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    citroen saxo exclusive

    Boa noite a todos, tenho um citroen saxo exclusive e reparei que sempre que ligo o carro ele fica mais acelerado e as rotações sobem para as 10 mil (penso que não é normal pois deveria estar a 0 a nao ser que eu usa-se o acelerador) outra questão é que quando eu dou a chave sem ligar o carro acende a luz do motor e fica sempre acesa, só depois de ligar o carro é que ela apaga.
    Não percebo nada de mecanica por isso é que vim aqui pedir a vossa ajuda.

    Cumpz.

    #2
    Aparentemente, o que descreves é o normal.


    Qua
    ndo pões o carro a trabalhar a frio, ao ralenti é normal que o motor esteja as 1.000 - 1.100 RPM (Rotações Por Minuto).
    A quente, por volta das 900 rpm.



    Quanto à luz do motor, tb é normal que, ao ligar a ignição, acendam as luzes de diagóstico: óleo, temperatura, motor e, julgo eu, bateria e travões.


    Editado pela última vez por Agent; 23 December 2013, 20:26.

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      #3
      Obrigado pela resposta, mas a minha duvida sobre as rotações continua, pois tenho outro carro e já vi tambem no de um colega meu que as rotações estão a 0 a nao ser que acelere.

      Comentário


        #4
        É impossível um carro estar a trabalhar e as rotações no 0...
        como descreveram a cima, a frio estão por volta das 1000/1100 e a frio descem ligeiramente.
        Quanto às luzes, acende sempre a resistência, bateria, óleo...mas passado algum tempo algumas apagam.
        Tb tenho um saxo.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por playerpt Ver Post
          Obrigado pela resposta, mas a minha duvida sobre as rotações continua, pois tenho outro carro e já vi tambem no de um colega meu que as rotações estão a 0 a nao ser que acelere.
          a partir do momento em que o motor esteja a trabalhar as rotações não podem ser zero, ai é ponto acente. como ja disseram acima, quando o carro esta a trabalhar, as rotações costumam estar entre as 900 e as 1000/1100 RPM .. outra coisa nao podem ser 10 mil como disseste acima, quase nenhuma carro vai a essas rotações, mesmo em red-line, salvo alguns casos, em suma se viste algum carro com as rotaçoes a zero com o motor a trabalhar, é porque algo estva mal no quadrante. mas fizeste bem em perguntar, é para isso que a malta aqui esta

          Comentário


            #6
            O teu esta bom. O do teu colega é que tem problema.

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              #7
              Se o motor está a trabalhar então está a rodar.
              Logo, as rotações nunca podem ser 0.
              Estás a ver a lógica?

              Comentário


                #8
                Impossível trabalhar sem rotações, o carro do teu colega secalhar tem o manómetro avariado

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por playerpt Ver Post
                  Não percebo nada de mecanica por isso é que vim aqui pedir a vossa ajuda.

                  Cumpz.
                  Tens carta de conduçao ? Se sim há quanto tempo ?

                  É inacreditável que nao saibas de como se comporta um motor quando é ligado no tempo frio, e que o sistema faz um check up, (daí ligarem-se uma serie de luzes), quando ligas a igniçao !

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por playerpt Ver Post
                    Obrigado pela resposta, mas a minha duvida sobre as rotações continua, pois tenho outro carro e já vi tambem no de um colega meu que as rotações estão a 0 a nao ser que acelere.
                    Estás no gozo ou no trollanço, certo?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                      É impossível um carro estar a trabalhar e as rotações no 0...
                      como descreveram a cima, a frio estão por volta das 1000/1100 e a frio descem ligeiramente.
                      Quanto às luzes, acende sempre a resistência, bateria, óleo...mas passado algum tempo algumas apagam.
                      Tb tenho um saxo.


                      Estavas distraído...

                      A quente.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por playerpt Ver Post
                        Boa noite a todos, tenho um citroen saxo exclusive e reparei que sempre que ligo o carro ele fica mais acelerado e as rotações sobem para as 10 mil (penso que não é normal pois deveria estar a 0 a nao ser que eu usa-se o acelerador) outra questão é que quando eu dou a chave sem ligar o carro acende a luz do motor e fica sempre acesa, só depois de ligar o carro é que ela apaga.
                        Não percebo nada de mecanica por isso é que vim aqui pedir a vossa ajuda.

                        Cumpz.
                        nunca trocaste as juntas do carburador?

                        Comentário


                          #13
                          Minha nossa senhora

                          Comentário


                            #14
                            Isto só pode ser gozo.

                            Comentário


                              #15
                              Tenham la calma, como o user disse:

                              Originalmente Colocado por playerpt Ver Post
                              Não percebo nada de mecanica por isso é que vim aqui pedir a vossa ajuda.

                              Quanto as tuas duvidas:

                              Um carro a gasolina, quando se liga a frio, para aquecer o catalisador e o proprio motor, faz o chamado de Cold Start. Ou seja, aumenta ligeiramente a rotaçao, para as 1100-1200rpm dependendo do motor. Isso é completamente normal, e ate os Diesel fazem o mesmo mas bem menos notavel (aumetam 100rpm se tanto, mas ha carros que se nota um ligeiro aumento da rotaçao).

                              Quanto à luz, é normal com a igniçao ligada, ficarem algumas luzes ligadas, no caso do Xsara ca de casa, é a luz da bateria, motor e travao de mao. O importante é quando se liga o motor, nao haja nenhuma luz acessa, tirando a reserva se ele tiver pouca gota ou a luz dos medios/maximos se for o caso de indicar.

                              Uma pequena correçao, nao sao 10.000 rotaçoes, as rotaçoes leêm-se sempre nos milhares, e basta veres o quadrante do Saxo para indicar a meio ''x100'', ou seja, sao 10x100=1000 rotaçoes por minuto (ou 2000, 3000, 4000 por ai fora). E nenhum motor ligado indica 0 rotaçoes, se isso acontecer podera ser problema no quadrante.

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