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Chegou a minha vez de comprar: Megane, 308, C4? Outros?

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    Chegou a minha vez de comprar: Megane, 308, C4? Outros?

    Meus caros:

    O meu megane dci de 80 de 2004 já passou os 200 mil km e tendo-op levado à oficina os mecânicos aconselharam-me a "pô-lo no cara**o". Valvula EGR, Injetores, suporte do Motor, travão de mão, amortecedores, são os maiores problemas embora também haja outros pequenos ajustes a fazer e que no total poderiam facilmente contabilizar 3 ou 4 mil euros de reparos.

    Ora, decidi trocá-lo por um semi-novo a partir de 2010 [até 50-60 mil km] com um limite orçamental de 15-16 mil euros incluindo a retoma do meu que ainda não sei bem quanto poderá ser. O ideal seria não ultrapassar os 11 mil euros mais o meu.

    As minhas maiores hipóteses são Mégane dci 90-110, 308 e c4 [novo modelo] HDI 90-110. São económicos, confortáveis, seguros e com equipamento correto. Gostava de saber se há algumas qualidades e defeitos nestes modelos que sejam dignos de registo dado que não conheço verdadeiramente nenhum. Já conduzi todos e o meu ranking é C4-megane-308.
    Ah... um pormenor, picuinhas, mas que eu simplesmente não abdico: Tem que ser descanso de braços, porque eu viajo muito. Vi por exemplo os C4 de base de gama que não têm. Será que dá para montar a partir dos acessórios?


    Outros modelos que não coloco de parte:

    Opel Astra e Ford Focus [novos modelos] Agradeço também as vossas opiniões.

    Modelos que até gosto mas que desconfio terem uma manutenção [oficina, pneus, seguros, IUC] demasiado alta:

    Peugeot 3008
    VW Golf
    Citroen C5.

    Desde já agradeço a vossa atenção.
    Editado pela última vez por Icedevice; 23 October 2013, 12:18.

    #2
    Eu escolheria sem hesitar o golf.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
      Valvula EGR, Injetores, suporte do Motor, travão de mão, amortecedores
      Tens que começar a tratar bem do carro. Como se fosse uma menina bonita e fragil e não como se fosse uma cavalona ninfomaníaca pah.

      Comentário


        #4
        Um Golf paga tanto de IUC, pneus e revisões como o megane, 308 ou C4.

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          #5
          Golf VI. Uma excelente máquina.

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            #6
            Não sou preconceituoso em relação a nenhuma marca, gosto do Golf mas regra geral são mais caros para kilometragens identicas e tenho a noção que a manutenção é muito mais cara, estarei correto nesta minha ideia?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por krendam Ver Post
              Tens que começar a tratar bem do carro. Como se fosse uma menina bonita e fragil e não como se fosse uma cavalona ninfomaníaca pah.
              Para mim os carros são para me servir. Não tenho paciência para carrinhos melindrosos como nunca tive paciência para meninas problemáticas. :-)

              Comentário


                #8
                vai pro golf!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                  Não sou preconceituoso em relação a nenhuma marca, gosto do Golf mas regra geral são mais caros para kilometragens identicas e tenho a noção que a manutenção é muito mais cara, estarei correto nesta minha ideia?
                  Que são mais caros são. Agora a manutenção é o mesmo das outras marcas.

                  Comentário


                    #10
                    Vai para o focus claramente

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                      #11
                      Cada um vai-te recomendar de acordo com as suas experiências, gostos, expetativas...

                      Em primeiro lugar, convém saber quanto de vão dar pelo teu carro que, diga-se de passagem, denota sinais de desleixo. Tive uma megane que foi vendida com essa quilometragem aproximadamente e estava tudo ok, mas não me abandalhei! Já tinha trocado os amortecedores antes, limpo a egr duas vezes...

                      De entre os que mencionas, procura o melhor negócio, desde que gostes. Alguns exemplos:
                      Golf - o mais valorizado nos usados. O motor 1.6 sabe a pouco e não é paradigma de fiabilidade;
                      Focus - se conseguires o novo modelo é uma proposta interessante e excelente dinamica;
                      Astra - com o 1.3 é para esquecer e com o 1.7 era de esperar melhor;
                      Megane - é natural que queiras mudar e mudar costuma ser bom;
                      C4 - é uma opção interessante, se gostares da estética. Desvalorizam rapidamente, mas costumam vir bem equipados;
                      Bravo - não o mencionas, mas pode ser uma boa proposta, tal como o C4;
                      Por último o Mazda 3 também pode ser interessante, desvaloriza rapidamente, mas o material é caro, sobretudo o que não há da concorrência.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                        Cada um vai-te recomendar de acordo com as suas experiências, gostos, expetativas...

                        Em primeiro lugar, convém saber quanto de vão dar pelo teu carro que, diga-se de passagem, denota sinais de desleixo. Tive uma megane que foi vendida com essa quilometragem aproximadamente e estava tudo ok, mas não me abandalhei! Já tinha trocado os amortecedores antes, limpo a egr duas vezes...

                        De entre os que mencionas, procura o melhor negócio, desde que gostes. Alguns exemplos:
                        Golf - o mais valorizado nos usados. O motor 1.6 sabe a pouco e não é paradigma de fiabilidade;
                        Focus - se conseguires o novo modelo é uma proposta interessante e excelente dinamica;
                        Astra - com o 1.3 é para esquecer e com o 1.7 era de esperar melhor;
                        Megane - é natural que queiras mudar e mudar costuma ser bom;
                        C4 - é uma opção interessante, se gostares da estética. Desvalorizam rapidamente, mas costumam vir bem equipados;
                        Bravo - não o mencionas, mas pode ser uma boa proposta, tal como o C4;
                        Por último o Mazda 3 também pode ser interessante, desvaloriza rapidamente, mas o material é caro, sobretudo o que não há da concorrência.
                        Sim, eu podia tê-lo mimado mais principalmente nos últimos 2 anos. Tenho feito as revisões normais, mas a válvula EGR anda a dar sinal há muito tempo. Amortecedores disseram-me no ano passado que ainda estavam "Ok" e por isso não mudei. Tem sido um bom carro, confesso que o que me mete mais medo são os injetores.

                        Anyway, obrigado pelas sugestões, não comprarei Bravo porque já tenho um Fiat, não quero 2. O mazda 3 também tinha essa ideia de ser caro na manutenção tal como o Golf, principalmente no seguro e peças que avariem. O Opel é um bocadinho uma incógnita no rendimento do motor, principalmente a baixas rotações mas sei que é bastante fiável. Já ouvi dizer que o 1,6 tdi não é nada de especial.

                        Comentário


                          #13
                          Hyundai i30, Skoda, Kia também podem ser opção.

                          Comentário


                            #14
                            Escolhe o que gostares mais.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                              Não sou preconceituoso em relação a nenhuma marca, gosto do Golf mas regra geral são mais caros para kilometragens identicas e tenho a noção que a manutenção é muito mais cara, estarei correto nesta minha ideia?
                              Estás a falar na marca?
                              Se sim, é mais cara.
                              Cá fora é igual às outras.
                              Paguei 150€ pela revisão do audi e levou:
                              - Oleo com a norma 507.00 ( por causa do fap);
                              - Óleo caixa de velocidades ( por opção minha);
                              - Filtro ar;
                              - Filtro habitáculo;
                              - Filtro óleo;

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                denota sinais de desleixo.
                                Como é que é?

                                Sendo um Renault de 2004, aqueles problemas são normais, mesmo para os donos mais cuidadosos...

                                Comentário


                                  #17
                                  o meu de 2004 também já ultrapassou os 200 mil há 2 anos ou mais e deve precisar de umas quantas coisas, mas ainda não se manifestou por aí além. está a começar a levr as primeiras peças de desgaste, por isso se o rapaz tem o carro com 10 anos, é normal haver peças para mudar e cada vez mais.

                                  depis do que te disseram, uma achega:

                                  C4 arranjas bons negócios já, C5 começam a aparecer carros com 4 anos (2009) por volta dos 15/16 mil no motor 1.6hdi. pode é ser um carro em que se façasentir mais o peso...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                    o meu de 2004 também já ultrapassou os 200 mil há 2 anos ou mais e deve precisar de umas quantas coisas, mas ainda não se manifestou por aí além. está a começar a levr as primeiras peças de desgaste, por isso se o rapaz tem o carro com 10 anos, é normal haver peças para mudar e cada vez mais.

                                    depis do que te disseram, uma achega:

                                    C4 arranjas bons negócios já, C5 começam a aparecer carros com 4 anos (2009) por volta dos 15/16 mil no motor 1.6hdi. pode é ser um carro em que se façasentir mais o peso...
                                    Eu compreendo que o meu megane pudesse ter sido mais poupado, mas tenho a noção que os problemas de injetores [segundo os mecÂnicos não estão a funcionar bem e podem precisar de ser mudados] não deverá ser culpa própria tal como o desgaste do travão de mão. Todavia já podia ter resolvido o problema da EGR e os apoios do motor já estão laços porque mutios dos Km que lhe fiz foram em estradas de má qualidade [só para terem um noção aquele carro já foi à Bósnia e veio].

                                    Anyway vou trocar, Kia e Hyunday, são os modelos anteriores. Não gosto muito embora saiba que são bons. Quando ao Skoda Octávia muito difícil encontrar com um recente e com poucos Kms.

                                    O C5 tenta-me de facto. Ainda ninguém me disse se é possível colocar o apoio de braços num C4 que não traga de origem. Obrigado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Entre esses escolheria o C5 sem dúvida!
                                      EDIT: Reparei agora que esse não está no orçamento.
                                      308 então!
                                      Editado pela última vez por tiagoadcosta; 23 October 2013, 18:13.

                                      Comentário


                                        #20
                                        C4 - Mégane - 308

                                        Em que te baseaste para fazeres este rank? Só se for em matéria subjectiva como o design, estilo e pouco mais porque de resto, todos sabemos que dos franceses, genericamente o ranking procede-se desta forma:

                                        Citroen - Peugeot - Renault

                                        Citroen e Peugeot dominam na qualidade de construção (que por si só já não é grande coisa no segmento C), conforto e equipamento de segurança de série. A Renault sinceramente não estou a ver assim uma vantagem clara. Para mim só ganha na estética de alguns modelos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                          Meus caros:

                                          O meu megane dci de 80 de 2004 já passou os 200 mil km e tendo-op levado à oficina os mecânicos aconselharam-me a "pô-lo no cara**o". Valvula EGR, Injetores, suporte do Motor, travão de mão, amortecedores, são os maiores problemas embora também haja outros pequenos ajustes a fazer e que no total poderiam facilmente contabilizar 3 ou 4 mil euros de reparos.

                                          Ora, decidi trocá-lo por um semi-novo a partir de 2010 [até 50-60 mil km] com um limite orçamental de 15-16 mil euros incluindo a retoma do meu que ainda não sei bem quanto poderá ser. O ideal seria não ultrapassar os 11 mil euros mais o meu.

                                          As minhas maiores hipóteses são Mégane dci 90-110, 308 e c4 [novo modelo] HDI 90-110. São económicos, confortáveis, seguros e com equipamento correto. Gostava de saber se há algumas qualidades e defeitos nestes modelos que sejam dignos de registo dado que não conheço verdadeiramente nenhum. Já conduzi todos e o meu ranking é C4-megane-308.
                                          Ah... um pormenor, picuinhas, mas que eu simplesmente não abdico: Tem que ser descanso de braços, porque eu viajo muito. Vi por exemplo os C4 de base de gama que não têm. Será que dá para montar a partir dos acessórios?


                                          Outros modelos que não coloco de parte:

                                          Opel Astra e Ford Focus [novos modelos] Agradeço também as vossas opiniões.

                                          Modelos que até gosto mas que desconfio terem uma manutenção [oficina, pneus, seguros, IUC] demasiado alta:

                                          Peugeot 3008
                                          VW Golf
                                          Citroen C5.

                                          Desde já agradeço a vossa atenção.
                                          Não deixava de espreitar o skoda octavia. julgo ter visto recentemente um de 04/2010 com 66 mil kms por 15900 euros... e de 02/2011 com 39 mil kms por 16900 euros (que aposto que bem negociado vem pra 15500 euros)... é o mesmo 1.6 tdi de 105 cv do golf, muito mais espaço e igual conforto e qualidade...

                                          no universo renault dava uma espreitadela no dacia duster. excelente relação preço/qualidade e opção versátil apesar de que em percepção de qualidade e equipamento de conforto, ficará uns furos atrás do octavia e do golf.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                            C4 - Mégane - 308

                                            Em que te baseaste para fazeres este rank? Só se for em matéria subjectiva como o design, estilo e pouco mais porque de resto, todos sabemos que dos franceses, genericamente o ranking procede-se desta forma:

                                            Citroen - Peugeot - Renault

                                            Citroen e Peugeot dominam na qualidade de construção (que por si só já não é grande coisa no segmento C), conforto e equipamento de segurança de série. A Renault sinceramente não estou a ver assim uma vantagem clara. Para mim só ganha na estética de alguns modelos.
                                            Que fartote.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                              O meu megane dci de 80 de 2004 já passou os 200 mil km e tendo-op levado à oficina os mecânicos aconselharam-me a "pô-lo no cara**o". Valvula EGR, Injetores, suporte do Motor, travão de mão, amortecedores, são os maiores problemas embora também haja outros pequenos ajustes a fazer e que no total poderiam facilmente contabilizar 3 ou 4 mil euros de reparos.
                                              Faz-me alguma confusão alguém trocar de carro só porque os mecânicos o recomendam. O Megane II é um modelo relativamente actual (foi vendido até 2008), motor com tecnologia recente (o bloco é usado hoje em dia) e com 9 anos e 200.000 KM não está propriamente acabado.

                                              Dos problemas que o carro tem, apenas os injectores são um pouco dispendiosos, algo em torno dos 200€ cada reconstruidos, e metade usados. Válvula EGR: cerca de 60€ nova no eBay UK. Suporte de motor, depende de qual é, entre 30-50€. Travão de mão pode ser simples, se não fôr é ir à sucata. Amortecedores custam 95€ o par (com portes) na mister-auto, da marca de origem KYB. Resumindo: nem 1500€ gastas.

                                              Em último caso, os 3 ou 4 mil euros que referiste são mais que suficientes para instalar um motor reconstruído, fazer uma revisão geral ao carro, e ficas virtualmente com um Megane II "novo".
                                              Editado pela última vez por bruncamps; 23 October 2013, 19:42.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                                Não deixava de espreitar o skoda octavia. julgo ter visto recentemente um de 04/2010 com 66 mil kms por 15900 euros... e de 02/2011 com 39 mil kms por 16900 euros (que aposto que bem negociado vem pra 15500 euros)... é o mesmo 1.6 tdi de 105 cv do golf, muito mais espaço e igual conforto e qualidade...

                                                no universo renault dava uma espreitadela no dacia duster. excelente relação preço/qualidade e opção versátil apesar de que em percepção de qualidade e equipamento de conforto, ficará uns furos atrás do octavia e do golf.
                                                Skoda Octávia é capaz de ser uma boa opção, gosto do carro apesar de já ser um modelo descontinuado. Vou procurar e experimentar.

                                                Em relação ao Duster nem pensar: É um renault de há 10 anos em tudo. Pouca qualidade interior, bancos básicos e desconfortáveis, 3 estrelas euroncap. Nesse aspecto o Megane II é bem mais refinado e seguro.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                                                  Faz-me alguma confusão alguém trocar de carro só porque os mecânicos o recomendam. O Megane II é um modelo relativamente actual (foi vendido até 2008), motor com tecnologia recente (o bloco é usado hoje em dia) e com 9 anos e 200.000 KM não está propriamente acabado.

                                                  Dos problemas que o carro tem, apenas os injectores são um pouco dispendiosos, algo em torno dos 200€ cada reconstruidos, e metade usados. Válvula EGR: cerca de 60€ nova no eBay UK. Suporte de motor, depende de qual é, entre 30-50€. Travão de mão pode ser simples, se não fôr é ir à sucata. Amortecedores custam 95€ o par (com portes) na mister-auto, da marca de origem KYB. Resumindo: nem 1500€ gastas.

                                                  Em último caso, os 3 ou 4 mil euros que referiste são mais que suficientes para instalar um motor reconstruído, fazer uma revisão geral ao carro, e ficas virtualmente com um Megane II "novo".
                                                  Obrigado por essa pesquisa e perspectiva. Mesmo com as peças a esse preço seria necessário o trabalho de instalação. Além disso não sei até que ponto comprar tudo isso na net é fiável. A carcaça é já velha e antes que haja umas reparações complexas e caras é melhor trocar para ficar mais uns anos valentes com um carro moderno como foi o caso deste [comprei-o em 2006 e foi um bom carro].

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                                    C4 - Mégane - 308

                                                    Em que te baseaste para fazeres este rank? Só se for em matéria subjectiva como o design, estilo e pouco mais porque de resto, todos sabemos que dos franceses, genericamente o ranking procede-se desta forma:

                                                    Citroen - Peugeot - Renault

                                                    Citroen e Peugeot dominam na qualidade de construção (que por si só já não é grande coisa no segmento C), conforto e equipamento de segurança de série. A Renault sinceramente não estou a ver assim uma vantagem clara. Para mim só ganha na estética de alguns modelos.
                                                    Gosto mais do C4 por ser o mais recente e embora o design exterior seja banal o interior agrada-me muito. O 308 é o mais antigo de todos e o que gosto menos esteticamente, acho-o um bocado exagerado na frente. O megane é mais harmonioso e moderno. Mas em relação à qualidade acho que tens razão o 308 é melhor, nomeadamente os plásticos interiores. Em termos de conforto acho que os 3 estão nivelados. Já os guiei.
                                                    Editado pela última vez por Icedevice; 23 October 2013, 21:44.

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                                                      #27
                                                      Não é o Titanium, mas já é o novo modelo, com 115cv:

                                                      Ford Focus 1.6 TDCI , € 15.800, Porto - Standvirtual

                                                      Trend também, mas bem mais barato e com o motor de 109cv

                                                      Ford Focus 1.6 TDCI TREND PACK SPORT, € 14.500, Matosinhos - Standvirtual

                                                      Poderás depois procurar MK2.5 Titanium (de preferência Titanium X, que estão mais bem equipados), mas serão também mais antigos. A pesquisa que fiz foram recentes e com poucos kms.
                                                      A minha escolha recairia nisto, ou então num Mégane ou Astra

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                                                        Não é o Titanium, mas já é o novo modelo, com 115cv:

                                                        Ford Focus 1.6 TDCI , € 15.800, Porto - Standvirtual
                                                        eu até gosto do focus embora não o tenha experimentado ainda. Mas neste modelo há aquele problemazinho... o apoio de braços. Continuo sem saber se é possível colocar um porque se for possível facilita-me muito a vida.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                                          eu até gosto do focus embora não o tenha experimentado ainda. Mas neste modelo há aquele problemazinho... o apoio de braços. Continuo sem saber se é possível colocar um porque se for possível facilita-me muito a vida.
                                                          Por acaso nem tinha reparado nesse pormenor.. Penso que deverá dar para colocar, pelo menos no MK2 dava.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                                            eu até gosto do focus embora não o tenha experimentado ainda. Mas neste modelo há aquele problemazinho... o apoio de braços. Continuo sem saber se é possível colocar um porque se for possível facilita-me muito a vida.
                                                            Ice, virtualmente consegues sempre associar um apoio de braços em qualquer carro que não o tenha. Pode é ser diferente em termos de preço.

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