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Tranformaçao Veiculo ou compra de um novo?

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    Tranformaçao Veiculo ou compra de um novo?

    Olá a todos,

    Temos por cá um Citroen c3 hdi comercial de 2003, mas nos ultimos tempos apercebemo-nos que precisamos de uma carro de 4/5 lugares. As duvidas são:
    - Será que compensa transformar para 5 lugares ?
    - Será melhor comprar outro carro usado? (até 4500/5000 euros)

    O carro até agora deu 0 problemas, tem 190000kms e está nas nossas mãos desde os 120000. Pensámos noutros carros a diesel estilo Lancia Musa, Renault Modus e outros a gasolina estilo 107 e c1.

    Acham que mais vale ficar com o que teho e transformar ou vender o meu e esperar por um bom negocio?
    Obrigado

    #2
    Financeiramente a melhor opção é transformar esse, até porque conheces o carro em questão e não terás surpresas. O que fica em dúvida, é se queres mesmo esse, ou se te serve os teus parâmetros.

    Comentário


      #3
      Eu tambem transformava.

      Comentário


        #4
        eu tenho um ibiza tdi de 2002 e quando andei a ver os preços do imposto para transformação, de 2008 para agora, subiu bastante, posso estar enganado, mas inclusivé pedi opinião na seat e falaram-me em cerca de 4 a 5 mil euros só para impostos e inspecção especial. em cima disso faltava ainda a mão d'obra para a transformação que nunca é pouco, mais as peças.
        se alguém aqui souber valores mais concretos com base no ano, cilindrada etc, que se acuse e ajude a descortinar se me induziram em erro ou não. senão até eu transformava o meu ;)

        Comentário


          #5
          O carro por enquanto serve para o que quero, é um citadino com bom espaço, posso dizer que nao é desconfortavel até pelo contrario, é economico. Se fizer umas alteraçoes e ele m durar mais uns 4 anos é muito bom.
          Eu só agora comecei a pesar na transformaçao pois um colega aqui do forum fez o mesmo a um carro igualizinho incluindo a idade e saiu-lhe relativamente barato, penso que perto de 600 as despesas, fora os bancos e cintos.. Ora o citroen c3 é feito de fabrica para 5 lugare, portanto basta desmanchar o separador e montar os bancos, portanto mao de obra aqui nao se aplica

          Comentário


            #6
            E os impostos...

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              #7
              Para teres uma ideia dos impostos a liquidar, dá uma vista de olhos:




              Transformação de Veículos

              A presente informação visa dar a conhecer o regime inerente à transformação de veículo ligeiro de mercadorias (vulgo comercial) matriculado em território nacional, em veículo ligeiro de passageiros.

              Uma das operações que se verifica com bastante frequência em matéria de regularização fiscal de veículos é a transformação de um veículo de mercadorias (vulgo comercial), em veículo ligeiro de passageiros, transformação que se encontra sujeita ao pagamento do Imposto Sobre Veículos (ISV). (al. b) do n.º 2 do art. 5.º do CISV).

              O montante de ISV a pagar é o que resulta da diferença entre o imposto incidente sobre o veículo após a respectiva transformação, tendo em conta o tempo de uso entretanto decorrido, (tabela de redução para os veículos usados provenientes da UE) e, o imposto originariamente pago aquando da atribuição de matrícula. (art. 7.º, n.º 6 do CISV).

              Nota importante: Ao montante de ISV devido pela transformação do veículo é acrescido IVA à taxa legal em vigor.

              Para cálculo das imposições devidas é necessário saber os seguintes elementos:
              • Cilindrada exacta do veículo;
              • Data da 1.ª matrícula;
              • Emissões de dióxido de carbono (CO2 – ciclo combinado) constante do certificado de conformidade;
              • Nível de emissão de partículas (veículo a gasóleo), constantes do certificado de conformidade ou, na sua inexistência, nas homologações técnicas.

              Notas:
              • Caso o veículo não possua certificado de conformidade onde conste o CO2, terá que sujeitar o veículo a uma medição efectiva para determinação daquele valor num Centro de Inspecções (CITV);
              • Regra geral os veículos a gasóleo ficam sujeitos a um agravamento de imposto de € 500, salvo se apresentarem no respectivo certificado de conformidade ou, na sua inexistência, na homologação técnica, um valor de emissão de partículas inferior a 0,003 g/km;
              • Em matéria de CO2 e partículas, a fim de ser informado contacte directamente o representante da marca.


              Cálculo das imposições devidas na transformação:

              A fim de calcular o montante de ISV devido pela transformação do veículo poderá utilizar o simulador do ISV.

              Efectue uma simulação indicando o país de proveniência (EM); tipo de veículo – automóvel ligeiro de passageiros/misto; data da primeira matrícula; cilindrada exacta; tipo de combustível; emissões de CO2; partículas (veículos a gasóleo).

              Calculado o imposto, ao montante de ISV apurado, retira-se o imposto eventualmente pago pelo veículo, aquando da atribuição da 1.ª matrícula. (Vide tabelas de imposto “veículos comerciais”).

              Caso desconheça o montante de imposto que o veículo terá pago na data da 1.ª matrícula deverá socorrer-se das tabelas de imposto acima mencionadas.

              A fim de determinar o Imposto pago aquando da atribuição da 1.ª matrícula multiplique a cilindrada exacta do veículo pela taxa aplicável, menos a parcela a abater.

              IA/ISV = C.C x Taxa – Parcela a Abater.

              Nota: Tratando-se de veículo “comercial”, abrangido pelas tabelas de imposto vigentes a partir do 2.º semestre de 2007 até 31.12.2011, ao resultado de ISV apurado, mediante a aplicação da fórmula acima mencionada, é aplicável a respectiva taxa intermédia constante das tabelas de imposto facultadas.
              Relativamente às questões técnicas relacionadas com a transformação do veículo contacte o IMTT – www.imtt.pt.

              A fim de proceder à regularização fiscal do veículo deve dirigir-se à alfândega, no prazo máximo de 20 dias úteis após a transformação do veículo, a fim de processar uma Declaração Complementar de Veículo (DCV – Mod. 22.1102).

              Legislação aplicável: CISV


              Nota Importante: O teor da presente informação não dispensa a consulta da legislação em vigor, bem como, a confirmação dos valores apurados junto da alfândega, entidade com competência para proceder ao cálculo das imposições devidas.




              in: Site da DGAIEC - Descrição Transformação de veículos

              Comentário


                #8
                Estive a ver neste topico (http://forum.autohoje.com/veiculos-c...geiros-12.html) e o user Dreamer com quem ja falei fez a mesma alteraçao ao mesmo veiculo em 2011.
                O user disse-me que pagou 300 e tal euros na alfandega, imtt 150€ inspeçao b foram 98 €. Falta os bancos e os cintos claro, mas acham que falta aqui algum imposto?

                Obrigada

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Lionfan Ver Post
                  Estive a ver neste topico (http://forum.autohoje.com/veiculos-c...geiros-12.html) e o user Dreamer com quem ja falei fez a mesma alteraçao ao mesmo veiculo em 2011.
                  O user disse-me que pagou 300 e tal euros na alfandega, imtt 150€ inspeçao b foram 98 €. Falta os bancos e os cintos claro, mas acham que falta aqui algum imposto?

                  Obrigada


                  A nível de impostos será isso... agora falta saber como está a tabela de valores.

                  Mas a não ter sofrido grande variação de 2011 para cá, deve andar nesse ordem (possivelmente algo mais, mas dentro de isso).

                  Comentário


                    #10
                    Não deve andar longe desses valores, pois esse carro em novo já pagava 50% do valor de IA (na altura), e esse valor é deduzido no IA a pagar agora. Exemplo em contas redondas, imaginemos que esse carro pagaria agora para a transformação 3000€ e que tivesse pago 2500 quando em novo. O valor a pagar agora será de 500€ pois é a diferença. Tenta descobrir quanto pagou em novo e depois ficas com uma melhor ideia.
                    Acho que esse modelo compensa, pois além de ser de 5 portas (facilidade de utilização) aliado à baixa cilindrada, podes ficar com um bom carro de passageiros e sobretudo algo que conheces bem. Em relação ao material (bancos, cintos e afins), numa sucata e com os manuais de carro numa tarde facilmente fazes isso.
                    Eu fiz em 2010 com um carro de mais cilindrada (1.9) e abatendo o IA pago em novo, entreguei na alfândega 900€. E depois tem outra vantagem, ficas a pagar o IUC como passageiros daquele ano (1ª matrícula) pois não há alteração desta, neste caso não é como nos importados.

                    Outra coisa, se optares opta por uma agência de legalização, ainda é necessário uns documentos (declaração de conformidade da marca por exemplo) e eles mexem-se bem. Foi assim que fiz.

                    Abraço

                    Comentário


                      #11
                      Por isso acho que as pessoa deviam comprar logo de 5 lugares !

                      Tanta gente que se aventura e compra um comercial para nao o usar para o que ele foi feito e depois afinal precisavam de mais uns lugares e nao teem .

                      Troca o teu C3 por outro , esse já esta perto dos 200 mil e de certa forma vai com o passar dos tempos levar mais componentes de desgaste .

                      Comentário


                        #12
                        Acho que isso depende da utilização, eu quando o comprei e até ha alguns meses nao precisava dos 5 lugares, comprei-o com 2 lugares, que na altura foi bem mais barato que um de 5, porque precisava de um carro para fazer aproximadamente 150 a 200 km diarios e estar a gastar mais 2000 para cima na altura para ficar com os 5 lugares nao valia a pena se 95% do tempo ia andar sozinho.
                        AGora é que precisamos de mais um lugar porque o trabalho é outro e dá mais jeito. Desde que consigo fazer bons negocios nao me importo nada de trocar.
                        Para a semana vou me informar ainda melhor nas entidades responsaveis porque se o preço se aproximar dos 900 não sei se valera a pena.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          Financeiramente a melhor opção é transformar esse, até porque conheces o carro em questão e não terás surpresas. O que fica em dúvida, é se queres mesmo esse, ou se te serve os teus parâmetros.
                          Segundo dizem financeiramente a melhor opcao financeira sera sempre vender e comprar um igual com 5 lugares. A menos que arranjes os cintos e os bancos baratos e os saibas montar ou ter quem os coloque barato. Se o carro estiver em tao bom estado assim, mesmo saindo mais caro transformar do que comprar outro, ao menos esse conheces..

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                            Segundo dizem financeiramente a melhor opcao financeira sera sempre vender e comprar um igual com 5 lugares. A menos que arranjes os cintos e os bancos baratos e os saibas montar ou ter quem os coloque barato. Se o carro estiver em tao bom estado assim, mesmo saindo mais caro transformar do que comprar outro, ao menos esse conheces..
                            Nem mais

                            Comentário


                              #15
                              Bancos e cintos, numa sucata/centro de abate perto de ti

                              Agora a serio, ate comprar um interior para esse carro nao é propriamente caro se for de um veiculo salvado, bancos de tras e cintos entao...

                              Depois, é fazer as contas e ver os impostos, eu pessoalmente nunca trocava por outro, tens um carro que conheces e que nao te da problemas, compras um com 120.000km e depois é bem capaz de te dar mais problemas que o teu com 190.000km.

                              Comentário


                                #16
                                Já me estou a informar de tudo, em relaçao ao imposto a pagar aquilo pergunta-me sobre as particulas e aí reside a grande questão porque se for superior a 0,003 eu pago 718€, mas se for inferior a 0,003 pago 218€ (menos 500 do agravamento). Onde posso saber o nivel de particulas? é que não queria começar a gastar sem ter a certeza do preço a pagar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Lionfan Ver Post
                                  Já me estou a informar de tudo, em relaçao ao imposto a pagar aquilo pergunta-me sobre as particulas e aí reside a grande questão porque se for superior a 0,003 eu pago 718€, mas se for inferior a 0,003 pago 218€ (menos 500 do agravamento). Onde posso saber o nivel de particulas? é que não queria começar a gastar sem ter a certeza do preço a pagar.
                                  Isso deve ser por causa do FAP. O teu carro não deve ter, pelo que a emissão de particulas deve ser superior a 0.003.

                                  Isto sou eu armado em idiota...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pois, ando a pesquisar a pesquisar e nada :-/ talvez só depois de medir as emissoes é que sei

                                    Comentário


                                      #19
                                      Alguém sabe um sitio, sem ser os centros de inspeçoes, onde possa medir as particulas e o co2? Outra coisa, ao transformar o carro o imposto unico vai ser alterado?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Lionfan Ver Post
                                        Alguém sabe um sitio, sem ser os centros de inspeçoes, onde possa medir as particulas e o co2? Outra coisa, ao transformar o carro o imposto unico vai ser alterado?



                                        A nível de emissões de CO2, podes ver a seguir:

                                        ACAP


                                        Agora a nível das partículas...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já agora, a nível de partículas e emissões CO2 (entre outros dados), podes ver o seguinte link:


                                          Select a search : Directgov - Car fuel data, CO2 and vehicle tax tools


                                          É só ires preenchendo, que no final, terás os valores de partículas.



                                          Link acima, foi retirado do seguinte:

                                          FCB / CO<span class=subscript>2</span>

                                          Comentário


                                            #22
                                            Obrigado a todos, mas depois de saber que vou ter que gastar dinheiro antes de ter certezas, não vou avançar om o projeto. Um dos papeis pedidos pela alfandega iria custar 150€ na citroen e se nesse documento o co2 ficasse 125 para cima eu não ia avançar com o projeto. Vou entao avançar para a venda e compra de um, provavelmente a gasolina.
                                            Um grande obrigado a todos!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Opel Meriva 1.6, &euro; 4.500, Viseu - Standvirtual

                                              Comentário


                                                #24
                                                Será melhor criar outro topico para compra de carro de novo ou continuo com este?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Lionfan Ver Post
                                                  Será melhor criar outro topico para compra de carro de novo ou continuo com este?


                                                  Acho que será preferível criares outro tópico.

                                                  Podes sempre fazer menção no mesmo, que tinha criado este (incluindo link do mesmo).

                                                  Comentário

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