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E quando um Clio II perde a água toda...

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    E quando um Clio II perde a água toda...

    ... isso pode ser devido a inúmeros motivos.

    Aconteceu no Clio II dos meus pais (1.2l, 16V, 75cv, de 2002).

    Notei que alguma coisa estava mal quando liguei o carro e ouvi borbulhar. Abri o capot e o depósito do anti-congelante estava mais sequinho do que as fraldas Dodot. Como não tinha nada melhor a jeito, enchi de água destilada e pus a trabalhar com a chauffage no quente. Não fiz purga, pois não faço nem ideia de onde estão os parafusos de purga.

    Recomendei irem com calminha para casa, controlar o nível da água, e porem o carro no mecânico no dia seguinte. Espero que a junta ou segmentos não tenham sofrido.

    Água no óleo não tem, óleo na água não faço ideia, porque não tinha água!

    Já sei que a perda de água pode ser por muitos sítios (tubos, radiador, vaso de expansão, junta, relas, bomba, etc...). O que eu queria saber é se estes motores têm algum sítio típico/crónico onde seja costume a água desaparecer e convenha vigiar. Ideias?

    #2
    Nunca nenhum Clio II perdeu água? Este é o primeiro?

    Comentário


      #3
      O do FábioAbreu perdeu e era o radiador danificado.

      Comentário


        #4
        Se ouviste borbulhar é porque havia água.

        Será que a tampa do vaso está a vedar bem?

        Será que algo fez com que o motor aquecesse e mandasse a água fora?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
          Se ouviste borbulhar é porque havia água.

          Será que a tampa do vaso está a vedar bem?

          Será que algo fez com que o motor aquecesse e mandasse a água fora?
          Atestei com água destilada e liguei o motor. Deixei o ponteiro do quadrante chegar a meio e estabilizar. Calculo que, por essa altura, o termóstato da água já estivesse aberto e deixasse a água circular. Não notei o nível da água a baixar no depósito, nem a espirrar pela tampa, nem a verter por lado nenhum.

          Comentário


            #6
            Isso é estranho.

            O líquido foi mudado recentemente? Poderia ter sido mal purgado...

            De outra forma, a junta pode é já ter queimado e deixar escapar compressão para o circuito de refrigeração, mas essa é a última coisa a pensar, especialmente se não há marcas de passagem de líquidos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
              Isso é estranho.

              O líquido foi mudado recentemente? Poderia ter sido mal purgado...

              De outra forma, a junta pode é já ter queimado e deixar escapar compressão para o circuito de refrigeração, mas essa é a última coisa a pensar, especialmente se não há marcas de passagem de líquidos.

              O carro levou correia de distribuição (manutenção programada) com bomba de água. Calculo que o líquido tenha sido mudado na altura, mas já lá vão uns anos.

              Não sei dizer muitos pormenores porque o carro não é meu, é dos meus pais que vivem a umas dezenas de quilómetros. Aliás, eles foram-me visitar e foi pura coincidência eu ter pegado no carro para o manobrar e, de ouvido, ter detectado o problema!

              Comentário


                #8
                Se levou bomba de agua teve que levar anticongelante, ao tirar a bomba ele sai praticamente todo.
                Isso deve ser alguma fuga no sistema, é ver se pinga para o chão quando está parado. O melhor é mesmo levar ao mecânico para que teste a pressão do circuito.

                Comentário


                  #9
                  O meu Clio 2 andava com muita sede ultimamente...
                  Sempre a desaparecer agua... Era a tampa do vaso de expansão que tinha ido a vida...troquei e ficou outra vez com a agua sempre ao mesmo nivel.
                  No caso do FábioAbreu ele tinha uma fuga por baixo do radiador, e só descobriu uma vez que espreitou para aquele plastico que se encontra por baixo do radiador...daí para cá continua impecável..

                  Quanto ao parafuso da purga, boa pergunta tambem nao encontro no meu

                  Comentário


                    #10
                    Cá em casa temos um clio como esse (1.2 16v 75 CV de 2004) que já teve problemas de sobreaquecimento devido a falta de líquido de refrigeração.

                    Nunca se descobriu por aonde é que perdeu o líquido, visto que quando o motor sobreaqueceu e como não acusou nada no manómetro de temperatura no painel (mistério?!) o motor acabou "agarrar".

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por XtraLong Ver Post
                      Cá em casa temos um clio como esse (1.2 16v 75 CV de 2004) que já teve problemas de sobreaquecimento devido a falta de líquido de refrigeração.

                      Nunca se descobriu por aonde é que perdeu o líquido, visto que quando o motor sobreaqueceu e como não acusou nada no manómetro de temperatura no painel (mistério?!) o motor acabou "agarrar".
                      Essa é que é estranha...

                      Comentário


                        #12
                        Pode ser alguma rela...

                        Comentário


                          #13
                          Atenção aos parafusos de purga, costumam perder. Procura por ferrugem nesses sitios

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            Pode ser alguma rela...
                            Tomara que não!
                            Pelo menos água no óleo não tem, pelo que já é bom sinal...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por brm2 Ver Post
                              Atenção aos parafusos de purga, costumam perder. Procura por ferrugem nesses sitios
                              Sabes onde são neste motor?

                              Comentário


                                #16
                                A água desapareceu ou foi para o chão?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                  Sabes onde são neste motor?
                                  um logo atrás do radiador, outro de lado perto da bateria se não me engano...(já mais para a parte de trás do motor, lado do condutor)


                                  é só seguir os tubos de borracha que saem do motor / radiador

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                    A água desapareceu ou foi para o chão?
                                    Difícil dizer. A água desapareceu... depois de 70km pelo menos! Quando reatestei não dei por nenhuma fuga ou baixa do nível.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por brm2 Ver Post
                                      um logo atrás do radiador, outro de lado perto da bateria se não me engano...(já mais para a parte de trás do motor, lado do condutor)


                                      é só seguir os tubos de borracha que saem do motor / radiador

                                      Eu vi junto à bateria, num dos tubos da água, uma espécie de anel com um parafuso plástico que me pareceu purga. No entanto tentei rodá-lo e nada: o tubo torcia-se todo e o parafuso não desapertava. Parei para não partir já que aquilo era de plástico (senão é que o carro, num domingo à noite, não saia mesmo dali).

                                      Comentário


                                        #20
                                        é um dos parafusos, vê se não tem sinais de ferrugem

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se não vês, está a perder por algum tubo perto do colector de escape.
                                          Ou está a entrar pelo habitáculo pelo radiador da sofagem..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                            Se não vês, está a perder por algum tubo perto do colector de escape.
                                            Ou está a entrar pelo habitáculo pelo radiador da sofagem..
                                            No habitáculo iria notar-se claramente se lá tivesse caído um litro de água.
                                            Quanto ao tubo junto ao colector de escape é uma possibilidade (evaporando depressa, certo?).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Olha que no Safrane perdi litros e demorei a encontrar. Aquilo enfiava-se por baixo da alcatifa que vês(aquela espuma acústica) e foi difícil de descobrir a fuga.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Esse colector de admissao e arrefecido por agua?

                                                Muitas "juntas da cabeca" noutros motores sao substituidas sem necessidade pq a fuga e pela junta do colector de admissao. Vale a pena despistar esta situacao! E uma diferenca de 6 a 8x mais guito... ;)
                                                Editado pela última vez por CL; 17 October 2013, 22:15.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O meu clio II 1.9D já andou assim duas vezes.
                                                  A primeira era o radiador que tava a perder água. Era nas laterais numas peças em plástico que tem de cada lado, num dos lados perdia água e só percebi quando meti a mão naquela grelha plástica frontal e em baixo tava cheia de anticongelante.
                                                  Troquei o radiador e passado um tempo perdia novamente embora menos, essa vez era a junta do termostato. Consegui perceber porque tava com tipo ferrugem ou grude, lama, não sei bem explicar à volta então desmontei meti um termo novo e nova junta e até hoje.
                                                  Nunca mais perdeu nada.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                    Esse colector de admissao e arrefecido por agua?

                                                    Muitas "juntas da cabeca" noutros motores sao substituidas sem necessidade pq a fuga e pela junta do colector de admissao. Vale a pena despistar esta situacao! E uma diferenca de 6 a 8x mais guito... ;)

                                                    Cá chegou o homem que percebe de juntas...


                                                    Colectores de admissão arrefecidos a água é coisa que desconhecia... Não faço ideia se é o caso deste Clio 1.2 se não.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Verdade... O meu Laguna 1.8 tem arrefecimento por água no colector.
                                                      O ideal será meter o circuito á pressão. Senão é difícil dar com o problema.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        São má$ notícia$, podia ser uma coisa mais em conta.

                                                        Bom, o carro está longe de mim e os donos levaram-no ao mecânico. Segundo este, a junta da cabeça está podre (e de facto o motor apresenta algum babado nessa zona). Fico sem saber se a água desapareceu porque a junta foi à vida ou ao contrário: será que não foi a junta a ir à vida porque a água se escapou por outro lado qualquer?

                                                        Junta podre é problema comum nestes Clios II 1.2 16v 75cv? Eu tenho um semelhante, mas de 8v. 60cv, e nunca ouvi falar de problemas de junta.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          aconteceu no meu,ainda tinha poucos kms,desapareceu praí 1 litro e foi pela junta,mas depois vedou,não sei como mas vedou!

                                                          Comentário

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