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Problema do turbo num Alfa Romeo Mito 1.6Jtdm

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    Problema do turbo num Alfa Romeo Mito 1.6Jtdm

    Hoje o meu carro entrou em safe mode quando fazia uma ultrapassem fui logo a concessionario ligaram a maquina e parece que tem problemas na geometria do tutbo mas o pessoal nao tinha mais tempo para ver foi na hora que estava a fechar a oficina eu sempre tive cuidado com o turbo sera que devo procurar outra opinião.

    #2
    Peço desculpa pelos erros ortográficos o carro tem 127880kms e tive sempre cuidado com turbo mas ele continua a puxar sem quebras de potencia.

    Comentário


      #3
      Pode não ser a geometria do turbo.

      No meu GPunto 1.3 Multijet 90cv aconteceu-me entrar em safe mode quando puxava o carro a fundo. Desligava carro e ficava normal até a próxima vez que puxasse a fundo. Basicamente não me deixava passar das 3.000rpm.

      O problema era um sensor que dava informação errada ao turbo da pressão e para evitar estragos ele entrava em safe mode.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Mitojtdm Ver Post
        Hoje o meu carro entrou em safe mode quando fazia uma ultrapassem fui logo a concessionario ligaram a maquina e parece que tem problemas na geometria do tutbo mas o pessoal nao tinha mais tempo para ver foi na hora que estava a fechar a oficina eu sempre tive cuidado com o turbo sera que devo procurar outra opinião.
        Assim do nada, parece-me que te deram uma opinião "à pressa"... estavam já todos em modo "Happy New Year"!

        Ou vais lá com mais calma, ou vai a outro sítio para te aconselharem. O que o rojerAjacto propõe, é bastante viável... mas só mesmo ligando à máquina e vendo o diagnóstico.

        Comentário


          #5
          Vou procurar uma casa especializada em turbos e ver a opinião deles pois o carro nunca mais acendeu a luz do motor o consumo de combustivel está na média dele não noto fumos e está corresponder bem o motor ao acelerador.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Mitojtdm Ver Post
            Vou procurar uma casa especializada em turbos e ver a opinião deles pois o carro nunca mais acendeu a luz do motor o consumo de combustivel está na média dele não noto fumos e está corresponder bem o motor ao acelerador.
            Ou então passas na Alfa e pedes para te ligarem o Mito à máquina, para ver se surje alguem erro na ECU... logo aí, percebes se é algo eletrónico ou se foi um "snap" à la Alfa Romeo

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              #7
              No concessionario que fui apesarem de não terem a certeza do que se passava eles notaram que eu tinha o turbo «babado» e já fazia um barulho o turbo mas tenho o nível de oleo no máximo, bem não sei vou ver se calhar antes uma casa especializada em turbos pode ser uma coisa simples como um «bug» a Alfa Romeo que já me aconteceu ou uma coisa mais grave.

              Comentário


                #8
                Boas,

                O teu problema é do MAP Sensor (ou conhecido como sensor de pressão da admissão).

                Eu estou com o mesmo problema...quando o turbo fica em carga durante algum tempo ele apresenta o símbolo no painel e entra em safe-mode.

                Agora o que deves também querer saber...preço!

                Na marca conta com +/- €150 ; em casa de peças +/- €100 ; no eBay +/- €60.


                Cumprs

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                  #9
                  Há uma coisa que esqueci-me contar aqui quando aconteceu ao acender a luz do motor fiquei sem o famoso D.N.A pois eu vinha com botão do D ligado e o carro manteve a velocidade acima dos 120kms\h se o carro entrasse em safe-mode eu nunca conseguiria a manter a velocidade dos 120 mas sim se calhar 20 a hora ou zero«parava».

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Mitojtdm Ver Post
                    Há uma coisa que esqueci-me contar aqui quando aconteceu ao acender a luz do motor fiquei sem o famoso D.N.A pois eu vinha com botão do D ligado e o carro manteve a velocidade acima dos 120kms\h se o carro entrasse em safe-mode eu nunca conseguiria a manter a velocidade dos 120 mas sim se calhar 20 a hora ou zero«parava».
                    Embora só tenhas um turbo ele é de geometria variável.
                    O sensor "disparou" a X kPa's (estando avariado pode não ler os kPa's normais que devia) logo a centralina fez o seu trabalho de te limitar a "disponibilidade" do conjunto motor + turbo.

                    No meu Vectra quando ele "dispara" em plano consigo andar bem a 130km/h...numa subida com inclinação de +/- 5% mal chego aos 100km/h...agora não tenho qualquer tipo de dispara habitual de um carro com turbo seja em que posição do acelerador.

                    Caso tenhas dúvidas dessa peça, passa numa sucata, pergunta se têm alguma disponível e experimenta a ver se resolveu o problema (atenção que podes apanhar um sensor também ele defeituoso).

                    Abraço

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mitojtdm Ver Post
                      Há uma coisa que esqueci-me contar aqui quando aconteceu ao acender a luz do motor fiquei sem o famoso D.N.A pois eu vinha com botão do D ligado e o carro manteve a velocidade acima dos 120kms\h se o carro entrasse em safe-mode eu nunca conseguiria a manter a velocidade dos 120 mas sim se calhar 20 a hora ou zero«parava».
                      Eu no GPunto ficava limitado às 3.000rpm o que chegou a dar para fazer umas viagens em AE sempre a 150km/h com o erro.

                      Comentário


                        #12
                        Mais um voto no tal sensor.

                        Mas não seria o primeiro a levar um turbo novo (cof cof limpo e pintado para dar aspecto) à conta desse sensor...

                        Comentário


                          #13
                          Se o carro entrar em safe simplesmente nao passa das 3000 mas podes andar a 120, 130 caso estejas abaixo das 3000.

                          Um turbo nao rebenta assim... Tenta desligar a MAF e ve se o carro anda normal em primeiro lugar.

                          So depois passamos para o resto.

                          Comentário


                            #14
                            Para não haver confusões informo que o carro tem um MAF Sensor e um MAP Sensor!!!

                            São dois sensores diferentes...


                            Cumprs

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