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    Audi pouco potente

    Boas após 4 meses de condução com o meu a3 1.6 sport de 99 venho dizer que acho o motor pouco potente e que nem parece que tem lá os anunciados 102 cavalos . E certo que sou fã de turbinados mas acho que este atmosférico e um pouco molengão entao em subidas e bastante fraco , so lhe consigo achar piada em AE . De resto tirando claro os consumos o carro e muito bom . Partilham da mesma opinião ?

    #2
    É um 1.6 de pouco mais de 100 CV´s, num carro já algo pesado...querias milagres?

    Para a sua altura, apesar de estar na média, já nem era dos mais lestos 1.6.... Esse motor foi mais pensado nesse carro para o "conforto" de utilização do que para velocidades.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por marinho4 Ver Post
      Boas após 4 meses de condução com o meu a3 1.6 sport de 99 venho dizer que acho o motor pouco potente e que nem parece que tem lá os anunciados 102 cavalos . E certo que sou fã de turbinados mas acho que este atmosférico e um pouco molengão entao em subidas e bastante fraco , so lhe consigo achar piada em AE . De resto tirando claro os consumos o carro e muito bom . Partilham da mesma opinião ?


      Quer parecer é que tu estarias à espera de mais, do que afinal é.

      É um carro com potência a rondar os 100cv... como tal, não será arrastadeira... mas também não será carro de corridas.

      Cumpre que será o que interessa para a maioria.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por marinho4 Ver Post
        Boas após 4 meses de condução com o meu a3 1.6 sport de 99 venho dizer que acho o motor pouco potente e que nem parece que tem lá os anunciados 102 cavalos . E certo que sou fã de turbinados mas acho que este atmosférico e um pouco molengão entao em subidas e bastante fraco , so lhe consigo achar piada em AE . De resto tirando claro os consumos o carro e muito bom . Partilham da mesma opinião ?
        Talvez estejas é a pedir ao motor um tipo de comportamento que ele nunca teve.

        Quando dizes que ele em subidas é bastante fraco, estás a comparar com o quê e em que condições?

        É que se comparares com um simples 1.9 Tdi de 99 (90cv) na última mudança às 2.500 rpm, o teu vai parecer sempre fraco.
        Mas objectivamente, para teres uma potência disponível no teu motor similar à que o 1.9 TDI tem às 2.500 rpm, terás de ir para rotações bem mais elevadas no teu , o que implicará possivelmente ires com algumas mudanças abaixo (e um consumo maior, claro).

        Em aceleração pura, e puxando os dois ao limite, o teu tem obrigação de ser mais rápido que o 1.9 TDI de 90cv.

        Mas depois tens outras vantagens, como um motor muito mais sereno e silencioso em cidade.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          Talvez estejas é a pedir ao motor um tipo de comportamento que ele nunca teve.

          Quando dizes que ele em subidas é bastante fraco, estás a comparar com o quê e em que condições?

          É que se comparares com um simples 1.9 Tdi de 99 (90cv) na última mudança às 2.500 rpm, o teu vai parecer sempre fraco.
          Mas objectivamente, para teres uma potência disponível no teu motor similar à que o 1.9 TDI tem às 2.500 rpm, terás de ir para rotações bem mais elevadas no teu , o que implicará possivelmente ires com algumas mudanças abaixo (e um consumo maior, claro).

          Em aceleração pura, e puxando os dois ao limite, o teu tem obrigação de ser mais rápido que o 1.9 TDI de 90cv.

          Mas depois tens outras vantagens, como um motor muito mais sereno e silencioso em cidade.
          Podes mesmo comparar com o 110cv.
          claro que o tdi tem muito melhores recuperações, mas na mudança certa, o 1.6 dará sempre luta.
          a alta velocidade, os gasolina sentem-se mais à vontade que os tdi!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
            Podes mesmo comparar com o 110cv.
            claro que o tdi tem muito melhores recuperações, mas na mudança certa, o 1.6 dará sempre luta.
            Sou suspeito, mas tenho as minhas dúvidas... (mas aí também depende um bocado do que cada um encara como "dar luta", claro)

            É que o 1.9 TDI (110cv), ainda para os parâmetros de hoje, mexe-se francamente bem para o nível de potência.

            Comentário


              #7
              esse carro ão foi projectado para andar muito, mas tambem para nao andar a arrastar-se...
              Andar pouco é um bocado relativo

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                Sou suspeito, mas tenho as minhas dúvidas... (mas aí também depende um bocado do que cada um encara como "dar luta", claro)

                É que o 1.9 TDI (110cv), ainda para os parâmetros de hoje, mexe-se francamente bem para o nível de potência.
                Conheço bem os dois motores, e sim , o 1.6 dá alguma luta (mais do que à partida até se pode imaginar), mas o 1.9 acaba sempre em cima

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                  Sou suspeito, mas tenho as minhas dúvidas... (mas aí também depende um bocado do que cada um encara como "dar luta", claro)

                  É que o 1.9 TDI (110cv), ainda para os parâmetros de hoje, mexe-se francamente bem para o nível de potência.
                  em acelerações e velocidade máxima, as diferenças sao mínimas.
                  no dia a dia, onde as recuperações (força) sao importantes, a diferença é bem notóri a favor do tdi.

                  Comentário


                    #10
                    Binário ma friends, binário...

                    Comentário


                      #11
                      Para isso, tinha optado simplesmente pelo Audi A3 1.8 20v de 125 cv que superior em tudo face ao 1600 cc e não gasta muito mais e esse sim é capaz de superar em perfomances um Tdi de 110 cv!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por addt Ver Post
                        Para isso, tinha optado simplesmente pelo Audi A3 1.8 20v de 125 cv que superior em tudo face ao 1600 cc e não gasta muito mais e esse sim é capaz de superar em perfomances um Tdi de 110 cv!!
                        Mal seria se não superasse...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por marinho4 Ver Post
                          Partilham da mesma opinião ?
                          não.
                          esse carro não terá um problema qualquer?
                          é que já conduzi vários e apesar dos mais de 1300kgs o carro mexe-se bem!

                          outra hipótese é tu estares à espera que o carro seja uma coisa que não é!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por marinho4 Ver Post
                            Boas após 4 meses de condução com o meu a3 1.6 sport de 99 venho dizer que acho o motor pouco potente e que nem parece que tem lá os anunciados 102 cavalos . E certo que sou fã de turbinados mas acho que este atmosférico e um pouco molengão entao em subidas e bastante fraco , so lhe consigo achar piada em AE . De resto tirando claro os consumos o carro e muito bom . Partilham da mesma opinião ?
                            Partilho.

                            O 1.6 é pastelão no A3, mas cumpre.
                            Acho que tens as espectativas demasiado elevadas.

                            Comentário


                              #15
                              Isto de comprar carros às cegas...

                              Comentário


                                #16
                                O factor Sport na designação do modelo parece-me ter criado em ti expectativas demasiado elevadas em relação ao desempenho do carro. Então associado ao nome poderá ainda ter-te toldado mais e criado ilusões acerca do 1.6.

                                Um abraço,

                                Comentário


                                  #17
                                  Greetings!

                                  Já tive esse motor.
                                  Só a partir das 4000rpm é que tem alguma "vida".

                                  Deves conseguir dar 210km/h na descida da Crel.

                                  Cumprimentos

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                                    Sou suspeito, mas tenho as minhas dúvidas... (mas aí também depende um bocado do que cada um encara como "dar luta", claro)

                                    É que o 1.9 TDI (110cv), ainda para os parâmetros de hoje, mexe-se francamente bem para o nível de potência.
                                    Olha que...

                                    As recuperações são sempre dos tdis, mas em aceleração pura, as coisas ficam mais parecidas. Ainda assim, o tdi de 110cv ganha. E concordo contigo quando dizes que ainda dá bem conta de si, nos dias de hoje.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Marinho, o carro não é um foguete e se procuras condução "desportiva" tens que o colocar a rpms altas e isso tem as consequências que tem.

                                      Conheço quem tenha feito uma repro para 130cv e está satisfeito com o desempenho, mas confesso que nunca experimentei após a alteração. Já o que tive (toledo com este motor) sempre chegou para o que queria e é bem mais agradável de conduzir que o 1.7 CDTI que tenho agora (gostos).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Repro num 1.6 atmosferico ??

                                        Para ter 130cvs nesse 1.6 tem de ter material , desde linha de escape , colectores , admissao trabalhada e mesmo assim ...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se é assim mesmo como dizes tens de "aprender" a conduzir o carro a gasolina e a conhece-lo.
                                          Utiliza a faixa de rotações toda do motor.
                                          Prepara as ultrapassagens em antecipação e usufrui da máquina.
                                          Uma manutenção cuidada velas, cabos das velas, filtros, etc e talvez um filtro de ar K&N pode melhorar algo mas nunca vais ter a disponibilidade de baixas que tens num diesel turbinado mesmo de potência inferior.
                                          O problema destes carros é que envolvem todos uma mística: "Audi A3 Sport" parece um vencedor de le mans mas não é

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                                            #22
                                            Não ha milagres, embora não sabia qual o teu termo de comparação.

                                            Conheço bem esse motor num A4 e aí sim a coisa é complicada e aproxima-se da submotorização, mas é a vida! Ou usas e abusas da caixa ou não muito mais a fazer a não ser trocar!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Depende muito do que cada um está habituado, mas eu não trocava um tdi 110 por este motor.

                                              O a3 sport 3p tem uma tara de 1165 kgs. Claro que os 100 cvs não fazem milagres, mas além da simplicidade mecânica, consegue ser bastante elástico e despachado em baixas roatções.

                                              É frequente retomar abaixo das 1.000 rpm em 4ª e mesmo em 5ª sem queixumes. Este comportamento levou-me a esquecer a superior economia do tdi.

                                              Agora quem quer potência e pontapé nas costas, há coisas bem melhores no mercado


                                              Cump.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                                é que já conduzi vários e apesar dos mais de 1300kgs o carro mexe-se bem!
                                                Mais de 1.300 kg ?

                                                Não querias dizer antes cerca de 1.100 kg ?

                                                O pessoal adora dar opiniões, mas nem sempre muito fundamentadas.

                                                O carro se não tiver nenhum problema é um carro que anda benzinho, não sendo nenhum canhão, na mesma altura o seu rival golf tinha um motor 1,4 de 75 cv.

                                                Já agora:

                                                http://www.audi.de/content/dam/ngw/p..._a3_ab1_16.pdf

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O Golf também tinha o 1.6 102 cv na gama.

                                                  O carro não é uma super máquina em performance pura, mas é relativamente elástico e torna-se agradável por isso. É um motor competente.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post

                                                    Não querias dizer antes cerca de 1.100 kg

                                                    o meu chaço a zagoil pesa 1325 e este duvido que pese menos 200 e tal kg.
                                                    mandei o numero ao ar mas não deve estar muito longe do que realmente pesa.

                                                    quando soube o peso em concreto, e real, já confirmo isso.

                                                    esse 1100 soam-me a pouco....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não conhecendo o motor em questão.Mas parece-me que esse 1.6 para carro que é concebido é bastante suficiente,não é nenhum carro de corridas.Se calhar tavas á espera de coisa melhor.

                                                      Tens algo dentro da mesma gama 1.6 com uns pozinhos a mais que é o casso dos 1.6 PSA(neste caso 206/106gti e saxo cup)esses são considerados carros de corridas.Apenas não têm o equipamento e a segurança que o audi trás.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                        Repro num 1.6 atmosferico ??

                                                        Para ter 130cvs nesse 1.6 tem de ter material , desde linha de escape , colectores , admissao trabalhada e mesmo assim ...
                                                        Miguel, só te estou a vender o peixe ao preço que me venderam a mim. Eu não fui ao banco de potência para ver se tem mesmo esses cavalos todos, nem tão pouco consigo saber isso de outra forma. Não tenho qualquer motivo para achar que é mentira, mas nunca se sabe.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                                          Depende muito do que cada um está habituado, mas eu não trocava um tdi 110 por este motor.

                                                          O a3 sport 3p tem uma tara de 1165 kgs. Claro que os 100 cvs não fazem milagres, mas além da simplicidade mecânica, consegue ser bastante elástico e despachado em baixas roatções.

                                                          É frequente retomar abaixo das 1.000 rpm em 4ª e mesmo em 5ª sem queixumes. Este comportamento levou-me a esquecer a superior economia do tdi.

                                                          Agora quem quer potência e pontapé nas costas, há coisas bem melhores no mercado


                                                          Cump.
                                                          Verdade, verdadinha

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                                            Não conhecendo o motor em questão.Mas parece-me que esse 1.6 para carro que é concebido é bastante suficiente,não é nenhum carro de corridas.Se calhar tavas á espera de coisa melhor.

                                                            Tens algo dentro da mesma gama 1.6 com uns pozinhos a mais que é o casso dos 1.6 PSA(neste caso 206/106gti e saxo cup)esses são considerados carros de corridas.Apenas não têm o equipamento e a segurança que o audi trás.
                                                            Sem sequer ir ver dados e valores, arrisco-me a dizer que um A3 com o 1.6 de 120 cv PSA (e com a caixa original, não a PSA) ia ficar uma miséria, em termos de condução no dia-a-dia.

                                                            Em relação à repro, é possível fazê-la, mas por meia dúzia de cavalos...num motor atmosférico, sem haver port & polish e outras mexidas no interior do bloco, de pouco vale. A menos que falemos de um motor que vem propositadamente com um colector/ borboleta de admissão/ escape muito restritivos e que, ao serem trocados, pedem um ajuste no mapa da centralina.

                                                            Comentário

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