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VW POLO VARIANT 1.4 de 2000 - Ralenti instável.

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    VW POLO VARIANT 1.4 de 2000 - Ralenti instável.

    Ora e como nome indica, existe na família um Polo Variant de 2000 com o 1.4 (v de 60cv, que desde há uns tempos tem o "ralenti" instável.

    A temperatura do carro estabiliza nos 90ºC... mas mesmo assim e quando em "ralenti"... as RPM's estão instáveis... oscilando constantemente e caso se vira a direcção ao máximo, caso há, que chega mesmo a ír abaixo.

    O carro já foi à oficina e o mesmo, ligado à máquina... mas não acusa nenhum erro.


    Certo é, que tenho ideia de já ter ouvido em tempos, falar desse problema em algumas unidades e que se prendia com a Borboleta Electrónica...

    Alguém já passou pelo menos ou, tem conhecimento da situação?

    #2
    nto, era o que te vinha dizer...a borboleta electrónica é problema crónico, como bem sabes.

    Muitas vezes tenta-se, primeiro, dar uma limpeza a todo o sistema de admissão (acho eu), tirar o carvão fazer o reset a essa borboleta (seja lá como isso for, não sei). Fazendo isto, resulta em alguns casos, adia o problema noutros e não faz rigorosamente nada noutros.

    No meu toledo 1.6 tive o mesmo problema, e depois destas "manobras" resolveu. Vendi-o 3 anos depois disto e ainda estava bom, sem sinais de instabilidade. Quer dizer, o ralenti deste carro sempre foi instável, mas a ideia é que estava normal, como sempre.

    A borboleta é cara, mas nas sucatas consegues barato. Já deves ter ouvido relatos de 50 €, outro mais recente de 70 €. É tomar a decisão, se querem fazer a limpeza primeiro (não se perde nada) ou trocar já a peça.

    Comentário


      #3
      Olha, o corpo de borboleta com E-Gas da VAG é auto-regulável. O ideal é limpá-la com um descarbonizante. Tira-se a mesma pra fazer isso.

      Eu tenho um Volkswagen e vez por outra eu limpo a TBi dele. Uma latinha de descarbonizante não chega a uns 10 euros. Tem o da Wurth e você mesmo faz.

      Se isso não resolver, compre um atuador da marcha lenta(ralenti). O mesmo deve estar com defeito


      Sua TBi é dessa?





      Você precisará disso.


      Um jogo de Chaves Torx





      Um descarbonizante


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        #4
        Tenho um tópico aqui com o mesmo problema mas numa caddy SDI de 2003. Também me acontece isso ao virar o volante, mas não chega a ir a baixo. Este motor também tém a borboleta?

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          #5
          Boa tarde a todos!
          Esta é a minha primeira participação no forum e agradeço todos os participantes que ajudam quem se vê aflito com problemas comuns.
          Tenho um Polo Variant 1.4 (60CV) de 1998, com o qual tive alguns problemas eléctricos:
          - os cabos de velas tiveram de ser todos substituidos;
          - substituí o distribuidor de origem (Magneti Marelli, penso eu), por um Bosh (em 2ª mão) que vem nos modelos posteriores ao meu e que fez com que o carro fosse mais estável no funcionamento.
          Há algumas semanas tive os seguintes sintomas:
          - ralenti instável;
          - o carro desligava-se quando fazia uma redução, etc.
          Depois de pesquisar aqui no forum e noutros estrangeiros (França e Espanha), percebi que o problema é crónico neste motor.
          Assim, fiz o que era sugerido:
          - retirei o filtro de ar para aceder à borboleta;
          - com muito cuidado com um solvente de gordura (alcool, p.e.) limpei cuidadosamente toda a sujidade (que era muita!), sem a deixar cair para dentro.
          Neste momento o carro está estável apesar de durante algum tempo o ralenti estar acima das 1000 rpm e baixar lentamente para as 800 rpm.
          Espero que este testemunho ajude alguém como me ajudaram a mim os dos outros.

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            #6
            A questão é que se for mesmo a borboleta electrónica, irá voltar ao mesmo. É uma questão de tempo. Há sucatas que vendem isso por 50-70 € com garantia. É uma questão de pesquisares.

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              #7
              Boas
              No meu Polo quando isso acontece, são cabos de velas. Tem a possibilidade de no escuro abrir o capot com o carro a trabalhar? No meu, via faíscas a sair a meio dos cabos.
              Não custa nada verificar antes de gastar dinheiro no corpo de borboleta ja referido por outros utilizadores.

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