Em Setembro deste ano, adquiri em 2ª mão um equipamento Samsung Galaxy Wonder (i8150), já sem garantia, com uma avaria identificada, o equipamento não produzia qualquer som, por nenhum dos canais.
Ao receber o telemóvel, percebi que o display tinha marcas de pressão, isto é, manchas arroxeadas na parte inferior do ecrã, muito subtis, visíveis apenas quando o ecrã tinha uma imagem com fundo escuro. De qualquer modo, eu comprei um display novo e troquei. O telemóvel continuou a funcionar a 100%, inclusivamente o som, que ao “chocalhar” o telemóvel, começava a funcionar, ainda que não por muito tempo.
De seguida fiz uma série de despistes a fim de detectar a origem do problema, correu tudo lindamente, só o som é que não ficou operacional. Sendo o meu marido técnico de electrónica, ele sugeriu que o problema fosse no hardware e fiz o download da ficha técnica do equipamento a fim de perceber onde se localizava o componente responsável pelo som e tentar perceber que tipo de reparação seria necessária. Percebemos que a avaria era num componente muito pequeno, pequeno demais para poder ser ressoldado com um ferro de soldar comum. Assim, liguei para um representante da Samsung em Lisboa, expus o problema e disseram-me que tudo o que eu havia feito foi bem feito, que não havia mais testes ou despistes possíveis, e que o problema seria sim no componente, que deveria necessitar de ser ou ressoldado ou substituído, e isso só seria possível no laboratório deles com auxílio do microscópio.
Soube entretanto que aqui na minha área de residência, a 200km de Lisboa, uma empresa também fazia reparações de telemóveis. Levei lá o equipamento e eles disseram que nada podiam fazer, que nem chegaram a mexer, só a abrir, por não terem os meios necessários.
Assim sendo, enviei o telemóvel para Lisboa, por correio, acondicionado dentro de uma caixa de cartão, cheia de esferovite, caixa essa que me tinha chegado a casa, vinda dos EUA, com um disco rígido para um portátil lá dentro, portanto algo também muito frágil, e que resistiu ao transporte dos EUA para Portugal.
Acompanhando o telemóvel foi um apontamento meu relatando o problema, e quando falei com a assistente do representante mencionei o facto de já ter levado o telemóvel a uma empresa local e que eles disseram não ter meios para a sua reparação, pelo que nem lhe mexeram, algo que a assistente não se esqueceu, pois quando eu liguei para saber do orçamento, a assistente mencionava “ah sim, o equipamento que esteve na ********…”.
Finalmente chega o orçamento....:
Substituição do “PBA MAIN”, que é a main board, não equacionaram sequer a substituição do componente (chip) U601, aquele que, ao pressionar ligeiramente com o dedo, fazia novamente contacto, e o som era reestabelecido, o que me leva a acreditar que se trata APENAS de uma soldadura partida, já que o componente, quadrado, tem 5 “patinhas” de cada lado do quadrado, soldadas à main board, e que ao pressionar, voltam a fazer contacto com a board e o som é reestabelecido na totalidade…
Afirmam que o touch, o display e a bateria têm problemas... a bateria está inchada, o display está avariado e o touch idem… É absolutamente impossível, o display é novo, e o telemóvel foi super bem acondicionado, é impossível ter danos.
Basicamente, substituindo o PBA MAIN, a bateria, o LCD e o Touch, só sobra o esqueleto do telemóvel, isto é, é um telemóvel novo….
160€....
Liguei hoje para a empresa e eles alegam que a substituição da board é por ter sido alvo de uma intervenção não autorizada... que não danificou nada, mas eles entendem que tem de ser trocada, não querendo saber sequer do problema do som. Afirmam que o display está avariado, a bateria inchada e o touch igualmente danificado, e eu perguntei porque é que eles não se restringiram ao problema do equipamento: O SOM??? Eu disse inclusivamente que o equipamento não estava na garantia, que eles tinham apenas e só de ressoldar o chip do som, e que nada tinham a ver se eu mexi ou deixei de mexer no telemóvel, não lhes pedi para ver mais nada, só o som...
Obviamente que já seguiu uma reclamação para a Samsung, e se necessário seguirá para a DECO, mas gostava de ouvir mais opiniões, já que agora eu tenho a certeza que eles me trocaram ou danificaram o display, deve ter dado jeito a alguém, e é palavra contra palavra, para além do facto deles não me ressoldarem o que eu mandei...
O que sugerem?
Ao receber o telemóvel, percebi que o display tinha marcas de pressão, isto é, manchas arroxeadas na parte inferior do ecrã, muito subtis, visíveis apenas quando o ecrã tinha uma imagem com fundo escuro. De qualquer modo, eu comprei um display novo e troquei. O telemóvel continuou a funcionar a 100%, inclusivamente o som, que ao “chocalhar” o telemóvel, começava a funcionar, ainda que não por muito tempo.
De seguida fiz uma série de despistes a fim de detectar a origem do problema, correu tudo lindamente, só o som é que não ficou operacional. Sendo o meu marido técnico de electrónica, ele sugeriu que o problema fosse no hardware e fiz o download da ficha técnica do equipamento a fim de perceber onde se localizava o componente responsável pelo som e tentar perceber que tipo de reparação seria necessária. Percebemos que a avaria era num componente muito pequeno, pequeno demais para poder ser ressoldado com um ferro de soldar comum. Assim, liguei para um representante da Samsung em Lisboa, expus o problema e disseram-me que tudo o que eu havia feito foi bem feito, que não havia mais testes ou despistes possíveis, e que o problema seria sim no componente, que deveria necessitar de ser ou ressoldado ou substituído, e isso só seria possível no laboratório deles com auxílio do microscópio.
Soube entretanto que aqui na minha área de residência, a 200km de Lisboa, uma empresa também fazia reparações de telemóveis. Levei lá o equipamento e eles disseram que nada podiam fazer, que nem chegaram a mexer, só a abrir, por não terem os meios necessários.
Assim sendo, enviei o telemóvel para Lisboa, por correio, acondicionado dentro de uma caixa de cartão, cheia de esferovite, caixa essa que me tinha chegado a casa, vinda dos EUA, com um disco rígido para um portátil lá dentro, portanto algo também muito frágil, e que resistiu ao transporte dos EUA para Portugal.
Acompanhando o telemóvel foi um apontamento meu relatando o problema, e quando falei com a assistente do representante mencionei o facto de já ter levado o telemóvel a uma empresa local e que eles disseram não ter meios para a sua reparação, pelo que nem lhe mexeram, algo que a assistente não se esqueceu, pois quando eu liguei para saber do orçamento, a assistente mencionava “ah sim, o equipamento que esteve na ********…”.
Finalmente chega o orçamento....:
Substituição do “PBA MAIN”, que é a main board, não equacionaram sequer a substituição do componente (chip) U601, aquele que, ao pressionar ligeiramente com o dedo, fazia novamente contacto, e o som era reestabelecido, o que me leva a acreditar que se trata APENAS de uma soldadura partida, já que o componente, quadrado, tem 5 “patinhas” de cada lado do quadrado, soldadas à main board, e que ao pressionar, voltam a fazer contacto com a board e o som é reestabelecido na totalidade…
Afirmam que o touch, o display e a bateria têm problemas... a bateria está inchada, o display está avariado e o touch idem… É absolutamente impossível, o display é novo, e o telemóvel foi super bem acondicionado, é impossível ter danos.
Basicamente, substituindo o PBA MAIN, a bateria, o LCD e o Touch, só sobra o esqueleto do telemóvel, isto é, é um telemóvel novo….
160€....
Liguei hoje para a empresa e eles alegam que a substituição da board é por ter sido alvo de uma intervenção não autorizada... que não danificou nada, mas eles entendem que tem de ser trocada, não querendo saber sequer do problema do som. Afirmam que o display está avariado, a bateria inchada e o touch igualmente danificado, e eu perguntei porque é que eles não se restringiram ao problema do equipamento: O SOM??? Eu disse inclusivamente que o equipamento não estava na garantia, que eles tinham apenas e só de ressoldar o chip do som, e que nada tinham a ver se eu mexi ou deixei de mexer no telemóvel, não lhes pedi para ver mais nada, só o som...
Obviamente que já seguiu uma reclamação para a Samsung, e se necessário seguirá para a DECO, mas gostava de ouvir mais opiniões, já que agora eu tenho a certeza que eles me trocaram ou danificaram o display, deve ter dado jeito a alguém, e é palavra contra palavra, para além do facto deles não me ressoldarem o que eu mandei...
O que sugerem?
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