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    Seat Ibiza ST FR

    Boa noite,

    "perdi" umas boas horas a pesquisar no fórum informações, experiências e opiniões sobre o Ibiza ST mas praticamente só encontrei comparações entre este e outros modelos.

    Estou a pensar em comprar um Seat Ibiza ST 1.6TDI 105CV FR, o preço muito competitivo na minha opinião (cerca de 20.000€) faz-me ter a decisão quase tomada mas conheço pouco sobre o modelo e há questões que gostaria de ver esclarecidas por quem tem ou já experimentou este modelo, questões mais relacionadas com o conforto e qualidade de construção/interiores

    1- A versão FR traz de origem suspensão desportiva e jantes de 17 polegadas (pneu 215R17, penso). Ora, este conjunto torna o carro mais rijo, mas até que ponto? Será que com este conjunto o carro fica mais desconfortável que o meu Corsa de 2003 ou o Clio de 2006?

    2- Ainda não fiz o test-drive mas já tive a oportunidade de estar dentro de um Ibiza FR (não era ST) e achei os bancos demasiado firmes (quase duros) mas bem envolventes. Em andamento sente-se muito a rigidez dos bancos?

    3- Encontrei poucas referências relativas à qualidade de construção, a mais completa que vi foi na Auto Hoje e tem a ver com os plásticos duros vs suspensão desportiva, algo que o autor do comparativo/artigo considerou susceptível de criar ruídos-parasitas no interior. Quem conhece estes carros pode confirmar se é comum os plásticos interiores começarem a chocalhar a médio prazo.

    4- Gosto de andar sempre em regimes baixos mas ter motor capaz de bons reprises, por exemplo, ir a 60km/h em 5ª e com facilidade levar o carro para a casa dos 100km/h sem ter andar constantemente a fazer passagens de caixa. Este motor com a caixa de 5 velocidades comporta-se bem neste campo?

    Qualquer outra opinião ou sugestão sobre este modelo é bem-vinda.

    Obrigado.
    Tiago

    #2
    Tenho uma ideia global desse carro e posso responder-te a essas perguntas, mas creio que haverá users melhor informados que eu e que te poderão sustentar as afirmações com experiência, coisa que eu não posso. Ainda assim:

    1 - Creio que fica melhor que o corsa e pior que o clio.
    2 - Em principio, bancos duros são bancos duros...
    3 - Há vários relatos e queixas acerca dos ruidos parasitas.
    4 - Não me parece que a 5ª a 60 kms/H esteja confortável...pior então a fazer recuperações. Cuidado com os regimes baixos.

    Outra coisa que não perguntaste: esse preço é o normal, de competitivo não tem nada. Aqui no FAH já se soube de FR 2.0 tdi por 21mil€ ou 21.5 mil €, por isso...

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      #3
      Bom...

      1 - Nunca andei/conduzi o FR mas já conduzi/andei nas versões mais básicas e não gostei da suspensão, sempre desconfortavel, inclusivamente um amigo meu tem um 1.2TSI mas o 25Anos, que não sei se tem a suspensão do FR e é mais rija que a do meu Alfa MiTo, que dizem ser bem rija (de facto é).
      2 - Como diz o Ecoflex, bancos duros são bancos duros...
      3 - Não notei ruídos de realce nos que conduzi/andei - mais uma vez comparando o meu MiTo com o Ibiza desse meu amigo e... o meu é ligeiramente pior. E eu sou bem picuinhas nesse aspecto.
      4 - nesse aspecto, está na média de motores recentes e equivalentes em termos de potência mas concordo, também, com o Ecoflex: Cuidado com os regimes baixos.

      Comentário


        #4
        Obrigado pelas respostas.

        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
        Outra coisa que não perguntaste: esse preço é o normal, de competitivo não tem nada. Aqui no FAH já se soube de FR 2.0 tdi por 21mil€ ou 21.5 mil €, por isso...
        Disse que era competitivo face a outras propostas de marcas diferentes e não estão disponiveis motores 2.0 TDI nas carrinhas Ibiza. por exemplo, o Clio ST com um nivel 1.5dci (90cv) com equipamento idêntico fica na ordem dos 23 mil € e Skoda Fabia Break 22 mil €.
        Já pensei em ponderar melhor sobre o Clio ST, mas esta nova geração perdeu qualidade de construção face à geração anterior e além disso tem "menos" motor que a Ibiza.

        Quando dizem para ter cuidado com os baixos regimes referem-se a quê?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por tiago84lx Ver Post
          Obrigado pelas respostas.


          Disse que era competitivo face a outras propostas de marcas diferentes e não estão disponiveis motores 2.0 TDI nas carrinhas Ibiza. por exemplo, o Clio ST com um nivel 1.5dci (90cv) com equipamento idêntico fica na ordem dos 23 mil € e Skoda Fabia Break 22 mil €.
          Já pensei em ponderar melhor sobre o Clio ST, mas esta nova geração perdeu qualidade de construção face à geração anterior e além disso tem "menos" motor que a Ibiza.

          Quando dizem para ter cuidado com os baixos regimes referem-se a quê?
          Ok, é competitivo em relação à concorrência, mas penso que consigas melhor.

          Os baixos regimes, além de não serem famosos neste motor (nem na maioria dos propulsores com esta relação cilindrada/potência), provocam desgaste prematuro no binómio embraiagem/volante do motor. Algo que custa uma pequena fortuna. Não são propriamente os baixos regimes por si, mas sim associados a esforço do motor (que invariavelmente é muito frequente nestes regimes).

          Em suma, evita andar com o motor fora da sua zona de conforto.

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            #6
            O conforto do carro é algo importante para a compra, infelizmente não estou a encontrar grandes alternativas no mercado. A Skoda Fabia Break é um modelo um tanto ultrapassado, a Clio não é barata, não tem grande qualidade interior e não morro de amores pela sua estética, a Ford B Max tem pouca mala.
            Apesar de ter gostado bastante da estética interior e exterior, do motor e do equipamento, vou deixar a opção de compra da Seat de parte até ver se encontro algo no mercado que me satisfaça

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              #7
              Porque não optas por um carro com mais idade mas de gama superior?
              Hoje em dia encontram-se carros com poucos anos por esse valor e bem estimados.

              Comentário


                #8
                Porque não preciso de um carro de gama superior. O conforto é importante mas não implica ter poltronas em vez de bancos, pele em vez de tecido, bancos aquecidos. Nem tão pouco pretendo andar com um carro demasiado grande para as minhas necessidades. Uma pequena carrinha, como a Clio, Ibiza, etc, satisfaz as minhas necessidades de espaço e cumpre com o compromisso de ser um carro prático para a utilização que lhe dou.
                Custa-me um bocado pensar em gastar 20 mil € numa coisa usada, apesar de não ter nada contra a quem o faça

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                  #9
                  Tenho um Ibiza FR (SC) 1.6 105cv, por isso aqui vai:

                  1- É menos duro que o Corsa (relativamente ao clio não te posso responder porque nunca andei num Clio dessa geração).
                  2- Sente-se a rigidez, mas para quem esteja habituado a bancos duros/suspensão dura não é nada do outro mundo.
                  3- Quanto à qualidade de construção é realmente um pouco fraca. Posso-te dizer que o meu, com 5000 quilómetros, já se ouvem alguns barulhos (há um mais forte no suporte para os copos), mas só se ouvem em estrada de paralelos ou quando passamos por algum buraco (confesso que na minha zona ando em bastantes estradas de paralelos, o que é um convite para os barulhos parasitas aparecerem prematuramente).
                  4- De facto não é o melhor carro para se andar em mudanças altas e velocidades baixas, a 60km/h vai-se bem numa 4ª, arrisco-me a dizer que a ideal é uma 3ª... Não há milagres, é um 1.6 com uma caixa bastante longa. Acredito que na ST ainda seja mais fraca em recuperações que o SC.

                  Tens aqui mais ou menos uma ideia

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                    #10
                    Voltei a analisar bem as contas aos quilómetros que faço e não vale a pena o diesel. É preferível optar por uma versão a gasolina mas dentro do grupo VAG terei de fugir da Seat. O motor 1.2 TSI de 105CV não me inspira qualquer confiança, no entanto o 1.4TSI de 150cv já me deixa com um sorriso malandro. O que faz fugir da Seat é que no Ibiza ST o 1.4TSI só está disponível com caixa de velocidades DSG, que deve ser uma caixa pilotada com comandos no volante. No me gusta

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                      #11
                      Originalmente Colocado por tiago84lx Ver Post
                      Voltei a analisar bem as contas aos quilómetros que faço e não vale a pena o diesel. É preferível optar por uma versão a gasolina mas dentro do grupo VAG terei de fugir da Seat. O motor 1.2 TSI de 105CV não me inspira qualquer confiança, no entanto o 1.4TSI de 150cv já me deixa com um sorriso malandro. O que faz fugir da Seat é que no Ibiza ST o 1.4TSI só está disponível com caixa de velocidades DSG, que deve ser uma caixa pilotada com comandos no volante. No me gusta
                      Vê o Clio ST

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por tiago84lx Ver Post
                        Voltei a analisar bem as contas aos quilómetros que faço e não vale a pena o diesel. É preferível optar por uma versão a gasolina mas dentro do grupo VAG terei de fugir da Seat. O motor 1.2 TSI de 105CV não me inspira qualquer confiança, no entanto o 1.4TSI de 150cv já me deixa com um sorriso malandro. O que faz fugir da Seat é que no Ibiza ST o 1.4TSI só está disponível com caixa de velocidades DSG, que deve ser uma caixa pilotada com comandos no volante. No me gusta
                        Normalmente o pessoal primeiro torce o nariz, mas depois não quer outra coisa.
                        Já conduzi um Ibiza Cupra, com caixa DSG, obviamente, e realmente aquilo é engraçado, torna-se viciante.
                        Mas sim, na minha opinião, não há nada melhor do que conduzir carro com caixa manual.

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                          #13
                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          Vê o Clio ST
                          É pena o Clio ST com motor 1.2 TCE de 120cv não ter caixa manual, e ainda para mais é um pouco carote comparando com o Ibiza ST. Pelos vistos a moda agora são estas novas caixas com dupla embraiagem, podem ser muito bonitas mas devem ser dolorosas na altura da manutenção

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