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Mitsubishi Colt 99 instalar airbags

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    Mitsubishi Colt 99 instalar airbags

    Boa noite, eu tenho um Mitsubishi Colt 1.3 de 99, tive um acidente que disparou os 2 airbags.

    1- agora queria saber quais as peças devo comprar para ter um kit completo e a funcionar ? informei-me um pouco disso e vi que é preciso comprar airbags, centralina e pré-tensor (isso não sei o que é, só vi isso na escrita, mas não é o clock-spring em inglês?), é isso tudo ou é preciso mais alguma coisa ?

    2- é complicado instalar um kit de airbags ? o que é preciso fazer para instalar correctamente o kit airbags ?

    3- no meu carro os cabos de kit airbags e centralina já são inúteis e podem-se deitar fora, certo ?

    4- posso mandar vir, por exemplo centralina da alemanha, e depois comprar um airbags daqui, vão funcionar bem ?

    eu não quero comprar um novo num mecânico, pedem mais de 1000 euros. mas já vi que existe alternativas mais baratas no ebay, é mandar vir de outros países (na alemanha os airbags são estupidamente baratos) o kit airbags dos carros que avariararam ou que tiveram acidente por trás, e também li que não se podem mandar os airbags via aérea e que não existe outra maneira, corrijam-me se estiver errado. então deve ser possível mandarem via marítima, de outros países para açores, se os vendedores quiserem.

    não posso gastar demasiado dinheiro e tenho de procurar alternativas mais baratas, agradecia muito que me ajudassem.

    EDIT. neste momento moro em lisboa, na zona carnaxide, vim para o continente há 1 mês. alguém sabe se existe alguma sucateira ou uma loja de peças automóveis que consiga ter quase tudo ? para além de kit airbags, procuro uma peça que é o reforço de metal, para colocar na traseira do carro, para aguentar o pára-choque traseiro, o meu reforço caiu tudo de ferrugem e o pára choque está descaído, não é uma peça fácil de arranjar em qualquer lado, só se encontra nas sucatas..
    Editado pela última vez por NismoPT; 21 November 2013, 20:41.

    #2
    Fotos tens ?

    Comentário


      #3
      Isso vai ficar muito mais caro do que o valor do carro........

      Comentário


        #4
        Podes começar a procurar no OLX e CustoJusto e afins...

        Comentário


          #5
          O arranjo pode-te sair mais caro do que outro carro infelizmente. Tem cuidado com a instalação de airbags, é trabalho para ser feito por alguém que perceba do assunto. Uma alternativa se quiseres manter o carro a funcionar é não meter os airbags, mas não sei se é legal e um dia que vendas o carro tens que dar essa nota.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
            Fotos tens ?
            que tipo de fotos ?

            Originalmente Colocado por combozip Ver Post
            Isso vai ficar muito mais caro do que o valor do carro........
            de que maneira ? o meu carro já foi arranjado, foi só toque na parte frente e esquerda, agora só preciso de airbags. vi centralinas a dezenas de euros em outro país. e kit airbags por menos de 100€, vindo de um vendedor com bom feedback.

            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
            Podes começar a procurar no OLX e CustoJusto e afins...
            já comecei a procurar, em relação ao reforço quase ninguém me respondeu as minhas mensagens. e kit de airbags pedem 250€ por airbag passageiro só.

            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
            O arranjo pode-te sair mais caro do que outro carro infelizmente. Tem cuidado com a instalação de airbags, é trabalho para ser feito por alguém que perceba do assunto. Uma alternativa se quiseres manter o carro a funcionar é não meter os airbags, mas não sei se é legal e um dia que vendas o carro tens que dar essa nota.
            se não meter os airbags, aquilo vai ter sempre com o SRS ligado e não vai passar na inspecção, tinha posto o carro à venda e as pessoas acabaram por dar um passo atrás por não ter airbags. não vai ser eu a colocar os airbags, posso recorrer a alguém ou a um mecânico.
            Editado pela última vez por NismoPT; 22 November 2013, 00:25.

            Comentário


              #7
              Se o carro foi arranjado, porque nao foi colocado os airbags? O carro sofreu alguma peritagem ou bateste sozinho e arranjaste sozinho?

              De qualquer maneira, a substituiçao dos airbags nao é a mesma para todos os carros, nao sei no caso do Colt, mas ha fabricantes que quando disparam os airbags mandam mudar uma serie de coisas (muitas vezes, banco, calhas do banco etc), pelo que deves informares-te disso. De qualquer modo, e esquecendo uma mudança mais complexa, sim, é mudares o modulo do airbag, airbag e pré-tensores.

              Sitios para arranjar o material: Olx, CustoJusto, ebay, Cardoso Maia, Calhambeque, ou os Bentos em Sacavem que é uma gestao de residuso (e aqui tambem inclui o reforço do para-choques traseiro).

              Mudar isto nao é uma ciencia, entao o airbag em si faz-se muito bem.
              Editado pela última vez por Drifter; 22 November 2013, 00:37.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por NismoPT Ver Post
                Boa noite, eu tenho um Mitsubishi Colt 1.3 de 99, tive um acidente que disparou os 2 airbags.

                1- agora queria saber quais as peças devo comprar para ter um kit completo e a funcionar ? informei-me um pouco disso e vi que é preciso comprar airbags, centralina e pré-tensor (isso não sei o que é, só vi isso na escrita, mas não é o clock-spring em inglês?), é isso tudo ou é preciso mais alguma coisa ?

                2- é complicado instalar um kit de airbags ? o que é preciso fazer para instalar correctamente o kit airbags ?

                3- no meu carro os cabos de kit airbags e centralina já são inúteis e podem-se deitar fora, certo ?

                4- posso mandar vir, por exemplo centralina da alemanha, e depois comprar um airbags daqui, vão funcionar bem ?

                eu não quero comprar um novo num mecânico, pedem mais de 1000 euros. mas já vi que existe alternativas mais baratas no ebay, é mandar vir de outros países (na alemanha os airbags são estupidamente baratos) o kit airbags dos carros que avariararam ou que tiveram acidente por trás, e também li que não se podem mandar os airbags via aérea e que não existe outra maneira, corrijam-me se estiver errado. então deve ser possível mandarem via marítima, de outros países para açores, se os vendedores quiserem.

                não posso gastar demasiado dinheiro e tenho de procurar alternativas mais baratas, agradecia muito que me ajudassem.

                EDIT. neste momento moro em lisboa, na zona carnaxide, vim para o continente há 1 mês. alguém sabe se existe alguma sucateira ou uma loja de peças automóveis que consiga ter quase tudo ? para além de kit airbags, procuro uma peça que é o reforço de metal, para colocar na traseira do carro, para aguentar o pára-choque traseiro, o meu reforço caiu tudo de ferrugem e o pára choque está descaído, não é uma peça fácil de arranjar em qualquer lado, só se encontra nas sucatas..
                1.Convem verificar se o tablier não está afetado. Mesmo sendo apenas necessario substituir os airbags e as tampas, o tablier pode já não ter as propriedades necessárias para garantir uma correta protecao, em caso de um novo acidente.

                2. Não sei se a centralina não vem programada para um conjunto de airbags e pré-tensores especificos

                3. Os pré-tensores de que lhe falaram eram os dos cintos de segurança

                4. Os airbags podem não ser transportados por avião visto no seu interior, conterem substancias explosivas, embora de fraca potencia.

                5.Poderão em virtude do acidente ter sido afetados, as calhas onde os bancos correm, cintos de segurança (se dispararam os pré-tensores de certeza que foram), plásticos à volta do ajuste em altura do cinto, encaixe dos cintos e os próprios bancos

                6.A centralina dos airbags não é a centralina que se encontra no motor mas sim, na zona perto da manete das mudanças (pelo menos no Corsa B)

                7. Já não sei onde li mas ao retirar os airbags de um carro que os tenhos, é necessário retirar ou tapar todas as indicações que referem a existencia dos mesmos.

                8. O tablier e igual a este?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                  Se o carro foi arranjado, porque nao foi colocado os airbags? O carro sofreu alguma peritagem ou bateste sozinho e arranjaste sozinho?

                  De qualquer maneira, a substituiçao dos airbags nao é a mesma para todos os carros, nao sei no caso do Colt, mas ha fabricantes que quando disparam os airbags mandam mudar uma serie de coisas (muitas vezes, banco, calhas do banco etc), pelo que deves informares-te disso. De qualquer modo, e esquecendo uma mudança mais complexa, sim, é mudares o modulo do airbag, airbag e pré-tensores.

                  Sitios para arranjar o material: Olx, CustoJusto, ebay, Cardoso Maia, Calhambeque, ou os Bentos em Sacavem que é uma gestao de residuso (e aqui tambem inclui o reforço do para-choques traseiro).

                  Mudar isto nao é uma ciencia, entao o airbag em si faz-se muito bem.
                  bati contra outro carro, depois eu tive que mandar vir as peças para colocar o triângulo da roda esquerda, e guarda-lama esquerda, só falta o kit airbags.

                  no meu carro, só o volante e a tampa de airbag do passageiro é que abriram, o meu carro não veio com airbags nos bancos, os outros colts pós-2000 é que receberam, a consola central não foi afectada nada, o user GTTDI mandou a foto, é exactamente igual ao meu carro.

                  Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                  1.Convem verificar se o tablier não está afetado. Mesmo sendo apenas necessario substituir os airbags e as tampas, o tablier pode já não ter as propriedades necessárias para garantir uma correta protecao, em caso de um novo acidente.

                  2. Não sei se a centralina não vem programada para um conjunto de airbags e pré-tensores especificos

                  3. Os pré-tensores de que lhe falaram eram os dos cintos de segurança

                  4. Os airbags podem não ser transportados por avião visto no seu interior, conterem substancias explosivas, embora de fraca potencia.

                  5.Poderão em virtude do acidente ter sido afetados, as calhas onde os bancos correm, cintos de segurança (se dispararam os pré-tensores de certeza que foram), plásticos à volta do ajuste em altura do cinto, encaixe dos cintos e os próprios bancos

                  6.A centralina dos airbags não é a centralina que se encontra no motor mas sim, na zona perto da manete das mudanças (pelo menos no Corsa B)

                  7. Já não sei onde li mas ao retirar os airbags de um carro que os tenhos, é necessário retirar ou tapar todas as indicações que referem a existencia dos mesmos.

                  8. O tablier e igual a este?
                  1- o tablier não foi afectado. só preciso da tampa do volante novo + airbag e tampa de airbag passageiro, de resto está tudo intacto.

                  2- também não estou informado acerca disso.

                  3- pré-tensor é só para cinto de segurança ? então devo não precisar disso, quando eu tive acidente, eu estava sozinho no carro e mesmo assim os 2 airbags foram disparados, e eu tinha o meu cinto posto, claro, e o do passageiro não.

                  4- sim eu li isso, mas se for enviado de barco não tem problema ?

                  5- acho que o meu não tem pré-tensor, vi o encaixe para pôr o cinto e o suporte é só metal. penso que não tem fio.

                  7- porque é necessário tapar as indicações ?

                  8- sim o tablier é exactamente igual ao meu

                  Comentário


                    #10
                    Tive uma experiência muito recente, e embora seja outro carro/marca, acredito que o sistema não seja muito diferente.

                    No meu caso, tem de ser o tablier novo. Além do airbag do volante, tem também de substituir os encaixes dos cintos de segurança (uma patilha que saíu dos ditos impossibilita o encaixe dos cintos). Pelo que vi 500€ não chegam para estas peças, e falo de usadas...

                    Não sendo muito material, é carote. Como o teu carro já não tem muito valor comercial, devias ter ponderado melhor antes de o arranjares


                    Cump.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ice Ver Post
                      Tive uma experiência muito recente, e embora seja outro carro/marca, acredito que o sistema não seja muito diferente.

                      No meu caso, tem de ser o tablier novo. Além do airbag do volante, tem também de substituir os encaixes dos cintos de segurança (uma patilha que saíu dos ditos impossibilita o encaixe dos cintos). Pelo que vi 500€ não chegam para estas peças, e falo de usadas...

                      Não sendo muito material, é carote. Como o teu carro já não tem muito valor comercial, devias ter ponderado melhor antes de o arranjares


                      Cump.
                      para simplificar, no meu caso não preciso de trocar o tablier, o cinto de segurança continua a encaixar sem problemas.

                      eu vi um volante airbag por 60€. centralina por mais ou menos 20 a 40 euros. e um airbag passageiro não me lembro quanto, mas não era caro. se mandar vir os 3 de sítios diferentes, vão funcionar bem o kit ?

                      o carro está nos açores, e vale mais lá do que cá no continente, já vi um colt igual ao meu por 7500€ há 3 anos num stand.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por NismoPT Ver Post
                        para simplificar, no meu caso não preciso de trocar o tablier, o cinto de segurança continua a encaixar sem problemas.

                        eu vi um volante airbag por 60€. centralina por mais ou menos 20 a 40 euros. e um airbag passageiro não me lembro quanto, mas não era caro. se mandar vir os 3 de sítios diferentes, vão funcionar bem o kit ?

                        o carro está nos açores, e vale mais lá do que cá no continente, já vi um colt igual ao meu por 7500€ há 3 anos num stand.
                        quando disparam os airbags os pré-tensores do cinto são accionados. não há carro com airbag sem pré-tensores dos cintos. se pré-tensores não existissem ou no teu caso se pões airbags e deixas cintos como estão, num próximo acidente o cinto não "retém" o condutor/passageiro contra o banco e vais violentamente contra o airbag..

                        se não mudares pré-tensores, não metas airbags. mas para funcionar como deve tens de mudar ambas as coisas. mecanismo dos pré-tensores costuma estar debaixo do banco e é um componente caro. para o teu carro não sei.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                          não há carro com airbag sem pré-tensores dos cintos. se pré-tensores não existissem ou no teu caso se pões airbags e deixas cintos como estão, num próximo acidente o cinto não "retém" o condutor/passageiro contra o banco e vais violentamente contra o airbag..

                          o Dacia Duster n tem pré tensores na versão versão de entrada a gasolina :P

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por NismoPT Ver Post
                            que tipo de fotos ?
                            Fotos do carro acidentado.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por avantime1panoramix1 Ver Post
                              o Dacia Duster n tem pré tensores na versão versão de entrada a gasolina :P

                              Por isso é que um Duster mesmo novo já é, um carro ultrapassado e nada recomendável. Desde 1992 quando os pré-tensores foram introduzidos em massa que ningúem coloca em dúvida a sua importancia, e a Dacia em 2010 decide como forma de controlar os custos não os colocar de serie em todas as versões.
                              Bravo... Depois estranham os magnificos resultados conseguidos no Euroncap

                              Atualmente temos carros que nos bancos da frente ja tem duplo pre-tensor e limitadores de esforço. O Golf 4 em 1998 já tinha limitadores de esforço e o Dacia que foi lançado, penso que em 2010 apenas oferece como opção os pre-tensores.

                              Havia de ser nos EUA, gostaria de saber se o NHTSA deixaria vender, um carro que faz tantas concessões ao nivel da segurança passiva e ativa
                              Editado pela última vez por GTTDI; 23 November 2013, 07:59.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por avantime1panoramix1 Ver Post
                                o Dacia Duster n tem pré tensores na versão versão de entrada a gasolina :P
                                Ok não sabia. Não sei se é caso do colt também, mas reformulo entao o que escrevi: ter airbags sem ter pré-tensores nos cintos não faz qualquer sentido. a abertura dos airbags em caso de acidente é bastante violenta e os pré-tensores têm por função evitar movimentos amplos em caso de embate bem como impedir o choque dos ocupantes contra os airbags antes de estes estarem completamente insuflados, podendo ser até perigoso.

                                se colt não vem com pré-tensores, não vem. mas se vem deves também mudá-los.

                                Comentário


                                  #17
                                  Da experiência que tenho a trabalhar com airbags precisas apenas do airbag do condutor + passageiro (se dispararam os dois), centralina dos airbags, e pré-tensores dos cintos dianteiros..

                                  Desligas a bateria por 30 minutos, soltas os airbags (em principio 2 parafusos) e metes os novos. Se o pré-tensor for nos cintros, trocas os dois cintos, se for na calha, trocas o engate dos cintos.

                                  Metes a centralina nova e está pronto para outra.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Jung13 Ver Post
                                    Da experiência que tenho a trabalhar com airbags precisas apenas do airbag do condutor + passageiro (se dispararam os dois), centralina dos airbags, e pré-tensores dos cintos dianteiros..

                                    Desligas a bateria por 30 minutos, soltas os airbags (em principio 2 parafusos) e metes os novos. Se o pré-tensor for nos cintros, trocas os dois cintos, se for na calha, trocas o engate dos cintos.

                                    Metes a centralina nova e está pronto para outra.
                                    Convém substituir os cintos pois certamente, estes também terão ficado danificados

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se o pré-tensor não for no cinto, sim, convém ver se estão em condições. Mas não me acredito que os cintos sofram com isso

                                      Comentário


                                        #20
                                        alguém que perceba de airbags, o volante de airbag pode ser posto na bagagem de quem vai viajar de avião ? já pesquisei e não encontro nada o que pretendia, e queria saber se o airbag tem alguma chance de explodir ou avariar durante a viagem, devido a pressão atmosférica.

                                        arranjei um volante com airbag, não consegui encontrar o airbag passageiro, e a centralina eu não sei se já foi accionada, mas se já foi accionada, dá para trocar alguma peça ou componente ?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por NismoPT Ver Post
                                          alguém que perceba de airbags, o volante de airbag pode ser posto na bagagem de quem vai viajar de avião ? já pesquisei e não encontro nada o que pretendia, e queria saber se o airbag tem alguma chance de explodir ou avariar durante a viagem, devido a pressão atmosférica.

                                          arranjei um volante com airbag, não consegui encontrar o airbag passageiro, e a centralina eu não sei se já foi accionada, mas se já foi accionada, dá para trocar alguma peça ou componente ?
                                          O Airbag tem explosivos, pelo que penso que seja bem permitido.

                                          Comentário


                                            #22
                                            podem ser explosivos, mas só é perigoso quando o volante é conectado pela electricidade, sem a electricidade, é um explosivo interte.

                                            não conheço o processo do envio de bagagem, se pode ser escaneado por raio x ou detectarem alguma coisa, mas se não for, o volante bem ia sem problemas na bagagem, mas alguém sabe dizer se vai ter algumas complicações se o volante estiver em baixa pressão e depois aumentar quando aterrar ? é isso que queria saber.

                                            outra coisa, o volante veio sem a ficha para conectar, e o senhor falou-me que só tenho de cortar a ficha queimada do meu carro e trocar por outra ficha e soldar, e depois é só conectar ao airbag, ele está certo ?

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                                              #23
                                              Comprei Airbag condutor e centralina de um outro colt.

                                              o airbag serviu no meu carro, mas a centralina não, pois a referência não é a mesma, não encaixa no sítio, nem na ficha de ligação.

                                              estou à procura de:
                                              -airbag passageiro
                                              -fita do airbag do condutor
                                              -centralina MB953 174 DP X6T39782

                                              que mais será preciso ? já foi falado aqui dos pré-tensores, o meu colt não tem nada disso, nem fios ligados nos assentos.

                                              será preciso trocar as fichas dentro da consola central ? ficha que liga desde a centralina ao airbag condutor e passageiro, é devido a ignição dos airbags, os fios devem ter ficado todo queimados.. nota-se pela fita do airbag condutor que a ficha está derretida.

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                                                #24
                                                Só quero acrescentar que a utilização de cintos de segurança inadequados e de airbags é uma receita para ter ferimentos ou morrer.
                                                Assegura-te que os cintos e o sistema de airbags sejam os adequados ao carro, e que sejam montados por quem tenha formação para tal procedimento.
                                                Não brinquem à bricolage com estas coisas!

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por NismoPT Ver Post
                                                  Comprei Airbag condutor e centralina de um outro colt.

                                                  o airbag serviu no meu carro, mas a centralina não, pois a referência não é a mesma, não encaixa no sítio, nem na ficha de ligação.

                                                  estou à procura de:
                                                  -airbag passageiro
                                                  -fita do airbag do condutor
                                                  -centralina MB953 174 DP X6T39782

                                                  que mais será preciso ? já foi falado aqui dos pré-tensores, o meu colt não tem nada disso, nem fios ligados nos assentos.

                                                  será preciso trocar as fichas dentro da consola central ? ficha que liga desde a centralina ao airbag condutor e passageiro, é devido a ignição dos airbags, os fios devem ter ficado todo queimados.. nota-se pela fita do airbag condutor que a ficha está derretida.

                                                  "Se instalamos um airbag novo, tudo, absolutamente tudo se muda: airbag, sensores, disparadores pirotécnicos, centralina, cablagem… E por isso a fatura sai elevada"...

                                                  in: Airbag em segunda-mão: um problema crescente - Circula Seguro

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                                    quando disparam os airbags os pré-tensores do cinto são accionados. não há carro com airbag sem pré-tensores dos cintos. se pré-tensores não existissem ou no teu caso se pões airbags e deixas cintos como estão, num próximo acidente o cinto não "retém" o condutor/passageiro contra o banco e vais violentamente contra o airbag..

                                                    se não mudares pré-tensores, não metas airbags. mas para funcionar como deve tens de mudar ambas as coisas. mecanismo dos pré-tensores costuma estar debaixo do banco e é um componente caro. para o teu carro não sei.
                                                    Se andares uns aninhos para trás verás que há carros com air-bag sem pré-tensores.
                                                    E muitos sem limitadores de esforço.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      eu só queria apagar a luz do SRS, que continua sempre acesa, existe outra maneira de apagar ? disseram que eu teria que ir à mitsubishi para eles apagarem a luz.

                                                      mas a luz teria que ser ligada quando rodo a chave ON e ela apaga quando ligo o motor.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        é melhor trocares de veículo..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          é o que estou a tentar trocar, só preciso de encontrar as peças que me faltam ou então apagar a luz do SRS, aquilo não fica assim para ir embora.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Na Mitsubishi eles apagam-te a luzinha, depois de mudarem os airbags todos (de 1999 já lá não andam a fazer nada!), pré-tensores e limitadores de esforço. Depois disso o carro estará em condições de circular. E até o podes vender e tudo!

                                                            Isto ignorando o estado desse chassis... mas isso é independente da luzinha.

                                                            Comentário

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