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URGENTE: ajuda sobre motores e possível compra de carro novo

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    URGENTE: ajuda sobre motores e possível compra de carro novo

    Olá a todos!

    Tenho um Ford Fiesta 1.8 a Diesel de 1997 (MK4) com somente 90.000km (suspeitamos que ainda seja de 1ª volta); o mesmo tem sido impecável nestes 16 anos de existência, tendo sido submetido a reparações menores devido à idade, por ex. o ano passado foi colocado um novo kit de distribuição etc.

    Só estou a ponderar trocar de carro, devido aos anúncios do governo para 2014, nomeadamente a taxa adicional fixa de 500€ na compra de carros novos a Diesel, ou seja, se for para comprar carro novo, convém ser ainda este ano; senão o meu Fiesta terá de durar mais uns valentes anitos.

    Ora, a minha questão é que andei a ver alguns carros e como não percebo ABSOLUTAMENTE NADA DE CARROS preciso da vossa ajuda para perceber se vale a pena trocar de carro ou se é melhor ficar mas é quieta e esperar por tempos melhores...
    Relativamente ao meu perfil de condução: uso o carro maioritariamente para andar na cidade, apesar de andar também muitas vezes a pé, mas preciso de um automóvel que dê também para fazer grandes viagens e suportar algum peso, nomeadamente para fazer 1 vez por mês (em média) viagens com o porta-bagagens cheio (material pesado) e com 2 a 5 ocupantes. Resido no centro do país e muitas destas viagens são ao norte (como Porto ou Chaves), Lisboa ou até mesmo Algarve, ou seja, ando muito em auto-estrada.

    A minha grande dúvida reside no novo Lancia Ypsilon 1.3 JTD 95cv. Ora, um motor 1.3 JTD a 95 cv é suficiente para o que eu preciso ou vou ficar pior servida, comparativamente ao meu 1.8 sem turbo? É que já me disseram que era um motor melhor que o meu, mas também houve quem me tivesse dito que é muito fraco e que se ia esforçar e desgastar mais depressa... Também já me disseram que um motor a Diesel convinha ser 1.6 para cima, como houve quem me dissesse que isso era um exagero e que um 1.3 ou 1.4 eram motores suficientemente potentes.

    A verdade é que não percebo nada de carros e motores, mas também ninguém me consegue explicar, e por isso estou com esperança que saia deste forum mais esclarecida e elucidada, pois estou completamente confusa com tanta informação contraditória.

    Agradeço toda a vossa ajuda que preciso com urgência, pois a lancia está com uma promoção especial somente até ao final deste mês!

    Obrigada a todos, desde já!

    #2
    Não estou a perceber.
    Se o teu fiesta está bom, porque queres trocar?
    Relativamente ao motor 1.3JTD é bom e fiavel.

    Comentário


      #3
      Se podes, é uma boa altura para comprar carro. O Lancia Y é um carro tipicamente feminino e o motor é bastante fiável e cumpre, mais ainda num carro que é leve.

      Vais ganhar em performance, segurança, consumos e até na comodidade, nomeadamente pelo ac que o teu Fiesta calculo não ter. Força nisso. Vais adorar a mudança!

      Comentário


        #4
        Está bom porque já teve alguns arranjos, como referi. Já me falhou (não ligava o motor), mas isso depois foi reparado. Ou seja, há algum tempo já que ando a pensar em comprar carro novo porque sei que o meu já não irá durar mais 16 anos e cada vez vai necessitar de mais arranjos e reparações, devido à idade. E como o governo anunciou uma taxa adicional para os carros novos a Diesel, estou a ponderar comprar ainda este ano, mas estou na dúvida se devo ou se é melhor esperar mais uns anos.
        Tenho a tal oportunidade de aproveitar a promoção da Lancia, mas já me disseram que o 1.3 JTD é pouco potente e que não compensava, que ia ficar pior servida...

        Comentário


          #5
          Aliás, tenho 3 opções em vista:
          - Lancia Ypsilon 1.3 JTD 95 cv (novo)
          - Peugeot 208 1.6 e-HDi 92 cv (novo)
          - Ford Fiesta 1.4 ou 1.6 TDCi de 2012 (2ª mão)

          O que acham...?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por STBarbara Ver Post
            Aliás, tenho 3 opções em vista:
            - Lancia Ypsilon 1.3 JTD 95 cv (novo)
            - Peugeot 208 1.6 e-HDi 92 cv (novo)
            - Ford Fiesta 1.4 ou 1.6 TDCi de 2012 (2ª mão)

            O que acham...?
            Ola menina, por experiencia própria o motor do lancia é fiável e posso dizer que tem um andamento razoável para a motorização em si.Em relação aos outros modelos não conheço, mas segundo se fala são dois bons carros e com motores também fiáveis, agora na compra de um automóvel acho que deveremos comprar sempre algo que nos transmite qualquer coisa, isto é, devemos comprar aquilo que realmente gostamos, mas ficas bem servida com qualquer um

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por STBarbara Ver Post
              Aliás, tenho 3 opções em vista:
              - Lancia Ypsilon 1.3 JTD 95 cv (novo)
              - Peugeot 208 1.6 e-HDi 92 cv (novo)
              - Ford Fiesta 1.4 ou 1.6 TDCi de 2012 (2ª mão)

              O que acham...?
              Desses sem dúvida o Peugeot.

              Comentário


                #8
                Eu sou da mesma opinião se consegues ter orçamento para o Peugeot, nem vale a pena pensar mais nisso!

                Mas também penso que em segunda mão com poucos meses é a melhor de todas as opções ainda pra mais existem N por esse país fora.

                Comentário


                  #9
                  Desde já, um grande obrigado a todos os que se preocuparam em ajudar e responder.

                  pedrorocha, confesso que sou que o meu carro de sonho (por favor, tenham em conta que sou menina e que não percebo nada de carros, agradeço o desconto) é o Ford Fiesta MK7, ou seja, o modelo anterior ao que foi lançado este ano. Aliás, com o lançamento do novo MK8 é que a Ford me tramou, pois não vou mesmo nada à bola com a versão actual do Ford Fiesta. Infelizmente o MK7 agora só mesmo em 2ª mão e com altas quilometragens (ao contrário de Espanha, onde existem inúmeros MK7 com 0km ainda por estrear, mas os custos de legalização e IVA em Portugal fazem qualquer um desistir).
                  O Lancia Ypsilon e o Peugeot 208 são, por isso mesmo, somente segundas opções. A verdade é que a única coisa que me prende ao Y é a cor roxa que não consigo encontrar em mais nenhum outro carro de 5P e a Diesel. Lamento se vos desiludi, mas eu avisei, coisas de menina, lol. Mas também já me disseram que as peças da Lancia são mais caras, o que fez logo ficar de pé atrás (além de que o porta-bagagens é muito pequeno).

                  Bem, qualquer das formas, o que preciso de saber é qual é - NA PRÁTICA - a diferença entre um motor 1.3 e 1.6? O 1.6 é mais potente, tem de esforçar-se menos, desgasta-se menos, dura uma vida toda, é isso? Ou vai dar tudo ao mesmo? O que é melhor???

                  Mais uma vez, obrigada a todos!

                  Comentário


                    #10
                    Um motor maior (1.6,1.9,2.0, etc.) será sempre "melhor". A diferença entre eles é o volume dos cilindros Na prática um motor maior necessita de menos esforço para fazer o mesmo que um motor mais pequeno. Por exemplo o 1.6 da Peugeot que colocaste com os 92cv será um motor mais agradável que o 1.3 de 95cv.

                    E mais agradável será o que? é poderes andar sem recorrer à caixa de velocidades, é teres por exemplo o carro carregado e poderes enfrentar uma subida sem teres que por uma 4ª ou 3ª velocidades, é conseguires fazer tudo com menor esforço.

                    O Y tem três problemas a meu ver: tem pouco espaço na mala o que não te convém, quando carregado nota-se um pouco que é um 1.3 porque perde muita força e por ultimo as peças da lancia são de facto mais caras que por exemplo a Fiat, Peugeot ou Renault.

                    Comentário


                      #11
                      STBarbara,

                      Vai a um concessionário FORD e fala na opção de comprares o Fiesta Mk7.. novo ou usado!
                      Se tiverem em Stock novo (devem ter devido à crise) eles mandam vir, e ainda consegues regatear o preço por ser um modelo "antigo", no entanto tenta também na Ford arranjar um "semi-novo" já que por norma os carros são praticamente novos em tudo, menos no preço!!

                      O melhor é mesmo ires a um ou dois Stand's da marca e comparares preços..

                      Se não conseguires o Fiesta, então vai para o Peugeot 208 o 1.6 Hdi que é uma boa máquina e está muito bem equipado.
                      Quanto ao Lancia.. os antigos tinham alguns problemas eléctricos!! (O novo não sei..) Rádios que ligavam-se sozinhos.. aumentavam de volume.. entre outras, e o problema é que se o quiseres vender um dia mais tarde o valor da retoma será sempre mais baixo pois não é um carro muito procurado.

                      Boa sorte e vai dando novidades da compra.. principalmente com fotos do eleito que o pessoal gosta sempre de ver popós novos!

                      Comentário


                        #12
                        TugaAzeiteiro, isso foi logo a primeira coisa que fiz aquando do lançamento do novo Fiesta; mas infelizmente já não havia viaturas novas por matricular em stock, só mesmo viaturas de serviço e usados. Na altura encontrei uma viatura de serviço excelente, mas deixei escapar o negócio, coisa de que ainda hoje me arrependo amargamente. Agora, o Fiesta MK7 semi-novo com a mais baixa quilometragem e cor que me agrade (preto) tem 37.000km feitos num ano... e o preço também não compensa. Enfim. Daí ter começado a ver de outras opções...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por STBarbara Ver Post
                          TugaAzeiteiro, isso foi logo a primeira coisa que fiz aquando do lançamento do novo Fiesta; mas infelizmente já não havia viaturas novas por matricular em stock, só mesmo viaturas de serviço e usados. Na altura encontrei uma viatura de serviço excelente, mas deixei escapar o negócio, coisa de que ainda hoje me arrependo amargamente. Agora, o Fiesta MK7 semi-novo com a mais baixa quilometragem e cor que me agrade (preto) tem 37.000km feitos num ano... e o preço também não compensa. Enfim. Daí ter começado a ver de outras opções...
                          os users ReySenna e tugaazeiteiro já te responderam as dúvidas sobre as diferenças de motorização, tenho pena de não conseguires o fiesta mk7 porque também acho piada ao carro, o mk8 tem na dianteira um ar um pouco estranho, já agora porque não ponderas o novo clio? é agradacel e se não me engano é personalizavel

                          Comentário


                            #14
                            Sim, o ReySenna foi muito esclarecedor na explicação que deu sobre as diferenças nos motores, já agora um grande obrigado!

                            Pois, pedrorocha, aquela dianteira do Fiesta MK8 mais parece um acidente de percurso, tal é o ar de aberração que aquilo tem... simplesmente horrível, não sei o que passou pela cabeça dos engenheiros e designers da Ford, se é que têm alguma... Até a parte de trás de um esquentador é mais bonita que aquela dianteira, enfim. O MK7 só mesmo em Espanha com 0km e na cor que queria...o problema é mesmo a legalização ser um processo muito moroso e sobretudo dispendioso.
                            Quanto ao Clio, já ponderei também, mas está fora de questão, não é carro que me agrade muito (sobretudo a traseira).

                            Qualquer das formas, muito obrigado a todos pelo vosso contributo! Em princípio vou deixar o Y de parte, pois o pessoal aqui confimou as minhas suspeitas, pelo menos assim já tomei uma decisão mais ponderada e de consciência tranquila e mais informada.

                            Comentário


                              #15
                              Cara StBarbara, ia deixar-te uma sugestão ligeiramente diferente: uma Lancia Musa 1.3MJET 95cv (ou, eventualmente, a de 70cv).

                              Tem as vantagens todas do Ypslon + espaço + conforto, que será muito útil nas viagens. Ainda por cima aparecem a preços muito convidativos.

                              Andei 1 semana e tal com uma em Itália à qual fiz cerca de 3.000 kms (mas motor de 70cv) e foi uma óptima companheira de viagem, com espaço mais do que suficiente. O ângulo de visão superior é também uma mais valia em condução citadina.

                              Resultado duma pesquisa rápida no sítio do costume:

                              Lancia Musa 1.3JTD M-Jet Platino , € 11.980, Odivelas - Standvirtual

                              Lancia Musa 1.3 16V M-jet Oro S&S, € 9.900, Maia - Standvirtual

                              Lancia Musa Multijet, € 11.900, Quarteira - Standvirtual

                              Há umas mais raras (1.6 MJET de 120cv), mas são difíceis de encontrar. O stand do 1.º anúncio teve uma à venda…será talvez uma questão de entrares em contacto com eles. Se fores da zona de Lisboa, passa na IMV em Alfragide pois eles têm lá bastantes oportunidades….

                              Comentário


                                #16
                                Se o carro vai andar maioritariamente em cidade, eu não apostava em nenhum carro diesel recente. Vão ser uma dor de cabeça por causa do FAP

                                Se queres algo económico, para percursos em cidade, com algumas viagens grandes, apostava antes num Yaris Hibrído

                                Comentário


                                  #17
                                  Pelo que reparei deves fazer poucos kilometros , por isso esquece os diesel que ao fazeres poucos kilometros podem aparecer problemas , alem disso um carro a gasolina é muito mais agradavel de se conduzir e nao temos o ruido do motor diesel !

                                  Procura uma versao a gasolina , por exemplo o fiesta 1.0 ecoboost ou mesmo o focus

                                  Comentário


                                    #18
                                    Desses todos ia para o 208 sem duvida. Entre o 1.6 e o 1.3 ja disseram, o 1.6 sera melhor em baixas (resposta abaixo das 2000rpm), tem o contra de pagar mais de IUC pela maior cilindrada.

                                    Depois como carro, o 208 é melhor em praticamente tudo que o Y.

                                    Nos Ibizas tambem consegues bons negocios.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se vais fazer cidade com algumas viagens pelo meio, eu via os carros a GPL de origem. Acho que irias gostar do Fiat Punto já com GPL de fábrica... É muito bonito, e é bastante feminino também O GPL está a 0.7€...

                                      Edit: Só um conselho, não deves comparar motores antigos com motores novos. Hoje em dia os carros aproveitam melhor o combustível e conseguem desenvolver melhor do que antigamente... Comparar um 1.8 de 1997 com um 1.3 actual... Talvez te traga algumas surpresas
                                      Editado pela última vez por ; 28 October 2013, 18:31.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ReySenna Ver Post
                                        Um motor maior (1.6,1.9,2.0, etc.) será sempre "melhor". A diferença entre eles é o volume dos cilindros Na prática um motor maior necessita de menos esforço para fazer o mesmo que um motor mais pequeno. Por exemplo o 1.6 da Peugeot que colocaste com os 92cv será um motor mais agradável que o 1.3 de 95cv.

                                        E mais agradável será o que? é poderes andar sem recorrer à caixa de velocidades, é teres por exemplo o carro carregado e poderes enfrentar uma subida sem teres que por uma 4ª ou 3ª velocidades, é conseguires fazer tudo com menor esforço.

                                        O Y tem três problemas a meu ver: tem pouco espaço na mala o que não te convém, quando carregado nota-se um pouco que é um 1.3 porque perde muita força e por ultimo as peças da lancia são de facto mais caras que por exemplo a Fiat, Peugeot ou Renault.
                                        Presumo que não fales por experiência própria, pk (a bold) não corresponde em nada à realidade! O 1.3 de 95cv é um excelente estradista, e mesmo carregado com A/C fazes qq subida sem ter de meter 3ª. Já o 90cv faz quase todas as subidas (carregado) em 6ª.... q fará o 95cv com caixa de 5. A menos que seja para rebocar algum camião TIR...

                                        O 1.3 tem um desvantagem apenas. Se procuras espaço na bagageira, vais ficar algo mais limitada 245l (Ypsilon) vs 295 (fiesta). O 1.3 chega para aquilo que precisas. Em cidade, com 5 pessoas e mta bagageira, vais sentir algum esforço do carro no arranque (subidas ingremes)! Em estrada (IP's e AE) nem dás por ela de ser um 1.3.
                                        É mais que competente! O motor é muito fiável tb. Há alguns diários de bordo de 1.3 no fórum, que podes comprovar com mais 100k sem problemas de desgaste ou durabilidade.

                                        A questão das peças em relação ao FIAT é verdade! A Lancia é ligeiramente mais cara que a FIAT (mas a diferença já foi maior).

                                        A escolher diesel, carro novo, a minha escolha recaíria sobre o 1.3.

                                        Dos 3 modelos (novos), o melhor é o Fiesta! Não é o mais bonito (gosto pessoal), mas no geral (qualidade de construção, motorização/desempenho) é para mim o melhor carro do segmento B.

                                        Nunca compraria diesel em 2a mão, e no caso do Fiesta eu apostaria num motor a gasolina 1.0 de 100 cv. Pk gasolina ? Os atuais motores a gasolina conseguem equiparar-se (consumos) a muitos carros a gasóleo, basta compares! A desvantagem apenas é na altura de abastecer, o preço por litro. Mas se fazes menos de 25 000 kms em média por ano, não te compensa sequer considerares um carro a diesel! Manutenções (e revisões) mais caras, impostos, poluição, entre outros aspetos de menos importância.

                                        Como já tens alguma "afinidade" com o modelo da Ford, eu compraria, a solução 1.0 de 100 cv.
                                        Está dentro do preço do Ypsilon novo 1.3 de 95cv, daí a minha sugestão.

                                        GPL, tb há 1 cá em casa, tirando as tretas dos dísticos e das proíbições de estacionamento em alguns parques, é uma opção barata até, mas não me convence! Não seria minha opção!

                                        Qualquer forma, faz test-drive para desfazeres as tuas dúvidas. Não há nada como sentires nas mãos e no pé, se o modelo correspondente às tuas necessidades. O que se diz aqui, dá para orientar, não são verdades absolutas, até pk todos valorizamos e sentimos as coisas de forma diferente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Para os kms que a OP faz, diesel não se justifica!

                                          Que tal mudar de segmento? Ford Focus 1.0 SCTi Titanium Best, € 17.800, Guimaraes - Standvirtual

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                                            #22
                                            Se a paixão é o Fiesta MK7, então o 1.6tdci de 95cv ou de 109cv é uma boa escolha, ainda devem haver semi-novos, se não o 208 1.6HDI também é uma excelente aposta.
                                            Eu também gosto do mk7, se for o de 3 portas melhor, e com este motor, os 95cv cumprem bem, se calhar com os teus requisitos não vai ser fácil, mas procura, se quiseres mesmo o Fiesta poderás ter de abdicar de algum requisito.
                                            Ou então vais para o 208 novo, não é feio, e novo é novo.
                                            Por exemplo:
                                            http://valbom.olx.pt/ford-fiesta-11-...-iid-444084379

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                                              #23
                                              Para que diesel quando se arranja um fiesta como novo , com o 1.0 ecoboost que será mais agradavel ??

                                              Ford Fiesta Titanium Ecoboost 5P, € 15.000, Almada - Standvirtual

                                              Ou o focus ecoboost 1.0 125cvs

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por brm2 Ver Post
                                                Para os kms que a OP faz, diesel não se justifica!

                                                Que tal mudar de segmento? Ford Focus 1.0 SCTi Titanium Best, € 17.800, Guimaraes - Standvirtual
                                                Boa aposta.. E até estaciona sozinho e tal :P

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                                  Se a paixão é o Fiesta MK7, então o 1.6tdci de 95cv ou de 109cv é uma boa escolha, ainda devem haver semi-novos, se não o 208 1.6HDI também é uma excelente aposta.
                                                  Eu também gosto do mk7, se for o de 3 portas melhor, e com este motor, os 95cv cumprem bem, se calhar com os teus requisitos não vai ser fácil, mas procura, se quiseres mesmo o Fiesta poderás ter de abdicar de algum requisito.
                                                  Ou então vais para o 208 novo, não é feio, e novo é novo.
                                                  Por exemplo:
                                                  http://valbom.olx.pt/ford-fiesta-11-...-iid-444084379


                                                  O Fiesta nunca recebeu a versão de 109cv.

                                                  Sendo que até Fevereiro de 2010, a versão do 1.6 TDCI, era a de 90cv. Só nessa altura, é que passou a ser a de 95cv.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Obrigado a todos pela ajuda e pelos comentários.

                                                    Já percebi que cada cabeça, sua sentença. Tal como eu. Acho difícil desenraizar-me de certos hábitos e crenças. No meu caso, é o Diesel. Nunca pensei que pudesse não ser o ideal para mim e ainda bem que me fizeram ver outros pontos de vista, mas acho que nunca ou dificilmente me irei desprender do Diesel (por vários motivos).

                                                    Quanto a outras marcas e/ou modelos de carros, não há nenhum que valha a pena apontar-me que eu já não tenha visto ou considerado. A sério, acho que só deixei de fora os Ferraris e Porsches, etc. lol. Vi de tudo para ter a certeza do que havia e do que queria.

                                                    Quanto ao Y, eu até queria fazer o test-drive, mas nenhum dos stands que contactei tinha alguma viatura para test-drive. Portanto, está desde já, excluído, por este e outros motivos.

                                                    Relativamente ao 208, vou aguardar, a Peugeot está actualmente a promover as Peugeot Flash Sales e caso haja algum voucher de desconto interessante, volto a pensar no assunto.

                                                    Entretanto, já contactei alguns concessionários espanhóis para saber das possibilidades e ando a informar-me sobre a hipótese de importação/legalização de carro estrangeiro. Depois comunico...

                                                    Se nada disto der em nada, então faço um "lifting" ao meu Fiesta MK4, pois terá de durar mais uns anitos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tendo em conta 90 mil kms em 16 anos eu diria que a opção diesel não faz o mínimo sentido. No entanto, em vez de explicar porque gasolina seria melhor opção, vou propor que faças test-drive ao fiesta 1.0 ecoboost de 100 cv ou mesmo ao 208 1.2 vti para dar exemplo dos que aqui foram falados...

                                                      em 1997 até percebo o argumento que por vezes é difícil demover, de que os diesel se aguentam melhor em mudanças altas e subidas, até porque motores a gasolina de baixa cilindrada desses tempos eram de facto limitados... actualmente as coisas são diferentes e mesmo os pequenos motores a gasolina como o 1.0 ecoboost da ford iriam surpreender e aposto que para o que procuras responde mais e melhor que o 1.8 diesel do fiesta de 1997. mas nada como experimentar para ver.

                                                      alguém aqui referiu o focus 1.0 ecoboost que na versão de 125 cv com caixa de 6 velocidades, é uma opção incrivelmente superior quer ao fiesta quer ao lancia y e que em preço deverá ficar sempre inferior ao da versão diesel dos segmentos B referidos.. (fiesta, y, 208).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Continuo a dizer que a melhor versão para o tipo de condução/trajectos/km anuais que faz será um Híbrido

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