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Junta de cabeça que queimou

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    Junta de cabeça que queimou

    Aconteceu-me ontem. Circulava a velocidade normal, o aviso de temperatura excessiva acendeu, desliguei de imediato, e parei na faixa lateral da autoestrada. O carro foi carregado no reboque e ficaram manchas de água e óleo no pavimento.

    O motor é um 1.1 a gasolina (Citroen C3), com 75.000 Km.

    Fiquei espantado (e incomodado).

    #2
    Se ficaram manchas de óleo e agua no chão, é porque existe aí alguma fuga... e não é da junta da cabeça.

    Comentário


      #3
      Excepto se for óleo e água misturados.

      Comentário


        #4
        É água e óleo misturado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ton Ver Post
          Aconteceu-me ontem. Circulava a velocidade normal, o aviso de temperatura excessiva acendeu, desliguei de imediato, e parei na faixa lateral da autoestrada. O carro foi carregado no reboque e ficaram manchas de água e óleo no pavimento.

          O motor é um 1.1 a gasolina (Citroen C3), com 75.000 Km.

          Fiquei espantado (e incomodado).
          são coisas que acontecem

          Comentário


            #6
            Falta de liquido refrigerante ou isso nao tem nada a ver ?

            Comentário


              #7
              De que ano é o C3? Estou a ver que esse problema irá assombrar para sempre os blocos TU da PSA

              Comentário


                #8
                Lamento imenso o sucedido.
                Já sabes alguma coisa de custos? abc

                Comentário


                  #9
                  Nunca percebi a mania de alguns fabricantes em não meter um manómetro da temperatura num carro. Para mim é um instrumento essencial durante a condução, e em muitos casos poderia evitar danos de maior em caso de sobreaquecimentos, já que o condutor ao ver o ponteiro um pouco acima do que deve, suspeita logo e toma a devidas precauções se for preciso imobilizar o carro. No caso das luzes avisadoras isso não acontece e ainda para mais a maioria delas já só acende a uma temperatura muitíssimo elevada, e já com danos causados no sistema de refrigeração.

                  Comentário


                    #10
                    Pois, por acaso os TU volta e meia queimam juntas. Tal como os FIRE da Fiat (e os K da Rover, mas nesses o espectro de motores afectados ainda é maior).

                    Lado positivo: nestes TU não é assim tão caro de arranjar quanto isso e não é muito difícil para um mecânico normal.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                      Excepto se for óleo e água misturados.
                      Junta queimada não verte para fora (pelo menos nunca vi). Se está no chão penso que deverá de ter uma fuga de água e consequentemente queimou a junta, passando o óleo para o circuito...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por vascoh Ver Post
                        Junta queimada não verte para fora (pelo menos nunca vi). Se está no chão penso que deverá de ter uma fuga de água e consequentemente queimou a junta, passando o óleo para o circuito...
                        Termostato cola fechado... O motor sobraquece e a junta queima... O aumento de pressao nos tubos pode levar à rotura de um ou à saída da água pela tampa do reservatório

                        Comentário


                          #13
                          Amigo, compra uma junta do cabeçote nova, retifica o mesmo, e uma válvula termostática nova

                          Comentário


                            #14
                            é por tal motivo que sempre compro carros que tenham manometros com ponteiro da temperatura , tive um saxo 1.5D que não tinha, o primeiro que fiz foi instalar um , fica feio ....mas fico descansado.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                              é por tal motivo que sempre compro carros que tenham manometros com ponteiro da temperatura , tive um saxo 1.5D que não tinha, o primeiro que fiz foi instalar um , fica feio ....mas fico descansado.
                              Eu tambei pensava assim até gripar um motor (rotura de um tubo) sem que o ponteiro do Clio II 1.9D se tenha mexido do meio para cima.

                              De qualquer forma continuo a preferir com ponteiro mas passei a desvalorizar um pouco o que lá está mostrado

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                é por tal motivo que sempre compro carros que tenham manometros com ponteiro da temperatura , tive um saxo 1.5D que não tinha, o primeiro que fiz foi instalar um , fica feio ....mas fico descansado.
                                A primeira coisa que olho num quadrante é o marcador de temperatura. Se for de ponteiro, é melhor ainda.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                  Eu tambei pensava assim até gripar um motor (rotura de um tubo) sem que o ponteiro do Clio II 1.9D se tenha mexido do meio para cima.

                                  De qualquer forma continuo a preferir com ponteiro mas passei a desvalorizar um pouco o que lá está mostrado
                                  Exactamente. O tempo que demora até que a informação seja dada...já a junta/motor estão torrados, por vezes. Mas continua a ser melhor que nada e em alguns casos é bem útil.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                    Eu tambei pensava assim até gripar um motor (rotura de um tubo) sem que o ponteiro do Clio II 1.9D se tenha mexido do meio para cima.

                                    De qualquer forma continuo a preferir com ponteiro mas passei a desvalorizar um pouco o que lá está mostrado
                                    Adaptei um manómetro ao 106 e dispara sempre nos 92 e regressa aos 88.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Realmente não faz muito sentido alguns carros não terem manómetros de temperatura, e só sabermos se há algum problema se a dita luz acusar sobreaquecimento.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O manometro até funciona bem, agora quando menos se espera ele começa a subir sem darmos conta.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O mecânico esteve fechado hoje, mas estive a analisar o líquido que caiu no pavimento e parece apenas ser água com anticongelante. Penso que será apenas uma fuga de água (o vaso de expansão está vazio).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ton Ver Post
                                            O mecânico esteve fechado hoje, mas estive a analisar o líquido que caiu no pavimento e parece apenas ser água com anticongelante. Penso que será apenas uma fuga de água (o vaso de expansão está vazio).

                                            Provavelmente tiveste uma fuga seguida de sobreaquecimento e consequente junta queimada... tal como já referi. Assim que tratares da junta e respectiva cabeça verifica esse circuito

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se era só líquido e se ele desligou logo, como podes concluir que queimou logo a junta?

                                              Pode ter-se aguentado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                                Se era só líquido e se ele desligou logo, como podes concluir que queimou logo a junta?

                                                Pode ter-se aguentado.

                                                Porque ele já referiu que a junta efectivamente está queimada... pelo menos foi o que entendi no inicio do tópico.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ton Ver Post
                                                  O mecânico esteve fechado hoje, mas estive a analisar o líquido que caiu no pavimento e parece apenas ser água com anticongelante. Penso que será apenas uma fuga de água (o vaso de expansão está vazio).
                                                  Se foi anteontem, o carro foi de reboque e ontem o mecânico esteve fechado, creio que foi essa a 1ª conclusão dele, o que não quer dizer que seja mesmo o diagnóstico final.

                                                  Pelo menos assim espero...seria menos despesa. Felizmente, como deves saber, se 100% dos motores queimasse a junta logo à 1ª falha no sistema de refrigeração, estávamos tramados, ainda para mais tendo em conta que ele actuou logo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                                    Se foi anteontem, o carro foi de reboque e ontem o mecânico esteve fechado, creio que foi essa a 1ª conclusão dele, o que não quer dizer que seja mesmo o diagnóstico final.

                                                    Pelo menos assim espero...seria menos despesa. Felizmente, como deves saber, se 100% dos motores queimasse a junta logo à 1ª falha no sistema de refrigeração, estávamos tramados, ainda para mais tendo em conta que ele actuou logo.
                                                    De qualquer maneira a junta e o bloco não se livraram dum escaldão.Só o tempo o dirá,mas é provável que o mecânico opte por mudar a junta e já agora que veja o estado das relas e dos tubos,sou apologista de fazer tudo duma vez em vez de andar a caminho da oficina.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se, arranjada a fuga, o carro continuar a andar normalmente, com a temperatura no sítio certo, sem perdas de líquido, etc, não vejo razão para abrir só porque sim.

                                                      Se a junta tiver mesmo queimado, aí claro, que se mude a junta e que se teste a cabeça e faça o devido faceamento, se tiver distorcido com o aquecimento.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tens toda a razão,mas já sabes como são a maior parte dos mec.s

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ah, sim. Se não for uma pessoa a dizer como quer o serviço...e mesmo assim.

                                                          Por isso é que gosto de levar eu o material e até ir acompanhando, mas obviamente isso não está ao alcance de qualquer um, seja pelo conhecimento, tempo ou paciência.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            No meu anterior Ibiza aconteceu-me algo semelhante, mas saiu mesmo fumo e tudo.
                                                            Foi algo relacionado com o termostato, mas a junta da cabeça foi "à vida".
                                                            Pedi orçamentos e variavam dos 400 aos 700€.
                                                            Sendo um carro que iria fazer 18 anos, no meu caso decidi comprar mesmo um novo.
                                                            Mas num C3, caso seja a junta queimada e o carro tendo só 75K, logicamente é de reparar.
                                                            Boa sorte!

                                                            Comentário

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