Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda: enganado pela Vialivre S.A. (pórticos ex-scut) ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda: enganado pela Vialivre S.A. (pórticos ex-scut) ?

    Cumprimentos a todos.

    Venho por este meio pedir a opinião de quem tenha a paciência e simpatia de ler e opinar. Fui enganado pelo serviço de apoio ao cliente e esclarecimento de dúvidas do ctt portanges, tenho provas da informação que me foi prestada (email), possuo identificação de quem me prestou esta informação e tal informação induziu-me num erro que agora me vai custar provavelmente umas largas centenas de euros. Passo a explicar o sucedido em 6 partes, para facilitar a leitura:


    1 - Adquiri um chip anónimo pré-pago, dos que é possível utilizar em mais que uma viatura, são carregados previamente nos correios, MB, etc, e são (tal como o próprio nome indica) anónimos na medida em que não estão associados nem a uma determinada viatura nem a um determinado proprietário/cidadão;

    2 - Carreguei o chip com 30 euros. A certa altura pelas minhas contas os 30 euros já se teriam esgotado e, como tal, fiquei atento ao site dos correios onde é possível consultar o valor em dívida para determinada matrícula. Fui também várias vezes a um posto dos correios pois no site deles não aparecia nenhum valor em dívida e eu continuava a passar em pórticos diariamente já com a certeza absoluta de que os 30 euros se haviam há muito esgotado. Durante cerca de 2 semanas nos correios não havia valor algum que eu pudesse pagar e acabei por deixar de lá ir pois já me sentia mal em estar a ir lá constantemente pedir às pessoas para me informarem quando dá para o fazer no site dos correios e quando todos os dias a resposta deles era a mesma: não tem nenhum valor em dívida;

    3 - Fiquei preocupado pois queria pagar. Nunca tive dívidas que não tivessem sido saldadas atempadamente e fiz os possíveis por que não fosse esta a primeira vez. Contactei o serviço de apoio ao cliente deles através do email portagens@ctt.pt tendo na altura explicado devidamente a situação. Numa troca de 3 emails com eles certifiquei-me de que interpretaram perfeitamente aquilo que eu lhes transmiti e a conclusão a que chegaram, vinculada pela resposta que consta do email que guardo e que penso poder servir de prova numa eventual defesa que eu possa vir a decidir exercer, foi, passando a citá-los:

    "Informamos que, a passagem fica por liquidar e caso efetue um novo carregamento com valor suficiente, será debitada na conta do dispositivo pré-pago anónimo."

    Simples, claro e conciso. Ainda mais porque esta era a resposta deles a esta minha pergunta. A minha pergunta tinha sido:

    ...quando me diz que "Caso exista alguma passagem cujo valor é superior ao saldo existente, o sistema deixa essa passagem pendente de pagamento"

    O que é que se pode entender por "pendente"? Fica a dívida relacionada com a matrícula da viatura em questão e é como se o utente tivesse passado sem o chip ou o próprio chip fica de alguma forma com "saldo negativo" ou com uma divida por cobrar ao seu proprietário?
    Ora, a pessoa que me atendeu (e da qual possuo identificação), a isto respondeu-me (tal como citado acima) que "o sistema deixa essa passagem pendente de pagamento". Eu forcei para esclarecer exaustivamente e confirmou-me que por "pendente" devemos entender que "fica por liquidar e caso efetue um novo carregamento com valor suficiente, será debitada na conta do dispositivo pré-pago anónimo".


    4 - Tendo em atenção os pontos 1, 2 e 3 deste meu rascunho de exposição, fui informado de que efectivamente eu não poderia nunca pagar nos correios essas passagens nos pórticos uma vez que a minha matrícula não ficaria registada. O pórtico regista a passagem do chip e debita-lhe o saldo para valores negativos, não chegando sequer a guardar registo da matrícula.

    Eu só pagaría a "dívida" (saldo negativo do chip) quando voltasse a fazer um carregamento, foi que me disseram muito claramente e que ainda assim confirmei e recebi resposta de confirmação noutro email;


    5 - Em nenhum momento me é falado em qualquer tipo de prazo para liquidar um saldo negativo. Em função de tudo isto tomei de forma legal e sustentada a liberdade de decidir quando liquidar a dívida. Não tendo um limite (nem no montante negativo do saldo, nem sequer um limite temporal para a liquidar) decidi em consciência de que não estava a incorrer numa infracção guardar o pagamento desta despesa para o próximo mês de Dezembro. Assumi-a como uma despesa mais da minha contabilidade pessoal (até porque sou empresário em nome individual) e como era das poucas contas sem limite para liquidar decidi deixar para o final do ano;


    6 - Há 6 dias recebi por carta registada entregue por um estafeta dos correios uma infracção (do tipo contraordenação) por ter passado num dia no inicio de Agosto num pórtico. 5 dias depois (ontem) recebo outra carta registada com mais uma contraordenação e desta vez um valor bem mais alto para pagar por ter passado num total de 17 pórticos num conjunto de 4 dias do final do mês de Julho.





    Está relatado o sucedido, penso que está tudo muito bem explicado.

    Se tiver que pagar, obviamente que pagarei, mas penso que talvez tenha matéria para me defender e não pagar os custos administrativos, já que foi por culpa deles que incorri nesta situação. O valor da passagem nas portagens pagarei de bom grado, já o contava pagar em Dezembro portanto apenas antecipo o pagamento em 2 meses em relação ao que tinha previamente decidido por ter sido levado a pensar que legalmente o poderia fazer. Aceito pagar todas as passagens a preço de custo, já. Agora as Taxas Administrativas, que representam cerca de 6 euros por cada 10 euros de portagem real, é algo que gostava de evitar pagar porque realmente me sinto enganado e não lido bem com situações de injustiça, nem me parece que tenha que ser forçado a lidar.

    Qual a vossa opinião?

    Será que depois de eu receber os emails deles alguma coisa mudou no sistema? Ou que há um limite de saldo negativo a partir do qual o utilizador já não pode liquidar no próximo carregamento e aí o pórtico regista a matrícula e associa-lhe a dívida gerada pela passagem?

    Se alguém estiver interessado posso publicar "print screens" com os emails que troquei com eles (ocultando apenas os dados pessoais).

    Se algum advogado ler isto e achar que tenho tudo para provar a minha razão, por favor contacte por email. Vou receber fartura de cartas (correspondentes a passagens desde finais de Julho até meados de Outubro) e por isso o valor das Taxas Administrativas vai certamente ascender a largas centenas de euros, logo penso que se eu tiver tudo para provar que tenho razão talvez valha a pena discutir isto num tribunal ou pelo menos tentar expôr o caso à Vialivre S.A. na tentativa de chegar a um acordo com eles.

    Obrigado.

    -

    #2
    -

    Via Livre Faqs

    Como se pode ver no sita da Vialivre em "Como Funciona" continua sem estar resposta à pergunta:

    - E o que acontece quando um DT (chip anónimo) de pré-carregamento fica sem saldo mas a pessoa o continua a utilizar?


    Já na altura não tinham resposta a esta pergunta na FAQ e foi por isso que os contactei, sendo que até sugeri que colocassem a resposta que me deram na FAQ.

    -

    Comentário


      #3
      Infelizmente muitas vezes não podemos confiar no que nos dizem telefonicamente

      Ligo algumas vezes para as finanças por motivos profissionais e aquilo é uma festa.
      cada um diz uma coisa e ninguém se responsabiliza por nada.

      Julgo que fizeste muito bem em informar te, só falhaste num ponto.
      Não perguntaste a partir de que tempo eles iam tirar a dívida de conta corrente para passar a ser considerada infração.

      Aqui vai o meu bitaite:

      Eu julgo que o homem não te tenha enganado quando falaste com ele, o que aconteceu foi que o valor
      deve ficar em conta corrente durante algum tempo ( 1 mês, 2 meses).
      Após esse tempo se não pagares, deve passar para as contra ordenações.

      Foste um pouco ingênuo ao pensar que poderias pagar 4/5 meses depois. Quem diz que até
      lá não "desaparecias" ? Pagamentos ao estado ou relacionados é algo que nunca vais querer atrasar.
      Corres o risco de ter contas penhoradas e um grande sarilho.

      Comentário


        #4
        Mania de não confiarem e quererem a Via Verde.

        Comentário


          #5
          O C3soul fala nos pontos que acho pertinentes.

          Claramente não te facultaram toda a informação relevante para o caso e, fazendo fé no que dizes, no site também não está explicito. Mas caro Zemet, dizes que forçaste o esclarecimento exaustivamente, mas permite-me discordar. Exaustivamente seria saber quanto tempo poderias ter o saldo negativo, após a passagem, e quais as consequências de ultrapassares este tempo. Não o perguntaste e não te disseram. Aqui, neste particular, estiveram, ambas as partes envolvidas no processo, mal.

          Agora, também não compreendo como pensavas que poderias estar alguns meses a passar nos pórticos sem pagar...

          Chegando à situação actual, o que eu tentaria, seria chegar a um acordo com eles e de forma a pagares todas as portagens em atraso e alguns custos administrativos inerentes a todos este processo. Ou seja, tentar que juntem tudo num só, e minimizar os custos para ti. Mais adianto que mesmo que não consigas isto, eu recomendaria 2 acções de imediato:

          1. Carregar o tal chip, e fazê-lo sempre atempadamente, antes de passar nas portagens, para que não entre em saldo negativo.
          2. Pagar tudo e já, para evitar mais despesas e dissabores associados, é que, sinceramente, não sei o que conseguirás entrando em litigio, mas não creio que alguém te vá dar razão.

          Comentário


            #6
            Outra coisa, eu aconselho-te a mudar o titulo do tópico, já que não há aqui burla alguma da parte da Vialivre.

            Comentário


              #7
              Se és empresário em nome individual, o que acharias se os teus clientes resolvessem pagar as suas contas quando lhes desse jeito? Conheces alguma empresa que preste serviços e que os clientes paguem quando lhes apetece? Parece evidente que a resposta da empresa se aplica a situações temporárias, tal como muitos bancos permitem descobertos por alguns dias sem cobrarem nada.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                Se és empresário em nome individual, o que acharias se os teus clientes resolvessem pagar as suas contas quando lhes desse jeito? Conheces alguma empresa que preste serviços e que os clientes paguem quando lhes apetece? Parece evidente que a resposta da empresa se aplica a situações temporárias, tal como muitos bancos permitem descobertos por alguns dias sem cobrarem nada.
                Se eu dissesse aos meus clientes que me podiam pagar quando lhes apetecesse e depois passado 2 meses lhes cobrasse a divída com custos administrativos significativos, o que sería eu? Um burlão?

                Nah....

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por C3soul Ver Post
                  Infelizmente muitas vezes não podemos confiar no que nos dizem telefonicamente

                  Ligo algumas vezes para as finanças por motivos profissionais e aquilo é uma festa.
                  cada um diz uma coisa e ninguém se responsabiliza por nada.

                  Julgo que fizeste muito bem em informar te, só falhaste num ponto.
                  Não perguntaste a partir de que tempo eles iam tirar a dívida de conta corrente para passar a ser considerada infração.

                  Aqui vai o meu bitaite:

                  Eu julgo que o homem não te tenha enganado quando falaste com ele, o que aconteceu foi que o valor
                  deve ficar em conta corrente durante algum tempo ( 1 mês, 2 meses).
                  Após esse tempo se não pagares, deve passar para as contra ordenações.

                  Foste um pouco ingênuo ao pensar que poderias pagar 4/5 meses depois. Quem diz que até
                  lá não "desaparecias" ? Pagamentos ao estado ou relacionados é algo que nunca vais querer atrasar.
                  Corres o risco de ter contas penhoradas e um grande sarilho.
                  Obrigado C3soul

                  O teu comentário é pertinente mas é centrado em pormenores que eu não facultei e que passo a facultar para que entendas que mesmo na parte eu que eu poderia não ter razão (segundo o teu post), tenho mesmo razão.

                  Em primeiro lugar não foi telefónicamente, foi por email já que telefónicamente estavam sempre a passar a batata quente de um lado para o outro e ninguém me conseguia esclarecer nada.

                  Os email que troquei com eles vou publicá-los em seguida noutro post. Depois lê um pouco mais abaixo e diz-me se continuas a considerar que não me enganaram.

                  Um facto muito importante e que relato agora: eu andei efectivamente uns meses antes de Julho a passar sem pagar e sem que me aparecesse dívida no site dos CTT nem tão pouco perguntando presencialmente aos balcões dos CTT. Penso que agora que esclareci este ponto o resto do teu post deixa de fazer sentido, se quiseres reformular agradecia, para saber se ainda assim continuas a opinar da mesma forma.

                  .

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                    O C3soul fala nos pontos que acho pertinentes.

                    Claramente não te facultaram toda a informação relevante para o caso e, fazendo fé no que dizes, no site também não está explicito. Mas caro Zemet, dizes que forçaste o esclarecimento exaustivamente, mas permite-me discordar. Exaustivamente seria saber quanto tempo poderias ter o saldo negativo, após a passagem, e quais as consequências de ultrapassares este tempo. Não o perguntaste e não te disseram. Aqui, neste particular, estiveram, ambas as partes envolvidas no processo, mal.

                    Agora, também não compreendo como pensavas que poderias estar alguns meses a passar nos pórticos sem pagar...

                    Chegando à situação actual, o que eu tentaria, seria chegar a um acordo com eles e de forma a pagares todas as portagens em atraso e alguns custos administrativos inerentes a todos este processo. Ou seja, tentar que juntem tudo num só, e minimizar os custos para ti. Mais adianto que mesmo que não consigas isto, eu recomendaria 2 acções de imediato:

                    1. Carregar o tal chip, e fazê-lo sempre atempadamente, antes de passar nas portagens, para que não entre em saldo negativo.
                    2. Pagar tudo e já, para evitar mais despesas e dissabores associados, é que, sinceramente, não sei o que conseguirás entrando em litigio, mas não creio que alguém te vá dar razão.
                    Obrigado Ecoflex.

                    Sim, eu agora tenho 15 dias úteis a contar da data da recepção das cartas para pagar as dívidas nelas constantes. A primeira já paguei, a segunda pagarei também mas tenho esse tempo e penso usá-lo precisamente para fazer o que estou a fazer aqui, concluir se vale a pena ir mais longe ou se tenho mesmo que pagar e calar.

                    -

                    Comentário


                      #11
                      ...

                      Agora passo a partilhar a troca de emails que tive com eles.


                      Peço-vos que se coloquem na minha pele. O saldo acabou, sabem que estão a passar sem saldo e querem pagar mas não podem porque nos correios não há divida, gastam mais de 20 euros em telefonemas para linhas de apoio sem que vos esclareçam absolutamente nada, no site também não existe informação sobre isto e acabam por contactá-los por email na esperança de obter uma resposta sendo que lhes enviam primeiro este email
                      :





                      Ao que a Exma. Ana Vanessa Vicente, não tendo uma resposta em concreto e não se querendo comprometer, responde:





                      Como isto não serve de forma alguma para esclarecer a minha dúvida, insisto enviando-lhe esta resposta:





                      Mas como a Exma. Ana Vanessa Vicente não terá competências para responder a este tipo de dúvidas passa o meu email ao seu colega Marco Nobre que simpaticamente me informa que:






                      Posto isto, vocês pagavam e calavam?

                      Agora pensem que depois disto continuam a consultar o site dos correios para verificar se há dividas e confirmar se o que o Marco Nobre vos disse é mesmo verdade. Durante vários meses não aparece nunca uma única passagem por cobrar. Como de vez em quando têm que ir aos correios por outros motivos, aproveitam e perguntam se há divida associada à vossa matrícula e não há qualquer dívida, nunca.

                      Eu, querendo pagar, não podia

                      Depois de vários meses com isto, vocês sempre a confirmar e nunca haver sinal de dívida, em Julho deixam de consultar o site dos correios e de perguntar.

                      E depois, a finais de Outubro, começam a receber cartas registadas com infracções do tipo contraordenação inflaccionadas por taxas administrativas elevadíssimas.

                      Pagavam e calavam?

                      É que se pagavam e calavam eu não tenho outra opção que não pagar e calar também. Só por isso vos peço opinião, para saber se estarei a delirar ou se fui efectivamente injustiçado e tenho o direito de me defender. Ou caso vocês tivessem por exemplo um advogado na família não pagavam e tentavam evitar pelo menos o pagamento das taxas administrativas?

                      Obrigado mais uma vez

                      .
                      Editado pela última vez por Zemet; 26 October 2013, 22:08.

                      Comentário


                        #12
                        ...

                        Facto importantíssimo a acrescentar


                        Nos últimos 10 dias passei várias vezes com o chip por pórticos e no site dos CTT (que agora voltei a consultar, claro) continua a não aparecer nenhuma dívida relacionada com a matrícula da viatura.



                        Será que esteve avariado no Verão? E agora, milagrosamente, já está bom?

                        Incrível...

                        E querem vocês que pague e me cale.

                        Ai cala, cala...

                        .
                        Editado pela última vez por Zemet; 26 October 2013, 22:38.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Zemet Ver Post
                          ...

                          Facto importantíssimo a acrescentar


                          Nos últimos 10 dias passei várias vezes com o chip por pórticos e no site dos CTT (que agora voltei a consultar, claro) continua a não aparecer nenhuma dívida relacionada com a matrícula da viatura.



                          Será que esteve avariado no Verão? E agora, milagrosamente, já está bom?

                          Incrível...

                          E querem vocês que pague e me cale.

                          Ai cala, cala...

                          .
                          Presumo que continues a passar sem carregar o chip. Estou errado?

                          Zemet, vou tentar desmontar isto, sendo um pouco idiota, já que vou assumir algumas coisas que não tenho a certeza. Então aqui vai:

                          1. Com este sistema não deve haver lugar a divida no portal dos ctt, já que está associada uma modalidade de pagamento com chip pre-pago. Ou seja, a divida fica inerente ao chip (digo eu), daí não conseguires ver nada.

                          2. O teu erro crasso (depois de ler o email de resposta é a única conclusão a que chego) foi não teres perguntado qual a data de expiração para a liquidação da passagem (esta frase está no primeiro email de resposta).

                          3. Na minha óptica, o sistema fica pendente durante algum tempo (ainda não se sabe qual) e após este período, sucede a contra-ordenação. E, neste caso, várias.

                          Volto a aconselhar-te a tentar minimizar os custos administrativos, mas parece-me que não tens outra opção senão pagar e calar (parafraseando-te).

                          Espero ter ajudado, mas reconhecendo que a informação prestada foi incompleta, não deixo de considerar que facilitaste em não teres pedido o devido esclarecimento (data de expiração) e depois em continuares a usar sem carregar o chip. Na vejo aqui burla da outra parte.

                          Comentário


                            #14
                            Obrigado mais uma vez Ecoflex.

                            Está então esclarecida a minha dúvida e não se pode falar num caso de burla. Será induzir o "cliente" em erro, o que é diferente de burlar o cliente. Aceito.

                            Respondendo ao teu ponto 2. Sem dúvida que podia ter ido mais longe e continuar na troca de emails, só não o fiz porque para conseguir a resposta a uma pergunta simples tive que batalhar com telefonemas e trocas de emails e portanto achei que a confirmação a teria ao confirmar se efectivamente não havia dividas a aparecer nos CTT o que claramente indicava que estavam a ficar acumuladas como saldo negativo no chip e, nunca, era impossível, divida associada à matrícula. Penso que aqui estamos de acordo e que é a conclusão lógica a tirar.

                            Ainda no teu ponto 2, quando dizes que há uma frase que está no primeiro email de resposta referente a uma data de expiração para a liquidação da passagem suponho que te refiras à frase "Informamos ainda que é efectuada a tentativa de liquidação da passagem até à data de expiração da mesma". Quanto a esta frase eu penso que a interpretação da mesma é que até à data limite em que posso pagar a passagem nos correios (na altura entre 2 e 5 dias úteis) eles continuam a tentativa de liquidação da passagem no chip para a eventualidade de eu entretanto o carregar. Se até à "expiração da mesma" eu não carregar o chip a passagem acumula como saldo negativo no mesmo. Foi mais ou menos assim que interpretei, não me pareceu que a senhora estivesse a dizer-me que posso ficar com saldo negativo só até certa altura.

                            E que sentido tem que a "data de expiração da mesma" sejam nem mais nem menos que 3 meses e meio? Que raio... 3 meses e meio é muito estranho.

                            Depois, porque não me informaram logo da data de expiração se existe uma e eu perguntei sobre este assunto?

                            1 -Porque é que vendo que esta informação não está disponível na FAQ deles e que é efectivamente pertinente (saber-se o que nos acontece quando o saldo do chip termina e não nos deixam pagar nos CTT por não haver registo de dívida), não a adicionaram imediatamente à FAQ?

                            2 - Um cartão telefónico pré-pago, chegando o saldo a zero não permite mais chamadas. Se permitisse e a única forma das pagar fosse voltar a carregar o cartão com valor suficiente para cobrir o saldo, porque é que o site da empresa de comunicações não iria incluir esta informação na sua FAQ e perante o pedido de informação de um cliente não lhe faculta todos os detalhes necessários para que este proceda ao pagamento atempado de uma eventual dívida?

                            São duas perguntas para as quais não encontro resposta.

                            Agradecer-te de novo Ecoflex pela tua ajuda e por partilhares opinião. Nem precisas de suavizar os teus posts porque certamente não te os vou levar a mal, se alguém aqui opinar que eu não tenho razão nenhuma eu aceito a opinião até porque é precisamente isso que peço, que me ajudem a perceber se tenho razão ou não. E porquê.

                            -
                            Editado pela última vez por Zemet; 26 October 2013, 23:43.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                              Presumo que continues a passar sem carregar o chip. Estou errado?
                              Sim, mas não o fiz de forma consciente. Passei antes de receber as 2 cartas. E desde aí tenho ido ao site dos correios consultar o valor em dívida para a minha matrícula e não há nada. E agora? Vou aos correios e exijo pagar uma dívida que para eles não existe sob a pena de se não o fazer receber mais cartas dentro de 2 meses com taxas administrativas acessórias?

                              Se este prazo em que tu insistes (Ecoflex) existe mesmo, será que alguém sabe ou haverá forma de saber a quantos dias ou meses corresponde?

                              Eu quase que aposto que se enviar agora um email para o serviço de atendimento eles ao ler isto não vão perceber patavina porque nem devem estar familiarizados com o facto de um pré-pago anónimo permitir saldo negativo (seja durante x tempo, seja por tempo indeterminado).

                              -

                              Comentário


                                #16
                                Zemet, claro que há muita coisa mal explicada (data de expiração) pela outra parte, e que referes neste ultimo post, pontos com os quais eu concordo. Pega nestas falhas, e tenta eliminar os custos administrativos ou pelo menos reduzi-los substancialmente. Mas, para teu beneficio, carrega o chip com um bom dinheiro para as próximas passagens. Não sei se é possível uma reunião presencial com todos estes elementos, mas se assim conseguires, vai com calma, explica bem que não te forneceram a informação correctamente, que o site é omisso neste aspecto e podes ir levando a tua avante.

                                Boa sorte

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Zemet Ver Post
                                  Sim, mas não o fiz de forma consciente. Passei antes de receber as 2 cartas. E desde aí tenho ido ao site dos correios consultar o valor em dívida para a minha matrícula e não há nada. E agora? Vou aos correios e exijo pagar uma dívida que para eles não existe sob a pena de se não o fazer receber mais cartas dentro de 2 meses com taxas administrativas acessórias?

                                  Se este prazo em que tu insistes (Ecoflex) existe mesmo, será que alguém sabe ou haverá forma de saber a quantos dias ou meses corresponde?

                                  Eu quase que aposto que se enviar agora um email para o serviço de atendimento eles ao ler isto não vão perceber patavina porque nem devem estar familiarizados com o facto de um pré-pago anónimo permitir saldo negativo (seja durante x tempo, seja por tempo indeterminado).

                                  -
                                  Eu presumiria que fossem os tais 5 dias úteis...e penso que neste caso não deve aparecer nada nos ctt, senão já tinha aparecido, acho eu...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                    Eu presumiria que fossem os tais 5 dias úteis...e penso que neste caso não deve aparecer nada nos ctt, senão já tinha aparecido, acho eu...
                                    É estranho. Se fosse assim ao 6º dia útil sem voltar a carregar o chip as dívidas das passagens ficariam associadas à matrícula.

                                    Até aí tudo bem. Mas então porque é que não comecei agora a receber infracções referentes a passagens em Março/Abril e estou a receber sim infracções referentes a passagens em Julho/Agosto?

                                    É que não foi em Julho/Agosto que se esgotaram os 5 dias após passagem sem saldo no chip, foi muito, mas muito antes. Daí eu referir os tais 3 meses e meio, porque se me disserem que o saldo negativo pode ficar pendente até 3 meses e meio e depois começa a "ir à matrícula", tudo bem, já faz mais sentido. Agora 5 dias não faz sentido nenhum. E espero bem que não, senão em vez de agora ir receber cartas de entre Julho e Outubro vou receber cartas de entre Março e Outubro o que deixa de representar centenas de euros para passarmos para os milhares.

                                    O que achas de eu tentar esclarecer uns pontos cruciais através de email para o atendimento deles e depois decidir o que fazer em função disso? É o que estou mais inclinado para fazer neste momento...

                                    Obrigado mais uma vez pelo tempo e atenção.
                                    Editado pela última vez por Zemet; 27 October 2013, 00:00.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Devo esclarecer outro facto importante, que não esclareci uns posts atrás para não introduzir outros factos estranhos que tornem ainda mais confusa a situação.

                                      Dos últimos 10 dias efectivamente apareceu uma passagem em dívida no site dos CTT associada à matrícula da viatura. Mas é isso que é muito estranho, porque inclusivé nesse dia eu fui mas também voltei e só me aparece em dívida a ida. A volta, 2 horas depois e no mesmo dia e trajecto, não me aparece em dívida. Além disso nos dias que antecederam esse e nos dias seguintes a esse eu passei mais vezes noutros pórticos com a mesma viatura e o mesmo chip dentro da viatura mas nada mais consta no site dos CTT.

                                      Por isso nem queria falar nisto, porque torna tudo ainda mais estranho e vago

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu não sei se são 5 dias, apenas "cuspi para o ar". E, neste caso parece que as dividas, depois da tal data, devem ir logo para contra-ordenação.

                                        Acho que deves tentar esclarecer isto tudo muito bem, até porque continuas a usar este método. Se é por email, telefone ou outra coisa qualquer, o importante é ficar registado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          É sabido que estes sistemas são falíveis e coisas estranhas acontecem.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                            Acho que deves tentar esclarecer isto tudo muito bem, até porque continuas a usar este método. Se é por email, telefone ou outra coisa qualquer, o importante é ficar registado.
                                            Dizes isto poque um registo de um email pode servir como prova numa eventual defesa criminal? (é uma dúvida que tenho antes de avançar e que é relevante)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              É sabido que estes sistemas são falíveis e coisas estranhas acontecem.
                                              Pois... e eu ainda penso que poderá ter acontecido algo estranho há 3 meses e o chip não ter funcionado durante uns dias e ser por isso que recebi as cartas. Quando voltou a funcionar bem é que não sei, mas sei que nos últimos 10 dias em cerca de 15 passagens em pórticos só não funcionou em 1.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se todos os posts com dúvidas fossem assim expostos, talvez todos nós poderíamos aprender muito mais com o forum, portanto os meus parabéns.

                                                Como não tenho nada de relevante a acrescentar, deixo só o meu bitaite que é, foste realmente ingénuo ao pensar que poderias liquidar tal dívida uns largos meses depois.
                                                Isto porque, se estás habituado a passar em porticos de SCUTs, poderias ter extrapolado a informação para a modalidade de pagamento que utilizaste (chip anónimo de pré-pagamento).
                                                Ou seja, terias no máximo uns 5 dias úteis para liquidar quaisquer dívidas pendentes antes de entrar em contra-ordenação. E falo por experiência própria que, até me convencer a colocar Via-Verde, paguei umas quantas multas de 5€ por esquecimento de pagamento.

                                                Ao fim ao cabo, acho que a Via Verde é lago imprescindível nos dias de hoje, para quem costuma passar frequentemente em porticos e não quer ter o trabalho nem a preocupação de controlar e pagar as mesmas.
                                                Custa 20€ (factura electrónica) ou 24€ (factura física) e não tens mais custos adicionais até a pilha ir ao ar. Depois, vêm as vantagens. Como sou pobre e ando sem €€ no bolso, se precisar de abastecer ou estacionar num parque coberto pela Via Verde, voilá.

                                                Boa sorte para a resolução desse teu problema.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Zemet Ver Post
                                                  Dizes isto poque um registo de um email pode servir como prova numa eventual defesa criminal? (é uma dúvida que tenho antes de avançar e que é relevante)
                                                  Espero que não chegue aí. Era mais para documentação tua de todo o processo, para lhes mostrares tudo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O Nbz tem a sua razão, a via verde torna o processo mais fácil.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      ...

                                                      Muito obrigado Nbz ;)


                                                      Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                                      E falo por experiência própria que, até me convencer a colocar Via-Verde, paguei umas quantas multas de 5€ por esquecimento de pagamento.
                                                      Mas quanto tempo depois te chegaram essas multas?

                                                      Isso foi com chip anónimo pré-pago?

                                                      -

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                        O Nbz tem a sua razão, a via verde torna o processo mais fácil.
                                                        Claro que daqui para a frente é a opção mais óbvia que tenho a tomar.

                                                        Ainda paguei 27,5eur por este chip mas foi mesmo uma má aquisição pois só tem dado problemas, chatices e despesas adicionais. Não dá para saber com o que posso contar.

                                                        Além disso sempre teve um problema que é de vez em quando não apitar quando passa num pórtico. Quase sempre apita, mas de vez em quando vá-se lá saber porquê não apita.

                                                        -

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Caro Zemet:

                                                          1.º: Esquece a questão de alegares o facto da não aparecerem dividas associadas á matricula, pois não têm de aparecer, dado que estás a utilizar um dispositivo pré-pago. Como sabes uma das características deste dispositivo é não estar associado a nenhuma matricula. Aliás isto vem bem explicado no site dos CTT.

                                                          2.º: Segundo o site dos CTT é possível consultar a informação detalhada das viagens. Chegaste a utilizar esta ferramenta para verificares se constavam passagens não pagas?

                                                          3.º: No 1.º mail de resposta que colocas-te, respondido por Ana Vanessa Vicente, referem, e passo a citar "...sendo os valores a cobrar e datas de expiração do pagamento definidas pelas próprias concessionárias" Ora esta resposta iliba por completo os CTT em relação ao prazo que terias para recarregar o dispositivo.

                                                          4.º: O ponto 5.4 do Contrato de Adesão que, com certeza, te foi disponibilizado diz: "O Aderente é o único responsável por efetuar os pré carregamentos que se revelem necessários ao pagamento das taxas de portagem devidas pela utilização das infraestruturas rodoviárias portajadas que disponham de cobrança eletrónica. "

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Zemet Ver Post
                                                            ...


                                                            Eu, querendo pagar, não podia


                                                            .

                                                            Podias, podias! Bastava para isso procederes ao carregamento do dispositivo!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X