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[Problema]Turbo Peugeot 307 Break 1.6hdi 110cv

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    [Problema]Turbo Peugeot 307 Break 1.6hdi 110cv

    Boas,

    Comprei à cerca de 3 semanas uma Peugeot 307 Break 1.6hdi 110cv com 113500km's, acontece que julgo ter descoberto um problema no turbo e o stand diz que o barulho que ouço é normal, que é o turbo a descomprimir o que desconfio que não seja verdade.

    Então é o seguinte, quando vou por exemplo em 2ª a subir de rotação, o carro faz um barulho estranho entre as 1200 e as 1500 rpm's e o carro perde força por fracções de segundos e ganha logo a seguir, parece que cria poço. Depois sempre que desacelero ouço o mesmo barulho. Vou tentar filmar esse barulho e ver se é perceptível no vídeo para ver se entendem melhor o que estou a falar.

    O que acham que poderá ser?

    Obrigado

    #2
    Poço antes das 1500? Falta de força até às 1500? Benvindo ao mundo dos motores diesel..
    Curiosamente esse motor é dos diesel de média cilindrada com melhores baixas.. Tirando o barulho que referes eu não vejo aí problemas.. Tenta mesmo filmar isso.. ;)

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Traveller99 Ver Post
      Poço antes das 1500? Falta de força até às 1500? Benvindo ao mundo dos motores diesel..
      Curiosamente esse motor é dos diesel de média cilindrada com melhores baixas.. Tirando o barulho que referes eu não vejo aí problemas.. Tenta mesmo filmar isso.. ;)
      Realmente poderás ter razão porque eu estou habituado a carros a gasolina, nomeadamente civic's e Citroen Xantia 1.8i 16v.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Traveller99 Ver Post
        Poço antes das 1500? Falta de força até às 1500? Benvindo ao mundo dos motores diesel..
        Curiosamente esse motor é dos diesel de média cilindrada com melhores baixas.. Tirando o barulho que referes eu não vejo aí problemas.. Tenta mesmo filmar isso.. ;)
        É verdade que a maioria dos turbinados Diesel sofrem de um fosso de potência algures entre o ralenti e as 1500 RPM's (falta de caudal de gases de escape para girar o turbo) mas isto não é desculpa para os problemas que podem existir e portanto é importante não descurar uma revisão aos componentes mais importantes.

        Turbo, MAF, EGR, tudo componentes que devem ser vistos com atenção.

        Comentário


          #5
          Um motor turbo de facto tem menos força antes de o turbo ligar.

          Isso não significa que hajam quebras de potência nessa zona, apenas esta é mais reduzida que na região onde o turbo funciona. Muito menos é natural existirem barulhos anómalos. Grava isso e mostra aqui.

          Comentário


            #6


            O suposto problema é esse barulho... o que acham?

            Comentário


              #7
              Eu tenho esse motor mas numa 407sw. Também tenho o dito poço. Antes tinha um 320D e também tinha esse poço. Mas o meu turbo não faz esse barulho.

              Comentário


                #8
                Esse barulho de turbo não me parece nada saudável.
                Tenho o mesmo motor num mazda 3 e o barulho do turbo é quase inexistente.

                Mas à muitos carros desses por aqui, espera que venha um user com o mesmo carro confirmar

                ps: se o homem do stand continuar a insistir que é normal, pede a alguém que tenha um carro igual e levas para ele ouvir. Acabam se as dúvidas...
                Editado pela última vez por C3soul; 13 October 2013, 15:31.

                Comentário


                  #9
                  Falta aí qualquer coisa nesse motor, ou sou eu que estou a ver mal! Onde é que está o tubo que vai buscar o ar para o filtro?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por C3soul Ver Post
                    Esse barulho de turbo não me parece nada saudável.
                    Tenho o mesmo motor num mazda 3 e o barulho do turbo é quase inexistente.

                    Mas à muitos carros desses por aqui, espera que venha um user com o mesmo carro confirmar

                    ps: se o homem do stand continuar a insistir que é normal, pede a alguém que tenha um carro igual e levas para ele ouvir. Acabam se as dúvidas...
                    Pois, o problema é que não conheço ninguém com um carro igual ou com esse motor.
                    Como é que posso agir em termos legais sabendo que ele agiu de má fé, porque desde o inicio me diz ser normal. Além desse barulho faz um outro completamente insuportável e ensurdecedor vindo da traseira do carro, julgo eu que seja rolamento, hoje levantei o carro com o macaco e a roda do lado direito traseira, custa a rodar r pára logo a seguir enquanto as outras rodam normalmente. Mais logo posto o vídeo com o barulho.
                    Digam de vossa justiça sff

                    Comentário


                      #11
                      Eu não vi nenhum problema nesse video.

                      Se vens de carros a gasolina, é normal sentires essa diferença em baixas rotações. Afinal de contas, um turbo diesel de cilindrada média, só tem vida entre as 2000 e as 3500rpms.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por shadowlord2 Ver Post
                        Falta aí qualquer coisa nesse motor, ou sou eu que estou a ver mal! Onde é que está o tubo que vai buscar o ar para o filtro?

                        Da parte direita que passa junto à bateria? E a capa da bateria já agora..
                        Admiro não estar a babar pelo tubo de respiro do cárter... nem parece um HDI

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Eu não vi nenhum problema nesse video.

                          Se vens de carros a gasolina, é normal sentires essa diferença em baixas rotações. Afinal de contas, um turbo diesel de cilindrada média, só tem vida entre as 2000 e as 3500rpms.
                          De certeza que não há nada de anormal? Quando desacelero, aquele barulho é normal?
                          Eu nem sei onde fica o filtro de ar, estou farto de procurar...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                            Da parte direita que passa junto à bateria? E a capa da bateria já agora..
                            Admiro não estar a babar pelo tubo de respiro do cárter... nem parece um HDI
                            Ora nem mais! Mas creio que esta unidade veio sem esse tubo, que na minha opinião, faz ali falta.

                            Não está a babar, porque o o-ring que faz a vedação deve estar em condições. O meu também baba dalí!
                            Editado pela última vez por shadowlord2; 13 October 2013, 18:08.

                            Comentário


                              #15
                              E deve ser por isso que ouves mais o barulho.

                              Para além que o motor neste momento deve respirar mais ar quente que outra coisa..

                              Comentário


                                #16
                                Esse barulho faz lembrar uma wastegate ou dumpvalve.
                                Acho que isso não é normal.
                                Tenho um HDI 1.6 no 308 de 112CV e o barulho do turbo é praticamente inexistente quanto mais esse dump.

                                Comentário


                                  #17
                                  Continuo sem perceber se é ou não normal aquele barulho. E qual poderá ser a resolução

                                  Comentário


                                    #18
                                    Normal não me parece, para o carro que é.
                                    Procura por wastegate, blow off ou dump valve no Youtube.
                                    O som que isso está a fazer é semelhante.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Normal não é. O turbo "assobia" muito alto, o barulho que faz quando largas o acelerador é normal, é o turbo a largar a pressão.. o meu támbem o faz. Os turbos destes motores podem entregar a alma ao criador cedo de mais, se a manutenção não foi feita como manda a lei, cria muita lama no circuito do oleo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Confere essa parte do óleo. Devia ser obrigatório retirar o cárter para retirar o meio litro de óleo que fica lá
                                        Ainda assim, insisto que o som parece ser pela falta do tubo da admissão(que vem puxar ar frio à frente).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Então o que me aconselham a fazer?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Sabes jogar às diferenças?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por disaacjm Ver Post
                                              Então o que me aconselham a fazer?
                                              Tenta negociar com o vendedor uma revisão ao turbo, e a tubagem "intake" que vem buscar ar fresco à frente. Acredita que faz diferença a baixas rotações, provavelmente elimina grande parte do problema que te queixas.

                                              Essa carrinha é fixe, e o motor para a cilindrada que tem até nem anda mal.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já agora, levanta a tampa do motor, aquela que tem gravado Hdi 16, espreita para os injectores e vê se têm fuga. Assim tens mais um argumento para ir falar com o vendedor

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mas sabem que problema é que o turbo poderá ter? Gostava de falar com o vendedor mas com argumentos...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Esse motores são sensíveis ao óleo, metes um da trata e entope as tubagens de alimentação do turbo e foi-se! Depois metes outro turbo e não metes as tubagens e lá se vai mais um!

                                                    Muito se fala de EGR sujas e outras tretas, mas na Focus 1.6 tdci cá de casa, que leva óleo correcto a cada 15k, tirei a EGR com uns 130k e estava limpinha, mal sujava o dedo...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por disaacjm Ver Post
                                                      Boas,

                                                      Comprei à cerca de 3 semanas uma Peugeot 307 Break 1.6hdi 110cv com 113500km's, acontece que julgo ter descoberto um problema no turbo e o stand diz que o barulho que ouço é normal, que é o turbo a descomprimir o que desconfio que não seja verdade.

                                                      Então é o seguinte, quando vou por exemplo em 2ª a subir de rotação, o carro faz um barulho estranho entre as 1200 e as 1500 rpm's e o carro perde força por fracções de segundos e ganha logo a seguir, parece que cria poço. Depois sempre que desacelero ouço o mesmo barulho. Vou tentar filmar esse barulho e ver se é perceptível no vídeo para ver se entendem melhor o que estou a falar.

                                                      O que acham que poderá ser?

                                                      Obrigado

                                                      O barulho que se ouve no vídeo é produzido por um fenómeno chamado turbo flutter.

                                                      É possível que alguém tenha andado a brincar com a geometria desse turbo.

                                                      Não é muito saudável,porque essa situação pode danificar a compressora.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por evoluzione Ver Post
                                                        O barulho que se ouve no vídeo é produzido por um fenómeno chamado turbo flutter

                                                        É possível que alguém tenha andado a brincar com a geometria desse turbo.


                                                        Não é muito saudável,porque essa situação pode danificar a compressora.
                                                        E pode voltar a colocar-se no ponto certo?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                          Sabes jogar às diferenças?



                                                          Nao me perguntes o porquê, mas de facto ja vi o 307 com os 2 esquemas de tubagens, uma pesquisa rapida no Google vi isto:

                                                          PEUGEOT 307 HDI - STAND FILIPE CAR - Comrcio de Automveis

                                                          E o mais normal é da foto que meteste. Nao acho que seja por ai.



                                                          Agora, moram 2 motores destes ca em casa, e nenhum faz um barulho do genero, alias mesmo com janelas abertas em andamento em zonas de eco mal se ouve o turbo, muito menos puxando rotaçao ele faz um comportamente do genero. Portanto, o meu conselho:

                                                          Ir rapidamente a uma oficina e ver o que aconteceu. Ou o turbo foi de vela ou alguma tubagem. Nao circulava muito com o carro assim, porque certamente o turbo nao fica com saude andar assim, e se o turbo partir, pode sempre levar o motor atras. Ir rapidamente a um mecanico, se o stand nao se responsabilizar é ir ate as ultimas consequencias, os carros tem sempre garantia de 2 anos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por disaacjm Ver Post
                                                            E pode voltar a colocar-se no ponto certo?
                                                            Deve-se.

                                                            Comentário

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