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Comprei gato por lebre, que fariam no meu caso?

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    Comprei gato por lebre, que fariam no meu caso?

    Boas pessoal, ando neste forúm algum tempo mas só agora me registei.

    Abrir este tópico para saber da vossa opinião sobre o meu "caso".

    Sou o novo proprietário de um citroen saxo 1.5D comercial de 2000, como é o primeiro automóvel em que sou proprietário sou bastante inexperiente neste ramo. Apesar de ter procurado bastantes informações aqui neste forúm e na internet em geral para não cair na ratoeira de comprar gato por lebre, e de ter procurado bastante nos "stands virtuais"... foi isso mesmo que aconteceu, cometi o erro de comprar logo o primeiro carro que fui ver, aliado pela necessidade de ter um e de ter ido longe para o ver... acabei por o comprar.

    O carro parecia me em optimas condições, pintura inpecável (o maior erro), só uns ligeiras ferragens nada de preocupantes, o desgaste parecia razoável para os 107 mil que tem (agora vende com olhos de ver não está), a condução parecia me bem e o som também, o motor parecia como novo, nada de juntas babadas nem nada que pareça.

    Achei muita fruta mas pelas palavras do donos dava entender outras coisas, um carro que fazia poucos kilometros, um carro de "gaja"... mas mesmo assim comprei o.
    Sempre torci o nariz desde que o vi e devia ter acreditado nessa intuição, mas até gostei do carro e comprei-o. Dica nº1: não levem a vossa namorada/mulher ao test-drive, e se levarem nao lhe peçam opinião. Só a levei pela boleia se caso o leva-se, e porque ela tá a habituada a carro a gasóleo e eu nem por isso

    Levei-o a mecanico a história foi outras, estava limpinho na compra, mas lá o injector do gasoleo pingava, uma junta tava a pingar oleo, a transmissão já faz barulho e já pede uma nova (coisa que não se ouvia na compra ou no percurso que fiz com ele), a parte do braços da frente e o que fixa(nao me lembro dos nomes) isso tá tudo com folga e sujeito me a saltar uma roda pelo caminho xD, no quadrante o conta rotações, não funciona, etc (sinal que foi mudado)... precisa de uma bateria nova, mudança de oleo e filtro, etc.
    Qual o mecânico deu uma volta com o carro a primeira coisa que me disse foi: "Este carro está todo f*****"
    A correia foi trocada ao 61 mil, mas agora notei que uns riscos por baixo do "61 mil" no motor, parece 130 mil, por isso o carro deve ter uns 200 mil ou mais a vontade. O gajo teve o luxo de me deixar o manual do carro com a revisões da marca... em menos de 2 anos fez 71 mil. Vi o histórico do carro, zero sinistros, mas o primeiro dono tem agravante no seguro( nao explica a razão) e nao fez muito mais que 71 mil, depois teve 5 anos sem seguro, e de seguida mudou por 4 donos em 7/8 anos. O kilometros reais ainda não consegui saber, só vendo talvez por alguém conhecido que tenho acesso a isso (inspecções, etc).

    Ou seja a reparação vai sair me um nota preta se o reparar, 1000€ é pouco.

    O que fariam na minha situação? Devolve-lo duvido que o consiga, paguei a dinheiro e mesmo que tente é pra esquecer lol.

    Tenho várias opções...
    - Vendo o carro como está todo lixado, mas se quero se mais ou menos honesto não consigo comprar pelo valor com comprei.
    - Arranjo o carro mais ou menos, e vendo-o, mas vou sempre perder dinheiro.
    - Arranjo-o e fico com o carro 5* com peça novas e que me dá para uns anos.

    Caso o venda terei que investir para comprar algo pelo mesmo valor, ou então vou comprar uma sucata pelo valor que vou vender o saxo (o que não quero)... ou seja se investir deve ser menos que o valor do arranjo, mas não deve ser muito menos.
    Vender e comprar outro carro usado... ou arranjar/ficar com peças novas?

    Que fariam?

    Peço desculpa o testamento

    #2
    O carro foi comprado a particular?
    Há fatura ou outro documento que prove a venda ?

    Comentário


      #3
      O melhor é tentares ver, ou o teu mecânico se o carro levou alguma mocada muito grande. Soldas manhosas na estrutura do carro.
      Se tiver o melhor é venderes, porque de hoje para amanhã levas uma traulitada e isso desfaz-se muito mais facilmente.

      Se não tiveres grandes danos a esse nível, o que eu faria era arranjar os componentes estragados e ficar com ele. Ao menos sabes que daqueles sítios não terás mais problemas.

      Comentário


        #4
        Boas,

        Revejo-me um bocado neste tópico quando comprei o meu carro actual, um Peugeot 306 XAD de 94, embora quando o fui ver tive noção de alguns problemas que o carro tinha. Passado 2 meses precisou de trocar as velas de incandescencia (comprei no final do verão, mal comecou o frio deixou de pegar), transmissões com barulho (quando o fui ver e experimentei não tinha nada de barulhos), muitas babas, não fazia quente da chauffage (ainda hoje não faz), algumas moças e ferrugens. Optei por ir arranjando as coisas com tempo e à medida que tinha disponibilidade...

        No teu caso, eu pensava se vale a pena gastar €€ de novo (perdendo algum) e comprar outro carro embora possas vir a ter o mesmo problema se for comprado a particular. Por outro lado ires reparando o que aí tens ficas com o carro porreiro e bom para mais algum tempo, foi o que eu fiz no meu e o que faria no teu caso visto que as reparações que tens que fazer não são impeditivas do carro circular.

        O que falas de avarias, 1000€ chega e ainda sobra muito! E algumas resolves bem em casa ;)
        Editado pela última vez por jolopes; 12 December 2013, 16:42.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
          O melhor é tentares ver, ou o teu mecânico se o carro levou alguma mocada muito grande. Soldas manhosas na estrutura do carro.
          Se tiver o melhor é venderes, porque de hoje para amanhã levas uma traulitada e isso desfaz-se muito mais facilmente.

          Se não tiveres grandes danos a esse nível, o que eu faria era arranjar os componentes estragados e ficar com ele. Ao menos sabes que daqueles sítios não terás mais problemas.
          Eu faria isso tudo mas, antes ia com mais 5 amigos falar com o gajo que vendeu o carro. ;)

          Comentário


            #6
            Se compraste a particular, pede ao teu mecânico para te especificar o que quer dizer "todo fod*do" e um orçamento que elimine isso.

            Procura peças em sucatas e outras compensa novas.

            Quando souberes as peças que precisas de mudar e o orçamento, abre um tópico nas Boxes (ou pede para te passarem este) que a malta orienta-te melhor.

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              #7
              Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
              Eu faria isso tudo mas, antes ia com mais 5 amigos falar com o gajo que vendeu o carro. ;)
              Ele devia ter levado os 5 amigos na altura em que foi comprar um carro em mau estado

              Comentário


                #8
                calma, quando fizeste o breve test-drive não reparaste no conta-rotações? Se infelizmente não o fizeste foi um erro teu (claro que pode acontecer), mas também te teria alertado para a compra! Passando à frente, cuidado com o mecânico, pode ser a mesma situação que quem te vendeu o automóvel! Não há automóveis todos FUUU...iiidoosss! Isso é conversa para lhe ires pagando uma renda interminável!
                arranja vários orçamentos! Faz uma lista de problemas! Começa pelos urgentes, e cortas na tua lista! Como já te disseram, cria um tópico nas boxes que irás ter muita ajuda e credível!!!!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por jolopes Ver Post
                  Boas,

                  Revejo-me um bocado neste tópico quando comprei o meu carro actual, um Peugeot 306 XAD de 94, embora quando o fui ver tive noção de alguns problemas que o carro tinha. Passado 2 meses precisou de trocar as velas de incandescencia (comprei no final do verão, mal comecou o frio deixou de pegar), transmissões com barulho (quando o fui ver e experimentei não tinha nada de barulhos), muitas babas, não fazia quente da chauffage (ainda hoje não faz), algumas moças e ferrugens. Optei por ir arranjando as coisas com tempo e à medida que tinha disponibilidade...

                  No teu caso, eu pensava se vale a pena gastar €€ de novo (perdendo algum) e comprar outro carro embora possas vir a ter o mesmo problema se for comprado a particular. Por outro lado ires reparando o que aí tens ficas com o carro porreiro e bom para mais algum tempo, foi o que eu fiz no meu e o que faria no teu caso visto que as reparações que tens que fazer não são impeditivas do carro circular.

                  O que falas de avarias, 1000€ chega e ainda sobra muito! E algumas resolves bem em casa ;)
                  Olha, pelo menos isso. Eram giras?

                  Comentário


                    #10
                    Zane90, ouve uma 2ª opinião acerca dos problemas que o carro tem, e pede um orçamento discriminado. Com isso podes basear melhor a tua decisão.

                    Há uns dias disse que comprar um carro usado era uma lotaria e, infelizmente, a ti calhou-te um bilhete premiado

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                      #11
                      Comprei o 106 da Maria a precisar de uma revisão geral, mas isso não foi escondido pelo vendedor e por isso o preço também estava baixo. Problemas graves não havia, apenas a falta da manutenção habitual e substituição de peças de desgaste.

                      A "reforma" ficou em ca. de 600 €, mas pelo menos sei que levou material adequado e que este foi montado por alguém competente. Nunca mais tive problemas com isso.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                        Há uns dias disse que comprar um carro usado era uma lotaria e, infelizmente, a ti calhou-te um bilhete premiado
                        O mesmo se aplica a um carro novo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                          O mesmo se aplica a um carro novo.
                          As probabilidades de ter chatices são bem diferentes.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                            As probabilidades de ter chatices são bem diferentes.
                            Será...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                              As probabilidades de ter chatices são bem diferentes.
                              Tenho um familiar bem próximo que já teve 26 carros (desde fiat 1100, 2cv, 4L, tempra até w203, Golf V ou autocaravanas)

                              Destes 26 carros, 25 foram comprados usados e 1 novo, um opel Astra F 1.4.

                              Os carros mais problemáticos foram:
                              - Opel Astra F 1.4 - aos 5k km estava a levar um motor novo, sempre bebeu óleo e até aos 5 anos foi uma festa para os mecânicos; O dono ainda hoje não pode ouvir falar em Opel
                              - Toyota Land Cruiser BJ 73 com motor da Dyna - Partiu o motor pouco depois de ser comprado (tinha muitas centenas de milhares de km's).

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                O mesmo se aplica a um carro novo.
                                Novo tem garantia de, pelo menos, 2 anos. Também pode ser uma lotaria, mas é uma lotaria diferente.

                                Comentário


                                  #17
                                  É um caso complicado, mas também me parece estranho um carro ter tantas chatisses juntas. Ou foi tratado abaixo de cão, ou quem te deu a volta não foi o antigo proprietário mas sim o mecânico. Vai com calma, pede uma 2ª opinião, se se confirmarem os problemas, confronta o vendedor e diz-lhe que queres devolver o carro e que ele te devolva o dinheiro, aperta com ele.

                                  Não te martirizes por teres comprado o primeiro que viste, de facto devem ver-se mais, mas conheço um familiar que andou algumas semanas a ver um carro usado para comprar (era um modelo em concreto), fez uma boa compra mas o negócio mais "redondo" que lhe apareceu foi precisamente o primeiro que viu

                                  Comentário


                                    #18
                                    Infelizmente ainda há quem caia no conto do vigario.

                                    Comentário


                                      #19
                                      eu nao diria nada a ninguém, esfriava a cabeça e mais tarde assava o gato esperando que me soubesse a lebre.

                                      agora mais a sério, podes ir ao cetro arbitrário automóvel ou tentar ligar para la, nao sei de onde és. e tentava falar com o gajo que te vendeu o saxo, nao dizia nada muito grave e ia ter com ele, levando mais 3 amigos. apertava-o e tentava nao sair de lá ou pelo menos com algum dinheiro ou entao com um papel a dizer que alguns dos pontos mais graves iriam ser arranjados. nao vale de nada esse papel, mas sempre poderia assustar o tipo.

                                      e nunca mais te acredites que um carro desses tem 100 mil ao fim de 13 anos... 8 mil por ano é alguma coisa, mas nao é muito. já agora, nao achaste estranho ter estado sem seguro 5 anos? ou só soubeste depois? tinhas que te informar através da matrícula primeiro. às tantas tens um carro batido ou pior, duas metades de carros diferentes.

                                      procura a melhor soluçao, arranjar algumas coisas e vender ou arranjar os itens mais necessitados e o resto com tempo. procura é 3 ou 4 orçamentos e compara-os.

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                                        #20
                                        posso saber quanto custou?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                          O carro foi comprado a particular?
                                          Há fatura ou outro documento que prove a venda ?
                                          Sim foi um particular, mas o que me vendeu nem tava a nome dele. Tava registado a um gajo de um stand da mercedes e que deve ter vendido ao que me vendeu o carro para por o minimamente apresentável para o conseguir vender.
                                          Documentos só tenho o comprovativo do registo e o documento único do dono anterior, e paguei a dinheiro não há provas da transação.


                                          Não sei se será tanga do mecanico ele até é de confiança de um conhecido, mas... mas nunca foi meu mecanico.
                                          Ele fez me uns check up do carro ao vivo, por isso deduso que seja verdade, mas já me enganaram uma vez assim ao compra lo...
                                          A transmissao, bateria, oleos, fitros, uma juntar a babar oleo, o injector a pingar gasolina... penso que isso tudo seja verdade. Em termos de estrutura do veios das rodas o mecânico pegou numa chave daquela grossa e andou lá a fazer força e notava-se folga, até numa cena bem fixam uma barra ao motor, e abanou me a roda e não me parecia uma coisas normal.
                                          Transmissão ainda sobrevive mais uns bons kilometros até fazer mais barulho que faz... a bomba injectora ao pingar não sei se precisa de ser mesmo trocada, mas nova falou me em 300€ lol, e a junta que baba também nao sei se tam que se trocada, mas ele procurou e já não se fabrica por isso tem que ser em 2ª mão, mas nova também custava perto de 200 e tal, 300€...
                                          Ele fala em trocar peças, mas é mesmo necessário quando tá a babar/pingar?

                                          O mecânico também me aconselhou a fazer por partes a reparação, fazia o que mais precisas... porque como tá o carro anda, mas segurança não há muita...

                                          Tou inclinado a fazer a reparação mas talvez vá pedir uma 2ª opinião a um mecânico. Mas eu a olhar por baixo do carro acreditei no mecanico, se tivesse visto o carro por baixo não o teria comprado.

                                          Quanto ao quadrante vi que ele não tava 100%, mas pensei que fosse uma avaria normal como já vi em muito carros.

                                          Quanto a avarias, o para choque da frente dá um pouco rasgado por baixo e a optica do mesmo lado levou um toque porque partiu os enquaixes. De resto não tem sinal de soldas nem nada disso, tem lá o parafusos todos e nem acho desdineis nenhuns na carroçaria.
                                          Ah e o mecanico disse me o os apoios do motor ou onde ele tá fixo estão partidos, mas que o motor não foge pra lado nenhum por isso não tenho que mexer aí.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                            Novo tem garantia de, pelo menos, 2 anos. Também pode ser uma lotaria, mas é uma lotaria diferente.
                                            Os usados também têm.

                                            Eu cada vez tenho menos confiança nos carros novos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              2º Opinião e se realmente estiver muito mal, confronta o vendedor.
                                              Se o carro estiver com má segurança mais vale perderes uns trocos que te acontecer alguma coisa.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por zane90 Ver Post
                                                Sim foi um particular, mas o que me vendeu nem tava a nome dele. Tava registado a um gajo de um stand da mercedes e que deve ter vendido ao que me vendeu o carro para por o minimamente apresentável para o conseguir vender.
                                                Documentos só tenho o comprovativo do registo e o documento único do dono anterior, e paguei a dinheiro não há provas da transação.


                                                Não sei se será tanga do mecanico ele até é de confiança de um conhecido, mas... mas nunca foi meu mecanico.
                                                Ele fez me uns check up do carro ao vivo, por isso deduso que seja verdade, mas já me enganaram uma vez assim ao compra lo...
                                                A transmissao, bateria, oleos, fitros, uma juntar a babar oleo, o injector a pingar gasolina... penso que isso tudo seja verdade. Em termos de estrutura do veios das rodas o mecânico pegou numa chave daquela grossa e andou lá a fazer força e notava-se folga, até numa cena bem fixam uma barra ao motor, e abanou me a roda e não me parecia uma coisas normal.
                                                Transmissão ainda sobrevive mais uns bons kilometros até fazer mais barulho que faz... a bomba injectora ao pingar não sei se precisa de ser mesmo trocada, mas nova falou me em 300€ lol, e a junta que baba também nao sei se tam que se trocada, mas ele procurou e já não se fabrica por isso tem que ser em 2ª mão, mas nova também custava perto de 200 e tal, 300€...
                                                Ele fala em trocar peças, mas é mesmo necessário quando tá a babar/pingar?

                                                O mecânico também me aconselhou a fazer por partes a reparação, fazia o que mais precisas... porque como tá o carro anda, mas segurança não há muita...

                                                Tou inclinado a fazer a reparação mas talvez vá pedir uma 2ª opinião a um mecânico. Mas eu a olhar por baixo do carro acreditei no mecanico, se tivesse visto o carro por baixo não o teria comprado.

                                                Quanto ao quadrante vi que ele não tava 100%, mas pensei que fosse uma avaria normal como já vi em muito carros.

                                                Quanto a avarias, o para choque da frente dá um pouco rasgado por baixo e a optica do mesmo lado levou um toque porque partiu os enquaixes. De resto não tem sinal de soldas nem nada disso, tem lá o parafusos todos e nem acho desdineis nenhuns na carroçaria.
                                                Ah e o mecanico disse me o os apoios do motor ou onde ele tá fixo estão partidos, mas que o motor não foge pra lado nenhum por isso não tenho que mexer aí.

                                                A bold negro,só por essa história não comprava o carro
                                                A bold vermelho,só por esse conselho esse macacanico não punha as patas no meu carro.

                                                E para a próxima abre a pestana,porque vigaristas por aí são aos montes.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nrv Ver Post
                                                  Não há automóveis todos FUUU...iiidoosss!
                                                  Desculpa te contrariar mas hà Ou pelo menos houve

                                                  Se eu deixasse aqui a lista de todo o material que o meu primeiro carro precisava quando o fui vender, acho que o melhor mesmo era dizer o que ele nao precisava porque sempre ocupava menos paginas

                                                  So assim para começar : Canga rachada, coluna de direçao lixada, apoios dos braços de suspensao ao chassi estavam rachados e tiveram de levar umas barras a reforçar, barra estabilizadora lixada, triangulos lixados...... etc etc etc etc

                                                  O que fazia nao se ter juizo na carola com 20 anitos

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                    Desculpa te contrariar mas hà Ou pelo menos houve

                                                    Se eu deixasse aqui a lista de todo o material que o meu primeiro carro precisava quando o fui vender, acho que o melhor mesmo era dizer o que ele nao precisava porque sempre ocupava menos paginas

                                                    So assim para começar : Canga rachada, coluna de direçao lixada, apoios dos braços de suspensao ao chassi estavam rachados e tiveram de levar umas barras a reforçar, barra estabilizadora lixada, triangulos lixados...... etc etc etc etc

                                                    O que fazia nao se ter juizo na carola com 20 anitos
                                                    Voltaste para casa com a consciência tranquila?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ticantonio Ver Post
                                                      A bold negro,só por essa história não comprava o carro
                                                      A bold vermelho,só por esse conselho esse macacanico não punha as patas no meu carro.

                                                      E para a próxima abre a pestana,porque vigaristas por aí são aos montes.
                                                      Calma que por vezes, quando os mecanicos dizem apoios de motor partidos, eles nao estao realmente partidos

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ticantonio Ver Post
                                                        Voltaste para casa com a consciência tranquila?
                                                        Claro que voltei. Deixei a minha vida e a vida de todos os outros que andavam na estrada bem mais segura depois de o entregar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                          Os usados também têm.

                                                          Eu cada vez tenho menos confiança nos carros novos.
                                                          Ó Metal, quantos é que têm? De particulares deve ser uma raridade, e de stands, a maioria pede-te umas centenas a mais que o preço (a velha questão), levando a que em %, mesmo nos supostos anúncios profissionais, os carros sejam comprados sem garantia (ilegal, já se sabe).

                                                          Percebo o que queres dizer, mas é incomensuravelmente melhor, neste particular, comprar um carro novo vs usado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Acho um piadão ao pessoal que compra carros diesel por 1000€ ou pouco mais e espera que venham novos e que acredita que um comercial com 13 anos supereconómico fez apenas 10000km por ano.

                                                            Se fosse eu tratava do problema dos braços, a transmissão só trocava quando realmente fizer barulho pois se não notaste nada no test drive não deve tar assim tão mal.

                                                            Pingar um pouco dos injectores e perder um bocadito de oleo desde que não seja em demasia não me parece nada de especial para um carro com esses anos e com os km que deve ter.

                                                            Se o venderes e comprares outro pelo mesmo dinheiro o mais provável é que te saia outro igual ou pior...

                                                            Comentário

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