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"Problema" com Renault Clio 1.5 dCi - 80cv (2004)

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    "Problema" com Renault Clio 1.5 dCi - 80cv (2004)

    Bom dia,

    depois de ir à oficina e os mecânicos dizerem que é "normal" (o que eu não acho), resolvi partilhar aqui o problema para que me possam ajudar.

    Desde que o tempo começou a arrefecer, fins de Outubro, quando pego no carro, de manhã, ele tem um trabalhar diferente. No estado normal, é um carro relativamente silencioso, comparo-o quase a um carro a gasolina. No entanto, de manhã (com frio) o trabalhar assemelha-se a um carro a diesel antigo (barulho bastante grave e forte, sentindo as vibrações dentro do habitat). E este trabalhar estranho mantém-se em andamento (parecem rolamentos gripados, sobretudo em descidas com o "motor a travar") e só volta ao normal depois de estar bem quente e desligar motor e voltar a accionar algumas vezes.

    O que estranho no meio disto é o facto de nunca ter acontecido tal coisa em invernos anteriores.

    Enfim, espero ter-me feito entender e que me possam ajudar.

    Obrigado.
    Editado pela última vez por sericucos; 22 December 2013, 22:57.

    #2
    Como estão as velas de incandescência?

    Comentário


      #3
      Se calhar tinhas mais sorte se isto estivesse nas Boxes. Lá tem muito mais visualização.

      Segundo ouvi dizer, esse carro só precisa das velas com temperaturas abaixo dos 5 graus.
      Se é verdade ou não, não sei.

      Comentário


        #4
        Já tive um motor desses recentemente.E de manha no tempo frio fazia mesmo "alta" barulheira.Mas nada de grave,mas sentia alguma(pouca) vibração no habitat.Depois de regularizado voltava ao normal.

        È aconselhável neste tempo frio deixar o carro em N para o aquecer(pelo menos 5m).Nada de arrancar diretamente.

        Convem reveres as velas.

        Para não te preocupar para já.



        PS:Se calhar é mais outro dci a dar problemas de bielas

        Comentário


          #5
          Antes de mais agradeço as respostas.

          Relativamente às velas não sei como estarão, tenho que passar na oficina para verificar.

          andrepinto, isso que falaste das bielas, que "sintomas" costumam ser associados a esse problema?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por sericucos Ver Post
            Antes de mais agradeço as respostas.

            Relativamente às velas não sei como estarão, tenho que passar na oficina para verificar.

            andrepinto, isso que falaste das bielas, que "sintomas" costumam ser associados a esse problema?
            Tudo aqui......... http://forum.autohoje.com/boxes/1119...tores-dci.html

            Comentário


              #7
              Obrigado. Já dei uma vista de olhos no tópico!

              Não me parece que esteja relacionado, contudo vou colocar a questão na oficina.

              Comentário


                #8
                Antes demais, indica pf algumas informações. Que óleo o motor utiliza, quantos KM tem, quantos KM já circulou com esse ruido, alguma luz de avaria acesa?

                Ruido extra a frio é normal em qualquer motor. Neste nota-se um pouco mais devido ao seu funcionamento normal ser relativamente silencioso. Mas com temperaturas normais (acima de 0) o ruido extra deve passar ao fim de algumas centenas de metros, no máximo 1 KM.

                Acho estranho é o ruido permanecer até o motor ser desligado. Se fosse um rolamento da correia da distribuição ou acessórios não alterava o funcionamento do motor, e provavelmente passado uns KM já se tinha danificado.

                Na minha opinião, sem mais informações e sem ouvir o ruido, pode ser um injector. Eu explico porque.

                Tenho um Megane DCI 80, ou seja, o mesmo motor. Actualmente tem um erro no injector nº 4, com a mensagem 'Verificar Injecçao'. Sempre que isto acontece, pelo menos nos Megane, o débito do injector é limitado a 75%. Os sintomas são custar a pegar a frio, fumo branco no arranque, e o trabalhar do motor a frio é precisamente como referes, parece que chocalha nos primeiros KM. O funcionamento a quente é quase normal, mas com atenção nota-se que existe ali um "estalo" anormal.

                É estranho que possa ser um injector, mas tendo em conta a experiência com o meu carro, já acredito em tudo. O melhor que tens a fazer antes de entrar em despesas, é ligar o carro à máquina, de preferência alguém conhecido que não te leve logo uma hora de mão-de-obra para te indicar um possível código de erro.


                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                Como estão as velas de incandescência?
                Os motores diesel de injecção directa common-rail dispensam o pré-aquecimento, em geral com temperaturas acima dos 0 ºC, principalmente os DCI. Já estive na Guarda com neve a cair, e o DCI 80 pegou à primeira com as 4 velas avariadas.


                Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                È aconselhável neste tempo frio deixar o carro em N para o aquecer(pelo menos 5m).Nada de arrancar diretamente.
                5 minutos é exagero. Este motor parado aquece muito lentamente, é preferível esperar cerca de 30 segundos para o óleo se espalhar bem pelo motor, e depois arrancar e conduzir normalmente até às 2.000 RPM, até o ponteiro atingir o "meio".


                Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                Não digo que não possa ser efectivamente os bronzes. Mas tendo em conta os relatos que já ouvi, quando o barulho começa passado uns KM vão à vida. Como ele refere que já anda assim à uns meses, apesar de não saber quantos KM fez, dúvido que seja.

                Comentário


                  #9
                  Por tempo muito frio, o 1.5 dCi transforma-se num autêntico tractor, pelo menos nos primeiros quilómetros. Portanto, nada de anormal por aqui.

                  E se tiveres o óleo já bastante usado ou até não conforme, ainda mais vais notar os sintomas que descreves.

                  Comentário


                    #10
                    O carro tem 130500km. Usa o óleo 10w40 da GALP. E já devo ter feito, à volta de, 2000km desde que começou a ter este comportamento.

                    Atenção: depois de desligar e voltar a ligar o motor, algumas vezes (faço-o muitas vezes porque ando muito em cidade) o carro volta a trabalhar normalmente (silenciosamente).

                    Algo que devo referir, é que só comecei a notar este comportamento depois de mudar o radiador ao carro (o antigo tinha uma fuga). Mas nem sempre fez o barulho, só quando começou a fazer mais frio.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por sericucos Ver Post
                      O carro tem 130500km. Usa o óleo 10w40 da GALP.
                      O óleo recomendado para os 1.5 DCI é o Elf Evolution SXR 5W40 com a norma RN 0710. Este óleo é sintético, lubrifica melhor a frio (5W), e aguenta 20.000 KM / 2 anos sem problemas.

                      Um 10W40, semi-sintético, não é de todo recomendado para este tipo de motor. Por isso é que há unidades que fazem 250.000 KM sem problemas, e outras com metade começam a dar chatices.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                        O óleo recomendado para os 1.5 DCI é o Elf Evolution SXR 5W40 com a norma RN 0710. Este óleo é sintético, lubrifica melhor a frio (5W), e aguenta 20.000 KM / 2 anos sem problemas.

                        Um 10W40, semi-sintético, não é de todo recomendado para este tipo de motor. Por isso é que há unidades que fazem 250.000 KM sem problemas, e outras com metade começam a dar chatices.
                        Não é ?




                        Os dCi até 2006 e exceptuando o 1.5 dCi de 105, podem usar este e mudar a cada 30.000 km ou 2 anos.

                        Comentário


                          #13
                          Claro, tanto podem que os bronzes falam por si. Por isso a Renault mudou a recomendação de óleo e o intervalo de revisão.

                          Digam o que disserem, andar 30.000 KM com um 10W40 não faz sentido. No máximo 15.000 KM.

                          Além disso, o óleo que ele utiliza nem cumpre a norma da Renault RN710.

                          Ao preço que o óleo se arranja online, não há nenhuma razão para não usar o melhor.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                            Claro, tanto podem que os bronzes falam por si. Por isso a Renault mudou a recomendação de óleo e o intervalo de revisão.
                            O óleo não tem nada a ver com os bronzes mas continua a imperar essa desculpa. Os bronzes também falham com o óleo 5W40 mas pronto...

                            Os 1.5 dCi mudaram o intervalo quilométrico entre revisões aquando da actualização dos motores para a norma Euro V, mudando depois em 2008 para os anteriores 30.000 km. O intervalo temporal não sofreu alterações.

                            Comentário


                              #15
                              Agradeço as dias, vou ter atenção na próxima mudança de óleo.

                              Relativamente ao problema, irei passar amanhã na oficina de manhã para ouvirem o trabalhar do carro. Hoje passei lá, estava a trabalhar normalmente, ligaram à máquina e não detetou nada.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                O óleo não tem nada a ver com os bronzes mas continua a imperar essa desculpa. Os bronzes também falham com o óleo 5W40 mas pronto...
                                Eu sei que o óleo não é propriamente o responsável pela situação dos bronzes. O problema está efectivamente no material usado, visto que se desgasta precocemente. Além disso, estes não tem uma "saliência" que os impeça de rodar.

                                Mas, na minha opinião, a questão do óleo também contribuiu um pouco para a situação. Actualmente estamos em 2013 e ainda existe muita gente, incluindo mecanicos, que simplesmente não sabem qual o óleo recomendado para cada motor. Portanto imagino que há 10 anos atrás existisse muita gente a fiar-se no 15W40 "do bom", ou no 10W40 que a marca recomendava.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por sericucos Ver Post
                                  Agradeço as dias, vou ter atenção na próxima mudança de óleo.

                                  Relativamente ao problema, irei passar amanhã na oficina de manhã para ouvirem o trabalhar do carro. Hoje passei lá, estava a trabalhar normalmente, ligaram à máquina e não detetou nada.
                                  Dá uma vista de olhos no seguinte tópico: http://forum.autohoje.com/boxes/335-...oleos-424.html

                                  Em relação à visita à oficina, tem em atenção aos diagnósticos, principalmente se a mesma não for de total confiança. Hoje em dia há mecânicos que pensam que sabem só porque trabalham na área à 20/30 anos, e esquecem-se de se actualizar. Isto é mais frequente nestes "probleminhas", onde por vezes trocam peças desnecessiariamente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                                    O óleo recomendado para os 1.5 DCI é o Elf Evolution SXR 5W40 com a norma RN 0710. Este óleo é sintético, lubrifica melhor a frio (5W), e aguenta 20.000 KM / 2 anos sem problemas.

                                    Um 10W40, semi-sintético, não é de todo recomendado para este tipo de motor. Por isso é que há unidades que fazem 250.000 KM sem problemas, e outras com metade começam a dar chatices.
                                    Os meus (clio e megane II) sempre usaram 10w40........mas as mudas eram de 10.000 em 10.000 no megane e 15.000 em 15.000 no clio....o 1º foi vendido com 200.000 e o segundo com 230.000, nunca me deram chatices de motor, injectores, bomba injectora, etc etc etc......no clio tive um problema com o tubo do respiro do depósito de gasóleo ( na renault queriam trocar tudo e mais alguma coisa) e no megane o sensor de posição da cambota algum tempo antes de o vender.....

                                    Comentário


                                      #19
                                      10W40 here, de 15 em 15 mil. 280 000 and counting!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bem, relativamente ao problema, na oficina disseram que não percebem o porquê do carro ter este comportamento!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          O 1.5dci com trabalhar silencioso como um gasolina?
                                          ou ouves mal, ou os gasolinas que conheces estão podres.
                                          o 1.5dci tem um trabalhar mais barulhento nos tempos frios, por isso eu nao acho que seja anormal

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mas também não é, de todo, normal a vibração que o sericucos refere.

                                            Já tive esse sintoma no meu Mégane de 80 cavalos e na altura o carro até teria poucos quilómetros (por volta dos 50,60 ou 70 mil) e só consigo relacionar com o óleo: na altura usava 10W40 e aconteceu-me isso algumas vezes. Desde que mudei para 5W40 (e recentemente 5W30) nunca mais disso se passou. Agora não te consigo garantir que seja especificamente por causa do óleo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JoaoPedroF Ver Post
                                              Mas também não é, de todo, normal a vibração que o sericucos refere.

                                              Já tive esse sintoma no meu Mégane de 80 cavalos e na altura o carro até teria poucos quilómetros (por volta dos 50,60 ou 70 mil) e só consigo relacionar com o óleo: na altura usava 10W40 e aconteceu-me isso algumas vezes. Desde que mudei para 5W40 (e recentemente 5W30) nunca mais disso se passou. Agora não te consigo garantir que seja especificamente por causa do óleo.
                                              Bem, já não falta muito para mudar o óleo, e na próxima mudança vou pedir o 5w40. O que estranho é que se a temperatura ambiente subir acima de 12ºc já não acontece. Talvez o óleo fique com outra consistência...não sei! Mas caso fosse essa a razão, quando o motor aquecesse deveria voltar ao normal, mas não, só depois de estar bem quentes e o desligar e voltar a ligar algumas vezes volta ao seu trabalhar normal. Enfim...

                                              Comentário


                                                #24
                                                RESOLVIDO.

                                                O problema estava num apoio do motor. Visto que os apoios têm óleo dentro, o barulho do motor variava consoante a temperatura do mesmo.

                                                Assim, mudei o apoio e "voilá"...problema resolvido.

                                                Obrigado pela ajuda.

                                                Comentário

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