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    Diferenças

    Boas pessoal...

    Como alguns de voces sabem pelos tópicos anteriores que postei,tenho andado a procura do ek3 1.5i LS..

    Pois bem,passa-se que sao um pouco dificeis de encontrar e principalmente em bom estado e ou sao caros ou quilometragem alta.

    Acontece que ja algumas pessoas me disseram que poderia optar pela versao 1.4is de 90 cv,ha mais variedade,com menos quilometragem e com uma certa diferença de preços.

    E porque optar pelo 1.4is? Pelo que me disseram e que eu confirmei apos algumas informaçoes e umas pesquisas é o seguinte:

    - 1.5 faz 10.2s dos 0 aos 100 e o 1.4 faz 10.8s (pouco se notara a diferença)

    - 1.5 tem médias de 5.5L , 8.1L e 6.5L /100km enquanto o 1.4 tem 5.9L , 8.9L e 7.0L /100km (nem chega a 1L de diferença)

    - 1.5 da 188km/h de vel. max. e o 1.4 da 177km/h (tambem nada de mais)

    Isto tendo como referencia sites de fichas tecnicas de veiculos.

    Outras pequenas diferenças que me constaram é que o 1.5 podera ter melhores desempenhos em subidas ou assim mas que a diferença nao é

    muita para os 24 cv que tem a mais e nos consumos tenho a certeza que faria 6L no 1.4 a andar nas calmas e é claro que em modo racing

    ja sei que bebe mais,mas isso sao todos,pisas,gasta,é logico.

    Tambem me foi dito que o 1.5 traz mais extras,a unica diferença que tenho visto é o AC
    que alguns 1.4 nao trazem...de resto sao identicos.

    Portanto apos este breve resumo,ate que ponto compensa optar pelo 1.5 tendo em conta as performances identicas, preços e mais facilidade de aquisiçao? Ha mais diferenças que nao me tenham sido transmitidadas?

    obrigado,cumps

    #2
    Boas companheiro. O motor 1.4 que referes não faz essas médias, essa é a grande diferença de comprares um 1.5 VTEC ou um 1.4i. O 1.4 faz médias bem mais altas e tem menos força porque não tem a válvula mágica.

    Já agora que ordem de consumos é aquela? AE, cidade e misto? Um 1.4 desses só faz 6 litros em AE indo a 100kmh.

    PS: Que motor 1.4 te referes? 75cv ou 90cv?
    Editado pela última vez por OFFICER; 20 December 2013, 09:26.

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      #3
      Resposta simples: compensa.

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        #4
        Ah, e tens uma diferença nos 1.5, poderá ter a luz econo que te indica quando estás verdadeiramente em modo eco.

        Comentário


          #5
          O 1.5i LS é sempre uma escolha mais acertada.

          Comentário


            #6
            Olha que tenho um 1.4is e não bebe nada de mais. 15€ de 95 faço 90/100km em urbano... ;)

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
              Boas companheiro. O motor 1.4 que referes não faz essas médias, essa é a grande diferença de comprares um 1.5 VTEC ou um 1.4i. O 1.4 faz médias bem mais altas e tem menos força porque não tem a válvula mágica.

              Já agora que ordem de consumos é aquela? AE, cidade e misto? Um 1.4 desses só faz 6 litros em AE indo a 100kmh.

              PS: Que motor 1.4 te referes? 75cv ou 90cv?
              Pois a grande questao é essa,isto sao dados de ficha tecnica...é o 1.4is de 90cv

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                Olha que tenho um 1.4is e não bebe nada de mais. 15€ de 95 faço 90/100km em urbano... ;)
                Em urbano nao e nada mau ate..e que te tal,puxa bem o gaijo?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                  Olha que tenho um 1.4is e não bebe nada de mais. 15€ de 95 faço 90/100km em urbano... ;)
                  Isso dos valores é tudo muito relativo, para médias efectivas é com depósito cheio e com números de litros. No entanto tendo por base os 15€:

                  1 litro = 1.55€ (tendo por base a média, há mais caro e mais barato)

                  15€ = 9.6 litros

                  Ou seja, estamos a falar de uma média de pelo menos 9 litros aos 100, é elevado. Um 1.5 com VTEC terá que fazer médias bem mais baixas. Depois depende da condução, também já fiz 9l/100 em urbano e hoje em dia já conhecendo o carro consigo baixar para 8l/100 num 1.4 de 90cv.

                  Posso acrescentar ainda a minha última média, neste caso, mista e com velocidades em AE entre os 100 e os 120 kmh:

                  50€ a 1.519€ - 32.90 litros

                  420km total = 7.8 litros

                  Esta média não foi das melhores, no entanto, o máximo que já consegui em misto foi de 7, sendo que 6 só mesmo em 90% AE e com velocidade média de 100kmh.
                  Editado pela última vez por OFFICER; 20 December 2013, 12:41.

                  Comentário


                    #10
                    Continuem lá a guiar-se por consumos em €/km. Não entendo isto, sinceramente...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      Continuem lá a guiar-se por consumos em €/km. Não entendo isto, sinceramente...
                      Pior que guiar por €/km há quem se guie por...euros/dias

                      "Ah e tal...15€ dura-me para uma semana"....

                      ...a minha resposta costuma ser: "E então? Eu numa semana faço 200km e tu? "

                      Comentário


                        #12
                        Não conheço bem os 1.4, mas tive um 1.5 lsi (90cv) que além de andar bem, não gastava muito.

                        Tudo depende do pé. O facto de ser vtec (que não se parece nem de perto com uma válvula) não é por si só garante de baixos consumos.

                        Há muito mais a ter em conta, desde relações de caixa, até à utilização dada ao carro. Em cidade uma caixa mais curta como a do 1.4 terá vantagem, já em acima dos 120 será mais dificil fazer bons consumos...

                        Para uma utilização ponderada, quer um quer outro são equivalentes, muito à custa da caixa mais curta do 1.4.


                        Cump.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por 4800rpm Ver Post
                          Em urbano nao e nada mau ate..e que te tal,puxa bem o gaijo?
                          tendo em conta que estamos falar de um 1.4is considero que o carro puxa muitíssimo bem, e que por incrível que pareça ate o acho bastante estável a curvar com piso seco, molhado não me sinto confiante.. lool

                          So tenho que dizer bem do carro, no meu caso é o EJ9 com jante R14...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                            Pior que guiar por €/km há quem se guie por...euros/dias

                            "Ah e tal...15€ dura-me para uma semana"....

                            ...a minha resposta costuma ser: "E então? Eu numa semana faço 200km e tu? "
                            Se tiveres o mesmo tipo de condução e o mesmo tipo de trajecto todas as semanas, pode-se fazer essa generalização.
                            Eu gasto 20€ de gasóleo por semana e faço cerca de 250/300 Km no mesmo trajecto, 99% das vezes dentro das mesmas condições.
                            Quando falo com colegas sobre consumos e gastos, costumo dizer "20€ por semana para mim, chegam-me".

                            Qual é mesmo o problema?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                              Isso dos valores é tudo muito relativo, para médias efectivas é com depósito cheio e com números de litros. No entanto tendo por base os 15€:

                              1 litro = 1.55€ (tendo por base a média, há mais caro e mais barato)

                              15€ = 9.6 litros

                              Ou seja, estamos a falar de uma média de pelo menos 9 litros aos 100, é elevado. Um 1.5 com VTEC terá que fazer médias bem mais baixas. Depois depende da condução, também já fiz 9l/100 em urbano e hoje em dia já conhecendo o carro consigo baixar para 8l/100 num 1.4 de 90cv.

                              Posso acrescentar ainda a minha última média, neste caso, mista e com velocidades em AE entre os 100 e os 120 kmh:

                              50€ a 1.519€ - 32.90 litros

                              420km total = 7.8 litros

                              Esta média não foi das melhores, no entanto, o máximo que já consegui em misto foi de 7, sendo que 6 só mesmo em 90% AE e com velocidade média de 100kmh.
                              Sim dá +/- 9.6 Litros, idas a Lisboa calmamente 35€ vou e venho dá 350km+/- feitos pela nacional. Tanto que tenho o 2.5tdi para os fins de semana e o 1.4is para o trabalho e dia a dia.. lool

                              Comentário


                                #16
                                TEnho um civic 1.4, tens toda a info sobre consumos e manutenção aqui:

                                Details: Honda - Civic - 1.4 is MA8 D14A2 - Spritmonitor.de

                                Em 40.000km tem uma média de 7,1 l/100km.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ruski Ver Post
                                  Se tiveres o mesmo tipo de condução e o mesmo tipo de trajecto todas as semanas, pode-se fazer essa generalização.
                                  Eu gasto 20€ de gasóleo por semana e faço cerca de 250/300 Km no mesmo trajecto, 99% das vezes dentro das mesmas condições.
                                  Quando falo com colegas sobre consumos e gastos, costumo dizer "20€ por semana para mim, chegam-me".

                                  Qual é mesmo o problema?
                                  O problema é que isso não são médias nenhumas. 20€ de combustivel numa semana não dá os mesmos litros que na semana seguinte, até porque o preço é variável de bomba para bomba e de semana para semana

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                    Sim dá +/- 9.6 Litros, idas a Lisboa calmamente 35€ vou e venho dá 350km+/- feitos pela nacional. Tanto que tenho o 2.5tdi para os fins de semana e o 1.4is para o trabalho e dia a dia.. lool
                                    Aqui sim já me estás a falar de médias boas, se fazes 350km com 35€ de gota ao preço médio de 1.55€/litro, dá algo à volta de 6.50litros/100.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por sergioalways Ver Post
                                      TEnho um civic 1.4, tens toda a info sobre consumos e manutenção aqui:

                                      Details: Honda - Civic - 1.4 is MA8 D14A2 - Spritmonitor.de

                                      Em 40.000km tem uma média de 7,1 l/100km.
                                      Tens exactamente o mesmo carro que eu, tens ali médias boas, aquelas da casa de 5 é em AE? A que velocidades?

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                        Tens exactamente o mesmo carro que eu, tens ali médias boas, aquelas da casa de 5 é em AE? A que velocidades?

                                        Também tenho diário de bordo cá.

                                        O Civic tem estado na garagem pois estou noutro país. Vou trazê-lo para Paris em Janeiro.

                                        Como tem a revisãoo feita vou apenas trocar a bateria que já tem uns anitos - já agora alguém sabe onde comprar uma bateria em condições para o Civic?

                                        Aquela média de 5,8 julgo que foi feita sobretudo em estradas secundárias entre os 60-90 km/h e AE com muita paciência e tempo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por sergioalways Ver Post
                                          Também tenho diário de bordo cá.

                                          O Civic tem estado na garagem pois estou noutro país. Vou trazê-lo para Paris em Janeiro.

                                          Como tem a revisãoo feita vou apenas trocar a bateria que já tem uns anitos - já agora alguém sabe onde comprar uma bateria em condições para o Civic?

                                          Aquela média de 5,8 julgo que foi feita sobretudo em estradas secundárias entre os 60-90 km/h e AE com muita paciência e tempo.
                                          A bateria qualquer uma serve, pagar mais por marca só se quiseres mesmo. Como te disse, tenho um igual ao teu, motorização e tudo, levou uma da norauto e está que é uma maravilha.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por sergioalways Ver Post
                                            TEnho um civic 1.4, tens toda a info sobre consumos e manutenção aqui:

                                            Details: Honda - Civic - 1.4 is MA8 D14A2 - Spritmonitor.de

                                            Em 40.000km tem uma média de 7,1 l/100km.
                                            Bem bom.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por sergioalways Ver Post
                                              Também tenho diário de bordo cá.

                                              O Civic tem estado na garagem pois estou noutro país. Vou trazê-lo para Paris em Janeiro.

                                              Como tem a revisãoo feita vou apenas trocar a bateria que já tem uns anitos - já agora alguém sabe onde comprar uma bateria em condições para o Civic?

                                              Aquela média de 5,8 julgo que foi feita sobretudo em estradas secundárias entre os 60-90 km/h e AE com muita paciência e tempo.



                                              Fica só indicação, de que as baterias tem duas unidades de medição.

                                              Desde que bateria cumpra os requisitos mínimos, está tudo bem.

                                              Já agora, sobre as unidades de medida e sua importância, fica o post a seguir.

                                              Relativamente a onde comprar baterias baratas, no tópico que também segue abaixo, é dar uma vista de olhos no E.Leclerc (se houver por perto).

                                              Aqui fica:



                                              http://forum.autohoje.com/boxes/9217...ca-ou-nao.html





                                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                              As baterias tem duas ordens de "grandeza"/potência e que são:

                                              - Letra "Ah" que equivale à amperagem hora e que é indicada por dois digitos seguido das letras, exemplo: "44 Ah"

                                              - Letras "A" que é a capacidade de arranque e que é indicada por três dígitos seguidos das letras, exemplo "600 A"

                                              O problema é que muitas baterias não trazem a capacidade de arranque indicadas nas mesmas.

                                              Sendo que o mais importante na hora de colocar o carro a trabalhar, será a capacidade de arranque (quanto maior melhor) e não a amperagem hora.

                                              Sendo o teu motor o 1.9SDI, os requisitos mínimos são: 70Ah e 640A (como já tinha referido acima)

                                              Agora acredito é que a tua capacidade de arranque possa estar enfraquecida.

                                              Em todo o caso e na procura de baterias, tenta ver se as mesmas tem as duas ordens de grandeza.

                                              É que poderá ter uma bateria com 74AH e 600A e outra com 70AH e 680A.

                                              A mais adequada e que terá mais potência para colocar o carro a trabalhar, será a de 70Ah e 680A.




                                              in: http://forum.autohoje.com/boxes/9217...ca-ou-nao.html

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                                tendo em conta que estamos falar de um 1.4is considero que o carro puxa muitíssimo bem, e que por incrível que pareça ate o acho bastante estável a curvar com piso seco, molhado não me sinto confiante.. lool

                                                So tenho que dizer bem do carro, no meu caso é o EJ9 com jante R14...
                                                Pois em piso molhado é um perigo
                                                Mas eu tambem penso q deve ser rapido de saida,que é o q mais me importa

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por sergioalways Ver Post
                                                  TEnho um civic 1.4, tens toda a info sobre consumos e manutenção aqui:

                                                  Details: Honda - Civic - 1.4 is MA8 D14A2 - Spritmonitor.de

                                                  Em 40.000km tem uma média de 7,1 l/100km.
                                                  obrigado desde ja,mas o modelo de que falo é o ej9 d14a4

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                                                    #27
                                                    Ficará sempre muito melhor servido com o 1.5. Já tive aqui na empresa um pouco de tudo, desde 3p., 4p., 5p. e aerodecks e garantidamente o 1.5 é melhor. Quanto ao equipamento, já tive aqui uma aerodeck 1.5 de 1998 que tinha tecto mas não tinha AC, portanto, não fazia parte do equipamento de série.

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                                                      #28
                                                      Nessa geração, sem sombra que o mais económico é o 1.5 iLS.

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        O 1.5 ira ser um carro mais agradavel em baixas, tem ligeiramente mais binario mas umas boas rotaçoes mais cedo.

                                                        Comentário


                                                          #30
                                                          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                          O 1.5 ira ser um carro mais agradavel em baixas, tem ligeiramente mais binario mas umas boas rotaçoes mais cedo.
                                                          O que mais me confunde e que ainda nao consegui compreender muito bem é o porque das performances de ambos os carros estarem tao proximas ainda que com uma diferença de 24 cv e 100cc entre os dois carros,nao deveria ser uma diferença maior?.. Sera que o facto do 1.4is ter uma acelaraçao muito proxima do 1.5 tem a ver com o 1.4is trabalhar com as 16v permanentemente enquanto o outro nao?ou nao tem nada a ver? em termos de consumos é evidente q o 1.5 consome menos,porem o 1.4 nao sera um autentico «borrachao». Quanto ao carro em si,para um 1400cc de 90cv nao sera uma arrastadeira,eu penso que deve andar bem mais que o meu 1.4i-dsi 83cv de 2007 nao?

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