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Citrôen Ax 1.5D Furio

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    Citrôen Ax 1.5D Furio

    Boas a todos,
    Estou a pensar comprar um Ax comercial, versão 1.5D Furio de 96.
    Gostava de ter os vossos comentários sobre este comercial, eventuais problemas que tenha dado, etc.
    Agradeço a vossa colaboração ;).

    #2
    Atenção especial ao circuito de refrigeração do motor, embraiagem, travões, bomba injectora (lucas), folga nos rolamentos dos braços de suspensão do eixo traseiro, alinhamento da direcção (pode ter levado toque à frente e uma das rodas estar recuada).
    Se tudo isto estiver bom não vai haver grande despesa.
    Como sempre, o ideal é levar um especialista (profissional do ramo) para verificar o seu estado.
    Os outros especialistas só enfiam barretes.
    É que um carro barato pode facilmente sair muito caro...

    Comentário


      #3
      È dar á chave e partir durante o dia e noite...

      Dia seguinte ...Igual

      Sempre a dar-lhe....[:I]

      Comentário


        #4
        além do estilo desportivo, é sempre a bombar, não há cá as melindrisses do 14d.
        Força nisso, com as precauções normais, económico e fiavel.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Thor26

          Boas a todos,
          Estou a pensar comprar um Ax comercial, versão 1.5D Furio de 96.
          Gostava de ter os vossos comentários sobre este comercial, eventuais problemas que tenha dado, etc.
          Agradeço a vossa colaboração ;).
          Viva.

          Eu andei 10 anos com uma igual a essa. Veio com 18kkm e vendi com +/-200kkm...

          Além dos consumíveis do costume (oleos, filtros...) levou um EIXO TRASEIRO, várias (3,4?) ELECTRÓ-VALVULAS e alguns FOLES que se rompiam com facilidade... do que me lembre, apenas isso. Foram 10 anos de gás a fundo, sem dó nem piedade, e posso te dizer que por volta dos 100kkm a BOMBA INJECTORA começou a dar-me problemas... tinha lixo (prendia por dentro e o carro ficava acelerado...) e teve que ser aberta para limpar. Antes de a vender com os tais 200kkm a bomba já estava com os mesmos sintomas... deixei andar e vendei assim mesmo. Os barulhos parasitas eram MUITOS... em paralelo era de mais. No início, por vezes ao lavar o carro apontava a mangueira/compressor directamente para a tampa do depósito do gasoleo... passados alguns KMS o carro engasgava... como a tampa faz de "tampa mesmo" e não tem "portinha" com tampa dentro (com rosca), a vedação não era lá muito famosa e entrava água para o depósito... tive que fazer uma lavagem ao deposito + todo o circuito de combustível. Em relação ás famosas juntas dos AX a diesel... com esta 1.5D tive que meter uma aos 25kkm... e até aos 200kkm nunca mais tive problemas. Ao contrário do que tinha com a minha 1.4D... uma dor de cabeça autentica... levou 4? nas minhas mãos. Os consumos da 1.5D eram impecáveis... sempre a rondar os 4 Litros.

          Vendi a carrinha por 500€... estava precisar de:

          - abrir e fechar a bomba para lavar
          - pneus
          - revisão completa incluíndo correia
          - IPO (reprovou)
          - braços de direcção, casquilhos, apoios...
          - porta amassada (amigos do alheio "dobraram" para tentar assalto)
          - pintar/indireitar para-choques
          - rádio e colunas
          - embraiagem COMPLETAMENTE nas últimas

          A carrinha SEMPRE andou impecável nas minhas mãos... mas como sabia que ia vender... desleixei-me e deixei andar.

          ;)

          Cumps.

          Comentário


            #6
            isso não é um carro... é um cancro

            Comentário


              #7
              tb ao que pareçe o tratamento nao era dos melhores, 10 anos ainda é tempo a andar "sem dó nem piedade".

              Comentário


                #8
                eu trato o meu civic EX quase a pontapé (mas não falho as revisões) tem 12 anos com 190 mil kms com embriagem de origem e não patina nem mostra sinais disso ah e calçes tb de origem. A unica coisa q acontece são os foles q se ropem com alguma facilidade de resto é só meter gasolina, agua nos mijas e tá sempre pronto pa andar

                Comentário


                  #9
                  O tratamento é secundário.
                  Todos os carros têm defeitos comuns a cada modelo que acabem por surgir com o tempo e Kms.
                  Pelos vistos acertei nos problemas mais comuns do AX 1.5D.
                  Os carros são muito bons para os proprietários que não sabem identificar os seus defeitos e pensam ter um carro muito estimado.
                  Daí a ser um cancro...


                  Comentário


                    #10
                    Repara com tanta coisa q ele ja teve de mudar e com 10 anos com 200 mil kms face ao meu com 12 e a gasolina.

                    Ah outra coisa que me esqueçi de dizer... Quem anda com ele actualmente é a minha mulher e por incrivel que pareça ainda não aconteceu nada!!!

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por kokas

                      isso não é um carro... é um cancro
                      Cancro ????????
                      Tens um ??????
                      Acho piada o pessoal logo a dizer que não presta, dassss.

                      Eu tenho um furio 1.5d de 1996.
                      Neste momento tem 180.000 Kms e nunca me deu problemas de maior.
                      A unica coisa foi á pouco tempo a bomba injectora teve que ser limpa.
                      De resto é só por gasoleo e andar.
                      É um bom carro.
                      É capaz de precisar agora tb de umas transmissões ( já batem)

                      Já agora quanto vale um carro destes?

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por andrefalcao

                        tb ao que pareçe o tratamento nao era dos melhores, 10 anos ainda é tempo a andar "sem dó nem piedade".
                        Acredita que quando digo SEM DÓ NEM PIEDADE... é mesmo isso.

                        Comentário


                          #13
                          Cá em casa tivemos um Xsara 1.5D com esse mesmo motor do AX.. e podia não ser rápido ...ainda pra mais no Xsara.. mas era muito económico e fiável. Tivemos o 1.5D durante 5 anos , e acabou com 100 000 Km...1 ou 2 baterias, 1 conjunto de discos novos, 1 pilie e correia, e o retentor.. nada de mais para um carro que andou consideravelmente...Consumos era cerca de 4 a 6 l/100 em estrada , e 6/7 em cidade...era barulhento, mas não dei assim chatiçes de maior....No Xsara, a performance , não sendo rápida, como é obvio, não desiludio e há quem diga que este é mais agradável de usar abaixo das 2000 RPM , do que um astra 1.3 CDTI 90cv...
                          No AX penso que seja uma boa aposta, até porque este é leve. E é 1000 vezes melhor que o 1.4D [8D]

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por kokas

                            isso não é um carro... é um cancro
                            Nao sabes é o que dizes :D o 1.4d sim era cancro

                            Comentário


                              #15
                              Foi o meu primeiro carro a "sério". Pelos 10 anos / 200 kkm em que o tive, dou-lhe nota POSITIVA. Se conseguires uma a BOM PREÇO e com POUCOS KMS... aconselho-te a compra... fora disso, FOJE DESSA!!! É que mais KM menos KM, vais começar a ter vários problemas com ela DE CERTEZA.

                              ;)

                              Comentário


                                #16
                                EDIT: precisava também da polie do alternador.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por DPower

                                  citação:Originalmente colocada por kokas

                                  isso não é um carro... é um cancro
                                  Cancro ????????
                                  Tens um ??????
                                  Acho piada o pessoal logo a dizer que não presta, dassss.

                                  Eu tenho um furio 1.5d de 1996.
                                  Neste momento tem 180.000 Kms e nunca me deu problemas de maior.
                                  A unica coisa foi á pouco tempo a bomba injectora teve que ser limpa.
                                  De resto é só por gasoleo e andar.
                                  É um bom carro.
                                  É capaz de precisar agora tb de umas transmissões ( já batem)

                                  Já agora quanto vale um carro destes?

                                  Se leres todo o contexto vais perceber que chamei cancro face à lista do material que o carro em questão levou.

                                  Não chamei cancro no geral mas sim em particular

                                  Entendes ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Chamaram [?] :D :D :D

                                    O AX Furio 1.5 D foi o único AX a ter o motor 1.5 D de origem.

                                    A somar a isso, tinha o aspecto do GT. Embaladeiras, pára-choques, jantes de ferro, bancos desportivos e volante também desportivo.

                                    Comprei um com 184.000 e vendi-o com 213.000 km...

                                    Problemas: 1 alternador.

                                    Foi o único problema que o carro me deu. De resto rebentei com 2 rolamentos, tive de mudar as velas e uns vedantes do filtro do combustível que desferraram o circuito de gasóleo.

                                    Para além disto, só fiz duas revisões normais.

                                    Foi dos carros que mais gozo me deu conduzir (em zonas sinuosas...), gastava pouco (5 litros de média).

                                    Trava bastante bem. Não tem direcção assistida mas é um mimo, bastante directa e precisa, o que em conjunto com a agilidade e comportamento do AX mais faz dele um Kart de estrada.

                                    É fraco de chapa, mas esta aguenta bem a passagem do tempo, não tendo problemas de ferrugem.

                                    Carro de manutenção bastante acessível e nada complicado de se trabalhar.

                                    Gasta muito pouco pneu!

                                    Problemas crónicos com o motor: entre 1995 e 1997 o motor teve ligeiras fugas de óleo ao nível da cabeça (afectou também o Saxo até 1997), sendo que houve alguns casos em que contaminou a correia de distribuição, podendo levar a quebra deste elemento e à morte do motor. Em príncipio a Citroën corrigiu este defeito.

                                    Troquei-o por um Saxo 1.5D de 5 lugares, só por causa do banco traseiro. Mas o AX com esse motor é bem mais fantástico... Ai as saudades...

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por kokas

                                      citação:Originalmente colocada por DPower

                                      citação:Originalmente colocada por kokas

                                      isso não é um carro... é um cancro
                                      Cancro ????????
                                      Tens um ??????
                                      Acho piada o pessoal logo a dizer que não presta, dassss.

                                      Eu tenho um furio 1.5d de 1996.
                                      Neste momento tem 180.000 Kms e nunca me deu problemas de maior.
                                      A unica coisa foi á pouco tempo a bomba injectora teve que ser limpa.
                                      De resto é só por gasoleo e andar.
                                      É um bom carro.
                                      É capaz de precisar agora tb de umas transmissões ( já batem)

                                      Já agora quanto vale um carro destes?

                                      Se leres todo o contexto vais perceber que chamei cancro face à lista do material que o carro em questão levou.

                                      Não chamei cancro no geral mas sim em particular

                                      Entendes ?
                                      Não sabia que tinhas chamado cancro em particular.
                                      :D:D
                                      Essa do particular é boa.

                                      No teu tópico estava: " isso não é um carro é um cancro "[8)]

                                      Comentário


                                        #20
                                        Os problemas das transmissões podem ser evitados vigiando regularmente o estado dos foles...

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por kokas

                                          eu trato o meu civic EX quase a pontapé (mas não falho as revisões) tem 12 anos com 190 mil kms com embriagem de origem e não patina nem mostra sinais disso ah e calçes tb de origem. A unica coisa q acontece são os foles q se ropem com alguma facilidade de resto é só meter gasolina, agua nos mijas e tá sempre pronto pa andar
                                          citação:Originalmente colocada por kokas

                                          Repara com tanta coisa q ele ja teve de mudar e com 10 anos com 200 mil kms face ao meu com 12 e a gasolina.

                                          Ah outra coisa que me esqueçi de dizer... Quem anda com ele actualmente é a minha mulher e por incrivel que pareça ainda não aconteceu nada!!!
                                          E...? Qual o carro q n faz o q o teu faz?...
                                          Vens agora criar mitos é?;)

                                          O AX Comercial...como o proprio nome indica é comercial...quem anda com eles no geral anda por cima de toda a folha...e esse motor 1.5D tem mais q provas dadas...então nos citroen saxos é do melhor... alem de q em consumos é excelente...medias de 4l/100 numa boa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            ta custoso de entender o q eu disse não?

                                            Antes de me responderem não é melhor ler TUDO antes de começarem a escrever que eu disse q o ax ou saxo ou este ou aquele não presta???

                                            Dasss

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por GT-JTD

                                              citação:Originalmente colocada por kokas

                                              eu trato o meu civic EX quase a pontapé (mas não falho as revisões) tem 12 anos com 190 mil kms com embriagem de origem e não patina nem mostra sinais disso ah e calçes tb de origem. A unica coisa q acontece são os foles q se ropem com alguma facilidade de resto é só meter gasolina, agua nos mijas e tá sempre pronto pa andar
                                              citação:Originalmente colocada por kokas

                                              Repara com tanta coisa q ele ja teve de mudar e com 10 anos com 200 mil kms face ao meu com 12 e a gasolina.

                                              Ah outra coisa que me esqueçi de dizer... Quem anda com ele actualmente é a minha mulher e por incrivel que pareça ainda não aconteceu nada!!!
                                              E...? Qual o carro q n faz o q o teu faz?...
                                              Vens agora criar mitos é?;)

                                              O AX Comercial...como o proprio nome indica é comercial...quem anda com eles no geral anda por cima de toda a folha...e esse motor 1.5D tem mais q provas dadas...então nos citroen saxos é do melhor... alem de q em consumos é excelente...medias de 4l/100 numa boa.
                                              Acho que TODOS que responderam a este TÓPICO concordam contigo acerca do "bom" MOTOR 1.5D... MAS há um pequeno problema... a carrinha não se "move" APENAS com o MOTOR, e aí sim, chegam os VERDADEIROS PROBLEMAS!!!

                                              ;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                ora ai esta alguem que entendeu mais ou menos o q eu disse...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Calços 190.000 km??? Então já levou meia dúzia de jogos de discos...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não nunca trocou mas vai trocar agora na proxima revisão

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Agradeço a todos os comentários e experiências relatadas passadas com utilizadores deste maquinão ;).
                                                      Concluo que no geral trata-se de um veículo honesto dentro do que é exigido, e, pelo que relataram, penso que não se pode exigir muito mais de um veículo destes tendo em conta que se trata de um veículo utilitário, com preço muito acessível e de qualidade mediana.
                                                      Dado que são veículos com um baixo valor comercial, para o efeito que lhe pretendo dar, deverá ser uma boa opção .

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se o objectivo principal é rolar a baixo custo, podes ter certeza que dificilmente haverá melhor...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          mas como todos os outros modelos depende do pe de cada um

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tudo depende é do estado dele, isso sim!

                                                            Comentário

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