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Motores turbo gasolina e disel: fiabilidade e manutenção

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    Motores turbo gasolina e disel: fiabilidade e manutenção

    Não consegui descobrir um tópico específico sobre isto, se houver desde já as minhas desculpas. É certo que já deve ter sido discutido pelo meio de tópicos diesel vs gasolina...

    A questão é a seguinte. Deixando de lado o FAP que é um sistema específico dos diesel e que tem sido em geral problemático, podemos esperar que um motor turbo a gasolina tenha índices de fiabilidade e custos de manutenção equivalentes aos de um motor turbodiesel, ou estes últimos continuam a ter componentes mais susceptíveis a falhar e são de mautenção mais cara?

    Um caso concreto que se pode colocar: as motorizações 0.9 Tce de 90 cv da Renault vs. a 1.5 dCi também de 90 cv disponíveis no Clio e Captur podem deixar muita gente indecisa. A análise simplista de olhar apenas para os custos de combustível é correcta ou é de esperar mais custos do lado do dCi, quer em manutenção programada quer em riscos de falha de algum componente?

    #2

    Comentário


      #3
      Eu tenho sérias dúvidas na fiabilidade de um motor 0.9 com turbo... e dúvidas de longevidade (o mesmo de aplica aqueles motores 0.9 da FIAT).

      Para além de serem curtos, amorfos e de notória falta de genica (normal) penso que só servirão para quem faça exclusivamente cidade.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
        Eu tenho sérias dúvidas na fiabilidade de um motor 0.9 com turbo... e dúvidas de longevidade (o mesmo de aplica aqueles motores 0.9 da FIAT).

        Para além de serem curtos, amorfos e de notória falta de genica (normal) penso que só servirão para quem faça exclusivamente cidade.
        Ja eu é dos 3.0 Tri-Turbo da BMW, se os turbos começarem a dar raia mais vale um motor novo

        Comentário


          #5
          Há que ter em conta de que todo o carro pode dar problema, uns mais suscitáveis de que outros, mas com provas dadas no mercado, sem contar com os diversos testes realizados antes do lançamento.. Teremos que esperar mais uns tempos para termos outra noção

          Comentário


            #6
            Eu diria que temos que dar tempo ao tempo para se aferir sobre as diferenças de fiabilidade e custos de manutenção.

            Comentário


              #7
              O tempo ditará o resultado dos turbos nos motores a gasolina de baixa cilindrada, estão agora a começar, mas da mesma forma que actualmente temos motores 1.2, 1.3 e 1.4 e por aí fora a diesel com turbo quando à uns anos os atmosféricos apresentavam cilindradas superiores, porque não haver agora 0.9, 1.0 e 1.2 turbo a gasolina?
              Como em toda a tecnologia, a evolução requer algum risco, se à primeira correr mal, melhora-se na segunda...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                Eu tenho sérias dúvidas na fiabilidade de um motor 0.9 com turbo... e dúvidas de longevidade (o mesmo de aplica aqueles motores 0.9 da FIAT).

                Para além de serem curtos, amorfos e de notória falta de genica (normal) penso que só servirão para quem faça exclusivamente cidade.
                Por caso tive oportunidade de conduzir um Captur dCi e uma Clio Break Tce de seguida, e não só achei ambos os motores bastante agradáveis de resposta como não descortinei grande diferença entre ambos...

                Comentário


                  #9
                  Bom, apenas para recentrar, os motores turbo a gasolina já não são propriamente uma novidade, por exemplo os Tsi já estão no mercado há algum tempo, e vários outros há. Ou por estes motores turbinados venderem pouco ou porque são intrinsecamente mais fiáveis que os diesel, não se tem ouvido falar por aí de problemas...

                  Do ponto de vista técnico, pode dizer-se que a complexidade é igual em ambos os casos ou os turbo a gasolina são mecânicamente mais simples?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                    Bom, apenas para recentrar, os motores turbo a gasolina já não são propriamente uma novidade, por exemplo os Tsi já estão no mercado há algum tempo, e vários outros há. Ou por estes motores turbinados venderem pouco ou porque são intrinsecamente mais fiáveis que os diesel, não se tem ouvido falar por aí de problemas...

                    Do ponto de vista técnico, pode dizer-se que a complexidade é igual em ambos os casos ou os turbo a gasolina são mecânicamente mais simples?
                    Atenção que os tsi não foram exemplo de fiabilidade.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                      Atenção que os tsi não foram exemplo de fiabilidade.
                      Nem todos os tsi. Só se ouvem problemas dos 1.4

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Sigh Ver Post
                        Nem todos os tsi. Só se ouvem problemas dos 1.4
                        Olha que não...

                        Comentário


                          #13
                          Carros turbinados nao é de hoje, nem carros turbinados com baixas cilindrada sao novidades (no Japao motores de 800cc turbo ja sao mais batidos que outra cosia, os chamados Kei Car).

                          Quanto aos antigos, o que nao falta sao Volvos, seja com os T5, T6, T4, 2.0T e o mesmo se aplica para os Saab com os 2.3T e outros, com 300.000km e mais, nos USA tanto os Volvo e Saabs passam a barreira dos 800k sem dramas.

                          Os 1.8T da VW, facilmente fazem 300.000km sem mexer no turbo, ja vi unidades dos 2.7T com 750.000km nos USA nos Audi A6, Audi S4 com 200.000km tambem sem dificuldades e fazem outros 200.000km com uma perna as costas.

                          E mais exemplos ha.

                          Sao motores que nao ficam nada a dever aos Turbo Diesel em termos de fiabilidade e durabilidade. Isto dos Otto durarem menos que um Diesel nao passa de mito.

                          Agora, estes novos motores da era ''Downsizing'' Turbinados... mais dificil de dizer, dos primeiros do genero a ser vendido ca em grande volume foi os 1.4 TSI, nao foi um exemplo feliz, apesar dos 2.0 TFSI seja em que variante for sao excelentes motores e que aguentam bastante.

                          Estou curioso com os 1.0 Ecoboost, sei que ja andam unidades por ai com 50-70.000km e ate agora... vamos ver.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                            Ja eu é dos 3.0 Tri-Turbo da BMW, se os turbos começarem a dar raia mais vale um motor novo
                            Nem me lembrava desses... A mim também não me inspiram confiança, se um turbo já pode ser uma dor de cabeça em qualquer marca imagino vários turbos que se calhar até operam em simultâneo.

                            Comentário


                              #15
                              A minha experiência com a fiabilidade dos motores turbo é de problemas no diesel (turbo partido) por volta dos 150 mil km e de zero problemas até agora nos gasolinas (um com 45 mil e outro com 200 mil). Vale o que vale...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                Olha que não...
                                Que problemas têm os outros (o 2.0 e o 1.2)?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                  Que problemas têm os outros (o 2.0 e o 1.2)?

                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                  Houve de factos, alguns problemas com certas unidades.

                                  Já agora:








                                  in: problema con VW Golf 1.4 TSI 170cv - ForoCoches




                                  in: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1067167949

                                  Comentário


                                    #18
                                    Quanto à questão em si... é claro que os TURBO e afins, serão mais um componente, que poderá avariar e acarretar custos.

                                    Mas aqui, voltamos a questão "cíclicas" de tempos a tempos... e como exemplo...

                                    Já na década de 80 do século passado, quando motores atmosféricos a gasolina de 2000cc (como exemplo), começaram a ser usados grandemente e a ter potências equivalente a motores 2800cc... na altura, muitos também levantaram a questão se aguentariam... e afinal, aguentaram.

                                    O mesmo se passou também no mesmo período (década de 80), em que começaram a surgir em quantidade, motores pequenos a diesel (1.5, 1.6, 1.8 TD), com potências idênticas aos diesel atmosféricos de 2000cc ou 2500cc...

                                    Também muitos olharam e comentaram que não desconfiavam e não vingariam... mas afinal, as coisas mostraram que se aguentaram e tanto mais, que na década de 90, foi o "boom" que se conheceu.

                                    Portanto e voltando à questão de turbos... já existem há muitos tempo e muito evoluíram.

                                    Até quando se fala agora em a F1 voltar a ter um pequeno motor turbo... mas muitos se esquecem que na década de 70 e 80, a F1 já teve motores V6 1.5 Turbo... que chegaram a atingir potências em voltas de qualificação, qualquer coisa como 1200cv... em corrida andariam nos 900cv.



                                    Posto tudo isto, é a evolução natural e de tempos a tempos, lá surgem as questões se afinal vai vingar ou não.

                                    Mas não duvido, que venha a vingar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Sigh Ver Post
                                      Nem todos os tsi. Só se ouvem problemas dos 1.4
                                      Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                      Que problemas têm os outros (o 2.0 e o 1.2)?
                                      O nto já respondeu acima

                                      Comentário


                                        #20
                                        sim é verdade o famoso McLaren do grande Ayrton Senna chegou a debitar 1200 cv e a pressão chegava aos 4 Bar... para mim o turbo foi a maior invenção de todos os tempos no que toca a motores de combustão interna e vindo da F1 é porque está muito desenvolvido... se um motor for bem projetado será fiável claro que é impossivel não ter nenhum problema em milhares de motores depois tambem vai da maneira como o motor é tratado para mim o pior e puxar muito pelo motor a frio ai acho que não há turbo que aguente...

                                        não acredito na teoria do video conheço casos de carros com bastante potencia especifica que ao fim de mais de 300 mil km o motor trabalhava e puxava igual como se fosse novo

                                        Comentário


                                          #21
                                          Colocando de parte a comparação de potências e modelos específicos, em termos de custos de manutenção, um motor turbo a gasolina tem os mesmos custos do que um turbodiesel ou a manutenção fica mais em conta?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por kult Ver Post
                                            Colocando de parte a comparação de potências e modelos específicos, em termos de custos de manutenção, um motor turbo a gasolina tem os mesmos custos do que um turbodiesel ou a manutenção fica mais em conta?
                                            O motor Turbo a gasolina tem os mesmos custos ou mais que um turbodiesel, hoje em dia a maior parte das avarias na zona do motor, são mesmo em sensores e parte electronica do motor, poucos no motor parte mecânica com a excepção das correias de distribuição e das correntinhas de distribuição, e neste aspecto os novos motores a gasolina dão muitas avarias de sensores, só não são avarias muito caras.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Os turbodiesel trabalham com uma pressão do turbo superior, certo? Isso não origina maior probabilidade de quebra relativamente a um turbo-gasolina? E os injectores, é igual?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                                Os turbodiesel trabalham com uma pressão do turbo superior, certo? Isso não origina maior probabilidade de quebra relativamente a um turbo-gasolina? E os injectores, é igual?
                                                As principais diferenças (em termos de euros) estão precisamente no sistema de injecção.

                                                Num sistema de injecção indirecta de gasolina é tudo relativamente barato e fiável. Injectores avariados são coisa muito pouco frequente e não são muito caros. Os sistemas de injecção directa são muito mais caros, e já há casos de motores que deram dores de cabeça aos donos por exemplo pelas bombas de alta pressão (caso dos 35i). Nos Diesel ainda mais caro tudo é, e substituições de bombas de alta pressão e injectores são mato em qualquer oficina oficial, são às meias dúzias por dia.

                                                Problemas com distribuição são problemas de motores de combustão interna, não de Diesel ou Otto ou injecção directa. Calhou dos TSI terem esse problema.
                                                Editado pela última vez por SRLA; 11 November 2013, 19:07.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Depreendo então que um turbodiesel tenderá a dar mais despesas de manutenção por necessidade de substituir componentes caros, em adição ao problemático FAP, relativamente a um gasolina turbinado...certo?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Imaginemos um carro que faz poucos km e passa alguns dias por semana parado na garagem, qual o motor que virá a ter mais problemas com esta situação, um turbodiesel ou um turbinado a gasolina?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por kult Ver Post
                                                      Imaginemos um carro que faz poucos km e passa alguns dias por semana parado na garagem, qual o motor que virá a ter mais problemas com esta situação, um turbodiesel ou um turbinado a gasolina?
                                                      Não é o facto de estar dias parado, mas sim o facto de circular com o motor frio que traz problemas.

                                                      Se tiras o carro uma vez por semana da garagem mas fazes 100Km seguidos não há que ter medo (se bem que a fazer tão poucos quilómetros nunca mais recuperas o investimento extra num Diesel). Se tiras para ir ao café e o motor chega lá frio...não te metas em gasóleo que vai ser para vires ao FAOH abrir um tópico sobre problemas com o filtro de partículas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por kult Ver Post
                                                        Imaginemos um carro que faz poucos km e passa alguns dias por semana parado na garagem, qual o motor que virá a ter mais problemas com esta situação, um turbodiesel ou um turbinado a gasolina?


                                                        Tanto num como no outro, é indicado proceder à troca do óleo, quer tenha ou não realizado a quilometragem indicada pela marca.

                                                        Isto é, a troca de óleo terá de ocorrer ao fim de 20.000km ou 1 ano (exemplo), sendo que, mesmo que não tenha atingido a quilometragem ao fim de um ano, será de trocar o óleo.

                                                        Portanto... desde que seguindo as indicações da marca... não haverá porque um se aguente menos que outro, por ter estado parado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                          Não é o facto de estar dias parado, mas sim o facto de circular com o motor frio que traz problemas.

                                                          Se tiras o carro uma vez por semana da garagem mas fazes 100Km seguidos não há que ter medo (se bem que a fazer tão poucos quilómetros nunca mais recuperas o investimento extra num Diesel). Se tiras para ir ao café e o motor chega lá frio...não te metas em gasóleo que vai-te dar chatices.


                                                          Sim, nisso será pela certa, pela questão do FAP (para os carros recentes).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Um turbo diesel claramente .

                                                            As pessoas teem de ter em mente que um diesel é para estar sempre a rolar a fazer 100 ou mais kms por dia .


                                                            Por alguma razao é que os motores mais fiaveis foram aqueles que se desligaram menos vezes , ou seja , ao ser mantido á temperatura normal de funcionamento podem rolar muito mesmo

                                                            Comentário

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