post
                                        Sim, até porque na Citroën se ele entrar em regeneração, mesmo que desligue o carro.. ela continua.. pelo menos nos actuais.

                                        Como??

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                          Ele fazia as regenerações com o carro parado, normalmente em casa.

                                          A sério??

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                            Eu também nao sabia, até cheguei a pensar que o meu estava avariado, mas quando entra em funcionamento é perfeitamente perceptível.
                                            a rotação do motor aumenta, o som do motor é diferente, ligam as ventoínhas do radiador na vel. Máxima.
                                            nao aparece nenhum aviso.

                                            Tipo, vais na boa a 100 e ele acelera até aos 150??? que medo... se começa a regenerar a meio de uma curva fechada lá vais ás couves!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por solitario Ver Post
                                              verdade. no meu c4 é mais ou menos de 500 em 500km (uma media, se andar mais em estrada demora mais tempo a encher, se for so cidade em 400km esta a regenerar) e de pouco me adianta assapar na AE. se o sistema ficar cheio a meio de uma pequena deslocação, desde que o motor ja esteja quente ele começa a regenerar, e ja tive de ir passear o cao uma ou duas vezes mesmo quando estava a chegar a casa. neste caso é claro que existe uma regeneração programada, agora se ha marcas que tem uma regeneração "activa" nunca ouvi falar.

                                              faz-me confusão "toda" a gente vender essa ideia que se fizer 10km por dia e no fim-de-semana for a autoestrada o carro "limpa-se". acho que se estao a enganar a si proprios e aos outros. (se de facto existem carros com regeneraçoes inteligentes que detectam uma "boa hora" para regenerar retiro ja o que disse, mas a verdade é que nunca ouvi falar disso, apenas de carros que quando o filtro enche "ta na hora" de o limpar e isso pode acontecer a qualquer hora... a hora que ele enche)


                                              É por essas e por outras que despachei o meu Corsa e troquei-o por um Prius. Melhor negócio da minha vida. Ganhei em espaço, conforto e o Prius ainda consome muito menos que o Corsa consumia

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                                Tipo, vais na boa a 100 e ele acelera até aos 150??? que medo... se começa a regenerar a meio de uma curva fechada lá vais ás couves!!!
                                                Acho que deu para perceber que ele falava ao ralenti, e sim ha carros que em regeneraçao ficam mais acelerados (as 1000rpm ou ligeiramente acima). Os 1.6 TDI é frequente ficarem com o ralenti irregular e a fazer um matraquilhar mais acentuado que o normal por exemplo.

                                                Ate mesmo para uma questao de temperatura e pressoes para o FAP funcionar devida mesmo ao ralenti.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                  Acho que deu para perceber que ele falava ao ralenti, e sim ha carros que em regeneraçao ficam mais acelerados (as 1000rpm ou ligeiramente acima). Os 1.6 TDI é frequente ficarem com o ralenti irregular e a fazer um matraquilhar mais acentuado que o normal por exemplo.

                                                  Ate mesmo para uma questao de temperatura e pressoes para o FAP funcionar devida mesmo ao ralenti.
                                                  Da maneira que estava escrito... que medo...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Acho que antes de tudo, cada um que deixe a sua experiência, deixe também a informação de qual é o carro. É que os sistemas de FAP não são iguais e não funcionam dentro dos mesmos moldes, de marca para marca.

                                                    Exemplos (para Astra 1.7):

                                                    - o consumo vai a ZEROS se largar o acelerador, mesmo a meio de uma regeneração.
                                                    - não há luz no quadrante numa regeneração normal. Só acende quando o FAP está saturado, a indicar que se deve ir dar uma gazadas com ele até desligar a luz. Acho que isto é transversal a todas as marcas.
                                                    - as ventoinhas ligam, o carro fica "mais pesado" em baixas, e emite um ruido mais grave.
                                                    - o ralenti aumenta qualquer coisa, e o consumo instantâneo dispara 2.5 a 3 L/100 Kms.
                                                    - não há regeneração com o carro desligado, e duvido que alguma marca consiga regenerar nesta circunstância.

                                                    Óbvio que o FAP regenera quando satura e não quando nos dá jeito. Às vezes é chato estarmos a chegar ao destino e lá está, vamos dar mais uma volta...podemos não o fazer, mas estaremos a contaminar o óleo ainda mais.

                                                    Para percusos de 30 Kms/dia (15x2) talvez nem pensasse em diesel. Mas tudo tem que se considerado. Pode ser que compense o risco inerente a esta utilização.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                      Acho que deu para perceber que ele falava ao ralenti, e sim ha carros que em regeneraçao ficam mais acelerados (as 1000rpm ou ligeiramente acima). Os 1.6 TDI é frequente ficarem com o ralenti irregular e a fazer um matraquilhar mais acentuado que o normal por exemplo.

                                                      Ate mesmo para uma questao de temperatura e pressoes para o FAP funcionar devida mesmo ao ralenti.
                                                      Não ficam com relenti irregular coisa nehuma O relenti passa para 1000 RPM em vez das 800. Simples.

                                                      Não existe luz nenhuma, é mais um mito. Existe sim uma luz avisadora, se tiver que ser feita uma regeneração obrigatória (não confundir com forçada, essa é feita nos concessionários via software).

                                                      Não vamos prolongar mitos e/ou preconceitos.

                                                      Mais on-topic, eu por esses KM´s, não tinha um Diesel, mas isto é so uma opinião.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                        Acho que antes de tudo, cada um que deixe a sua experiência, deixe também a informação de qual é o carro. É que os sistemas de FAP não são iguais e não funcionam dentro dos mesmos moldes, de marca para marca.

                                                        Exemplos (para Astra 1.7):

                                                        - o consumo vai a ZEROS se largar o acelerador, mesmo a meio de uma regeneração.
                                                        - não há luz no quadrante numa regeneração normal. Só acende quando o FAP está saturado, a indicar que se deve ir dar uma gazadas com ele até desligar a luz. Acho que isto é transversal a todas as marcas.
                                                        - as ventoinhas ligam, o carro fica "mais pesado" em baixas, e emite um ruido mais grave.
                                                        - o ralenti aumenta qualquer coisa, e o consumo instantâneo dispara 2.5 a 3 L/100 Kms.
                                                        - não há regeneração com o carro desligado, e duvido que alguma marca consiga regenerar nesta circunstância.

                                                        Óbvio que o FAP regenera quando satura e não quando nos dá jeito. Às vezes é chato estarmos a chegar ao destino e lá está, vamos dar mais uma volta...podemos não o fazer, mas estaremos a contaminar o óleo ainda mais.

                                                        Para percusos de 30 Kms/dia (15x2) talvez nem pensasse em diesel. Mas tudo tem que se considerado. Pode ser que compense o risco inerente a esta utilização.

                                                        Basta ler o tópico aqui do forum sobre esse assunto para tirar essas dúvidas, mas preferiram abrir outro...

                                                        Cada carro tem sua forma de funcionar, logo, cada um devia primeiro que tudo ler o manual do próprio carro.

                                                        O meu não tem qualquer luz de aviso do FAP. Nem quando precisa fazer regeneração, nem quando está a fazer.
                                                        Durante a condução nunca me apercebi de trabalhar diferente nem das ventoinhas ligarem. Os consumos instantâneos mais altos já me apercebi algumas vezes, mas parece que no meu é um menos do que indicas.


                                                        O meu para regenerar precisa de estar com a temperatura normal, a funcionar à mais de 5 minutos, rotação acima das 2000 rpm e só assim inicia a regeneração, depois demora cerca de 20 minutos a regenerar... isto segundo o manual.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                                          Não existe luz nenhuma, é mais um mito. Existe sim uma luz avisadora, se tiver que ser feita uma regeneração obrigatória (não confundir com forçada, essa é feita nos concessionários via software).

                                                          Yap... no meu quando a luz "do motor" piscar 3 vezes é porque o carro já não consegue regenerar sozinho.
                                                          Entra em "safe mode" e tem de ir de imediato para a assistência, não podendo andar mais do que 50 kms assim.

                                                          As regenerações que faz normalmente não tem luz nenhuma ligada ou a piscar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                                            Como??
                                                            Simples.. nos actuais C4 (não sei se nos anteriores era igual..)

                                                            Quando o sistema entra em regeneração:

                                                            - O carro começa por dar ligeiros soluços em baixas.. que é ele a forçar o aquecimento..

                                                            - O "Start and Stop" deixa de actuar...

                                                            - Ele liga tudo o que é eléctrico no carro, sem accionar as luzes interiores de notificação.. até o compressor do AC liga, não saindo no entanto ar frio das condutas dentro do carro..

                                                            - Uma boa forma de ver isso.. no meu que é um EHDI, é que quando o "Start and Stop" deixa de funcionar, se encostar as mãos aos retrovisores ou ao vidro de trás.. eles estão quentes.. porque os desembaciadores são ligados.. embora as luzes interiores dele não liguem, tal como disse acima..

                                                            - Digo que continua depois de desligado, porque quando ele chega ao ponto.. liga as ventoinhas de arrefecimento.. e quando o carro é desligado.. elas continuam em funcionamento durante muito tempo.. nunca tive paciência para esperar que parassem...

                                                            - O mesmo não acontece quando é um arrefecimento normal do carro...

                                                            - Noto que quando fazia mais estrada.. ele fazia a regeneração pelo menos uma vez por semana...

                                                            - Agora que praticamente só faz cidade.. e uma vez por semana auto-estrada... chega a fazer com espaços de 2 ou 3 dias... se fizer muito para-arranca..

                                                            Se no futuro vai dar ou não problemas.. não sei.. mas que se lê por aqui muita "treta" acerca do assunto... lê...

                                                            Comentário

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