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Motores em V vs Motores em Linha

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    Motores em V vs Motores em Linha

    Atualmente e olhando para a gama de veículos média alta já muitos vêm equipados com motores em V e na gama alta quase todos.
    Por norma a manutenção deste tipo de motores acarreta sempre um valor mais alto do que os seus congéneres em linha.
    A ideia que tenho é que um motor em V será sempre mais dispendioso de manter do que um que tenha cilindros em linha.
    Deixando de lado os 1º 100.000kms e para quem compra viaturas desta em segunda mão terá concerteza de contar com umas lecas para cuidar da manutenção destes motores. Imagino por exemplo mudar um correia de distribuição.
    Será mesmo assim ? No caso dos diesel é evidente esta nova tendência.
    Editado pela última vez por TerranoII; 06 December 2013, 12:57.

    #2
    Motores com um número elevado de cilindros são normalmente em V, pois permite fazer um motor mais compacto.

    Normalmente um motor de 6 cilindros é em V (embora possam ser feitos em linha, como alguns motores BMW), bem como com mais cilindros.

    Dificilmente alguém faz um motor de 4 cilindros em V (embora a Ford os tenha tido em tempo, exactamente para ter um motor compacto).

    A verdade é que um motor em V é mais complicado de construir (tens praticamente dois blocos de motor unidos).

    A dificuldade em os manter também tem o seu quê de verdade: normalmente significa mais velas (dado que tipicamente têm mais cilindros), duas correias de distribuição, e já nem vou para o caso dos antigos carburadores em que normalmente era difícil afinar os dois bancos de cilindros (era vulgar carburadores separados).

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      #3
      depois ha o problema dos turbos seja turbo ou bi turbo é preciso muito tubo pa ligar admissão coletores de escape turbo etc logo mais dispendioso de projectar e construir

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        #4
        Chamas-lhe nova tendencia mas é exatamente o contrário, cada vez há menos, não percebo onde foste buscar essa ideia.

        Comentário


          #5
          Ate porque motores em linha são menos propensos a vibrações, muito mais estáveis, a partir dos 8 em linha tens um motor do mais equilibrado que há, nõ tens em nenhum dos cilindros binário negativo.

          Certo?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por duartelopo Ver Post
            Ate porque motores em linha são menos propensos a vibrações, muito mais estáveis, a partir dos 8 em linha tens um motor do mais equilibrado que há, nõ tens em nenhum dos cilindros binário negativo.

            Certo?
            Com 6 cilindros já tens um em linha perfeitamente equilibrado.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por duartelopo Ver Post
              Ate porque motores em linha são menos propensos a vibrações, muito mais estáveis, a partir dos 8 em linha tens um motor do mais equilibrado que há, nõ tens em nenhum dos cilindros binário negativo.

              Certo?
              Este V12 discorda

              Comentário


                #8
                O número e a disposição dos cilindros não é indiferente à forma como a potência é disponibilizada. Mesmo o grau de abertura dos cilindros em V produz efeitos diferentes na potência. Não tanto em valores absolutos mas mais na forma.

                Este video é interessante e mostra como num motor em linha o desfasamento do ciclo de combustão quase que tenta imitar um motor em V. O próprio ruído da mota com o motor cross-plane é substancialmente diferente do que seria expectável num motor de 4 cilindros em linha.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                  Chamas-lhe nova tendencia mas é exatamente o contrário, cada vez há menos, não percebo onde foste buscar essa ideia.
                  Na gama média alta e alta (segmento D) o que se vê são só motores destes, tirando os 4 cilindros de entrada na gama.
                  Diria que já são mais abundantes que os homólogos em linha então nos diesel ...
                  Basta ver o catálogo das marcas e os novos lançamentos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por duartelopo Ver Post
                    Ate porque motores em linha são menos propensos a vibrações, muito mais estáveis, a partir dos 8 em linha tens um motor do mais equilibrado que há, nõ tens em nenhum dos cilindros binário negativo.

                    Certo?
                    Mentira.

                    Um 8 em linha não é mais equilibrado do que um 6 em linha.

                    Os motores mais equilibrados são todos os Boxer, os inline 6 e V12.

                    São os únicos que poderão dispensar contrapesos e veios de equilibrio.

                    Comentário


                      #11
                      Gosto bastante de automóveis, sei até alguns rudimentos de mecanica, mas aqui não posso opinar.

                      Para mim o que conta é que os homenzinhos pequeninos que estão no bloco sejam franceses, alemães, japoneses, coreanos... façam bem o seu trabalho e da forma o mais económica possível, idealmente fiáveis, com poucas vibrações e sem ocupar demasiado espaço. Já agora, se a casa das máquinas for bonita e tiver um som agradável ainda melhor!!!
                      Quanto à arquitetura, são todas boas consoante o desejo do construtor e respetivos objetivos: em V, em linha, boxer... é-me indiferente!!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                        Na gama média alta e alta (segmento D) o que se vê são só motores destes, tirando os 4 cilindros de entrada na gama.
                        Diria que já são mais abundantes que os homólogos em linha então nos diesel ...
                        Basta ver o catálogo das marcas e os novos lançamentos.
                        Ford Mondeo deixou de ter V6 Citroen também já não tem V6 Otto, Peugeot idem.
                        Renault Laguna deixou de ter no sedan/carrinha.
                        O Golf já não tem V6 na versão /R e o Giullieta já não tem um V6 como no 147 GTA.


                        Foi o que me lembrei assim de cabeça. Mesmo na Audi, Mercedes e BMW estão a ser substituidos por 4 cilindros turbo, o que faz sentido quando temos um 2.0 Turbo a fazer 360cv e supostamente mais económico e menos poluente.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                          Mentira.

                          Um 8 em linha não é mais equilibrado do que um 6 em linha.

                          Os motores mais equilibrados são todos os Boxer, os inline 6 e V12.

                          São os únicos que poderão dispensar contrapesos e veios de equilibrio.
                          Um inline 24 também não precisa de veios (precisa é de uma locomotiva onde ser montado).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                            Ford Mondeo deixou de ter V6 Citroen também já não tem V6 Otto, Peugeot idem.
                            Renault Laguna deixou de ter no sedan/carrinha.
                            O Golf já não tem V6 na versão /R e o Giullieta já não tem um V6 como no 147 GTA.


                            Foi o que me lembrei assim de cabeça. Mesmo na Audi, Mercedes e BMW estão a ser substituidos por 4 cilindros turbo, o que faz sentido quando temos um 2.0 Turbo a fazer 360cv e supostamente mais económico e menos poluente.
                            Perdendo um bocado de tempo a indagar os motores em V disponíveis atualmente no mercado serão bem mais do que os que existiam por exemplo á 5 anos atrás. Onde foste buscar a ideia que são menos ?
                            Nas 3 grandes que referiste não vejo nenhum desses downsizes que dizes tirando o motor "xanfrado" do A45.
                            A Audi, BMW, Mercedes, Nissan, Renault, Lexus, Opel, Mitsubishi...etc etc...daqui a nada estou quase a dizer todas... têm motores V6 nas suas gamas.
                            O donswizing existe sim nos modelos mais pequenos de 4 cilindros que passam em muitos casos a ter 3 cilindros e são turbinados, nos de construção em V também se vê isso a nível de cilindrado com a entrada dos turbos no caso de passar de um V10 atmosférico para um V8 turbinado mas a arquitetura mantém-se.

                            Comentário


                              #15
                              Curiosamente, a Mercedes, após uma incursão de vários anos nos V6, vai voltar em breve aos I6!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por duartelopo Ver Post
                                Ate porque motores em linha são menos propensos a vibrações, muito mais estáveis, a partir dos 8 em linha tens um motor do mais equilibrado que há, nõ tens em nenhum dos cilindros binário negativo.

                                Certo?
                                Não, no caso dos 8 em linha, genericamente, acresce um problema, que torna a cambota com uma flexão elevada e torna-se mais dificil de projectar, para além do espaço necessário do cofre do motor, assim como outros inconvenientes na distribuição de pesos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Ninguém fala do VR6 ? o motor 6 cilindros mais compacto que pode haver.

                                  Ficheiros anexados

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    Dificilmente alguém faz um motor de 4 cilindros em V (embora a Ford os tenha tido em tempo, exactamente para ter um motor compacto)
                                    V4 era usado em alguns Ford e por tabela SAAB.
                                    Mas o V4 era tradicional Lancia desde muito cedo até aos Fulvias inclusivamente.



                                    No caso do Fulvia Coupé o motor de entrada começou logo num 1.2 82cv e 1.2 HF 90cv.
                                    Sendo o mais comum o 1.3 90cv.
                                    Numa época em que estas cavalagens seriam boas para motores 2000.

                                    Comentário


                                      #19
                                      6 em linha é que é automóvel de macho com pelo no peito! Phantom II, e type, 300 sl, bentley 6 1/2, alfa romeo 6c, talbot lago t150, delage d6 e claro z4 23i lololol estava só a brincar e espero não ter ofendido susceptibilidades!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                        Perdendo um bocado de tempo a indagar os motores em V disponíveis atualmente no mercado serão bem mais do que os que existiam por exemplo á 5 anos atrás. Onde foste buscar a ideia que são menos ?
                                        Nas 3 grandes que referiste não vejo nenhum desses downsizes que dizes tirando o motor "xanfrado" do A45.
                                        A Audi, BMW, Mercedes, Nissan, Renault, Lexus, Opel, Mitsubishi...etc etc...daqui a nada estou quase a dizer todas... têm motores V6 nas suas gamas.
                                        O donswizing existe sim nos modelos mais pequenos de 4 cilindros que passam em muitos casos a ter 3 cilindros e são turbinados, nos de construção em V também se vê isso a nível de cilindrado com a entrada dos turbos no caso de passar de um V10 atmosférico para um V8 turbinado mas a arquitetura mantém-se.
                                        Atençao, que das 3 marcas francesas o mais "potente" é o C6 3.0 Hpi V6. Mesmo na BMW, deixou motores em linha para os em V.Quando compreio o E320, o vendedor falava que o motor era mais silencioso, economico e com a capacidade de extrair mais cavalos

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                          V4 era usado em alguns Ford e por tabela SAAB.
                                          Mas o V4 era tradicional Lancia desde muito cedo até aos Fulvias inclusivamente.



                                          No caso do Fulvia Coupé o motor de entrada começou logo num 1.2 82cv e 1.2 HF 90cv.
                                          Sendo o mais comum o 1.3 90cv.
                                          Numa época em que estas cavalagens seriam boas para motores 2000.

                                          Segundo a Wiki, começou a 1922!

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por marcosousa Ver Post
                                            Atençao, que das 3 marcas francesas o mais "potente" é o C6 3.0 Hpi V6. Mesmo na BMW, deixou motores em linha para os em V.Quando compreio o E320, o vendedor falava que o motor era mais silencioso, economico e com a capacidade de extrair mais cavalos


                                            Não será antes HDI...


                                            Que no caso, é o motor FORD/PSA.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                              Não será antes HDI...


                                              Que no caso, é o motor FORD/PSA.
                                              nao, Hpi V6 a gasolina

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por marcosousa Ver Post
                                                nao, Hpi V6 a gasolina


                                                Ok.. apenas questionei, porque o 3.0 diesel é mais potente que o 3.0 a gasolina.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                  Ok.. apenas questionei, porque o 3.0 diesel é mais potente que o 3.0 a gasolina.
                                                  Correcto, pois se não estou em erro, o hpi é atmosférico e o hdi turbinado.
                                                  Mas o que ressalvo é que nas versoes a gasolina as marcas abandonaram os motores em linha e mudaram para V ou boxter. nos diesel, a mudança é a mesma. a explicaçao é simples. podemos fazer a analogia com as pilhas.em linha temos mais potencia para o mesmo binario. em paralelo (V) temos mais binario para a mesma potencia.


                                                  As locomotivas a diesel e os aviões, foram os primeiros a utilizarem motores em V por uma questão de binário

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por marcosousa Ver Post
                                                    Correcto, pois se não estou em erro, o hpi é atmosférico e o hdi turbinado.
                                                    Mas o que ressalvo é que nas versoes a gasolina as marcas abandonaram os motores em linha e mudaram para V ou boxter. nos diesel, a mudança é a mesma. a explicaçao é simples. podemos fazer a analogia com as pilhas.em linha temos mais potencia para o mesmo binario. em paralelo (V) temos mais binario para a mesma potencia.


                                                    As locomotivas a diesel e os aviões, foram os primeiros a utilizarem motores em V por uma questão de binário




                                                    Sim, a versão a diesel é sobrealimentada, enquanto que a versão a gasolina é atmosférica.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Motores em V são mais caros de construir. Para manter, a não ser que passes a vida a trocar juntas ou correias de distribuição (e muitos nem têm correia), é praticamente a mesma coisa. Hoje em dia tudo abaixo de 6 cilindros é em linha porque as marcas não estão para gastar mais dinheiro só para ter um som mais engraçado, no que são geralmente motorizações/modelos de entrada. De 8 cilindros para cima é tudo em V, porque o aproveitamento de espaço a isso obriga. Nos 6 é onde ainda há alguma variedade porque estão mesmo ali a meio, num carro mais pequeno FWD será certamente um V6 transversal porque outra coisa não cabe, num carro maior RWD é mais provável ser um I6 longitudinal porque já cabe sem grandes problemas, é mais simples e mais barato.

                                                      Em termos de performance é exactamente a mesma coisa (teoricamente tudo o resto sendo igual um V6 até tem menos potência que um I6, devido aos contrapesos que tem a mais para arrastar, mas a diferença é desprezável), muda o som e a vibração.
                                                      Editado pela última vez por SRLA; 07 December 2013, 12:19.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                        Motores com um número elevado de cilindros são normalmente em V, pois permite fazer um motor mais compacto.

                                                        Normalmente um motor de 6 cilindros é em V (embora possam ser feitos em linha, como alguns motores BMW), bem como com mais cilindros.

                                                        Dificilmente alguém faz um motor de 4 cilindros em V (embora a Ford os tenha tido em tempo, exactamente para ter um motor compacto).

                                                        A verdade é que um motor em V é mais complicado de construir (tens praticamente dois blocos de motor unidos).

                                                        A dificuldade em os manter também tem o seu quê de verdade: normalmente significa mais velas (dado que tipicamente têm mais cilindros), duas correias de distribuição, e já nem vou para o caso dos antigos carburadores em que normalmente era difícil afinar os dois bancos de cilindros (era vulgar carburadores separados).
                                                        Um V6 só tem uma correia de distribuição. Claro que quando comparado com a correia de um I4 por exemplo esta é maior e óbviamente mais cara.

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