Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Novo Dacia logan MCV 1.2 16V 75cv bi-fuel vs 1.5 dCi 90cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] Novo Dacia logan MCV 1.2 16V 75cv bi-fuel vs 1.5 dCi 90cv

    Boas

    O que acham da nova Logan MCV 1.2 16v bi-fuel ?

    Estou a ponderar trocar de carro com alguma urgência tendo em conta alguns problemas que tenho tido com a minha focus 1.6 tdci 90cv. Como não estamos (ou pelo menos eu não estou) em tempos de grandes investimentos, andei a investigar a Dacia. Parece-me ser uma das melhores marcas tendo em conta a relação qualidade/preço, deparei-me com uma dúvida que nunca pensei ter... Porque não bi-fuel em vez de diesel ?

    Penso que em termos de custos com combustível, deverá estar ela por ela (GPL vs Diesel), que as revisões dos carros diesel já estão mais acessiveis e que mesmo mentalizado q.b. para a perda de potência tenho algumas dúvidas sobre se o motor 1.2 se aguenta minimamente à carrinha em questão.

    O que acham deste motor ? e já agora que experiências tem com o dci 90cv ?


    Obrigado !!!

    #2
    Se existir a opção 0.9 TCE a GPL era essa a motorização que escolheria...

    Pelo que li o motor 1.2 75cv fica muito pastelão quando circula a Gas. Com o motor 0.9 TCE ainda deves fazer melhores consumos.

    Comentário


      #3
      Pelo que tenho lido pode ser um óptimo negócio! Além do preço baixo do carro, os consumos (quando a gás) são bastante competitivos. Contudo, tal como referiu o Scutar, existe o problema da performance que não é exemplar.

      Comentário


        #4
        A qestão passa um bocado por aí... eu até estou disposto a perder potência, mas não queria ter de fazer uma subida de nada em 3ª ou menos !

        Que opiniões têm sobre os dCi 90cv ?

        Comentário


          #5
          O dci 90 anda bem para a cilindrada e potência que tem e consome muito pouco. Tens é que ver se vais fazer muitos kms para compensar o extra face ao bi-fuel, ou mesmo ao tce.

          O 1.2 conheço-o do Clio III e pronto...dá para ir de A a B, porque desenvolver não é com esse motor. E só estou a falar de uma simples versão a gasolina. Tem a vantagem de ser um motor menos susceptível a problemas por não ser tão complexo, mas nada invalida que não ocorram

          A Focus está a ser um limão, ou apenas são problemas de desgaste?

          Comentário


            #6
            Faço uma média de 25.000 kms por ano e a diferença do bi-fuel para o dCi são 2400 euros.

            Penso que compensa... digo eu

            Em relação à Focus, tem 165.000 e já vai no terceiro turbo, nada mais...

            Comentário


              #7
              Eu estive a ponderar comprar um Dacia Sandero a gás, e desisti primeiro pela falta de veículos em stock. Bastava querer uma cor diferente, ou uma alteração no volante, e já tinha de vir de fábrica, que ainda por cima estava atrasada (só em 2014 no mínimo).

              E depois foi mesmo pelo motor. Eles querem despachar esses velhos motores... Se houver o 0.9 TCE já é de considerar, agora esse motor consome imenso, e ainda por cima a gás... O preço por km acaba por nem ficar muito longe do diesel.

              Quanto ao carro em si nunca ouvi dizer mal. São simples, design básico, e são baratos.

              Comentário


                #8
                O motor 1.2 bi-fuel deve ter algumas limitações se for utilizar com frequência a Logan lotada e com bagagem. Nestes casos o dci seria o ideal na relação performance/consumo.Se normalmente circular "ligeiro", julgo que o motor bi-fuel (75cv) deve ser suficiente e deve proporcionar um custo de utilização/km semelhante ao diesel.

                No entanto como já foi referido o Tce 90cv é um motor que deve ter em conta como opção. Eu tenho uma sport tourer 0.9Tce 90cv e posso assegurar que este motor será bem mais interessante que o 1.2 nas performances, mas o consumo real será mais alto ,ao nível de um 1.2 normal a gasolina (6-6.5 L/100km) . O motor Tce tem uma entrega de binário interessante (135Nm com 90% disponíveis logo ás 1650rpm) o que resulta numa condução muito agradável mesmo quando se viaja mais pesado.
                Na prespectiva apenas do consumo a questão fica entre (bi-fuel vs diesel). O Tce será uma escolha intermédia que permite performances próximas do dci com um custo "inicial" de aquisição mais baixo mas consumos mais altos (ideal para quem faz poucos km/ano como eu) . Do ponto de vista exclusivamente do consumo a Tce fica desenquadrada porque gasta mais que o 1.2 (a consumir GPL) e que o diesel.

                Para fazer 25000km/ano, com uma diferença de apenas 2400eur para o bi-fuel, eu optaria sem duvidar um segundo pela dci porque para além de ficar com um motor com baixo consumo/boas performances , na prespectiva de manter o carro por uns bons anos, julgo que o dci vai resistir muito melhor ao passar do tempo. E quando um dia necessitar de mudar mudar de carro, o valor da dci vai ser muito superior ao do bi-fuel.
                Editado pela última vez por PeterCV; 24 November 2013, 11:32.

                Comentário


                  #9
                  Atenção que o Logan sedan é 1500€ mais barato que o MCV para a mesma motorização e nível de equipamento. 1500€ e gasóleo ainda é muito e amala também é grande com 510 litros.

                  Ao 1.2 a GPL de origem preferia comprar o 0.9 TCE e instalar GPL posteriormente.

                  Comentário


                    #10
                    Esta semana experimentei um (1.5 dci) por insistência de um amigo meu que é vendedor e queria inquéritos preenchidos. Achei um carro bastante honesto para o preço pedido. Não se encontra nada semelhante naquela gama de preços, em espaço interior aquilo é enorme.
                    Falei com ele acerca das diversas motorizações e, uma coisa que ele me referiu é que a versão a gas não era aconselhável devido a poder ter problemas de fiabilidade.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                      Atenção que o Logan sedan é 1500€ mais barato que o MCV para a mesma motorização e nível de equipamento. 1500€ e gasóleo ainda é muito e amala também é grande com 510 litros.

                      Ao 1.2 a GPL de origem preferia comprar o 0.9 TCE e instalar GPL posteriormente.


                      Para colocar a GPL, seria sem sombra de dúvidas melhor.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por azendaf Ver Post
                        Faço uma média de 25.000 kms por ano e a diferença do bi-fuel para o dCi são 2400 euros.

                        Penso que compensa... digo eu

                        Em relação à Focus, tem 165.000 e já vai no terceiro turbo, nada mais...




                        Por curiosidade, o Focus tem usado a norma que a marca recomenda e viscosidade?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                          Atenção que o Logan sedan é 1500€ mais barato que o MCV para a mesma motorização e nível de equipamento. 1500€ e gasóleo ainda é muito e amala também é grande com 510 litros.

                          Ao 1.2 a GPL de origem preferia comprar o 0.9 TCE e instalar GPL posteriormente.

                          Instalar GPL num TCe (a ser possível) é uma das opções possíveis mas ia aumentar um bocado a incerteza porque:
                          - O tce é um motor novo de baixa cilindrada com turbo que ainda não tem "história" para se conhecerem os "pontos fracos" de fiabilidade. Instalar GPL seria de certa forma uma aventura num carro novo com um motor que é ainda pouco conhecido.
                          - Não sou entendedor de GPL, mas uma instalação feita após a compra deve sair mais cara e (dependendo do instalador) pode não ficar tão bem feita como de fábrica. ( para além de poder afectar a garantia do carro- a marca, em caso de problemas pode sempre dizer que a culpa é do GPL instalado por terceiros)

                          PS: Tenho uma certa curiosidade em saber se alguém já instalou GPL num Tce ou noutro pequeno turbinado , se for o caso de alguém do forúm o ter feito queiram p.f. partilhar os resultados já que é um tema interessante e pertinente para este post.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PeterCV Ver Post
                            Instalar GPL num TCe (a ser possível) é uma das opções possíveis mas ia aumentar um bocado a incerteza porque:
                            - O tce é um motor novo de baixa cilindrada com turbo que ainda não tem "história" para se conhecerem os "pontos fracos" de fiabilidade. Instalar GPL seria de certa forma uma aventura num carro novo com um motor que é ainda pouco conhecido.
                            - Não sou entendedor de GPL, mas uma instalação feita após a compra deve sair mais cara e (dependendo do instalador) pode não ficar tão bem feita como de fábrica. ( para além de poder afectar a garantia do carro- a marca, em caso de problemas pode sempre dizer que a culpa é do GPL instalado por terceiros)

                            PS: Tenho uma certa curiosidade em saber se alguém já instalou GPL num Tce ou noutro pequeno turbinado , se for o caso de alguém do forúm o ter feito queiram p.f. partilhar os resultados já que é um tema interessante e pertinente para este post.
                            Anda por aqui no respectivo tópico um user que pôs a GPL um panda Twinair que também é um pequeno turbinado.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PeterCV Ver Post
                              Instalar GPL num TCe (a ser possível) é uma das opções possíveis mas ia aumentar um bocado a incerteza porque:
                              - O tce é um motor novo de baixa cilindrada com turbo que ainda não tem "história" para se conhecerem os "pontos fracos" de fiabilidade. Instalar GPL seria de certa forma uma aventura num carro novo com um motor que é ainda pouco conhecido.
                              - Não sou entendedor de GPL, mas uma instalação feita após a compra deve sair mais cara e (dependendo do instalador) pode não ficar tão bem feita como de fábrica. ( para além de poder afectar a garantia do carro- a marca, em caso de problemas pode sempre dizer que a culpa é do GPL instalado por terceiros)

                              PS: Tenho uma certa curiosidade em saber se alguém já instalou GPL num Tce ou noutro pequeno turbinado , se for o caso de alguém do forúm o ter feito queiram p.f. partilhar os resultados já que é um tema interessante e pertinente para este post.
                              Ha por aqui um user com um 1.4 TCe a GPL.

                              Nao sendo o 0.9 de injecçao directa (julgo eu), nao ha qualquer problema de meter GPL, e sendo de 3 cilindros ate deve ser mais barato que um de 4 cilindros.

                              Quanto à instalaçao terceiro vs fabrica, nao sei como é hoje em dia os Alfa/Fiat a GPL, ou mesmo os Opel, mas a Chevy com os Aveo, ia a terceiros colocar o GPL, os carros vinham para ca a gasolina e posteriormente era colocado o GPL. A garantia, no maximo perde a garantia sobre o motor, ja o resto... nao ha logica culpar o GPL por um problema numa suspensao por exemplo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PeterCV Ver Post
                                Instalar GPL num TCe (a ser possível) é uma das opções possíveis mas ia aumentar um bocado a incerteza porque:
                                - O tce é um motor novo de baixa cilindrada com turbo que ainda não tem "história" para se conhecerem os "pontos fracos" de fiabilidade. Instalar GPL seria de certa forma uma aventura num carro novo com um motor que é ainda pouco conhecido.
                                - Não sou entendedor de GPL, mas uma instalação feita após a compra deve sair mais cara e (dependendo do instalador) pode não ficar tão bem feita como de fábrica. ( para além de poder afectar a garantia do carro- a marca, em caso de problemas pode sempre dizer que a culpa é do GPL instalado por terceiros)

                                PS: Tenho uma certa curiosidade em saber se alguém já instalou GPL num Tce ou noutro pequeno turbinado , se for o caso de alguém do forúm o ter feito queiram p.f. partilhar os resultados já que é um tema interessante e pertinente para este post.
                                Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                Anda por aqui no respectivo tópico um user que pôs a GPL um panda Twinair que também é um pequeno turbinado.



                                Conforme o 500c indicou, fica o link do Panda com o Twinair a GPL:


                                http://forum.autohoje.com/forum-gera...air-turbo.html

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                  Por curiosidade, o Focus tem usado a norma que a marca recomenda e viscosidade?
                                  Tambem acho esquesito 3 turbos em tao pouco tempo ainda por cima num veiculo bem fiavel ... Defeito acho que nao deva ser , pode haver má manutençao talvez

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Conforme o 500c indicou, fica o link do Panda com o Twinair a GPL:


                                    http://forum.autohoje.com/forum-gera...air-turbo.html
                                    Obrigado pelo link , o post relativo ao panda TwinAir é excelente. Eu tinha dúvidas que estes novos motores turbinados permitissem fácilmente a instalação de GPL devido à gestão electrónica destes motores que incluem modos ECO, aceleradores electronicos (drive-by-wire) e afins. Pelos vistos é possível e já foi feito.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PeterCV Ver Post
                                      Obrigado pelo link , o post relativo ao panda TwinAir é excelente. Eu tinha dúvidas que estes novos motores turbinados permitissem fácilmente a instalação de GPL devido à gestão electrónica destes motores que incluem modos ECO, aceleradores electronicos (drive-by-wire) e afins. Pelos vistos é possível e já foi feito.


                                      Já é bem possível e não faltam alterações existentes, em outros mercados que não aí em Portugal.

                                      Tens por exemplo a Vialle, mas há outras marcas...

                                      Vialle Alternative Fuel Systems*-*LPdi_UK*-*

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X