agora vem ai a patrulha dos cavalos escondidos e dizer que os os vags é que são bons
medir 421 carros implica muitos factores com bastantes variaveis que podem adulterar a exactidão dos testes.
- 421 carros levam dias a fio a serem medidos.
- dias diferentes implicam temperaturas diferentes, percentagens de humidade diferentes, pressões atmosféricas diferentes e blah blah blah
- se for no mesmo banco, o desgaste dos rolos e o menor atrito alterar as medições
- a ventilação tinha de ser a mesma para todos.
sei lá mais eu o que mais pode aqui dar errado!
esse teste só serve para vender revistas e para uns marmanjos irem a correr comprar um seat
Este teste só apanha de surpresa quem não percebe muito sobre questões técnicas relacionadas com o mundo automóvel, e nem preciso de entrar no lado estratégico do marketing e da promoção própria.
Há imensos factores que condicionam este tipo de medições, aliás, é impossível medir com exactidão (na prática) dada a natureza da questão. É tão normal que um motor faça menos cavalos como um que faça mais e devem ser muito mas muito poucos os motores que façam os cavalos anunciados.
Sinceramente é uma questão que em nada me preocupa. Acho muito mais preocupante motores saírem com problemas conhecidos e crónicos e não serem corrigidos em lançamentos futuros.
agora vem ai a patrulha dos cavalos escondidos e dizer que os os vags é que são bons
medir 421 carros implica muitos factores com bastantes variaveis que podem adulterar a exactidão dos testes.
- 421 carros levam dias a fio a serem medidos.
- dias diferentes implicam temperaturas diferentes, percentagens de humidade diferentes, pressões atmosféricas diferentes e blah blah blah
- se for no mesmo banco, o desgaste dos rolos e o menor atrito alterar as medições
- a ventilação tinha de ser a mesma para todos.
sei lá mais eu o que mais pode aqui dar errado!
esse teste só serve para vender revistas e para uns marmanjos irem a correr comprar um seat
Os bancos de potência fazem compensações a nível de pressões atmosféricas, temperaturas e a qualquer outro parâmetro atmosférico que possa alterar as medições...
Se os testes forem feitos em ambientes controlados e isolados, não existem diferenças significativas entre testes.
Uma empresa tinha uma pequena frota de carros iguais (Focus tdci, penso que de 110 cv) e os vários condutores decidiram fazer uma pequena brincadeira: juntaram-se, marcaram numa casa da especialidade e foi cada um com "seu" carro ao banco de ensaio. Foram 12 ou 13 os que se associaram à brincadeira. Todos os carros são rigorosamente iguais (até na cor frigorifico) e a quilometragem não deve ser demasiado diferente uma vez que são todos de renting e vieram na mesma altura. Claro que uns serão mais "puxados" que outros, terão pneus em diferente estado de desgaste, mas a parte mais curiosa vem agora:
A variação de potência e binário foi enorme! Disse o meu amigo que fez parte do grupo que entre o mais "potente" e o "menos" houve uma variação de quase 20 cv e 40 nm de binário!
PS - nenhum dos carro está reprogramado, isto dito por ele. O que ele costuma usar ficou a meio da tabela tendo debitado um cadito menos dos cv declarados e o binário idem. Isto foi feito no Norte do país.
Uma empresa tinha uma pequena frota de carros iguais (Focus tdci, penso que de 110 cv) e os vários condutores decidiram fazer uma pequena brincadeira: juntaram-se, marcaram numa casa da especialidade e foi cada um com "seu" carro ao banco de ensaio. Foram 12 ou 13 os que se associaram à brincadeira. Todos os carros são rigorosamente iguais (até na cor frigorifico) e a quilometragem não deve ser demasiado diferente uma vez que são todos de renting e vieram na mesma altura. Claro que uns serão mais "puxados" que outros, terão pneus em diferente estado de desgaste, mas a parte mais curiosa vem agora:
A variação de potência e binário foi enorme! Disse o meu amigo que fez parte do grupo que entre o mais "potente" e o "menos" houve uma variação de quase 20 cv e 40 nm de binário!
PS - nenhum dos carro está reprogramado, isto dito por ele. O que ele costuma usar ficou a meio da tabela tendo debitado um cadito menos dos cv declarados e o binário idem. Isto foi feito no Norte do país.
ai se me calhava um dos que tivesse menos cv/nm. que frustração! havia de ser bonito andar à "guerra" com os meus colegas! já agora, o patrao pagou os ensaios?
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