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Trocar a valtula termostatica dentro da peça do termostato?!

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    Trocar a valtula termostatica dentro da peça do termostato?!

    Bons dias a todos,
    como é de esperar é nesta altura que reparamos que o termostato está avariado...
    e para o arranjarmos como é óbvio trocamos logo o termostato e tal até é barato... por 15/20€ teem-se um novo :P

    a minha grande questão,
    o do meu carro n é tão barato como estava á espera, pediram-me 85€ na loja, na inter até se arranja por 62€+portes= 70/75€

    é possível trocar apenas a válvula do termostato, ou seja toda aquele peça que está no interior?
    se é onde é que a posso comprar?, basta a referencia e a marca


    - FIAT : 46522664 - 46776217
    - LANCIA : 46522664 - 46776217


    fotos da dita que encontrei pela net:
    é a peçinha/mola (que quero trocar) dentro do termostato "a peça de metal com varias saidas é a que não quero trocar"







    78115_3.jpg435705.jpg435857.jpg8514880491_1772a0be7e_b.jpg8514881013_1278287b95_b.jpgth17488g1.jpg
    Editado pela última vez por bellsb88; 03 December 2013, 11:16.

    #2
    Chiça, isso é que é arranjar um termóstato complicado para o zé pagar...

    Não consegues desmontar e limpar? Provavelmente resulta. Depois nada como mergulhar a peça em água a ferver para ter a certeza de que o termóstato actua.

    Comentário


      #3
      hum... preferia trocar a valvula "a coisinha com a mola" sempre durava mais tempo até voltar a avariar

      ps. as fotos são tiradas da net

      Comentário


        #4
        Num 2.2DCi estou a passar pelo mesmo...

        Comentário


          #5
          O problema de certos motores e o preço pouco apelativo do termostato... é o facto do mesmo fazer parte desse corpo metálico e como tal, eleva o preço.

          Comentário


            #6
            k bosta, e sabes se é possível trocar so a válvula sem ter de comprar o corpo metálico?
            é k o corpo metálico não está avariado

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
              k bosta, e sabes se é possível trocar so a válvula sem ter de comprar o corpo metálico?
              é k o corpo metálico não está avariado


              Esquece a tentativa de abrir isso... mas se quiseres, passa no seguinte tópico:


              http://forum.autohoje.com/boxes/1128...-60-graus.html

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                Esquece a tentativa de abrir isso... mas se quiseres, passa no seguinte tópico:


                http://forum.autohoje.com/boxes/1128...-60-graus.html
                hehe a conversa dentro daquele tópico foi algo animada :P
                o ideal era que desse para trocar a válvula, sem nada daquelas ideias mirabolantes, possa será que os engenheiros n se tocaram? é quase um consumível do carro


                uma vez que o termostato está todo aberto não daria para por um termostato no tubo de saída para o radiador? (ideias precisa-se) ou alguma valvula que abri-se quando o sensor de temperatura atingi-se +- 88C
                Editado pela última vez por bellsb88; 03 December 2013, 12:11.

                Comentário


                  #9
                  Também já passei por isso I tive que desembolsar 100 aereos E já te digo que isso para se mudar é um rico pincel

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
                    hehe a conversa dentro daquele tópico foi algo animada :P
                    o ideal era que desse para trocar a válvula, sem nada daquelas ideias mirabolantes, possa será que os engenheiros n se tocaram? é quase um consumível do carro


                    uma vez que o termostato está todo aberto não daria para por um termostato no tubo de saída para o radiador? (ideias precisa-se) ou alguma valvula que abri-se quando o sensor de temperatura atingi-se +- 88C


                    Pode eventualmente tentar algumas "invenções"... mas não esquecer que se corre mal e não dás por ela, arriscas a mandar o motor para o "galheiro".

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ctlopes Ver Post
                      Também já passei por isso I tive que desembolsar 100 aereos E já te digo que isso para se mudar é um rico pincel


                      É verdade que o local do mesmo, ainda dá para torcer ali os pulsos.

                      Comentário


                        #12
                        iirrraaaa... ainda a semana passada troquei o termostato ao palio e custou-me 15€... foi chegar a casa e trocar

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          Pode eventualmente tentar algumas "invenções"... mas não esquecer que se corre mal e não dás por ela, arriscas a mandar o motor para o "galheiro".
                          opah invenções seguras :p

                          esquema do motor em questão

                          Comentário


                            #14
                            Também tive de trocar no meu Stilo JTD. Só o interior não havia. Tive de comprar o corpo todo com valvula incluida. Na FIAT queriam 125€ + IVA. Perguntei-lhes porque é que me estavam a assaltar daquela forma e quase telefonei para a PSP. Comprei por 80€ já com portes no ebay.it. Ta a bombar até hoje.

                            Comentário


                              #15
                              Malta sabem-me indicar a marca deste termostato?



                              Photo 04-12-13, 12 53 04 (1) - Cópia.jpg

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
                                Malta sabem-me indicar a marca deste termostato?



                                [ATTACH]119109[/ATTACH]



                                Isso é o símbolo das peças originais do grupo FIAT

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                  Isso é o símbolo das peças originais do grupo FIAT
                                  Hm... e como é que eu posso saber a marca da peça?
                                  neste catalogo, so tenho esta informação :/




                                  Captura de tela 2013-12-05 22.50.50.jpg
                                  Ficheiros anexados
                                  Editado pela última vez por bellsb88; 05 December 2013, 22:56.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
                                    Hm... e como é que eu posso saber a marca da peça?
                                    neste catalogo, so tenho esta informação :/




                                    [ATTACH]119114[/ATTACH]



                                    As marcas de automóveis, tem sempre mais do que um fornecedor de peças.

                                    Isto para o caso, de haver problemas com a produção numa marca e aí ter outra(s).

                                    Portanto e quanto à peça, poderá ser um GATES como VALEO... etc.

                                    Mas já agora:


                                    Termostato, refrigerante para LANCIA Lybra (839) SW 1.6 i 16V Familiar 103cv a bajo precio

                                    Termóstato, líquido de refrigeração para o seu LANCIA LYBRA SW (839BX) 1.6 16V (839BXA1A) (103Cv)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                      As marcas de automóveis, tem sempre mais do que um fornecedor de peças.

                                      Isto para o caso, de haver problemas com a produção numa marca e aí ter outra(s).

                                      Portanto e quanto à peça, poderá ser um GATES como VALEO... etc.
                                      Pois... eu estava a tentar saber a marca para poder procurar a peça na net para ver como é que ela é por dentro... já agora o qué que significa o A116 gravado ao pé do símbolo de original?

                                      por causa deste artista, youtube: WYMIANA TERMOSTATU NA ROZKR , ele conseguiu trocar apenas a válvula do termostato, mas o interior tem um ferrinho que segura a valvula que nem todas teem, tipo as da fotos que pux no inicio.
                                      ps. a minha parece ser o modelo que desenrosca, vê o vídeo é a da rosca

                                      Link:WYMIANA TERMOSTATU NA ROZKR

                                      Também não sei o codigo da valvula... que se venda em Portugal, a marca da válvula dele é feita na Polónia e aquela referencia só me vai dar a lojas polacas... falta ir a uma loja física em PT
                                      Editado pela última vez por bellsb88; 06 December 2013, 00:30.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Queres um conselho?

                                        Bate com a cabeça na parede, martela um dedo, dá um tiro nos pés....e depois da frustração ser descarregada compra a válvula nova e com garantia de funcionamento. Isso não é peça de andar com invenções.

                                        Infelizmente foi assim que esse sistema foi dimensionado e é assim que morre. É mais caro e pronto, não há nada a fazer.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Opah... a peça da rosca, foi feita para se poder trocar a válvula como na maioria dos outros motores... tipo...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Dúvido muito...aquilo foi feito para apertar uma vez ao sítio.

                                            Quase que aposto que ao trocares o plástico vai moer todo e depois ainda mais tens de inventar para vedar e segurar a peça no sítio. Para quê? Um dia vais na AE e isso ainda te salta fora e deixa sair a água toda rapidamente e depois mandas o motor para a sucata.

                                            Para mim não obrigado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                              Dúvido muito...aquilo foi feito para apertar uma vez ao sítio.

                                              Quase que aposto que ao trocares o plástico vai moer todo e depois ainda mais tens de inventar para vedar e segurar a peça no sítio. Para quê? Um dia vais na AE e isso ainda te salta fora e deixa sair a água toda rapidamente e depois mandas o motor para a sucata.

                                              Para mim não obrigado.



                                              Como já referi acima, também não arriscaria.

                                              É certo que a peça é mais cara, por ser todo esse corpo ao invés, de um simples termostato... mas é preferível gastar algo mais e andar tranquilo, do que eventualmente vir a ter mais estragos, se algo corre mal.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Compra o conjunto completo, não andes com invenções. Depois é meio caminho andado para teres uma fuga de água, aquecimento excessivo e uma junta queimada.

                                                Depois o € que poupaste na válvula nem dá para a junta da cabeça nova quando mais o resto do material associado e mão de obra

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ao olhar para a peça, conto pelo menos 6 vias por onde a água pode entrar/sair.

                                                  Que cena complicada, para mais porque num vulgar termóstato este serve apenas para cortar ou passar o fluxo de água de uma entrada para uma saída.

                                                  Para que são as restantes 4 vias?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Isso são termostatos lacrados.
                                                    Por mais que os consigas desmontar, só o fazes uma vez na vida porque mais cedo ou mais tarde vão verter.

                                                    Infelizmente algusn carros são assim e acredita, já passei pelo mesmo.


                                                    ClioII, os tubos são tubos de água.
                                                    No caso desta Lybra não sei, mas no meu tem 4 tubos que fazem a ligação para o radiador, para a chaufagem e para a união das duas cabeças.
                                                    Editado pela última vez por MadDragon; 06 December 2013, 14:46.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já estive na mesma situação, com dois Puntos TD 70 que colaram abertos...

                                                      O meu levou o miolo retirado, o outro levou um termostato novo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post

                                                        ClioII, os tubos são tubos de água.
                                                        No caso desta Lybra não sei, mas no meu tem 4 tubos que fazem a ligação para o radiador, para a chaufagem e para a união das duas cabeças.
                                                        Obviamente que são tubos de água!

                                                        eu pergunto é... para quê tantos? A menos que a ideia da peça, além de albergar o termóstato, seja a de eliminar todos as uniões em T que conseguir...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O meu quando avariou tambem ficou aberto, foi a minha sorte ;)

                                                          Só notei pois quando ia a descer e sem fazer esforço a temperatura faixava quase a 0 e depois em plano e a subir lá ia ele para os 90 da praxe +-

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                            Obviamente que são tubos de água!

                                                            eu pergunto é... para quê tantos? A menos que a ideia da peça, além de albergar o termóstato, seja a de eliminar todos as uniões em T que conseguir...
                                                            No caso desta Lybra não sei, mas no meu tem 4 tubos que fazem a ligação para o radiador, para a chaufagem e para a união das duas cabeças.
                                                            Seja para o que for é porque tem que levar muitos tubos para conduzir o líquido de refrigeração, tal como expliquei no meu caso.

                                                            Comentário

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