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Luz do oleo acende

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    Luz do oleo acende

    Boa tarde!
    Tenho uma chrysler voyager 2.5.crd de 2001.
    O meu problema é quando faço a viagem de Aveiro a Vila Real, no topo da serra do Marão ela acende por uns segundos a luz do oleo e depois apaga.
    No dia á dia casa trabalho ou condução em auto-estrada (tipo Aveiro-Porto 120/140KMh) nunca acendeu.
    O nivél do oleo está quase no máximo da marca da vareta, o estranho é que só no final da subida da serra é o unico local em que acende e já é a segunda vez.
    Algumas ideias antes de ir a uma oficina?

    att

    Maia

    #2
    Acontece-te quando chegas ao alto de espinho no sentido Amarante-Vila Real ou no sentido inverso? Poderá ser, e isto é uma suposição, que a bomba de óleo esteja a dar as últimas e após o esforço da subida, quando o motor deixa de estar sobre tanto esforço, possa dar um sinal qualquer. Um abraço,

    Comentário


      #3
      Quando a luz de oleo acende por norma tem a ver com a pressão do circuito do oleo.
      Apontava para a bomba do oleo que se provavelmente se ressente ao fim desse esforço. Mas visto que é uma situação esporádica eu nao me preocupava

      Comentário


        #4
        Se tens o nível do óleo no máximo, não te preocupes.

        Comentário


          #5
          O motor é que produz o esforço na subida e não a bomba.

          Eu também não me preocupava.

          Comentário


            #6
            Eu preocupava-me, e bastante! É das "luzes do quadrante" que mais me arrepiam, caso algum dia acendam em andamento

            Tem quantos kms, o carro? Sempre teve revisões a tempo e horas? O óleo e o filtro, tem pouco tempo?

            É que isso, na minha opinião, claro, poderá ser a bomba d'óleo a dar os últimos suspiros (formação de borras devido a mistura de óleos / alguma manutenção em atraso). Nada como tirar o cárter e ver isso caso o problema persista.

            Comentário


              #7
              A única razão lógica que eu vejo neste momento dadas as condições em que aparece a luz é apenas a hipótese de, chegado ao topo do Marão, ser um pouco mais inclinado e a bomba não puxar por uns instantes o óleo.

              Não vejo que mais possa ser.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Se tens o nível do óleo no máximo, não te preocupes.
                Excelente conselho se ele não gostar do motor

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                  Excelente conselho se ele não gostar do motor
                  Se o eblase me permite, trata-se de bom senso.

                  Ninguém no seu perfeito juízo vai estar agora a colocar o carro na oficina para desmontarem o motor e de seguida a bomba só para verem se existe algum problema ou não.

                  Trata-se duma situação tão mas tão esporádica, em que só acontece no pico de uma subida, que me parece completamente ridiculo estar-se a proceder a qualquer intervenção.
                  Se o user nadar em dinheiro, então força.
                  Se for como 90% dos portugueses já acho uma estupidez.

                  Mas se quiser testar algo então que compre a válvula de pressão de óleo. É menos uma coisa a ver e a descartar...e fica barato.

                  Comentário


                    #10
                    Desculpem lá mas a falta de pressão de óleo não é uma situação que se possa descurar e viver com isso.

                    No meu ver há aqui 2 hipóteses: a barata e a cara. A barata é ser o sensor de óleo que está a começar a medir mal e no fim da subida, talvez pelo óleo estar um pouco mais quente e fluído, baixa um pouco a pressão e o sensor erradamente assume como não tendo nenhuma.

                    A cara é efectivamente existir algum problema coma bomba de óleo ou no circuito do óleo. Muitas vezes é só obstruções na sonda que se encontra no cárter e a limpeza nem é muito cara pois é só tirar o cárter fora.

                    De qualquer forma eu não deixava isto impune pois um motor para esse carro, além de certamente não ser fácil encontrar devido à especificidade desse modelo, não deve ficar nada barato. Nada mesmo. Começa por trocar o sensor do óleo por um novo.

                    Cumprimentos.

                    Comentário


                      #11
                      boa tarde!
                      a subida é a pior, ou seja do Porto para Vila Real mesmo no final a seguir á pousada, em sentido inverso nada.
                      a carrinha está com 180000km +-, falta-me +- 1000km para a revisão dos 10000km onde troco sempre o oleo e os respectivos filtros.
                      De qualquer das formas na próxima segunda-feira vou fazer a troca do oleo e pedir para verificarem se existem borras no oleo, pois até podem ter colocado um oleo fraco na ultima revisão.

                      obrigado a todos pelos vossos posts, mais ideias vão colocando,

                      Comentário


                        #12
                        respondi mais em baixo,obrigado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                          Desculpem lá mas a falta de pressão de óleo não é uma situação que se possa descurar e viver com isso.
                          Dada a insignificância que é este caso?e na situação tão pontual e esporádica que é?
                          Sim, eu viveria depois de óleo e sensores trocados.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                            Dada a insignificância que é este caso?e na situação tão pontual e esporádica que é?
                            Sim, eu viveria depois de óleo e sensores trocados.
                            Então fazes mal MadDragon pois já vi 2 casos em que andaram a ignorar porque o carro tinha óleo e afinal era a bomba a avisar que estava a entregar a alma ao criador e na outra a sonda quase obstruída. Resultado: 2 motores para o lixo.

                            As coisas são como são, apesar de por vezes não querermos ver .

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                              Se o eblase me permite, trata-se de bom senso.

                              Ninguém no seu perfeito juízo vai estar agora a colocar o carro na oficina para desmontarem o motor e de seguida a bomba só para verem se existe algum problema ou não.

                              Trata-se duma situação tão mas tão esporádica, em que só acontece no pico de uma subida, que me parece completamente ridiculo estar-se a proceder a qualquer intervenção.
                              Se o user nadar em dinheiro, então força.
                              Se for como 90% dos portugueses já acho uma estupidez.

                              Mas se quiser testar algo então que compre a válvula de pressão de óleo. É menos uma coisa a ver e a descartar...e fica barato.

                              Está respondido

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                                Excelente conselho se ele não gostar do motor
                                Um motor diesel, 180000kms e já está a berrar? Houve muita falta de manutenção correcta... quem é que não tem andado a gostar do motor?

                                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                Se o eblase me permite, trata-se de bom senso.

                                Ninguém no seu perfeito juízo vai estar agora a colocar o carro na oficina para desmontarem o motor e de seguida a bomba só para verem se existe algum problema ou não.

                                Trata-se duma situação tão mas tão esporádica, em que só acontece no pico de uma subida, que me parece completamente ridiculo estar-se a proceder a qualquer intervenção.
                                Se o user nadar em dinheiro, então força.
                                Se for como 90% dos portugueses já acho uma estupidez.

                                Mas se quiser testar algo então que compre a válvula de pressão de óleo. É menos uma coisa a ver e a descartar...e fica barato.
                                A negrito. Contudo ao desmontar o cárter e já se pode ver o estado do chupador. Se está assim:


                                Óleo errado, mudança de óleo adiada, percursos citadinos e puff! Depois os motores é que não prestam.

                                Se tiver assim:


                                Óleo a tempo e horas.....

                                Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                Desculpem lá mas a falta de pressão de óleo não é uma situação que se possa descurar e viver com isso.

                                No meu ver há aqui 2 hipóteses: a barata e a cara. A barata é ser o sensor de óleo que está a começar a medir mal e no fim da subida, talvez pelo óleo estar um pouco mais quente e fluído, baixa um pouco a pressão e o sensor erradamente assume como não tendo nenhuma.

                                A cara é efectivamente existir algum problema coma bomba de óleo ou no circuito do óleo. Muitas vezes é só obstruções na sonda que se encontra no cárter e a limpeza nem é muito cara pois é só tirar o cárter fora.

                                De qualquer forma eu não deixava isto impune pois um motor para esse carro, além de certamente não ser fácil encontrar devido à especificidade desse modelo, não deve ficar nada barato. Nada mesmo. Começa por trocar o sensor do óleo por um novo.

                                Cumprimentos.
                                Sim pode ser só o sensor de pressão. Sem desmontar muita coisa, pode-se usar um multimetro para medir a resistência do mesmo. Ou mais simples, mal encaixado

                                Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                Então fazes mal MadDragon pois já vi 2 casos em que andaram a ignorar porque o carro tinha óleo e afinal era a bomba a avisar que estava a entregar a alma ao criador e na outra a sonda quase obstruída. Resultado: 2 motores para o lixo.

                                As coisas são como são, apesar de por vezes não querermos ver .
                                As coisas são como são. Uma bomba não avaria só porque sim.. óleo inadequado ou manutenção descurada e aí podemos ter problemas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                  Um motor diesel, 180000kms e já está a berrar? Houve muita falta de manutenção correcta... quem é que não tem andado a gostar do motor?



                                  A negrito. Contudo ao desmontar o cárter e já se pode ver o estado do chupador. Se está assim:


                                  Óleo errado, mudança de óleo adiada, percursos citadinos e puff! Depois os motores é que não prestam.

                                  Se tiver assim:


                                  Óleo a tempo e horas.....



                                  Sim pode ser só o sensor de pressão. Sem desmontar muita coisa, pode-se usar um multimetro para medir a resistência do mesmo. Ou mais simples, mal encaixado



                                  As coisas são como são. Uma bomba não avaria só porque sim.. óleo inadequado ou manutenção descurada e aí podemos ter problemas.

                                  excelente post eblase , obrigado!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                    As coisas são como são. Uma bomba não avaria só porque sim.. óleo inadequado ou manutenção descurada e aí podemos ter problemas.
                                    Infelizmente nem todas as bombas aguentam o que era suposto.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Claro. Bora montar uma nova.... igual.

                                      Comentário

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