Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gasóleo serve de lubrificante para o motor?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Gasóleo serve de lubrificante para o motor?

    A pergunta talvez seja algo burra e pode parecer que estou em busca de sangue, mas não é verdade!

    São sobejamente conhecidos os carros modernos a diesel em que os processos de regeneração do filtro de partículas várias vezes interrompidos acabam por levar a que o gasóleo vá parar ao cárter, acabando por servir para “lubrificar” o motor…

    A questão é essa: serve também o gasóleo como lubrificante? Eu sei que tem alguns efeitos lubrificantes aquando da sua “queima” nomeadamente ao nível dos cilindros e bielas, mas e no resto? Ao nível da cambota e demais componentes mecânicos, incluindo por exemplo o muito sensível turbo?

    Não será prejudicial, sobretudo a médio e longo prazo?

    Imagine-se, por exemplo, um Mazda ou um Mitsubishi em que o cárter leva cerca de 5 litros de óleo e "mais um" de gasóleo, fruto das regeneraçõe sincompletas sucessovas. Será a quantidade deste último suficiente para, a médio/longo prazo trazer problemas mecânicos? E como ficam os retentores com o volume da mistura muito acima do nível máximo previsto pelo fabricante? Não fará diferença? E se não fizer diferença nenhuma, porque raio não colocamos simplesmente gasóleo no cárter motor que custa menos de 1,5 euros e não óleo que custa 15 ou 20 euros o litro e tem levado a complexos processos de química e não só para a melhoria das suas fórmulas?

    Já agora, a questão foi levantada por um conhecido que na segunda foi com o seu ASX à marca porque o nível de óleo/gasóleo no cárter já estava um bocado acima do máximo e lá deixou mais uns cento e tal euros, entre óleo novo e respetivo filtro! O homem estava pior que estragado e o carro fez a última revisão há menos de um ano, sendo um carro tipicamente citadino...

    #2
    O motor tem condições de funcionamento muito exigentes. Se bem que o gasóleo possa ter efeito lubrificante (podes usá-lo numa fechadura perra, por exemplo), não quer dizer que seja um lubrificante adequado a uma tarefa tão exigente.

    Comentário


      #3
      Como referido, o gasóleo pode lubrificar, mas nunca como o óleo adequado e que respeitas as normas das marcas.

      Tanto mais, que o gasóleo é sempre mais "seco" que o óleo.

      Comentário


        #4
        Perguntas isto:

        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
        serve também o gasóleo como lubrificante?
        Depois relatas isto:

        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
        (...) ASX à marca porque o nível de óleo/gasóleo no cárter já estava um bocado acima do máximo e lá deixou mais uns cento e tal euros, entre óleo novo e respetivo filtro!
        Tens aí a resposta.

        Comentário


          #5
          Lubrificante de motor? Não creio.

          Comentário


            #6
            Alguém me explica como é que, nas regenerações abortadas, o gasóleo vai para o carter ?

            Comentário


              #7
              O gasóleo não lubrifica, antes pelo contrario têm um efeito de lavagem.
              A situação que descreves provocada pelo filtro de partículas são bastante preocupantes e reduzem em muito a longevidade do motor, no entanto regra geral as marcas não estão preocupadas com isso desde que dure os 2 anos de garantia...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                Alguém me explica como é que, nas regenerações abortadas, o gasóleo vai para o carter ?


                Como em alguns tipos de regenerações, há um aumento de injecção de combustível... se a mesma for abortada, o excesso de diesel, por escorrer pelos cilindros e chegar ao cárter e contaminar o óleo.

                Já agora:



                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                Como o Visitante referiu, há marcas/modelos de viaturas que tem um injector próprio, só para a FAP/DPF.

                Ou ainda, outros que em vez de proceder à regeneração aos típicos 650ºC, fazem-no aos 400ºC. Isto graças ao líquido que se mistura, o tal EOLYS.

                Vantagem de proceder à queima a mais baixa temperatura, é para evitar as situações em que se faça pequenos percursos e haja os cortes de regenerações.

                Ainda há (poucos, mas há), viaturas que tem a dita luzinha a avisar.

                Aqui fica a seguir, o colocado no tópico das FAP. Sendo que, fica no 3º parágrafo a menção do dito injector próprio (por exemplo).

                Mais de como funciona em certos modelos e porquê de alguns nem se darem por ela:

                Filtre à particules

                Il n'aime pas la ville

                Depuis le 1er janvier 2011, le FAP est obligatoire sur les diesels neufs. Cette aubaine pour l’environnement peut se transformer en piège pour vous si vous faites principalement des parcours urbains. Explication.

                Le FAP est conçu pour stocker les particules toxiques résultant de la combustion incomplète du gazole, puis les brûler lorsqu’il est plein. C’est le processus de régénération. Pour ce faire, les constructeurs déclenchent une injection supplémentaire de gazole très tard dans le cycle de combustion. Ce carburant finit de se consumer jusque dans le filtre, éliminant ainsi les particules. Ce processus ne prend qu'une vingtaine de minutes. Mais en ville, donc aux bas régimes, les gaz d'échappement dépassent à peine les 400°C, alors qu'il faut au moins 600°C pour brûler les particules. Dans ce cas, quand le FAP est plein, l'électronique multiplie les injections tardives afin de tenter de régénérer le filtre. Outre l’augmentation de la consommation, ce gazole supplémentaire injecté peut finir par couler le long des cylindres pour terminer dans l’huile, dont il diminue le pouvoir lubrifiant. Vous devrez donc réduire les intervalles - parfois tous les 1.500 km - entre les vidanges (entre 60 et 100 €).

                Dans le pire des cas, si vous ne quittez quasiment jamais la ville, ce gazole provoquera l’élévation du niveau d’huile, pouvant conduire le moteur à entrer en autocombustion, avec un emballement de régime qui provoquera sa destruction (coût : plus de 5.000 €). Pour éviter ces soucis quand le calculateur moteur ne parvient pas à régénérer le FAP, un voyant symbolisant le filtre s’allume au tableau de bord. Dans ce cas, ne coupez pas votre moteur, roulez à un régime supérieur à 2.000 tr/mn, autour de 100 km/h, jusqu’à l’extinction du voyant qui signifie la fin de la régénération. Si le voyant ne s’éteint pas, allez chez votre concessionnaire pour une régénération forcée (70 €) ou un nettoyage “mécanique” (démontage et nettoyage sous pression, 150 €), voire un changement du FAP (de 500 à 3.000 €).


                Les frais d’entretien et de réparation seront à votre charge, même sous garantie. La plupart des constructeurs considéreront que vous n’avez pas respecté les préconisations de leur notice d’utilisation. Hors, certains (Renault et Dacia notamment) et d’autres sur des modèles plus anciens (Twingo, 207, Zafira…) ne font pas mention de ces dangers ni d’éventuelles recommandations. Un manquement à l’obligation d’information inadmissible et annonciateur de batailles juridiques entre automobilistes et SAV. À noter que sur ses HDi, PSA utilise un additif qui, ajouté au carburant, abaisse la température de combustion des suies de 650 à environ 400 °C, ce qui limite ce problème en usage ville. En outre, quelques constructeurs utilisent un injecteur supplémentaire, dédié aux injections tardives, situé directement dans la ligne d’échappement (Renault dCi, Ford 2.0 TDCi, Toyota sauf 1.4 D-4D). Si cela ne règle pas le problème des températures trop basses, au moins le gazole ne coule pas dans l’huile.

                in: Filtre à particules - Il n'aime pas la ville - Actualités - L'Automobile Magazine




                in: http://forum.autohoje.com/boxes/8313...post1067000276


                ou: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1067005232

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X